Elon Musk quer que a Starlink ofereça serviço de emergência gratuito a todos os telemóveis
Com o objetivo de fornecer um serviço de Internet "aos quatro cantos do mundo", mesmo os mais remotos, a Starlink tem aumentado a sua cobertura, chegando a mais locais. Agora, Elon Musk revelou que quer que a sua constelação de satélites ofereça um serviço de emergência gratuita a todos os telemóveis.
O sismo que abanou Portugal, recentemente, fez perceber a importância que um alerta dado por via dos nossos dispositivos pode ter. Em casos mais extremos, um sistema de avisos de emergência oleado, com alertas atempados, pode ser decisivo.
Por isso, Elon Musk quer que o serviço da Starlink para telemóveis seja gratuito em caso de emergências. Por via dele, será possível "enviar alertas de emergência a todos os utilizadores wireless em zonas sem rede, mesmo que eles não tenham aderido ao serviço baseado em satélite, incluindo clientes que não sejam da T-Mobile".
Não podemos ter uma situação em que alguém morre porque se esqueceu ou não pôde pagar.
Disse o diretor-executivo da SpaceX, na terça-feira, por via do X, acrescentando que a medida é global, mas "sujeita à aprovação dos governos dos países".
NEWS: In last Friday's letter to the FCC, SpaceX said its @Starlink 'Direct To Cell' technology will be able to send emergency alerts to all wireless users in cellular dead zones, even if they haven’t signed up for the satellite-based service, including non-T-Mobile customers. pic.twitter.com/WPCoCGaE6t
— ALEX (@ajtourville) August 27, 2024
Como é já habitual, as trocas de publicações no X não entregaram muitos pormenores. No entanto, o serviço de emergência para "todos os que estiverem em perigo" oferecido pela Starlink poderá ser semelhante ao recurso disponível, por exemplo, no Android.
Esta ambição de Elon Musk chega enquanto a SpaceX pede à Federal Communications Commission (FCC) dos Estados Unidos que a deixe operar comercialmente a sua tecnologia Starlink "Direct to Cell", mesmo perante a oposição de operadoras rivais, incluindo a AT&T e a Verizon.
Para reforçar o seu caso, a SpaceX defendeu, junto da FCC, que a tecnologia Starlink promete beneficiar todos os consumidores, globalmente, uma vez que permitirá o envio de alertas de emergência a todos os utilizadores, mesmo que não tenham aderido ao serviço.
Boa maneira de conseguir controlar os cidadãos a partir do seu satelite e depois é só ter controlo também pelos telemóveis…
Not Allowed.
Mesma coisa com os operadores então…
Valha-me Deus…
Sim, porque hoje em dia os operadores de telecomunicacoes nao têm controlo dos telemóveis. Andas enganado rapaz
Cá está mais uma tecnologia que pode fazer os avisos de sismos
Os satélites sozinhos não fazem nada
Pois não, tal como a internet sozinha tambem não faz nada a internet só conecta os dispositivos entre si a alta velocidade
“alta velocidade”…
li isto e, morando no interior, vieram-me as lágrimas aos olhos 🙁
Pronto a alta velocidade não é para todos ainda, mas quem mora no interior é um starlink tinha um na casa da terra entretanto dei ao meu vizinho
AKA quer espiar todos os smartphones.
Portanto as operadoras também espião
Vamos colocar mundo para financiar a rede de soldados da Otan?
Jesus, a malta anda toda chapada…