Após queixas, Governo decide proibir voos entre a uma e as cinco da manhã em Lisboa
Depois de críticas por parte de municípios, autarcas e cidadãos relativamente ao ruído causado pela circulação de aviões, o Governo português anunciou que vão ser proibidos os voos do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, entre a uma e as cinco da manhã.
Na quarta-feira, cerca de três dezenas de moradores de bairros de Lisboa e Loures manifestaram-se, reclamando, entre outros, o direito ao descanso.
O protesto, organizado pela plataforma "Aeroporto fora, Lisboa melhora", juntou cidadãos dos bairros do Areeiro, Alvalade, Campolide, Campo de Ourique, Camarate, Lumiar, São João da Talha. Com cartazes, gritaram contra a inação das autoridades relativamente ao ruído e poluição causados pelo aeroporto de Lisboa.
Os cidadãos reivindicaram o fim dos voos noturnos, a não expansão e o encerramento do aeroporto, além da construção urgente do novo aeroporto de Lisboa fora da cidade e de um novo pulmão verde na cidade.
Proibição dos voos noturnos em Lisboa é "um passo gigantesco"
Perante as queixas, o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, anunciou, no dia seguinte, que vão ser proibidos os voos do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, entre a uma e as cinco da manhã, após conclusões do grupo de trabalho sobre os voos noturnos.
O grupo de trabalho sobre os voos noturnos já concluiu e posso anunciar aqui que nós vamos implementar um hard curfew que vai impedir voos entre a 01:00 e as 05:00 da manhã.
Informou o ministro das Infraestruturas e Habitação, que estava a ser ouvido na Assembleia da República, no âmbito da apreciação, na especialidade, da proposta de Orçamento do Estado para 2025.
O ministro considerou que se trata de "um passo gigantesco em relação ao que temos hoje".
Segundo a imprensa, em outubro de 2022, associações ambientalistas já tinham sublinhado haver necessidade de "um período noturno de cinco horas" em que a Lisboa não fosse "sobrevoada por aviões absolutamente nenhuns, para que as pessoas possam ter um sono profundo e descansado".
O estudo de avaliação do tráfego noturno do Aeroporto Humberto Delgado, elaborado por um grupo de trabalho parlamentar sobre este tema, conhecido em 2022, propunha duas medidas neste sentido:
- Serem proibidas as operações de aterragem e descolagem no aeroporto de Lisboa entre a 01h e as 05h;
- Serem apenas permitidas aeronaves com sistemas de redução de impacto sonoro no período entre as 23h e as 7h.
Imagem: Nuno Ferreira Santos, Público
Neste artigo: Aeroporto de Lisboa, avião, proibir, ruido, voos
Como está a coisa:
“Atualmente está em vigor uma portaria de 2022 que introduziu um regime excecional e temporário relativo à operação de aeronaves no Aeroporto Humberto Delgado, segundo o qual podem existir um máximo de 91 movimentos aéreos semanais e 26 diários entre a 00h00 e as 06h00. Aquela portaria estabelece ainda que a autorização de movimentos aéreos durante o período noturno está condicionada aos níveis de ruído das aeronaves utilizadas”.
Atualmente a media é de 13 aviões por noite, cerca de 2 aviões por hora, das 00h00 e as 06h00. Não deve ter grande impacto na gestão diária dos voos deixar de haver voos entre as 00h00 e as 05h00. Quando é que começa não foi dito.
Em Portugal não existe respeito pela população.
Mal comparado, este problema é parecido com o problema das obras na via pública durante o dia, onde muitas das vezes criam constrangimentos com as longas filas criadas.
Tudo isto afeta a produtividade.
Deviam seguir os bons exemplos de alguns países.
agora o barulho vai ser outro…
Graças a Deus que venha esta proibição, eu vivo em Campo de Ourique desde que nasci e é um inferno estar até às 2h da madrugada a ouvir aviões e depois pelas 4:30 já começa o barulho novamente
qual deus? é uma pergunta séria porque havendo quase 3000 deuses no mundo é muito imprtante sabermos exatamente a quem agradecer… 😉
E se um avião com chegada programada após a uma da manhã estiver atrasado? Como faz para aterrar?
Como faz para aterrar?? Exatamente como os que chegam a tempo. Desce e pousa no chão. Nunca viste?
… não é no chão, é na pista!!!!! LOLOLOLOL
Se ao menos a pista fosse no chão!
Se o voo tiver um atraso tão grande que leve a chegar após o Curfew, é porque o atraso já existe à partida. Nesse caso, o voo é cancelado, exatamente porque irá ultrapassar a hora limite de funcionamento do aeroporto. O cancelamento de voos devido a Curfew é um acontecimento relativamente comum na aviação.
Muito obrigado pela explicação.
Um abraço.
É tudo uma farsa ! Os decisores destas medidas é que deviam “levar” com os voos no período noturno seja ele qual for por que nenhuma companhia cumpre e esqueçam lá os vidros duplos, triplos, o que seja para isolar é ruído até as entranhas !
Isto é engraçado. Muitas das pessoas que reclamam quando compraram já os aeroportos existiam naqueles lugares, não pensaram que o movimento iria ser superior e agora reclamam pelo barulho. Então e se as pessoas deixarem de comprar na zona de movimento dos aviões? Os construtores se não tiverem compradores naquela zona vão construir noutro lugar. É uma questão de transportes mais acessíveis e com regularidade para o pessoal da kapital, que o resto do pais pode andar a pé ou à boleia.
Muito bem! Grande medida! As pessoas merecem o descanso e não levar com barulho a toda a hora, ainda por cima de aviões.
E já agora, para quando a redução, visto que ninguém fala, mas são os principais poluidores.
Além da verdade dita pelo colega de comentário Jgago, os aviões não podem sobrevoar Lisboa durante a madrugada por causa do ruído gerado, mas o pessoal com motas barulhentas e a fazer rateres, isso já podem não é?