Tesla revela como vai funcionar o carregamento sem fios para o seu Cybercab
Quando revelou a sua nova proposta, Elon Musk prometeu algumas funcionalidades únicas e que não existem ainda no dia a dia. A primeira delas parece estar agora apresentada e vem mudar como os carros elétricos vão carregar no futuro. Num vídeo partilhado no X, a Tesla revelou como funcionará o carregamento sem fios para o seu Cybercab.
Tesla mostra carregamento sem fios no Cybercab
A Tesla partilhou um novo vídeo mostrando as capacidades de carregamento sem fios do seu recentemente revelado Cybercab. Este vídeo mostra como a Tesla está a dar vida ao seu conceito de transporte totalmente autónomo. O Cybercab da Tesla será um veículo totalmente autónomo, sem controlos tradicionais como o volante e os pedais, e transportará passageiros sem qualquer intervenção humana.
Segundo Elon Musk, a visão de autonomia da Tesla não se limita à condução do veículo. Até mesmo o carregamento deste carro não requer qualquer intervenção humana. O Cybercab pode carregar-se passando sobre uma base de carregamento sem fios, recebendo depois a energia necessária.
Na verdade, a Tesla apresentou esta funcionalidade pela primeira vez no Investor Day em 2023. No novo vídeo, vimos isso com mais clareza. No vídeo, o veículo move-se em direção à base de carregamento e pode carregar a sua energia sem necessidade de cabos.
Robotaxi wireless charging
No hands required pic.twitter.com/XL746DkGhb
— Tesla (@Tesla) October 18, 2024
Este pode ser o futuro para Elon Musk
Outro pormenor que chama a atenção no vídeo partilhado é a potência de carregamento. A potência da base de carregamento é indicada como 25 kW. Ainda não é claro se a Tesla irá aplicar esta tecnologia de carregamento sem fios aos seus veículos existentes.
Em particular, a aquisição da empresa de tecnologia de carregamento sem fios Wiferion pela Tesla, há alguns anos, levou à especulação de que esta funcionalidade poderia ser incluída em modelos futuros. O Cybercab é também apontado como um grande investimento tanto para proprietários como para passageiros.
Os proprietários poderão utilizar o veículo para gerar rendimentos com uma aplicação a ser desenvolvida pela Tesla. Além disso, será oferecida aos passageiros uma experiência totalmente personalizável; detalhes como a temperatura e a música podem ser ajustados conforme a preferência do utilizador.
Se os Teslas já desperdiçam 17 a 20% nos carregamentos com cabo, com isto vão perder ≈ 90%.
Não estamos a falar de carros a combustão onde vai até 90% da energia desperdiçada.
Normalmente anda ali nos 5% a 10% nos carros eléctricos, hehe tens que mentir melhor quando falas nos 90%.
Ou seja, quase nada em comparação à energia que perdes a destilar ódio contra os elétricos kkkkkk
“O Cybercab da Tesla será um veículo totalmente autónomo, sem controlos tradicionais como o volante e os pedais, e transportará passageiros sem qualquer intervenção humana.”
Os passageiros são ao todo dois. Se num dos lugares houvesse volante e pedais ficava sem espaço nenhum. “Ah, mas a maioria das viagens de táxi são de uma ou duas pessoas, não há problema”. Há, se forem mais,
Mas, sem volante, em caso de avaria, como é que se desloca/empurra o Cybercab?
Os Waymo são carros grandes, para 4 ou 5 pessoas, com 4 portas – e volante, para uma emergência.
Parece-me que o Cybercab vai andar, daqui as uns anos, nas poucas cidades onde o Waymo já circula. E que vai ter grandes dificuldades em concorrer com os Waymo.