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Prior Velho: incêndio poderá ter começado em carro a combustão

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. JR says:

    Ah agora sim, assim está bem. Como as coisas mudam. Já não há certezas em nada, foi um fantasma que começou o incendio.

    • Medina says:

      Independentemente do tipo de carro que provocou o incêndio, o problema é as fake notícias.
      As televisões, ainda o incêndio não estava controlado e já sabiam até a marca do carro.
      Faz-me lembrar a notícia do carreio da manhã com aquele carrinho de brinquedo numa enchente.

      • Damnupa Kot says:

        yah… e a CMTV quis levar a tribunal o autor do vídeo. acho um piadão a estes Mass Merdia que não passam de pasquim-papagaios, não investigam as fontes, fazem péssimo jornalismo, jornalismo sensacionalista e, o pior de tudo, distorcem a verdade em prol de narrativas predefinidas.
        Muitos dos problemas que vivemos e que escalaram deve-se a estes vendidos! E relatar a verdade dos factos só interessa quando lhes convém ou se agradar àqueles que lhes dão as botas a lamber!

  2. Realista says:

    Como é possível um carro a COMBUSTÃO ter maior probabilidade de entrar em COMBUSTÃO?? /s

    • André R. says:

      Problema elétrico é sempre elétrico

    • Hugo says:

      Não entendi para que importa, nesta situação, a probabilidade do que quer que seja… (embora entenda que para maníacos, de ambas as “facções”, seja um assunto relevante LOL)

        • Hugo says:

          Olha outro trafulha.
          Esse meu comentário foi a este:
          “JL
          17 de Agosto de 2024 às 11:11

          Então afinal foi só um ?

          Curioso, porque cá também já houve incêndios que alastraram em muitos carros, dou um exemplo, festival de Andanças, também foi um eléctrico que fez arder 400 carros ?”

          Embora tenha obviamente curiosidade, pouco me importa se começou num carro elétrico, a combustão ou numa bicicleta, agora façam-se uns homenzinhos e sejam honestos. Só se enganam a vocês próprios.

          • JL says:

            LOOOOOL

            Então que precisamos para ser honestos ? dizer aquilo que você quer que digamos ?

          • Hugo says:

            Apenas não mentir. A pergunta que eu fiz não foi para este assunto. Entendes isso ou nem com explicação atinges?

          • JL says:

            E quem lhe mentiu ? a ex namorada ?

          • Hugo says:

            O que não entendeste???
            A questão que o realista mencionou era relativa a outro assunto. Não quero que digam nada…apenas que não descontextualizem e, pior, façam parecer o que não é. Nunca pus em questão o que originou ESTE incêndio e sinceramente pouco me importa, ao contrário de ti que andas aqui a ferver feito pato bravo 😀

          • JL says:

            Então neste assunto já não interessa a causa ? Essa é a relevância.

            Ando a ferver ? Não entendi.

          • Hugo says:

            “Embora tenha obviamente curiosidade, pouco me importa se começou num carro elétrico, a combustão ou numa bicicleta”
            Isto responde à tua pergunta?
            Em relação à minha questão “Qual foi mesmo a causa??”, podes responder na notícia onde a coloquei e em relação ao assunto em causa, se quiseres. Se não quiseres não respondas mas achar que por ter perguntado a causa de algo revela que ache que tem mais ou menos relevância é só infantil.

          • JL says:

            Não, porque perguntou qual a causa, independentemente da tecnologia.

            Infantil é agora assumir que não lhe interessa o assunto quando fez a pergunta, e não, não vou responder até porque já está respondido.

          • Hugo says:

            Eu perguntei a causa do fogo do festival oh meu ganda tanso. ACORDA, já é dia…

          • Realista says:

            O contexto é importante quando se cita frases, daí ter colocado a fonte.

            E o que se pode ler do contexto é que estavas interessado em questionar as causas de um outro acidente de forma a teres um argumento de resposta contra os veículos elétricos – ou simplesmente porque decidiste implicar com outra pessoa.

            De qualquer das maneiras questionaste o que hoje dizes que não é importante questionar, e isso chama-se hipocrisia.

          • Hugo says:

            “E o que se pode ler do contexto é que estavas interessado em questionar as causas de um outro acidente de forma a teres um argumento de resposta contra os veículos elétricos”

            LOOOL então mas os elétricos alguma vez estiveram ao barulho nesse incêndio do festival?
            Rapazes….essa é a vossa forma de pensar, não a transponham para os outros.
            “hoje dizes que não é importante questionar” Eu NUNCA disse isso e até escrevi literalmente que tenho curiosidade acerca das causas.
            O que acabas de escrever não faz sentido absolutamente nenhum portanto não é hipocrisia minha…é desonestidade vossa.

          • Hugo says:

            Vou-te dizer o que é hipocrisia: é aí o boneco JL sempre que vê um comentário de alguém da “facção” contrária perguntar “que carro tem”. Se o comentário for de algum simpatizante NUNCA o faz. NUNCA. E ele nem quer respostas. Isso sim é hipocrisia e da ridícula.
            A pergunta que fiz era mesmo para ser respondida, embora não o tenha sido, mas se achas que alguém é hipócrita por te perguntar onde vais almoçar hoje embora não o faço nos outros dias, então sim, fui extremamente hipócrita e peço perdão por essa tão grande e grave atitude 😀

          • Realista says:

            Está realmente a questionar-me se sei que viaturas estiveram envolvidas nesse incêndio quando referes que o importante não é saber o tipo de viaturas?

            Queres ser mais hipócrita que isto?

          • Realista says:

            E sim já deu para ver que tens um problema com o @JL porque ele usa lógica na sua argumentação que bate de frente com as tuas emoções…

          • Hugo says:

            Emoções? Lógica? LOOOL
            Acalma-te lá e lê a minha pergunta como gente séria:
            “Hugo 17 de Agosto de 2024 às 12:20
            Qual foi mesmo a causa??”
            Não falei em viaturas sequer…perguntei qual foi a causa. O JL decidiu não responder mas não façam suposições absurdas só por causa disso LOL
            Emoções metes tu acima do Português, o que prejudica gravemente a tua compreensão, está visto.
            Resumindo, não há hipocrisia, acho eu, a menos que aches hipócrita o exemplo ridículo que dei no comentário anterior.
            Mais alguma dúvida é favor dispor.

          • Realista says:

            Como quiseres.

            Abraço.

    • TogasPacho says:

      Para além do nome dizer tudo…. Está mais que provado que assim é. Lá por seres negacionista dos eléctricos a realidade é o que é.

  3. Rui says:

    Pelos vistos não é oficial, mas já é um facto
    “Depois das informações que obteve após a peritagem, a empresa diz que foi num carro a combustão que o fogo começou, devido a um curto-circuito provocado por um defeito num relé.”

  4. Gonçalo says:

    Agora era giro era descobrir a pessoa que começou o rumor porque de certeza que foi um gajo qualquer sem investigação nenhuma mandou para o ar e o boate espalhou-se porque na realidade nunca vimos provas nenhumas mas agora as coisas vêm à tona com a investigação

    • David Guerreiro says:

      O tipo que começou o rumor de ser um Tesla é o típico hater dos elétricos, que sempre que lhe cheira a queimado na rua diz logo que é um Tesla a arder. E há os haters dos elétricos e depois os haters extremistas que só têm ódio aos Tesla, se for outro fecham o olho.

      • Pedro says:

        é tipo o yamahia ahahah

        o que eu me ri com isto. Obrigado, mundo!

        • B@rão Vermelho says:

          No titulo da noticia diz explicitamente “Poderá”, então ainda não é certo, afinal há fanáticos das duas tecnologias a tentar descobrir quem têm a pilinha maior.
          Nem sei como descrever/ qualificar a figura que estão a fazer com a desgraça alheia.
          O que importa é apurar a verdade, seja ela qual for e tomar medidas que possam evitar que situações no futuro possam acontecer, imaginem que era num parque de um shopping.

          • Gonçalo says:

            Mas isto já é o resultando de uma investigação só faltando sair o relatório final, enquanto os haters presumiram logo que era eletrico ainda antes do incêndio acabar e pronto lá se espalhou um rumor infundado por todo lado

    • TogasPacho says:

      ou seja, um trumpinho

  5. TugAzeiteiro says:

    Eiiiix agora é que vão ser elas… caiu o carmo e a trindade em cima de um carro elétrico que tinha provocado tudo isto e agora afinal foi um carro a combustão!!! Lá vai o pessoal inventar alguma teoria da conspiração para dizer que está a ser tudo encoberto pelo tio Elon Musk ou pelos Chineses ou o diabo a sete…

  6. Paulo Santos says:

    Afinal o JL tem razão e o seu arquinimigo o tal de Yamahia, o tal de Hugo o outro da focinheira o PorcoDoPunjab estão caladinhos caladinhos AHAHAHAHA no melhor pano cai a nodoa.

  7. Unknown says:

    Sejam quais forem a conclusões… a minha indecisão na compra do carro novo é entre marcas/modelos a combustão e não entre carros a combustão ou a pilhas. Carros a pilhas não existem, são invisiveis para mim.

  8. Toni da Adega says:

    Os especialistas do FB e TikTok dizem o contrario, e esses é que interessam.

  9. Moscalenta says:

    Se não existir filmagens do carro que original o incêndio ou alguém conseguir identificar qual seria o carro por onde começou a arder nunca mais conseguem chegar ao ponto inicial da ignição, no meio de tanto carro e tudo derretido? Até o próprio carro a arder antes de ser totalmente consumido pelas chamas pode causar curto circuito nos relés.

  10. Rodrigo says:

    lol afinal é mais do mesmo foi um a combustão, o que não é novidade todos os dias ardem.

  11. Tafc says:

    Se calhar um Tesla estava a carregar num gerador a gasóleo.

  12. Anonimo says:

    Onde há moços, não se culpam homens.
    Por isso, nem que ardesse um stand inteiro de elétricos, o coitado do combustivo ou explosivo é que paga as favas,….
    É tudo jogadas de interesse para que não se deixem de vender elétricos.
    Mas força. Fizeram o mesmo com a vacina e olhem no que deu.
    A verdade está bem onde menos se espera, excepto nos meios de comunicação social, onde a mentira reina e a verdade é repudiada.

  13. TS says:

    Acho sinceramente q se deviam proibir carros a combustão de estacionar nos parques públicos de estacionamento! LOL

  14. JL says:

    Agora faltam as provas e os testemunhos que alguns comentadores do PPLWARE dizem que têm.

  15. Gringo Bandido says:

    O legado dos carros a combustão, arderam o planeta e encheram os bolsos de tiranos.

  16. Rui says:

    Para mim, extraordinário é um parque automóvel que suporta centenas de viaturas não ter câmaras que poderiam esclarecer qualquer dúvida!!!!!

    Guardam bens com valores milionários e não têem videovigilãncia?

    Muito estranho!!!!
    E o parque não é responsável?

  17. Pedro says:

    “Depois das informações que obteve após a peritagem, a empresa diz que foi num carro a combustão que o fogo começou, devido a um curto circuito provocado por um defeito num relé. Uma informação que contraria os relatos iniciais – que davam conta da origem ter sido num veículo elétrico.”

    Só me apraz dizer isto (algo que já estava à espera):

    LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

  18. PJA says:

    É inadmissível que a CS tenha acusado a Tesla pela origem deste incêndio quando não tinha a certeza do facto.

    • Pedro says:

      Business as usual. Hoje a TVI, no Jornal Nacional, dedicou um segmento à Mini que fez um recall para VE com risco de sobreaquecimento.

      esqueceu-se é de fazer o paralelismo com os ICE, e os seus recalls, com risco de combustão e sobreaquecimento que são feitos todos os anos.

      É EV? É notícia!

      • PJA says:

        São coisas diferentes, um recall pode ser uma notícia, não tem de se noticiar todos os recalls da marca ou de todas as marcas. Aqui acusou-se uma empresa sem se ter a certeza de ser culpada. Diria a mesma coisa se fosse eléctrico, gasolina ou a vapor, ou outra coisa qualquer. Começa a cansar este criar factos para dizer algo.

      • Realista says:

        Também reparei.

        A BMW, Mercedes, Audi, VW, Toyota etc fazem recalls todos os anos de milhões de veículos por risco de incêndio mas quando é um recall de um carro elétrico essa informação passa logo nas noticias…

        Aliás até chamam uma atualização de software da Tesla um recall.

        Ridículo.

  19. Yamahia says:

    ” a empresa diz que foi num carro a combustão que o fogo começou, ”
    Ahah, a velha está é com medo do valor das indemnizações.

    “A empresa, que afasta quaisquer responsabilidades pelo incêndio,”
    Pois …pois, mas vai ter mesmo q assumir. É pura irresponsabilidade deixar um elektro dias a fio debaixo de sol.

    • Pedro says:

      ainda andas nisto? LOL

      Tem calma, jovem!

    • JL says:

      Então se fosse num eléctrico qual era a diferença ?

      Pura porque ?

    • rui says:

      Podes clarificar isto:
      “É pura irresponsabilidade deixar um elektro dias a fio debaixo de sol.”
      É igual a qualquer outro carro nesse aspeto…

    • Realista says:

      Eu cá sou a favor de que os carros a combustão deveriam ter este símbolo colado no para-brisas e na retaguarda:

      https://tinyurl.com/yc2cwebh

    • Toni da Adega says:

      “A empresa, que afasta quaisquer responsabilidades pelo incêndio,”
      A responsabilidade é diferente sendo elektro ou a combustao?

      • Yamahia says:

        Novamente.:
        “É pura irresponsabilidade deixar um elektro dias a fio debaixo de sol.”

        • JL says:

          Então porquê? Faz o combustível evaporar ?

          • JL says:

            Que isso tem a ver com o assunto ?

            Temos temperaturas extremas na terra ? Tipo máxima temperatura que elas aguentam ? De 60 a 70 graus ?

            Já viu algum carro que no precondicionamemto entre em thermal runway ? É que nessas alturas chegam aos 50 graus, temperatura que nunca o Sol vai conseguir num pack que está sempre à sombra.

            “Thermal Runaway: Extreme heat can trigger thermal runaway, a self-perpetuating reaction that generates more heat and can ultimately lead to catastrophic failure. “

          • Yamahia says:

            Olha agora o carro estacionado há semanas,liga-se para condicionar as baterias se estiver sol. Trate-se.
            Vá lá fazer a conta
            https://www.omnicalculator.com/pt/saude/calculadora-temperatura-no-interior-do-carro
            Bastam 30⁰ ambiente para o carro chegar quase aos 70⁰ interior.

          • JL says:

            Desde quando a bateria está dentro do carro ?

          • Yamahia says:

            Não a bateria não estava no carro, nestes casos a bateria fica em casa lool
            Mas vc não lê os artigos que lhe deixam à disposição?
            Têm aí um FAQ detalhado de especialistas na matéria que alertam para o risco de fuga térmica (entre outros) se o carro ficar continuamente exposto ao sol e nem precisa ser por dias consecutivos de calor extremo e anda aqui com mezinhas a discutir se os anjos têm sexo?! Nesta situação o carro absorverá calor constantemente, tanto pela radiação solar direta quanto pela radiação térmica refletida do cimento ou do alcatrão que cobria o terraço (creio que o cimento ainda é pior e que aquilo era cimento!). Isso eleva a temperatura da carroçaria e, consequentemente, das partes internas. O calor vai acumulando dia após dia, não há como dar a volta a isso O cimento, sendo um material que retém calor, contribui para um aumento adicional na temperatura ao redor do carro, irradiando calor para o subchassis e para a bateria. Disso não tenha dúvidas. Facilmente a coisa chega aos 70º na mesma. As condições do FAQ até nem eram tão extremas (apenas 30º, no Prior velho foram 37º) e apesar disso o risco existe!
            Por tudo isto e mais umas botas, houve irresponsabilidade por parte da empresa ao colocar carros elektros (ou carro elektro) no terraço. Portanto a empresa vem agora com a tanga de um relé de um carro qq mas irá responder, pode estrebuchar e arranjar os peritos e pagar os relatórios que quiser. Será responsabilizada por não ter cuidado devidamente dos bens que lhe foram confiados ao armazenar elektros nas condições referidas!

          • JL says:

            Não fica no carro, mas fica por baixo do carro, onde não apanha Sol, e por isso não aquece.

            Tem os riscos dentro do carro, onde é uma estufa ao Sol fechada, a bateria não está ao Sol.

            Até pode ser anos seguidos, de noite é o suficiente para arrefecer.

            Cimento ao Sol ? que grande comparação. LOOOL

            Mas diga-me, qual é a bateria que fica ao Sol ?

          • Yamahia says:

            “não apanha Sol, e por isso não aquece.”
            Looolooolool

          • JL says:

            Então se tiver o carro à sombra ele aquece ?

            Fazemos o seguinte, metemos o meu carro ao Sol e o seu à sombra, depois vemos qual aquece mais.

            Loooooooool

            Não deu por isso que a bateria está sempre à sombra ?

          • Boavisteiro says:

            As baterias que ficam dentro do carro são as de 12v e as dos híbridos que por vezes ficam por baixo do banco dos passageiros.

            Já as baterias de tração dos carros elétricos essas ficam por fora do carro em baixo, num local diferente à semelhança de um tubo de escape por exemplo que passa por baixo mas não é por dentro…

  20. Filipe says:

    Todos sabemos que dizer que o incêndio foi causado por um Tesla vende mais jornais mas acima de tudo convém que assim que o relatório final seja emitido, que a marca, modelo e ano do carro seja público.
    Para que sejam tomadas as devidas precauções para evitar novo acidente, se o problema no carro era de origem então recall, se devia ter sido verificado na inspeção, se deveria ter sido reparado na manutenção, etc
    Independentemente se é eléctrico ou ICE, cada carro, cada modelo são diferentes…as pessoas deviam ter acesso à informação sobre os riscos que correm.

  21. Mendes says:

    Já sabia que ia dar nisto. O lobby do eletrico é enorme, meus amigos. Vale tudo para se venderem! Não faz sentido nenhum a estória do rele no carro a combustão, só mesmo para quem não percebe nada de automóveis.

    • Toni da Adega says:

      +1 quem realmente percebe de automóveis sabe que nunca houve relatos de carro a combustão a arder.

    • Gonçalo says:

      Pelos vistos és mesmo tu que não percebes, o looby começou logo a funcionar a seguir ao incêndio houve um gajo qualquer que sem investigação nenhuma assumiu logo que era um eletrico e agora com a investigação a verdade lá vem ao de cima mas sinceramente agora o mal já está feito é irrelevante a investigação os meios de comunicação já espalharam o rumor falso e infundado

      • Yamahia says:

        “houve um gajo qualquer que sem investigação nenhuma assumiu logo que era um eletrico ”
        Eu gostava era de perceber como foi possível naquele emaranhado de cinzas todas revoltadas pela pressão da água que saiu das mangueiras, encontrar o suposto relé responsável pelo incêndio e como se não bastasse determinar a que a q carro pertencia.
        Desculpem lá mas não cola.
        Acredito 1 milhão de x’s mais nas 4 testemunhas q tentaram apagar o fogo e tiveram q fugir pq já não havia nada a fazer.

    • JL says:

      E se fosse um relé num eléctrico ? Já fazia ?

    • Manel GT says:

      Tens toda a razão, só mesmo quem não percebe nada de automóveis faz uma afirmação destas.

      Dos vários carros que começaram a arder “do nada” que me passaram pela frente, o ponto de ignição é sempre perto de 3 locais: centralinas, relés, dobras de fios.

      Não é raro relés colarem, aquecerem e derreterem. Ter relés a fazer curto-circuito, que nos carros mais recentes basta ligar à máquina e até isso indica. Troquei bastantes, alguns até Made in Portugal.

      Centralinas onde os condensadores rebentam, fios em carros mal projectados que com os movimentos comem o isolamento, entram em contacto com a chapa e fazem curto-circuito, depois saem umas faíscas para a carpete e lá começa a arder.

      E isto são os que ardem parados, sozinhos. Nem vamos falar da quantidade de carros que anda aí com fugas de óleo e gasóleo e quando fazem uma viagem maior, com tempo para o escape aquecer e cair óleo ou gasóleo suficiente, começam a arder. Ou os filtros de particulas entupidos e começam a regenerar e atingem temperaturas doidas. É olhar para as bermas destas autoestradas.

    • Nuno says:

      Só quem não percebe nada de automóveis é que isso é estranho, um rele arder deve ser das coisas mais comuns que existem ahahah

  22. MLopes says:

    com tantas pessoas possivelmente com a vida a andar para trás por causa deste incêncio, sem saberem quando vão ter carro novamente, se irão recuperar o prejuízo ou não e o tempo que isso vai demorar, esta malta preocupa-se com a discussão sobre se a origem do incêndio esteve num carro elétrico ou num com motor a combustão.
    é ridículo e demonstrativo de que na sociedade em que vivemos os valores estão totalmente trocados.
    e os meios de comunicação a colaborarem e a alimentarem as polémicas para ganharem umas massas sem qualquer tipo de vergonha na cara…é triste…

  23. AJMS says:

    Eu tenho carrinha a combustão e na mala andam sempre 2 extintores, e faço constantemente vistorias visuais ao motor, basta uma fuga de anticongelante, óleo e com as regenerações, portanto ver rir dos carros elétricos arderem é desconhecer a atual realidade dos recentes carros a diesel, o que não falta é carros a combustão a arderem todos os dias. Quando isso acontece só temos de lamentar seja a combustão ou Elétrico e que esses acontecimentos ajudem a melhorar a segurança nos existentes e próximos que sejam lançados. Como na aviação, a queda de muitos aviões ao longo dos tempos ajudou na melhoria dos existentes.

    • Yamahia says:

      Olha, tenho carros e motos há muitos anos e se tivesse essa panca por extintores já tinha gasto o equivalente a um carro novo loool.
      Tb os 8 extintores que há aqui na garagem (2 por piso) do prédio onde habito desde 2009 nc foram usados a não ser para mudar o pó.
      Agora houve um que teve a infeliz ideia de comprar um elektro . Desconfio que finalmente os extintores vão ter uso mas não vão surtir grd efeito. LOOOLOOL

      • Realista says:

        Tenho 9 extintores na empresa (7 ABC e 2 Co2) e fica-me por €120/ano +Iva renovar todos eles, sendo que um extintor novo custa €25+iva na empresa que me renova.

        Assim não duvido que o preço que paga desde 2009 até aos dias de hoje fosse um valor mais elevado que o preço do seu fogareiro…

  24. Damnupa Kot says:

    Duma coisa tenho-me apercebido, vejo cada vez mais marcas no asfalto de carros que arderam!

  25. luis says:

    Acho piada a esta guerrinha mesquinha de quem é pro eletrico e pro combustão. Não percebo o porquê? parece que andam a medir o tamanho da pila não sei pk. Cada um compra o que quer e anda no que quer.
    A maioria não sabe nada da matéria e nem vale a pena gastar as teclas.

    Deem-se bem que a vida é muito curta.

    BTW… Essa de não se poder deixar o eletrico ao sol foi das melhores…. coitados dos meus que estão sempre ao sol… tanto o eletrico como o diesel

    • Realista says:

      O problema das “guerrinhas” é que quem teve elétrico já passou pelos dois e vê muita critica infundada de quem nunca teve um e que não faz sentido.

      Da mesma forma como apanhaste alguém que nunca viveu com um elétrico a referir que os elétricos não podem estacionar ao sol, que é uma afirmação ridícula, e que ao apontares e criticares coloca-te imediatamente de um dos lados da “guerrinha” porque não vão aceitar a informação de alguém que já viveu com os dois.

      Reconheço que existam criticas acertadas aos EV mas a verdade é que na maior parte dos casos quem critica os veículos elétricos são pessoas que olham com desconfiança para a mudança estando sempre prontos a tecer comentários negativos aos elétricos ou possuem interesses escondidos…

    • Yamahia says:

      “Essa de não se poder deixar o eletrico ao sol foi das melhores….”
      Fuga térmica, Já ouviste falar?
      Thermal Runaway: Extreme heat can trigger thermal runaway, a self-perpetuating reaction that generates more heat and can ultimately lead to catastrophic failure.”
      https://www.evchargepedia.com/ev-battery-in-hot-temperature-faq/
      Deixar um carro parado por dias ao sol não á a mesma coisa que andar a usá-lo e ocasionalmente estacionar ao sol. Há sp uma hora do dia onde bate sombra. Agora naquele terraço sombra é coisa que nunca iria acontecer naquele terraço enquanto fosse de dia.
      Mesmo assim aconselhava-te a procurares lugares mais frescos e abrigados para estacionares o teu elektro!

      • JL says:

        O que é fuga térmica ?

        E desde quando as baterias estão ao Sol ?

        De noite também fica ao Sol ?

        O meu está todos os dias ao Sol, nunca vi a bateria passar dos 25 graus.

      • Realista says:

        O Thermal Runaway acontece mais devido a um problema de fabrico de uma célula, que aquece em demasia, que provoca o aquecimento acentuado das células que estão à sua volta que por sua vez provocam o aquecimento das células que estão à sua volta do que propriamente por causa do calor extremo…

        Para além disso esqueces-te que a maior parte das baterias estão à sobra, por baixo do carro e para além disso possuem sistemas de refrigeração liquida que funcionam mesmo quando o carro está desligado.

  26. PeterJust says:

    1 – Noticia urgente! Estão 200 carros a arder e FOI um carro eletrico da marca Tesla que provocou o incendio.
    2 – Afinal PODERÁ TER SIDO um carro a combustão

    • Vítor M. says:

      Lá está, é de berço a honestidade:

      1 – Incêndio em Prior Velho! Fogo terá começado num carro elétrico
      2 – Prior Velho: incêndio poderá ter começado em carro a combustão

      Entre o primeiro evento e as ilações tiradas no momento – por quem lá esteve (que seguramente tinha mais hipótese de saber do que todos os outros que apenas viram na TV/internet ou ao longe), passaram-se algumas semanas e com investigação pelo meio. E quem volta agora a deixar novas informações foi quem participou nas investigações. Portanto, como foi referido, até ao apito final, o jogo continua aberto. Mesmo que uma equipa começa a ganhar por 3 a 0 😉

      • PeterJust says:

        Supostas fontes que supostamente estavam no local e que supostamente viram. Ainda há quem lhe chame honestidade jornalista

        • Vítor M. says:

          Chama-lhe o que quiseres, mas factos são factos e antes de os serem, no âmbito da primeira abordagem e posterior investigação, até haver conclusões, prevalece a hipótese. E foi sempre isso que nós deixamos bem patente. Chama-se honestidade e integridade. E a prova é o desenrolar da informação que é apresentada a cada evolução. A ti pede-se o mesmo, honestidade.

  27. Elon Musk says:

    E agora a marca da viatura não é conhecida?

  28. Joca says:

    Bem pelos vistos seja que tipo de carro começou o incêndio, foi provavelmente devido a alteração de características do carro. Como aqueles mecânicos que quando vêem um fusível 10A queimar-se frequentemente, bora lá por um de 30A ou um fio direto ou pratinha do maço de cigarros, assim fica o problema resolvido .Depois esperam o quê?

  29. JL says:

    Mais uma confirmação, neste caso da polícia judiciária que já concluiu a investigação:

    https ://www.rtp.pt/noticias/pais/prior-velho-parque-de-estacionamento-que-ardeu-nao-tinha-licenca_v1598172

    • PeterJust says:

      Isso agora não interessa porque não dá cliques, convinha era dizer que tinha sido um eletrico para meter medo a toda a gente, a verdade não interessa nada

  30. JPP says:

    A RTP diz que está apurado pelo Judiciária ter sido um ICE https ://www.rtp.pt/noticias/pais/prior-velho-sao-varios-os-parques-de-estacionamento-sem-licenca_v1598172

    O Correio da Manhã continua na senda do rigor informativo padrão

    • Vítor M. says:

      Não fazemos ideia, o JPP lá saberá, mas não vi ninguém a contradizer com factos o que inicialmente foi anunciado com quem estava lá ainda ardia o recinto 😉 outros não estavam. E por isso é que é importante haver uma ação das autoridades. Aguardamos e vamos seguindo as investigações.

      Estar o JPP a teorizar não vale de nada, não faz ideia do que lá se passou, não estava lá! Portanto, aguarda-se a eventual causa e uma investigação a decorrer. 🙂

  31. Jpr says:

    Hoje mais um a gasóleo a arder e a provocar provavelmente a criar o maior incêndio em portugal continental em 2024

  32. Malogica Software says:

    É alarmante como informações iniciais podem levar a mal-entendidos. O incêndio em Prior Velho, agora relacionado a um carro a combustão, levanta questões sobre segurança e manutenção de veículos. Com mais de 2,85 milhões de euros em danos, é essencial que as investigações sejam rápidas e transparentes para evitar novos acidentes.

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