PplWare Mobile

Mais de 50% dos condutores espera ter um carro elétrico nos próximos 10 anos

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. há cada gajo says:

    Eu estou nos outros menos de 50%

  2. cromoscomosedizempt says:

    Quem espera sempre alcança, eu espero ter um a agua salgada.

  3. Realista says:

    Entre gastar €0.02/km e >€0.07/km só em combustível só mesmo quem tiver necessidades muito específicas é que escolhe carro a combustão…

    • Hugo says:

      Já te disse e repito: nos ultimos 20 anos gastei à volta de 20k€ para me deslocar de automóvel. Se tive algum carro novo? Claro que nao.
      Ensina-me a poupar mais por favor.
      E não vale repetires que a cada 4 anos poupas para um carro novo ok? Não repitas a mentira 🙂

      • Anung says:

        Epáh nunca fiz contas dessas, mas é interessante.
        Comprei o meu diesel da “guerra” em 2006 usado por 6000 euros. O carro é de 2000. Já fiz com ele mais de 250 mil quilometros e em manutenção (sou eu que faço) devo ter gasto uns 1200 euros (inlcuindo dois amortecedores, pneus, pastilhas e mais umas coisitas).
        Faz comigo uma média de 5

        O diesel varia nos ultimos 20 anos mas a uma média de 1,30 nos ultimos 20 anos dá cerca de 12500 euros de gasoleo.

        Ora 12.500 + 1200 + 6000 = 19.700 euros!

        • Manuel says:

          Distribuição não trocas te ?
          E 1,30? há uns meses estava a 2€
          Mas nisto tudo deu te 20 mil euros em 18 anos e achas pouco? isso são quase 100 euros por mês que me parece bastante correto até porque é exactamente o que eu poupo mensalmente a andar de eléctrico é que para mim poupar 100€ por mês não me parece nada pouco, mas um dias vais chegar à mesma situação que eu que é vais ter de comprar um carro de por onde der e depois tens de escolher se queres poupar 100 por mês ou não

          • freakonaleash says:

            o que não falta são usados em bom estado, caros que se farta dado o toque de midas tuga com objetos usados, mas não faltam

          • Anung says:

            Troquei aos 200.000. acho que foi uns 130 euros o material todo.
            Fiz a media do litro de gasoleo nos ultimos 20 anos. O diesel nunca esteve a 2 euros nem lá perto para mim. Há 20 anos estava talvez a 1 euros e pouco.

            18 anos e mais de “250.000 kilometros”. Não há transportes publicos no alentejo, onde tenho o carro, muito menos que vão para o mato ás horas que quero quando quero.

            Para o dia a dia tenho um tesla m3. Mas esse superou bem os 20000euros só na compra.

          • Toni da Adega says:

            @Anung
            https://www.maisgasolina.com/estatisticas-dos-combustiveis/

            Preços médios dos combustíveis
            Gasóleo Simples €1.647 ( €1.879 em 2022)

            Máximos históricos
            Gasóleo Simples €2.165 (2022)

          • Realista says:

            Ele disse: “O diesel nunca esteve a 2 euros” seguido de “para mim”.

            Ou seja, as manutenções paga com o seu tempo e gasóleo sai-lhe mais barato e só anda 12.500km por ano… Depois conclui que um automóvel a combustão é mais barato para toda gente e o carro elétrico é mais caro para todos porque ELE não pode carregar em casa.

            Eu também carreguei a €0 no continente de Matosinhos porque o valor foi na totalidade para o cartão… isso é andar de graça? Eu não considero.

          • Anung says:

            Caros Relaistas e Toni da Adega.

            Como sei que gostam de deturpar o que é dito escondendo informação, eu vou tentar ser educado.

            Ora o que eu escrevi:
            “O diesel nunca esteve a 2 euros nem lá perto para mim”

            Ora isto deve-se a sempre ter usado combustivel lowcost, que em certas zonas e alturas tem uma diferença assinalável em relação ás marcas tradicionais.

            O que o realista diz que eu esccrevi:
            “O diesel nunca esteve a 2 euros”
            Ora como podem ver, omite a parte do “para mim” para tentar aldrabar o contexto real que mencionei e tentar mostar que o que disse foi errado, quando não o é.

            Caro Tony, no teu caso é mesmo um caso de dislexia, sabes, é que para se fazer uma média de 20 anos são necessário…..20 anos! Lol

        • Realista says:

          Os €6000 eram 15 salários mínimos em 2006.

          Em 2024, 15 salários mínimos seriam €12.500 a preços atuais.

          Assim os valores que indicas andam mais à volta dos €26.000 em estimativas MUITO, mas mesmo MUITO por baixo…

          Se um jerrican de 5L óleo custar €20 x 20 mudanças de óleo (seriam logo 30% desse orçamento em manutenções). Sem 250.000km não mudaste embraiagem, correia distribuição, filtros de óleo, velas… eu quero um desses.

          Isto só para fazer apenas 12.500km/ano…

          • PEPE says:

            Uma ida com o elétrico á oficina e lá vão 20 anos de gasóleo.(As baterias PODEM durar até 10 anos sem problemas)
            Just Saying.
            😉

          • Realista says:

            Sabes quanto custa substituir um motor de um carro novo?

            Dá para comprar outro.

          • Anung says:

            Nunca ganhei salário minimo mas as contas que fazer não interessam para nada. O tempo não anda para trás.
            Consegue-se nos dias de hoje um diesel com 5 anos por 7/8 mil euros.

            Na altura até podia ter comprado um por 4000 ou 3000, mas não dava para o que queria.

          • Realista says:

            Assim os motores a combustão PODEM não tem problemas.

            Parte uma correia de distribuição e depois diz-me que um carro elétrico é caro…

            Just Saying.

    • Anung says:

      O dinheiro de um VE dá para muitissimos litros de combustível.

      Tirando a parte que ocultas propositadamente de que os carregamentos publicos são caros e muita gente nas cidades (onde um EV faz mais sentido), não tem garagem.

    • freakonaleash says:

      Não tenho painéis solares (nem quero, são um bom negócio para quem os vende e para o comerciante de energia, péssimo para o mexilhão), instalação elétrica robusta, nem lugar de garagem.
      Ganho muito perto do SMN. Portanto nem EV nem ICE novo que a vida não está para isso e tenho prioridades bem mais importantes e interessantes do que passear 4 pares de rodas a brilhar. Enquanto o velhinho que tenho der para o gasto, contribuo bem mais para o ambiente do que mandar fazer um novo para mim seja EV seja ICE.

    • Infinity says:

      Tipo, o custo de aquisição de um VE é logo factor principal, outro se nao tiveres onde carregar em casa, vais comprar mais uma garagem? so até agora ja da para comprar 3 carros a combustao

  4. Mario Jorge says:

    eu também espero ganhar o euromilhões

  5. Aves says:

    Só li este parágrafo:
    “O inquérito revelou, também, que 70% dos condutores de todo o mundo esperam poder carregar o seu automóvel sempre que este estiver estacionado, seja em casa ou em espaços públicos.”
    Juro que não li mais nada. Que inquérito mais pateta, que “todo o mundo” é esse? Os mais avançados em “carregamento (lento) em estacionamento público” são os ingleses a partir dos candeeiros de iluminação pública. Mas queixam-se que esses candeeiros são poucos (os lugares de estacionamentos não são exclusivos para VE).

    • Rui says:

      70% em todo o mundo é ambicioso mas pelos menos nas grandes cidade 70% têm lugar para carregar seja em casa ou no trabalho, 90% dos prédios contruidos a partir de 2000 têm garagem com raras excepções a não terem, e sem ser nas grandes cidades toda a gente tem lugar a porta portanto nem é uma questão

    • Toni da Adega says:

      Adoro o mito dos ingleses e os postes de iluminacao, só quem não conhece o pais é que pode afirmar isso :D. Só porque isso acontece em certas zonas no centro das cidade (pequena minoria) não significa que seja em todo o lado.

      Isso é como afirmar que em Portugal não existe saneamento básico ou agua canalizada só porque alguns milhares de casa não possuem acesso a isso.

      Já agora 70% das casas no Reino Unido possuem garagem ou estaciomento privado, por isso até bate certo com o inquérito.

      • Realista says:

        Portugal mais de 60% que pode carregar em casa… e esse número está a aumentar.

        • Toni da Adega says:

          Este pessoal agarra em exemplos das zonas historicas ou antigas das cidades e julgam que um pais é todo assim.
          Se formos para a zona da Sé no porto, podemos concluir que os portugueses estacionam os carros a 10 minutos de casa.

        • freakonaleash says:

          fonte?

        • Fusion says:

          Então, não? Principalmente aqueles prédios e casas que já existem.
          Vi na Temu e têm lá uns produtos que, se os meteres à porta de casa, fazem-te uma garagem no dia seguinte. Depois o resto é simples: a garagem é só mandar vir da Temu, o carro basta uns 5.000 € e já compras um carro elétrico. Até porque, com esses valores ou menos, o que mais há são carros elétricos baratos, ao contrário de um carro a combustão, em que precisas de 20.000 euros ou mais para comprar.

          O povo português, ao contrário dos nórdicos, que não têm onde cair mortos, está cheio de capital para comprar viaturas elétricas.

          Agora, fora de brincadeiras.

          Tu e o JL são das pessoas mais estranhas que leio por aqui no Pplware. Parece que não percebem as coisas ou fazem de propósito só para pegar.

          Quando é que percebem que ninguém tem nada contra os elétricos? O problema é que os carros ainda são estupidamente caros e as pessoas não têm dinheiro.

          Percebes, ao menos, que com menos de 5.000 euros já compras um carro a combustão que te vai durar uma carrada de anos? E que, com a diferença de preços, neste caso, andas a vida toda útil desse carro a pôr gasolina, e no fim fica-te mais barato do que um elétrico?

          Há uns 10 anos comprei um Saxo que me custou 1.500 euros e, fora uma embraiagem nova, óleo, pastilhas e pneus, não tive nenhuma despesa com ele.

          O carro está ali para as curvas ainda, sem nenhum problema, e o dinheiro todo que gastei com ele, incluindo combustível, não dava para comprar nenhum elétrico.

          Para além dos preços, há a questão do carregamento. Quem não tem garagem, diz-me onde raio compensa ter um elétrico?

          Mano, no dia em que der para carregar em menos de 5 minutos, os elétricos disparam. Até lá, elétricos são bons para alguns.

          E mesmo que digas “ah, mas em x anos o elétrico fica pago”, não te tiro a razão, mas é preciso comprar primeiro o carro e poucos têm dinheiro para isso.
          E mesmo assim, se comprares um carrito a combustão em segunda mão barato que não tenha problemas, fica-te mais em conta do que um elétrico.

          • Antonio Vasco says:

            Mas porque é que as pessoas que andam 1000km por mês, às vezes menos, a maioria nem tem garagem, sentem se na necessidade de justificar não comprarem um eléctrico?
            Um VE só serve para quem tem garagem, e ande mais de 2,000 km/ mês , ou então tem dinheiro que sobre para ter um carro que é fácil de conduzir, silencioso e não polui, e anda como um desportivo dos melhores

    • Anung says:

      70% de todos os condutores devem estar na índia e china…

  6. Manuel says:

    É normal, então para quem tem garagem e pode carregar nem há dúvidas a poupança ao final do mês é grande e à velocidade que os combustíveis aumentam onde é que eles estarão daqui a 10 anos, se me dissessem há 10 anos que o combustível estaria a 2€ eu não acreditava.
    O pior é para quem tem de comprar agora estamos ainda aqui no limbo, os eléctricos ainda são bastante caros híbridos também mas comprar um carro só a combustão também já não faz sentido nenhum pelo menos para quem gosta de manter o carro durante uns bons anos para quem muda de 5 em 5 é igual ainda podem comprar o que quiserem.
    Eu no meu caso tenho um hibrido plug-in e poupo bastante no percurso diário que posso ir só em eléctrico gasto cerca de 20€ por mês antes gastava mais de 100 em combustível, e depois tenho um velhinho a GPL, o GPL ainda é bom mas o carro já tem mais de 25 anos já está a precisar de uma reforma mas por agora ainda é difícil escolher mesmo a GPL não me faz sentido comprar um a combustão para o manter por mais 20 anos mas as outras opções ainda são bastante caras, o meu hibrido foi um bom negocio que pareceu na altura

  7. Anung says:

    Eu tenho, mas conheço pessoas que não têm porque o governo não quer, preocupa-se mais com o dinheiro do que com o ambiente e as alterações climáticas.

  8. SergioA says:

    Se morar na cidade ou povoacao com boa rede e frequencia de transportes publicos continuarei a nao comprar nenhum carro. Se realmente pecisar sempre posso pedir taxi ou alugar viatura com tudo incluido.
    A bicicleta tambem ajuda.

    Agora venham de la esses comentarios de como transporto a frigorificos e maquinas de lavar na bicicleta.
    Ou mesmo transportar lenha para conduzir no centro da cidade!

    Querem poupar? Nao comprem carro

    • Gonçalo says:

      Epa sim, no dia a dia pode funcionar mas daí a viver sem nenhum carro hoje em dia não faz sentido queres ir visitar a família queres ir de férias queres ir levar os putos a uma festa de anos vais de uber? vais as compras comprar 30 sacos vais a pé ?
      Na minha vida não funciona e eu trabalho em casa portanto podia nem usar nada mas ao fim de semana vou ajudar um colega a fazer umas remodelações vou de uber com a ferramenta toda atrás?
      E depois é, isso faz mesmo sentido? um carro com 20 anos dá te pouquíssima despesa IUC e seguro pagas 250€ por ano manutenções 100€ depois é combustivel que é caro mas se andares só ao fim de semana 1 deposito dá para 2 meses, estamos no século 21 há carros a preços de uma uva mijona vou alterar a minha vida toda só para dizer que não tenho carro e poupar uns trocos? Não faz sentido pelo menos para mim

  9. says:

    O meu carro já leva 14 anos. Espero que chegue sem grandes sobressaltos (já teve que chegue este ano) aos 20 anos ou mais. Portanto, nos próximos 10 anos talvez troque de carro e talvez vá para elétrico, isto se continuar a ter carro.

  10. Bruno M. says:

    Electrico? Ficar horas à espera que carregue?
    Fazer viagens longas e perder tempo a recarregar baterias?!

    Metam os electricos onde eu bem sei!

    Fico pacientemente a aguardar pelos carros a hidrogénio!

  11. X says:

    Está na altura de começar a reimaginar o universo mad max mas com veiculos electricos.

  12. Alex Ribeiro says:

    claro e eu tenho dinheiro para um carro elétrico novo, se o governo me oferecer um livre de impostos eu ando…. mentira não ando não, ate pk polui mais produzir as baterias de um carro elétrico do que a produção e utilização de um carro a gasolina por ano

  13. falcaobranco says:

    Aqui só entra electrico quando não houver mais nada no mundo…enquanto houver gasoleo ou gasolina é sempre dos antigos que vou buscar…siga!!!!

  14. Luis Henrique Silva says:

    Eu sou um deles, 100% ou no minimo hibrido que temha baixo consumo.
    Quer queiramos quer não os combustão tem dias contados, é uma questão de tempo e desenvolvimento das baterias ou nova tecnologia.
    Pelo menos espero um dia aparecer a energia que penso vhamar ponto zero ou algo assim, isso sim vai ser o próximo futuro.

  15. PTO says:

    Não tenho onde carregar em casa e carregar no exterior é ainda mais caro que andar a gasóleo (e a tendência é o preço desses carregamentos ir subindo), por isso não, não tenho qualquer intenção de comprar um carro elétrico em ano nenhum.

  16. RD says:

    Tanto hater de mobilidade elétrica…
    Não se podem esquecer que a maioria das pessoas que atualmente tem VE, também tem anos e mesmo décadas de veículos a combustão no currículo.
    Temos de dar como válida a opinião de quem principalmente conhece as 2 realidades, e tem um termo de comparação de gastos, manutenção, suavidade de condução e rolamento.
    Mesmo quem gosta de conduzir, também aprecia a suavidade de condução, quanto mais não seja porque a disposição para conduzir não é a mesma todos os dias.
    Tenho VE há poucos meses e não tenho possibilidade de carregamento em casa. Como tal utilizo a rede pública a 100%. Naturalmente é preciso algum estudo prévio, mas depois de sabida a matéria, o dia a dia é mais fácil e consigo poupar com os mesmos kms mensais em relação a um diesel que fazia 5.1l/100km.
    Tenho mais de 20 anos de condução de carros a gasolina, gasóleo, velhos e novos. Tenho agora um VE e não me arrependo em nada.
    Respeito quem defende os veículos a combustão, e seria interessante que respeitassem quem tem VEs pois como disse, tipicamente conhecem melhor os veículos a combustão que muitos dos que falam mal dos VEs.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.