Linux Mint destronou o MX Linux e é agora a distro mais popular no universo Linux
O universo Linux tem uma panóplia de distros acessíveis e prontas a ser usadas. Cada uma tem as suas caraterísticas, que depois as tornam a escolha para muitos utilizadores. Sem que seja uma guerra, há sempre uma corrida aos lugares de topo. Neste campeonato, o Linux Mint destronou o MX Linux e é agora a distro mais popular no universo Linux.
O Linux Mint recuperou a sua posição como a distribuição Linux com melhor classificação no DistroWatch, destronando o MX Linux. As últimas classificações de acessos às páginas, que reflectem a popularidade das distribuições entre os utilizadores do DistroWatch, colocam o Linux Mint em primeiro lugar, com 2.412 acessos por dia. O MX Linux, o campeão anterior, está agora em segundo lugar com 2.280 acessos.
Esta mudança nas classificações não é totalmente surpreendente. O Linux Mint é há muito um favorito entre os que chegam ao Linux e os utilizadores experientes. É muito citado como um dos melhores para utilizadores em transição do Windows. Entretanto, o MX Linux conquistou seguidores fiéis pelo seu design leve, perfeito para hardware mais antigo ou utilizadores que procuram eficiência no desempenho.
Em terceiro lugar está o EndeavourOS, que obteve 1.638 acessos por dia. Esta distribuição baseada em Arch atrai aqueles que desejam uma experiência Linux mais prática. O Debian, a base a muitas outras, surge em quarto lugar com 1.280 acessos, mostrando a sua popularidade duradoura. O Manjaro, outra distribuição baseada em Arch, completa o top cinco com 1.128 acessos.
Curiosamente, o Ubuntu, que já foi sinónimo de Linux para desktop para muitos, ocupa o sexto lugar, com 1.081 acessos. Esta queda pode marcar uma mudança nas preferências do utilizador, uma vez que outras distribuições oferecem experiências mais personalizadas. O Pop!_OS, desenvolvido pela System76, fica logo atrás do Ubuntu com 1.050 acessos.
O CachyOS, um participante menos conhecido, mas intrigante, ocupa o oitavo lugar com 1031 acessos, mostrando como o ecossistema Linux prospera com a diversidade. A completar o top 10 estão o Fedora com 965 acessos e o openSUSE com 748. Ambas as distribuições são respeitadas pela sua fiabilidade de nível empresarial, mas sem atrair tanto os utilizadores casuais de desktop.
Para os curiosos sobre as classificações do DistroWatch, importa notar que estas apenas medem os acessos às páginas do site, e não o número de instalações ou utilizadores. Ainda assim, oferece uma visão das tendências da comunidade Linux. O regresso do Linux Mint ao topo mostra que continua a ser uma opção apreciada pelos utilizadores que valorizam a facilidade de utilização sem sacrificar a flexibilidade.
É a distro Linux que mais uso, recomendo para o utilizador comum vão adorar, computador fica mais rápido e se for portátil conseguem mais autonomia pois como consome menos recursos logo gastas menos watts.
Até o Firefox parece ser mais rápido neste OS.
Para algo mais exigente é Ubuntu que ganha mas também consome mais recursos quando comparado com o Mint.
Foi a primeira distro que instalei e continuo a utiliza-la. Só tenho pena que não exista uma versão para Raspberry .
Em Raspberry uso a Dietpi acho que é a mais leve e serve os meus propósitos, VPN wireguard, Adguard, NAS, USB impressora.
Acho o MX-linux mais leve, de toda forma sou dependente do dolphin pois uso muito o filtro de arquivos, o que me faz optar por distros com ambiente KDE. Atualmente utilizo o Big-linux.
Eu uso o Mint com o KDE já que a instalação desta interface é muito fácil mas realmente a retirada do apoio oficial ao KDE pelos desenvolvedores do Mint foi uma sacanagem e um tiro no pé já que empurrou muitos usuários para outras distros.
Ser popular não significa que é a que tem mais utilizadores. O Ubuntu tem mais utilizadores que o Mint. O market share do Ubuntu é 4,79% enquanto o Mint tem 4.49%. A distro mais usada é a Arch Linux com 9.16%. Tenho ainda a mencionar que o SteamOS Holo detêm 36.63% de market share mas é uma distro só para jogar.
Depois de quase 30 anoswndws.. E resolvi esperimentar o mint.. E amei… E não saio mais dele.. Gasta meu pc tá mais voando do q estava no win 10
O seu pc voa mais rapido que o antigo aviao concord.
Corro Mint num portátil dual core 1.86 com 4mb de memória, revivou uma antiga máquina e desde então sempre usei noutras também mais antigas, sem dúvida, uma boa solução!
Tudo o que seja Linux e melhor que Windows. Agora so falta mesmo venda casada tambem com essa distro linux nos pcs ahahah a Microsoft borrava a cueca. Pessoalmente uso Zenwalk, distro derivada do slackware.
Já se tentou vender pc’s com linux e não deu em nada, simplesmente a malta comprava por ser mais barato para lhes ir a seguir meter windows, dai terem desistido disso, a melhor opção continua a ser comprar sem sistema operativo e depois fica a cargo do utilizador final usar o que bem entender…
Eu comprei sem o Ruim, logo não tive o trabalho de o desinstalar e muito menos de o pagar.
E e assim tao facil comprar pcs ou notebooks sem sistema operativo ? Os vendedores facilitam nesse sentido ? Para a maioria das marcas ou so aquelas que ninguem conhece e que fazem isso vendem pcs sem sistema operativo ? Sendo assim o secure boot nao faz sentido existir certo ? Se quizer instalar slackware num desses pcs consigo faze-lo com facilidade e o secure boot existir ?
Comprei um recentemente sem SO, é só procurar na net e mais barato claro
pcdiga, chiptec, chip7
já comprei nas 3 e recomendo…
comprei um Ryzen 3 em promo na Amazon por cerca de 285 €. Sem SO! Corre agora Ubuntu 24.10
Ubuntu versão LTS em dual-boot com ParrotOS
Depois de vários anos. Om mint e de ver que esta estagnado em performance decido mudar, passei para ubunto cinnamon e qual não foi o meu espanto quando depois de configurado e limpo o “lixo” e preparada a virtualização tenho menos 3gb de RAM consumidos no total com uma performance das vm como nunca tinha tido e melhor de tudo por dois dias já esteve sem ligar o carregador por mais de 8h sem ter baixado dos 30% de bateria coisa que com o mint e 4 ou 5 vm s não durava 8 horas.
Mas está é a vantagem do Linux cada um pode moldar ao seu gosto sem ter de comer a palha que lhes enfiam no prato.
Se ouve-se pcs com Linux instalado sem um outro sistema até eu mudaria, pois reconheço o Linux um grande sistema operativo, agora ter de usar com paralleles la isso nao me deixo ficar com mac os, pois também é um grande e bom sistema operativo.
Mas há PC’s com Linux e várias empresas a vender! Alguns exemplos que pode pesquisar: Tuxedo Computers, System76, Slimbook, puri.sm, NovaCustom. Pessoalmente uso um portatil da Slimbook com Ubuntu, a slimbook é uma empresa espanhola.
Já há PCs que recomendam ou trazem o Ubuntu instalado. Mais cedo ou mais tarde o Windows vai virar distro de Linux.
Há PC’s com Linux e várias empresas a vender. Alguns exemplos que pode pesquisar: Tuxedo Computers, System76, Slimbook, puri.sm, NovaCustom. Pessoalmente uso um portatil da Slimbook com Ubuntu, a slimbook é uma empresa espanhola.
Tenho usado o Zorin, nos últimos 3-4 anos e adoro. Mas estou a pensar ir para Debian, algo que nunca fiz. Sempre usei Ubuntu ou derivados.
Se não tiveres hardware muito recente está bem, caso contrário não porque o kernel do Debian normalmente é muito mais atrasado que noutras distros, é uma distribuição mais estavel que não tem muitas mudanças.
Já não é verdade. O Debian mudou e neste momento, por exemplo, até tem um Kernel mais recente que o Zorin.
Não é verdade. o Debian (stable) cntinua a ter um kernel bem mais antigo que o Ubuntu por exemplo. A não ser que estejas a falar da versão testing mas essa versão é melhor não arriscar para máquinas de produção.
Tens toda a razão e fui logo ver e fiquei à espera que confirmasses. Não era o que dizia no outro dia um video que estava a classificar as varias distribuições. O Zorin na prática actualiza o Kernel. Vou me manter, é de longe o mais bonito e nunca houve nada que não fizesse.
Instalei o Linux no meu celular android, com o Andronix, sem root ou complicação. Funciona que é uma beleza. Isso é o Linux, diversidade e funcionalidade.
E as aplicacoes para android tambem funcionam nesse sistem andronix ? Ex aplicacao da uber eats funciona sem problema ?
para essa operação, em que o linux corre sobre android, recomendo limpar o telemóvel e instalar a ROM do LineageOS, com loja Fdroid. É um android limpo, sem nada da Google, embora com a possibilidade de a instalar, mas isso não faz lógica para quem queira um telefone “deGoogled” https://lineageos.org/
Já uso a algum tempo. Mudei numa tentativa de fugir as licensas do Windows que não se justifica para um utilizador básico ou para trabalho com base em navegador. O que me incomoda um pouco é estar constantemente a solicitar atualizações.
Eu liguei as actualizações automáticas por causa disso. Convém é ligar também o backup automático no TimeShift…