É condutor? 4 coisas que deve ter sempre “em mente”…
Além das avaliações teórica e prática para obtenção do título de condução, é normal os condutores serem melhor condutores com a experiência adquirida. Além do código da estrada, deixamos aqui hoje quatros coisas que os condutores devem saber.
Apesar da experiência adquirida pelos condutores e do conhecimento do código de estrada, há coisas que nem todos sabem. Nesse sentido, hoje deixamos aqui quatro curiosidades, que os condutores devem ter sempre em mente.
Condutores: Sabiam que...
- A velocidade estreita o campo visual: a uma velocidade de 130 km/h, o campo visual é de apenas 30 graus, o que atrasa a deteção de riscos, reduzindo a capacidade de reagir atempadamente.
- Quanto mais rápido conduzimos, menos tempo dispomos para imobilizar o veículo, quando algo de inesperado acontece: em 50% das colisões, o veículo não tem tempo de parar. É por este motivo que é tão importante manter a distância de segurança.
- Quanto maior a velocidade, mais graves são os danos: num atropelamento a 30Km/h, 90% das pessoas sobrevive, a 50 km/h a morte do peão é quase certa. Numa colisão frontal a 70km/h, 90% das pessoas sobrevive, a 90 km/h a morte é quase certa. O nosso corpo não está preparado para o embate.
- Numa viagem de 20 km, aumentar a velocidade de 50 para 60 km/hora, permite ganhar apenas 4 minutos, porém, uma reduzida diferença de velocidade pode fazer a diferença entre a vida e a morte.
Em Portugal, estima-se que o excesso de velocidade esteja na origem de pelo menos um terço dos acidentes com vítimas mortais. Os dados provam que o efeito dissuasor dos radares contribui decididamente para a redução de acidentes graves permitindo assim salvar vidas.
Sabia que a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), no cumprimento das suas atribuições de planeamento e coordenação de apoio à política do Governo em matéria de Segurança Rodoviária, está a definir a Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária 2021-2030 – Visão Zero 2030, alinhada com a política de segurança rodoviária da Comissão Europeia 2021-2030, com a Declaração de Estocolmo e com a abordagem do Sistema Seguro?
A Visão Zero 2030 pretende fixar o horizonte de médio prazo da política de segurança rodoviária em Portugal e definir os objetivos estratégicos e operacionais correspondentes, a concretizar através de planos de ação bienais.
5 – reduzir a velocidade em 25% para o carro elétrico não ficar sem bateria.
5- reduzir a velocidade em 25% para o carro a combustão não ficar sem combustivel.
5 – Se ficar sem combustível, vá ao posto de combustível, compre uma garrafa de água de 1,5 L, deite a água fora, encha de combustível na bomba e meta no depósito. Se ficar sem bateria, está lixado, mande vir o reboque para levar o carro até onde houver um carregador.
Errado, já há serviços de assistência que carregam o suficiente para chegar a um posto de carga.
Mas é possível ficar sem bateria ?
Já agora, em muitos carros a combustão isso não resolve, só mesmo com mecânico.
Já há, é como quem diz, o ACP tem um carro de assistência para a Grande Lisboa e já terá um para o grande Porto.
E cuidado com o consumo da bateria, não gastar sos últimos 10% – porque, por razões de segurança, o carro pode já não pegar.
https://www.acp.pt/eletricos/vantagens-para-socios/assistencia-a-veiculos-eletricos
Nem só o aço, a brisa também tem.
Pode não pegar ? Está a falar de carros a combustão ?
É o que diz no video do ACP do link.
Mas não é, eu já vi uma carrinha da advolt que presta esse serviço para a brisa. Num dos encontros de VE em Portugal até fizeram uma demonstração.
6- andar sempre o mais a direita. ( A via do meio não é para passeio seu Ot@r).
Não obrigue os outros condutores a ter de correr 3 faixas para o ultrapassar ou ter mesmo se ultrapassar pela direita.
@O-das-CAldas, isso da garrafa de 1,5 l, não é na bomba, deves de ir buscar é ao deposito de um outro carro, é que nas bombas já não permitem que os combustíveis sejam transportados assim, é necessário um recipiente próprio “jerrican”, isto se fizeres tudo segundo as regras.
Passou-se comigo – contei a história e perguntei se tinham um jerrican. Responderam-me o que disse: compre uma garrafa de 1,5 L, deite a água fora e encha na bomba. Depois, até comprei um jerrican de plástico (nem sei onde anda), que tinha um “bico” comprido, nem sei se alguma vez o cheguei a usar 🙂
2min numa bomba.
Quando quiser mande um vídeo com um abastecimento de 2 minutos numa qualquer bomba, desde que para o veiculo , até arrancar com ele.
5 min dá-me quase 900km
Tanto tempo ? 10 a 20 segundos dá me para 450 KMS.
Placas de sinalização à beira da estrada:
– Reduza 70
– Reduza 50
– Reduza 20
– Bem-vindos a Reduza.
A viagem durou 1H e 53 minutos. Não houve atropelamentos.
😉 😉 😉
6- se não levar o carro para dentro das lojas, cidades mais limpas
Hehehe se até lugares vagos tapam para estacionarem em segunda fila! É comodismo, não é estupidez.
A 1°a coisa a ter em mente é fazer sempre o pisca. Não, não viola o rgpd.
e ajuda muito na condução e previne muitos acidentes
Ah, não sabes que quem compra os carros a crédito, só tem os piscas ativados quando acaba de pagar o carro?
Fico contente por saber que posso circular à velocidade recomendada e segura, fora de mão, a ultrapassar por exemplo, ou mesmo em situações de traço continuo…
Os sistemas de segurança evoluem, o poder de travagem dos carros é muito superior ao dos anos 70 quando definiram os limites de velocidade…e mesmo assim ainda vejo na A28 zonas com o limite de 100 porque um asno se esbardalhou enquanto olhava para o telemóvel.
Eu sou a favor a acabar com os limites por um ano e comprar com o ano anterior…
https://pplware.sapo.pt/motores/limite-de-velocidade-de-150-km-h-ja-e-uma-tendencia-na-europa-e-os-radares-de-portugal/
Nas localidades sou contra. De resto, siga.
Sempre que, no mesmo sentido, existam duas ou mais vias de trânsito, este deve fazer-se pela via mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direção.
Ajude-nos a combater a sinistralidade rodoviária.
Wc=1/2*mv^2
Energia Cinética = metade da massa vezes a velocidade ao quadrado.