Xiaomi quer muito que o Apple Watch funcione com o Android e faz por isso
Os produtos e serviços da Apple não funcionam com o Android ou oferecem uma má experiência. Embora existam muitas soluções de terceiros, a lacuna é muito grande. No entanto, a Xiaomi parece determinada a mudar isso e a explorar a compatibilidade entre o Apple Watch, e outros, e os smartphones Android.
Apple Watch não funciona bem no Android
Uma publicação recente no Weibo da Digital Chat Station revela que a Xiaomi testa formas de fazer com que certos acessórios da Apple funcionem com os seus telefones. O hardware em questão inclui o Apple Watch, AirPods e HomePod.
Embora o HomePod e o Apple Watch exijam um iPhone mesmo para a configuração inicial, os AirPods funcionam com telefones Android, mas com muitas limitações, como a ausência de deteção de desgaste ou a ligação multiponto.
Conforme o relatório, a Xiaomi continua a testar a viabilidade desta compatibilidade entre plataformas, pelo que existe a hipótese de nunca ver a luz do dia. Além dos desafios técnicos, a própria Apple poderia bloquear estes esforços, como fez com a tentativa do Beeper Mini de trazer o iMessage para o Android recentemente.
Xiaomi quer mudar este cenário em breve
Apesar dos desafios de incompatibilidade de plataformas e aplicações, seria um feito notável se a Xiaomi conseguisse ter suporte do Apple Watch no Android. No entanto, também levanta uma questão importante: porque é que um utilizador Android optaria por um Apple Watch quando já tem excelentes smartwatches Wear OS, concebidos especificamente para Android?
Embora a perspetiva de o Apple Watch funcionar com telefones Android possa ainda estar longe, muitas marcas já estão a introduzir características interoperáveis com os dispositivos Apple. A Xiaomi foi longe com o seu HyperOS 2, que se estreou com a série Xiaomi 15.
Permite espelhar o ecrã do smartphone num MacBook, transferir ficheiros sem problemas entre dispositivos Apple e Xiaomi e até abrir ficheiros iWork em dispositivos Xiaomi sem conversão. Estas atualizações sublinham o sério compromisso da Xiaomi com a funcionalidade multiplataforma. Se tudo correr como a Xiaomi planeou, poderemos ver os Apple Watches a funcionar com telefones Android em breve.
É esta a grande utilidade proveniente da tecnologia chinesa a nível dos smartphones. O querer fazer e escutar os consumidores. Se não fossem eles, ainda hoje andávamos com smartphones de 1800 de bateria.