Recorde: portagens “faturaram” 3,7 milhões de euros por dia
As portagens continuam a gerar muita receita! Em 2023, as receitas de portagens subiram 18% para recorde de quase 1.350 milhões.
Portugal ocupa o sexto lugar dos países onde mais se fatura com portagens...
As portagens cobradas nas autoestradas portuguesas no ano passado atingiram o valor mais elevado de sempre, que corresponde a cerca de 3,7 milhões de euros por dia. Face a 2022, estas receitas das concessionárias subiram mais de 200 milhões, segundo revela o Jornal de Negócios.
Os dados foram partilhados pela ASECAP (Associação das Sociedades Europeias Concessionárias de Autoestradas com Portagem) e são o somatório de todas as concessionárias que se encontram atualmente em atividade.
Segundo revela o relatório, além do recorde do aumento de receitas das portagens em 2023, registou-se também um crescimento recorde no tráfego das autoestradas com uma média diária de 17 780 veículos, o que representa um aumento de 8,3% face ao ano anterior.
No que diz respeito ao "Ranking Europeu", Portugal ocupa o sexto lugar dos países onde mais se fatura com portagens. França lidera com 11,9 mil milhões de euros, seguida da Alemanha (7,876 mil milhões) e de Itália (5 mil milhões).
No que diz respeito a identificadores eletrónicos destinados ao pagamento de portagens, em Portugal há 3,2 milhões de dispositivos ativos.
Em quanto isso os nossos vizinhos Espanhóis vão desenvolvendo o país com estradas grátis, é assim a classe politica em Portugal depois vão trabalhar para a empresas que ajudaram a enriquecer quando tinham o poder nas mão.
Já viste o estado do piso das portagens na Espanha? Péssimo
E já viste os daqui de Portugal? Há estradas no Afeganistão melhores…
Nas portagens? Ou não sabes ler aquilo a que estás a responder?
Não estou admirado. Os preços das portagens têm vindo sempre a subir desde sempre. Mesmo que faturassem exatamente o mesmo número de veículos, as faturação ia ser mais elevada porque os preços são os mais altos desde sempre.
E autoestrada é demasiado conveniente em relação às alternativas de estradas horríveis, perigosas, cheias de buracos, curvas e lombas mal feitas que são as nacionais. Muitas delas não são sequer uma opção.
porque acham que temos boas autoestradas e as nacionais/municipais foram descuradas?
justamente pq passou a ser uma grande receita para os papões do costume!
Portugal é um País estranho, os Portugueses pagam para construírem estradas e depois ainda têm de pagar para andar nessas mesmas estradas que foram pagas com o seu dinheiro.
E no fim dão os votos aos lacaios políticos dos donos das autoestradas.
Também pagas a tua casa ou o teu carro e depois pagas a manutenção é igual.
Para o sul a nacional é uma ótima alternativa, para o norte não há uma alternativa simpática à AE
Sem dúvida. Foi o percurso que usei. Apenas por necessidade de chegar mais depressa a casa usei a A10, entre o Infantado e o Carregado. De resto, tudo EN / EM. Menos consumo de combustível, menos despesas com AE’s. Apesar de mais tempo na deslocação.
Uma coisa é pagar a manutenção de algo privado, outra coisa é pagar a manutenção de algo público!! O que acontece é que tanto o estado como as empresas que gerem essas estradas têm lucros brutais, esse custo impede o desenvolvimento de empresas e o incentivo a imigração interna como também ao turismo.
Que estupidez, o dinheiro dos Portugueses que financia o Orçamento do Estado (OE) já contempla a manutenção das estradas, auto-estradas, e demais vias de trânsito.
Portagens e empresas privadas a “gerir” e efectuar a manutenção daquilo é um meio ou bem público, é simplesmente saquear o Orçamento de Estado (OE) e viver às custas do dinheiro dos Portugueses que o financia.
«…Também pagas a tua casa ou o teu carro e depois pagas a manutenção é igual…»
Que palermice, um imóvel ou um carro são bens privados, você queria o quê? Que fosse o Estado a fazer a manutenção dos bens privados dos cidadãos? Isso seria comunismo, mas já acabou em 1991.
É como a TAP. Foi privatizada com o seu próprio dinheiro.
Investimentos seguros a 100%
Os Portugueses pagam duplamente os custos com as estradas em Portugal.
Rico negócio.
Gostava que provassem esse gasto no orçamento de estado, as concessões são dadas para isso mesmo, para não as pagar imediatamente porque não há orçamento que chegue para isso
Embora esse “não ha orçamento que chegue” seja irrisorio comparativamente ao que o estado gasta em empresas falidas.
As concessões é privatizar o que é Público, o que compete ao Estado, de forma camuflada.
«…porque não há orçamento que chegue para isso…»
Então não há? Basta acabar com os subsídios que se dá aos negócios/empresas privadas, instituições particulares de solidariedade social, fundações, associações, entidades, e demais esquemas de parasitagem e saque dos Dinheiros Públicos que já há Orçamento do Estado (OE) para isso e muito mais.
Engraçado… Reclamam que está caro, mas o tráfego bate recordes… Eu quando acho uma coisa cara não a compro ou não uso. Se acham as portagens caras é simples não andem nelas, agora culpar A ou B é igual.
Concordo contigo, No entanto estes numeros não batem certo. Dá uma média de 208€ por cada veículo por dia
Ganho o ordenado mínimo tudo isto e muito mais devia de ser grátis para pessoas na mesma situação.
lol. Isso, a classe média que pague tudo.
Se as classes mais altas pagam mais no mínimo deviam ter acesso ao mesmo.
Não estou a dizer que não tem razão, mas não é só para quem recebe o ordenado mínimo
Não se define o estatuto de Classe-Média Portuguesa pelo salário, você pode ter um bom ordenado ou razoável, mas isso não faz de si um membro da Classe-Média, aliás, a Classe-Média Portuguesa a nível de ordenados caracteriza-se pelo salário mínimo.
Já dá para o jantar de Natal do Marcelo.