Dia histórico para a Polónia: satélite EagleEye lançado para a órbita da Terra
A corrida espacial tem apenas alguns protagonistas, pois nem todos os países e agências têm capacidade de trabalhar a exploração do espaço de forma eficiente. Assim sendo, num marco para a indústria espacial da Polónia, o seu satélite EagleEye foi lançado com sucesso para a órbita da Terra.
A ciência e a tecnologia espaciais polacas viveram um momento histórico com o lançamento do satélite EagleEye para a órbita da Terra. Numa missão de, pelo menos, um ano, o satélite deverá fornecer imagens de alta resolução da Terra, recolhendo dados para fins de investigação e monitorização.
O satélite, que foi enviado pela SpaceX, num lançamento a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, nos Estados Unidos, deverá orbitar a Terra a baixa altitude, descendo gradualmente de uma altura inicial de aproximadamente 500 km para cerca de 350 km.
Embora tenha sido lançado nos Estados Unidos, o satélite foi inteiramente concebido na Polónia, e o seu centro de controlo está situado na sede da Creotech Instruments, em Varsóvia.
Conforme partilhado pela Euronews, o projeto EagleEye, que teve início em abril de 2020, representa um esforço de colaboração entre um consórcio de organizações industriais e científicas, liderado pela Creotech Instruments SA e com contribuições da Scanway e do Centro de Investigação Espacial da Academia Polaca de Ciências, que atua como parceiro científico.