Galp transforma postes de iluminação pública em carregadores de veículos elétricos
Não é propriamente uma novidade tecnológica, como já falámos no assunto. Contudo, a medida é muito interessante e poderá, em muitas localidades, ser a solução ideal para o carregamento dos veículos elétricos (VE) no meio urbano. A Galp dá assim uma nova utilidade aos postes de iluminação pública: carregadores de VE.
Postes de iluminação poderão ser carregadores para os carros elétricos
A Galp está a avançar em Portugal com a instalação e disponibilização de um sistema de carregamento de veículos elétricos em postes de iluminação pública. Segundo a empresa, este projeto visa ampliar a rede de carregamento de veículos elétricos em ambiente urbano tornando-a mais conveniente e acessível.
À imagem de outros países, a Galp quer aproveitar a infraestrutura de iluminação pública. Este projeto contribui também para reduzir o tempo e o custo de instalação de novos pontos de carregamento lento, mitigando a necessidade de novas adições de potência à rede e reduzindo a ocupação de espaço adicional nos passeios públicos.
Esta é uma necessidade premente nos grandes centros urbanos. Nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, por exemplo, mais de metade dos alojamentos familiares não têm estacionamento ou garagem, o que significa que a resposta de pontos de carregamento terá de ser dada pela rede pública através de soluções como esta.
Afirma João Diogo Marques da Silva, administrador executivo da Galp com o pelouro da área Comercial.
Além dos pontos já em operação no bairro do Junqueiro, em Carcavelos, e na antiga Refinaria de Matosinhos, a Galp está a trabalhar para a disponibilização de pontos de carregamento para veículos elétricos assentes nesta tecnologia noutros pontos do país.
O projeto está também alinhado com o objetivo de expansão da rede de pontos de carregamento elétrico operada pela empresa, a maior do país, que conta atualmente com mais de 5.500 pontos instalados.
Vantagens:
- Uso da infraestrutura existente:
- Aproveita postes e a ligação elétrica já disponível.
- Reduz os custos de implantação comparado a criar novos pontos de recarga do zero.
- Acesso amplo e democrático:
- Beneficia proprietários nas áreas urbanas onde não há espaço para carregar em casa.
- Permite a instalação em bairros residenciais e centros urbanos com alta densidade populacional.
- Sustentabilidade e eficiência:
- Os postes já são ligados a sistemas elétricos e, em muitos casos, usam energia renovável.
- Podem ser integrados com iluminação LED, reduzindo o consumo total de energia.
- Estimula a adoção de carros elétricos:
- Mais pontos de recarga aumentam a conveniência, eliminando a ansiedade de autonomia.
Fruto desta liderança, a Galp atingiu em outubro a marca de um milhão de carregamentos na sua rede de mobilidade elétrica, ultrapassando em apenas 10 meses o registo obtido em todo o ano 2023.
Descobriram a pólvora. Mas a ideia pode valer valer muita guita, independentemente de ser ou não deles. Pelo menos é útil: quem não puder carregar em casa pode carregar na rua durante a noite, com a vantagem de a carga lenta estragar menos a bateria.
Acho uma excelente medida, mas temo que o vandalismo impeça que a coisa funcione…
Ora aqui está uma medida de ajuda a uma parceria entre carrros eléctricos e os caninos! Os potes 3 em 1
…Nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, por exemplo, MAIS de metade dos alojamentos familiares não têm estacionamento ou garagem…
Yá, só iRrealista e o JiLó é que pensam que não.
Pronto… E para carregar telemóveis tambem vai dar? 😀
Nada de novo esse projeto está em funcionamento na Europa a muito , a Galp copia e mal