Inspeções periódicas de motas. É a “machadada final”?
O tema das inspeções periódicas de motas não é propriamente novo. Em 2016, o Pplware já dava aqui algumas indicações sobre o tema, mas nada avançou... mas este assunto vem de 2012. Agora há novas propostas. Saiba o que está em cima da mesa.
PSD não quer inspeções e pretende uma classe específica para motas nas portagens
O grupo parlamentar do PSD apresentou recentemente três diplomas à Assembleia da República e que estão relacionados com motas e a segurança rodoviária.
De relembrar que durante o Governo PS foi publicado em Diário da República que a inspeção periódica obrigatória de motociclos, triciclos e quadriciclos com mais de 125 cm3, entraria em vigor a 1 de janeiro de 2024... mas tal não aconteceu.
Agora o PSD quer afastar de vez a possibilidade de obrigar os motociclos a uma inspeção periódica obrigatória como acontece nos automóveis, segundo revela o Publico.
A proposta de lei do PSD refere que esta possibilidade surge na sequência de uma diretiva europeia que “permite excluir da obrigatoriedade da inspeção periódica obrigatória de motociclos, triciclos e quadriciclos, caso os Estados-membros tenham instituído medidas alternativas eficazes de segurança rodoviária, tendo em conta estatísticas de segurança rodoviária relevantes referentes aos últimos cinco anos”.
O PSD propõe também uma classe específica para motas nas portagens. Neste caso, não se trata de uma proposta de lei, mas sim de uma recomendação do grupo parlamentar.
A estupidez da tal lei é excluir os motociclos de cilindrada inferior… Pra mim ou é para todos ou não é para ninguém! Vocês já viram algum motociclo de cilindradas elevadas em mau estado? Aquilo vai religiosamente às manutenções programadas. Agora, quantos de vocês já viram acelereretas e motorizadas de 50cm3, 125 cm3, todas podres, sem luz e carenagens partidas? Andem lá, não gozem com a malta!
Já vi muitas, aliás qualquer pessoa que passe num estacionamento grande só para motas pode verificar isso mesmo.
É como os carros bons. Enquanto são novos estão todos impecáveis, mas vão ficando velhos e mudando de dono e aí é que começam os problemas.
Já vi motos de alta cilindrada com escapes alterados, sem os plásticos estéticos (não sei o nome), com chapas de matrículas em ângulos duvidosos… queres que continue?
Ai já passa a ser serviço das forças policiais
Claro que sim! Mas há muito mas muito mais motos 125- com esses problemas!
Portanto tem de ser PARA TODAS!
Também há carros que andam na estrada todos afinadinhos, sem pingar óleo , e mesmo assim têm de ir á inspeção…
Tenho de concordar consigo.
Nunca vi motos de elevada cilindrada a caírem de podres, como se vê em motorizadas ou furgões de transporte de contrabando e artigo roubado para as feiras.
Tenho moto e tenho sempre muito cuidado com a manutenção, tal como quem conheço que tem moto.
Tudo não passa de mais uma negociata para os centros de IPV.
Preocupa-me mais o barulho que não tem qualquer controlo
As inspeções às motas deveria avançar, bem como deveria ser obrigatório ter seguro contra terceiros para bcicletas e trotinetas.
“uma classe específica para motas nas portagens”
Isso já devia de ter sido implementado há muito tempo! (não apenas na VIA VERDE)
Acho que devia haver inspeção para acabar com o excesso de ruído provocado pelos escapes alterados
Curioso, porque a malta gosta de barulho.
Pelo menos a inspeção local ao barulho delas, na estrada, devia ser obrigatório e com coima de muito grave ! Os imbecis a qualquer hora do dia ou da noite abrem o escape uma vez que parece não haver um qualquer limite de som ou…ninguém se preocupar com o assunto neste “país” 4.º mundista !!
+1
É desagradável o ruído das mesmas. Ao Domingo é demais. Culpo os motards que provocam e acham piada e a lei, porque deveria aplicar limites em Decibéis nas inspecções.
Como em tudo, há o bom e mau, mas dificilmente se vê uma mota (não um motociclo) com pneus com o piso em mau estado, travões, ou amortecedores. “Escapes barulhentos salvam vidas” (Loud Pipes Save Lives). Motociclista que se prese, tem sempre os melhores pneus que pode comprar, na mota (não um bocado de plástico como nos carros), porque pneus, amortecedores, travões e equipamento (equipamento, não é uma tshirt , um ‘penico’ na cabeça e umas havaianas nos pés) são o que nos protege de algo mais grave.
E sim, ter mota é um luxo…É um luxo podermos ser abalroados, é um luxo pagar de IUC tanto ou mais que muitos carros que por aí andam, é um luxo podermos levar um banho de um carro que passa, é um luxo pagar tanto por uma revisão de uma mota como de um carro, é um luxo levar com chuva, frio e sol no corpo sem haver um tejadilho. E é uma sorte chegarmos a casa vivos, com as estradas no estado que estão, (curvas com areia e/ou buracos) e com condutores que fazem tudo para nos deitar ao chão.
Quem tem gosta de mota, pode tê-la riscada, ou amassada, mas pneus, amortecedores, travões, isso dificilmente.
O mesmo já não se pode dizer de muito equipamento de duas rodas com um motor de 50cm3 a 125cm3, dessas coisas que dá para conduzir com carta B, ou AM.
É precisamente este tipo de trotinetas com acento que devia ir também às inspeções e não vai.
Venham as inspeções para todos que enquanto motociclista aqui estarei para as ir fazer. Entretanto componham estadas, baixem as guardas nas curvas (como é obrigatório por lei) e não se limitem a baixa-la só quando há um acidente, arranjem um classe especifica para as motas na autoestrada, porque quer-me parecer que uma mota não faz tanto desgaste no piso como um carro…
Mito:
https://www.spauldinginjurylaw.com/blogs/5758/loud-pipes-saves-lives-myth