Regista-se em muitas aplicações com a sua conta Google? Tenha atenção a estes aspetos
Utilizar uma conta Google para se registar em aplicações/ websites é um caminho sem volta. Com um único clique, está feito - não é necessário pensar numa nova palavra-passe, nem preencher formulários longos. Contudo, é conveniente parar de o fazer, pelo menos tão regularmente. Descubra porquê.
1. Está a dar às aplicações acesso às informações da sua conta Google
Quando se regista numa aplicação com a sua conta Google, não está apenas a criar um início de sessão mais simples. Na maioria dos casos, também concede a essa app acesso a uma determinada quantidade das suas informações pessoais.
Estas informações podem ir desde algo simples, como o seu nome e endereço de e-mail, até dados mais sensíveis, como contactos ou detalhes do seu perfil Google. Veja se não está a dar demasiado sem saber quem está do outro lado.
Mesmo no caso de apps fiáveis, é difícil prever como irão tratar essas informações no futuro. Violações de dados, alterações de políticas ou mesmo apenas práticas duvidosas podem expor mais dados seus do que espera. Quanto menos aplicações tiverem acesso à sua conta Google, melhor.
2. Um comprometimento = todas as contas em risco
Se a sua conta Google for comprometida, todas as aplicações em que fez login com o Google também estarão em risco. É um efeito dominó. Claro que tem a autenticação de dois fatores (2FA) e todas as medidas de segurança, mas nada é infalível. E uma única violação pode dar a alguém acesso a um número assustador de contas.
Além disso, e se perder o acesso à sua conta Google? Talvez o seu smartphone se avarie e não consiga aceder ao seu e-mail, ou fique acidentalmente bloqueado por algum motivo.
Nesse caso, não perderia apenas o acesso aos seus serviços Google, mas potencialmente a dezenas de outras aplicações e websites em que utilizou o Google para iniciar sessão. É um risco demasiado grande, tudo ligado a um único ponto de falha.
3. Está a dar à Google mais dados para o seguir
A Google já sabe muito sobre si - desde o seu histórico de pesquisas até aos locais que visita. Ao utilizar o login com o Google, está a dar-lhe ainda mais dados para acrescentarem ao perfil que têm de si. Sempre que liga a sua conta Google a um novo serviço, esta fica a saber um pouco mais sobre os seus hábitos, interesses e os websites com que interage online.
Considere os riscos de segurança, as preocupações com a privacidade e as questões de controlo de dados, e veja que faz sentido. O registo de contas à moda antiga pode demorar um pouco mais de tempo, mas a paz de espírito pode valer a pena.
Faça a gestão das suas contas separadamente
Embora possa parecer um incómodo, gerir as suas contas de forma independente não é assim tão difícil. Sim, significa mais algumas palavras-passe para controlar, mas é para isso que servem os gestores de palavras-passe.
Criar logins separados para sites diferentes dá-lhe a flexibilidade de redefinir as palavras-passe individualmente e gerir as definições de segurança website a website.
Uma vez que gerir passwords não é uma tarefa fácil, um bom gestor pode ajudar nesta tarefa - ainda que o único local seguro para guardar passwords seja o nosso cérebro! O Bitwarden é um dos gestores de passwords mais populares e falamos-lhe dele aqui.
Zero, tudo independente, nem Google nem Apple, muitas vezes nem uso o mesmo e-mail
Falas por sinais de fumo
Sinais de fumo porquê?? Eu também não uso contas google, apple nem microsoft e tenho uma vida digital “bem activa” (se assim se pode dizer…)
Quê, criou a conta no onlyfans usando o sapo mail?
Ainda tentei usar outras contas, mas somos “vencidos” pelo cansaço.
Acabei por criar outra conta google para registos não importantes.
Isto ou se está na net ou não se está. Resto-nos confiar não no google, apple, meta, etc… mas nos reguladores. Por isso é que por muito que a UE seja chata, se calhar até temos de lhes agradecer, senão seria uma selva e com o consumidor com zero protecção.
Pplware, esse assunto já foi aqui abordado, creio que com menos preocupação… Fico feliz por terem mostrado o “dark side” deste tipo de autenticação. Quanto ao Bitwarden, fica o desafio para um post sobre o Keepass 2, que funciona com o Windows, mas também com algumas APP do iOS e do Android. Desconheço se alguma vez o fizeram, mas caso não o tenham feito, fica o repto.
Algo que sempre fiz a parte….qts as pass, as contas que são importantes estão bem definidas…. já a de outras contas não importantes mas que tive de fazer o registo não tenho pass tão elaboradas mas tbm se hackarem essas contas não levam nada