Só 1% dos condutores querem voltar aos carros a gasolina depois de comprar um elétrico
Quem compra um carro elétrico, raramente pondera voltar a utilizar um carro a gasolina. A sustentar esta ideia está uma nova pesquisa da Global EV Alliance: mais de 90% dos condutores planeiam comprar outro veículo elétrico após abandonarem os carros a gasolina. Entretanto, apenas 1% disse que voltaria a utilizar um veículo ICE.
Este novo estudo da Global EV Alliance recolheu dados de mais de 23.000 condutores de veículos elétricos em 18 países diferentes. Aqui estão incluídos Portugal, EUA, Canadá, França, Índia, Brasil e muito mais. Descobriram que os condutores de veículos elétricos são esmagadoramente mais propensos a optar por uma opção elétrica em vez de regressar a um carro movido a gasolina.
Segundo o inquérito, 92% prevê comprar outro carro elétrico, enquanto apenas 1% disse que voltaria a usar um carro a gasolina. Outros 4% dos inquiridos disseram que escolheriam um híbrido plug-in (PHEV). O maior fator por detrás da decisão são os custos operacionais mais baixos (45%).
Outras principais razões para optar por um carro elétrico são bem conhecidas de todos. Foram dadas como razões principais o facto de serem mais ecológicos (40%), melhores para o ambiente local (32%), terem uma boa condução (21%) e terem custos de manutenção mais baixos (18%).
Com fabricantes de automóveis a terem ofertas de carregamento, os utilizadores acabam por tomar esta opção como mais vantajosa, quer no imediato, quer no longo prazo. Assim, podem conduzir quase sem pagar energia, em contraste com as despesas dos carros a gasolina ou a gasóleo.
Vários novos carros elétricos de baixo custo estão a chegar, tornando ainda mais atraente comprar veículo destes. Os incentivos que os governos ainda oferecem são outro fator que leva a que estes veículos se tornem muito interessantes.
Com o cenário a mudar na Europa, será interessante ver se estas conclusões se vão manter por mais tempo. Com tantas alterações, em especial nos preços finais, é pouco certo que os condutores continuem a usar apenas este fator como o argumento para a sua decisão. Ainda assim, será pouco provável que voltem aos veículos a combustão e abandonem os elétricos.
Fonte: Global EV Alliance
Neste artigo: carro, comprar, condutores, elétrico, gasolina
Bem mais de 1% têm os dois, a gasolina e electrico.
Isso é uma coisa, outra coisa é depois de ter um eléctrico querer comprar outro a gasolina
Oh !! Quem diria….
Ainda bem que nao mudam … mais gasolina e gasoleo sobra. Pensam que ate 2035 vai acabar a venda de carros a combustao novos? Esqueçam esta meta … raio da mania de quererem que as pessoas comprem o que eles querem. Onde esta a liberdade de escolha?
Nem nunca houve essa meta.
Também acho, porque quer que comprem a gasolina e gasóleo ?
Claro ainda melhor sobra mais e aumenta mais daqui a uns aninhos é 3€ o litro e não bufa
A liberdade de escolha termina quando vai contra a de terceiros! O que prevalece entre a destruição do ambiente + ar irrespirável causador de doenças ou o direito a respirar um ar com maior qualidade e melhor saúde? O melhor caminho é o hidrogénio e é praticamente inesgotável Aumentem o investimento nessa tecnologia amiga do ambiente!
O que é esgotável é a energia necessária para o produzir, daí não se utilizar muito, apenas o necessário. Para transporte não serve.
Mais investimento ainda ?
Não é mais amiga do ambiente que outras que já existem e são mais baratas.
Para mim um Híbrido é um carro a combustão, portanto 5% dos condutores planeiam voltar a um veículo com MCI, mesmo assim é uma excelente percentagem de clientes satisfeitos, ainda bem para eles. O ar que respiramos agradece e eu também!
Um dia que tenha as condições ideias e a carteira para um EV espero, também, tornar-me num cliente satisfeito. Para já não! É esquecer! São demasiado caros!… e não tenho lugar de garagem!
O ar, e o nossos ouvidos.
Não sei a quem perguntaram, pois no meu dia a dia, com as pessoas que falam, ou tem um segundo carro a combustão ou dizem que é um dos piores investimentos que fizeram.
Maioria das pessoas possuem um segundo carro. Quantas habitacoes existem somente com 1 carro?
No meu dia a dia o pessoal adora o carro electrico, mesmo possuindo um segundo veiculo o electrico é o veiculo principal e mais utilizado.
O electrico é comodo para o dia a dia, viajes curtas, etc. Apartir do momento que essa pessoa pelos motivos que sejam, necesita de viajar, só arrancam os pelos da cabeça.
A sério ? Curioso, nunca fiz viagens tão longas como faço agora com ev.
Quantas já fez ?
Depende da distancia e frequencia das viagens. Viagens curtas tipo porto – Algarve é na boa
+1
Contando com todas as pessoas a quem fim o meu inquérito ao longo do tempo, quase 100% voltariam a um carro a combustão.
E a explicação dada é bem simples (só as campanhas patrocinasse tentam não ver): falta de infra estrutura de carregamento.
Uma dica: tentem fazer este questionário em todo o tipo de território(urbano e rural), e a quem vive em apartamentos.
Infelizmente este tipo de notícias acha que o mundo é tudo urbano, porque é para ele que as marcas trabalham.
No meio não urbano é onde existem mais condicoes para carregar, maioria moradias com estacionamento.
Apartamentos praticamente só existe em no centro dos meios urbanos 😀
Eu não voltaria, portanto lá se foi o seus 100%.
Mas ficou incomodado com o número ?
Então e se a notícia fosse ao contrário ? Já ficava contente ?
Eles fizeram o questionário em 18 países.
Não, pelo contrario, só mostra desespero.
O questionario foi feito a membros dessa associação:
https://globalevalliance.com/members-page/
Como podes ver, tens de ser muito especial para fazer parte de uma associação deste tipo e muito fanatico. Conheço muita gente com electricos e nenhuma faz parte de nenhuma associação deste tipo. Por isso perguntar a fanaticos se gostam do seu EV, que resposta achas que vais ter? Este estudo não vale nada.
Então quem melhor para responder as questões dos donos de ev que os próprios donos de ev ? Os donos de carros a combustão ?
Não conhece ? Então pergunte quantos deles são sócios da UVE?
Então e vão perguntar a fanáticos dos a combustão se trocam o seu EV por um a combustão ?
Curioso, só vejo pessoas a dizer o contrário, que só se arrependeram de não ter comprado mais cedo.
Eu conheço um que comprou um Smart EV e passado 10 meses trocou por um Smart diesel eh eh foi só perder dinheiro
Smart é dos piores EV do mercado super caro e sem autonomia.
Mais vale um Citroën Ami, mesma coisa mas ao menos custa uma fracao do preco
Claro que dizem isso, admitir que erraram numa despesa tão avolutada, seria embaraçoso.
Mais vale continuarem a enganar-se a si próprios.
Tens um EV? Ou isso é de teres lido de alguém que ouviu dizer que supõe que se fosse ele era assim que pensava?
Quem comprou a combustão ? É verdade.
Mas qual verdade?
O pessoal ainda não percebeu que cada um compra o que pode e consegue.
Os VE não são a solução para muitos condutores por vários motivos, e os térmicos igual.
Isto parece uma briga de miúdos na escola, falam tanto em liberdade e depois não conseguem respeitar as opções de cada um, quem quer compra quem não quer não compra, simples.
À os VE são caros, mas há algum carro que seja barato hoje em dia?
Há é os nemos caros.
Vão mas é comprar o bacalhau e fazer as filhoses que o natal está próximo e sejam felizes .
Eu percebi, mas há quem não entenda.
Eu só me meto com eles, tal como se metem comigo.
Vou pois, só me falta 2 dias para férias. Hehehe
Feliz Natal.
JL eu tenho o Tesla Model 3 2024 e vou trocar por modelo a combustão novamente eu adoro a experiência de largar 100 paus de Sumo de dinossauro na bomba e adoro a experiência do IUC mais a pseudo revisão ….ahhhh e tb adoro ter menos de metade da potência pahhh tudo isso contribui para que a próxima escolha recaia numa viatura de Sumo para não falar que a Tesla está mesmo mas mesmo mesmo a falir…. Quase mesmo a falir… Vai falir
Um estudo da Global EV Alliance… ‘e como se num jogo de futebol, um dos treinadores fosse também o arbitro.
É a mesma coisa que referendares os militantes do BE sobre o uso livre de droga!
Óbvio, só seria um estudo correto se dissesse o que vocês querem:
https://pplware.sapo.pt/motores/ha-cada-vez-mais-utilizadores-de-carros-eletricos-a-querer-voltar-aos-motores-a-combustao/#comment-3472454
E se for o estudo da Mobility Consume Pulse, já dão o resultado que espera ?
https://www.google.com/amp/s/pplware.sapo.pt/motores/ha-cada-vez-mais-utilizadores-de-carros-eletricos-a-querer-voltar-aos-motores-a-combustao/amp/
Inquiridas 23.000 pessoas em 18 países, ou seja, uma média de 1278 pessoas por país.
A razão da preferência recai 40% no facto de serem ecológicos.
Não é necessário mais nada para perceber a quem fizeram as perguntas.FIM.
+1
Não li a ficha técnica, mas apostaria que foi um inquérito em-linha feitos aos seus associados.
Sim, foi, e quem achas que vai fazer parte de um grupo de donos de EV’s?
Óbvio, só se dessem respostas diferentes é que era um estudo correcto.
E se for 30000 em 15 países, já dá o resultado que gosta ?
https://www.google.com/amp/s/pplware.sapo.pt/motores/ha-cada-vez-mais-utilizadores-de-carros-eletricos-a-querer-voltar-aos-motores-a-combustao/amp/
Bem observado. Quem responde com essa preferência é só e apenas malta remediada e rica.
A mim interessa apenas menos despesas de manutenção, o que não é bem assim, pois do que tenho lido em fóruns dedicados, há oficinas a cobrarem tanto ou mais pelas revisões de um EV quanto de um MCI, há menos peças para trocar logo à que chular os clientes nos fluídos de refrigeração pagos a peso de ouro, e este é só um exemplo.
Cobram mais nas revisões porque não cobram peças e vão lá menos vezes, ainda assim fica mais barato. Mas está a mudar.
Pura mentira, passados 3 ou 4 anos depois de comparem um carro elétrico quase 50% das pessoas particulares não compram mais carro elétrico.
Se fizerem esse estudo só com empresas é normal que troquem carros eléctricos por novos modelos de carros elétricos pois têm enormes vantagens fiscais e poupanças de combustível e manutenção, mas são carros para andar em cidades e quando precisam de fazer viagens longas têm carros a combustão, a realidade é que pessoas em casa não conseguem ter dois carros , um a combustão e outro eléctrico como o fazem as empresas.
Eu tenho um com 10 e outro com 26, e se voltar a comprar outro, será eléctrico, portanto não é verdade o que diz.
Portanto assim as empresas confirmam que são bons e recomenda-se, elas não gastam o dinheiro só para terem benefícios, senão compravam carros a gasolina que lhes saia mais barato mesmo sem incentivos.
Tanto conseguem que a média de carros por família em Portugal é de 1.8, portanto a grande maioria tem 2 ou mais carros.
Maioria das casas possuem mais que um carro. A não ser alguns casos que seja solteiro muito raro só possuirem só um carro.
Eu tenho um eléctrico e um a combustão já antiguinho e para mim nada chega ao eléctrico, mas cada caso é um caso pois no meu caso faço poucos Km por dia e tenho garagem algo que outras pessoas não se enquadram nestas condições.
Ora ai está, e conforme a necessidade utilizas um ou outro veiculo, mas há pessoas que não aceitam opiniões diferentes nem compreendem que temos necessidades diferentes, uns não gostam de parar em viagem, outros querem chegar rápido outros têm familiares longe já com uma certa idade e “não” podem estar reféns da autonomia do VE e depois há aqueles que gostam e podem chegar quando chegarem.
Não conheço assim tantas pessoas que tenham VE, mas das 4 pessoas que conheço “bem falo com elas quase todos os dias” uma delas tinha um Leaf e teve problemas com a bateria, por isso não quer mais ouvir falar de VE, com o preço pedido pela bateria comprou um Sandero e ainda ficou com €€ para as ferias, e os outros três têm também carros térmicos, e dentro da cidade praticamente só utilizam VE, a outra pessoa como têm um Mercedes faz sem necessidade de carregamento Braga Lisboa se não ultrapassar os 110 Km h, já os outros com viaturas mais modesta BMW I3 e Fiat 600VE, quando vão para fora utilizam os térmicos.
Nem mais, há quem não entenda que todos podem viver juntos.
Os estudos que usam o conceito de “veículo elétrico” (VE/EV) são enganadores – juntam os 10% elétricos (BEV) com os híbridos plug-in (PHEV) e outros híbridos.
Quem lê “veículo elétrico” pensa que são BEV.
A maioria dos que têm PHEV nem se quer carrega a bateria. Ou seja, grande parte dos PHEV – e os outros híbridos, devem ser contados é nos carros com motor de combustão interna.
Convinha fazer inquéritos de satisfação é a quem tem “carros 100% elétricos”, e em duas subcategorias “tem garagem com carregamento” e “carrega na rede pública”.
Mas aqui não é o caso, senão não faria sentido aparecerem ali os 5% que querem antes os híbridos.
E sim, veículo eléctrico é 100% eléctrico, bev, tal como toda a gente os separa, você é que está a juntar tudo no mesmo saco.
Errado, os phev tanto são electrico como combustão, daí terem uma categoria própria, tal como os hev, todos são separados.
O que mais falta são textos sobre “veículos elétricos” vs. “veículos a combustíveis fósseis” que somam os BEV e os PHEV.
Em todo o caso, o que mais interessava saber era o grau de satisfação dos que têm BEV e os carregam na rede pública.
É que com a conversa da satisfação dos que têm BEV esquece-se a questão do carregamento – onde se carrega (habitualmente e em viagem), o preço e o tempo.
Quando o preço da eletricidade na rede pública é próxima dos combustíveis e os postos de carregamento rápido e ultrarápido são escassos – não custa perceber por que é que mais de 90% dos condutores prefiram carros com motor de combustão (incluindo PHEV).
BEV – 100% elétricos
PHEV – com baterias que carregam autonomamente. A bateria, como nos outros híbridos, também carrega nas travagens e desacelerações. Os dados recolhidos pela UE, fornecidos pelos próprios carros, mostram que – em geral – os PHEV gastam quase tanto ou mais combustível que os carros apenas com motor de combustível.
Outros híbridos – com baterias pequenas, que não carregam autonomamente (carregam nas travagens e desacelerações).
Errado, phev é um híbrido de carregar na tomada e também com regenerativa.
Os hev é que só carregam com regenerativa.
Gastam porque não os carregam, isso é problema de quem os usa e não do veículo.
O que escrevi sobre os PHEV e HEV foi o mesmo.
pois pois.
ninguem os compra e depois saem estudos a convencer que são um exito.
por isso é que tenho dois a diesel e pretendo comprar um hibrido plug in a gasolina.
electrico para fazer meia duzia de km de casa para o trabalho e gasolina para quando precisar de fazer viagens longas.
diesel é que já não me interessa, faço poucos km
Ninguém ? Então o 1.05 milhões que foram vendidos na Europa este ano não é ninguém ?
Eu estou dentro dos 99%!
Tenho um elétrico citadino, com autonomia para 250kms e estou bem satisfeito com ele, principalmente com e economia efetiva que me trouxe. Tenho uma carrinha a gasóleo, grande, espaçosa e com autonomia para 900kms, para viagens a afins.
Mas se a pudesse trocar hoje, seria por um elétrico sem dúvida, o eleito seria um Tesla Model 3 Long Range RWD… Perderia alguma autonomia, mas pouparia muitos euros (com os carregamentos em casa, que são a minha maioria).