Há muita água em Marte. O sonho acabou, o planeta é uma desilusão!
Foi encontrado um vasto oceano subterrâneo de água em Marte. O que poderia ser uma fantástica novidade, na verdade, poderá ser o fim de um sonho de colonizar o planeta.
Há um aquífero gigante, mas está a 11 km de profundidade
A boa notícia é que existe um vasto oceano de água sob a superfície de Marte – suficiente para cobrir todo o planeta com uma profundidade de 1,6 km. A má notícia é que este depósito é tão profundo e inacessível que mais valia estar noutra galáxia.
Marte é um dos planetas mais frustrantes que a humanidade alguma vez encontrou. Nos últimos dois séculos, tem sido uma constante oscilação do pêndulo para a frente e para trás, à medida que se encontram provas de que pode existir vida em Marte ou de que há muita água para futuras colónias terrestres. Na verdade, são apenas esperanças que vão sendo destruídas à medida que se conhece mais do planeta que um dia se sonhou poder ser uma segunda casa dos humanos.
Um novo estudo realizado por uma equipa liderada pela Universidade da Califórnia em Berkeley combinou esperança e desilusão no mesmo artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
Utilizando dados sísmicos recolhidos pela sonda Insight da NASA, os cientistas puderam analisá-los utilizando modelos computorizados de física das rochas, como os utilizados para mapear aquíferos e campos de petróleo na Terra.
O que descobriram foi que as leituras recolhidas pelo Insight são melhor explicadas pela presença, sob a superfície do Planeta Vermelho, de uma camada profunda de rocha ígnea fraturada saturada de água líquida.
Há um oceano inteiro de água encerrado nessa rocha, mas o problema é que é inacessível. De acordo com a equipa, a camada encontra-se entre 11,5 e 20 km abaixo da superfície, o que significa que chegar a esse aquífero gigante, e muito menos explorá-lo, seria um grande desafio de engenharia na Terra, para dizer o mínimo, quanto mais no ambiente agreste de Marte.
No entanto, há algumas boas notícias. Por um lado, a presença de toda aquela água significa que existe outro local onde, teoricamente, pode existir vida microbiana. Outra vantagem é o facto de ajudar a explicar a história geológica de Marte.
Marte já foi um planeta coberto por oceanos
Há três mil milhões de anos, Marte era um mundo aquoso com um oceano que dominava um dos seus hemisférios. Ao longo dos milénios, a atmosfera do planeta diminuiu devido à falta de um campo magnético que o protegesse dos ventos solares. Com o desaparecimento da atmosfera, a maior parte da água evaporou-se para o espaço, deixando apenas as calotes polares e alguns depósitos de permafrost.
Pelo menos, é essa a teoria aceite. Se a análise de Berkeley se confirmar, pode ser que uma grande fração desses antigos mares se tenha infiltrado através de fendas nas rochas para se instalar nas profundezas.
Compreender o ciclo da água em Marte é fundamental para compreender a evolução do clima, da superfície e do interior. Um ponto de partida útil é identificar onde está a água e qual a sua quantidade.
Disse Vashan Wright, cientista da Universidade de Berkeley.
“Há 3 mil milhões de anos” sabem lá eles o que era marte há 100 quanto mais há milhões
É facil saber, basta perguntar na Internet que existe sempre alguém que sabe a verdade.
Os ambientalistas sabem tudo! Eles até sabem que temperatura lá fazia nessa altura! A atmosfera desapareceu devido às alterações climáticas que os marcianos provocaram
ainda falta aparecer os artistas a dizer que Marte é plano…nao deve faltar muito
Já temos um a dizer que Marte é plano. Tu.
Once upon a time.
+1
.. estudasses!
Promovam a sustentabilidade do planeta terra, que é a nossa casa natural, acabem com as agressões ao meio ambiente, estudando e implantando novas tecnologias, seja o tratamento de resíduos como a promoção da defesa ambiental, seja mares, rios, fauna e flora. Intensifiquem a evolução da criação dos combustíveis não fósseis. Os conflitos militares também estão a dar um contributo muito negativo à saúde do planeta, à saúde de todos nós. Abandono total do nuclear, especialmente na componente militar. E porque não o controlo da natalidade onde ela é extremamente elevada. O planeta tem um limite. Pode dar para todos. Não pode é dar tudo a uma minoria em detrimento da maioria.
Mais um que acredita numa sociedade utópica. Chama o historiador e pede-lhe para ele te narrar a história do ser humano neste planeta. Dia/noite, mal/bem, cima/baixo. Não passam de pontos de vista. Todos os seres vivos lutam constantemente por uma única coisa: sobrevivência.
mais um que caiu no discurso da esquerda!
Agora que sabemos que existe água trata-se apenas de um problema de engenharia e de quanto dinheiro queremos gastar para chegar a essa água!
Não tens capacidade de engenharia em casa (pelo menos para já e nos próximos anos), quanto mais a 54.000.000km da Terra.
Existem furos feitos na Terra que já chegaram a essa profundidade.
Na Terra. A URSS conseguiu, atingiu cerca de 12.500m de profundidade. E desistiu de continuar. A China recentemente atingiu 11km (https://www.dn.pt/internacional/saiba-porque-a-china-esta-a-escavar-um-buraco-com-11-km-de-profundidade-16489672.html/). A 54.000.000km, com uma missão robótica, com tudo para correr mal, não me parece. Pelo menos, nas dezenas de anos mais próximas.
O problema seria mesmo a deslocação e colocação dos meios necessários na superfície, assim como a sobrevivência das equipas técnicas. A perfuração seria teoricamente mais fácil visto que como o núcleo de Marte é muito menos ativo que o da Terra a temperatura iria subir menos do que aquilo que acontece na Terra. Aliás a razão porque a Rússia e a China tiveram que interromper as suas perfurações prendeu-se exatamente com as altas temperaturas existentes naquelas profundidades e que destruíam as brocas e tubos usados na perfuração.
@ Historiador. Precisamente. Mas nesta fase, eu diria que a operação seria com recurso a operação robótica, e não humana. Até lá, se lá chegarmos, medeiam muitas dezenas de anos. E uma operação robótica dessa envergadura a esta distância, é materialmente impossível.
sim mas as condições de trabalho técnico e humano são completamente diferentes. Em Marte não existe atmosfera e as temperaturas são muito diferentes. Apliquem as novas tecnologias e a vontade de recuperar e ordenar o planeta azul, esse sim é a nossa casa natural! Tem muita gente? Bem, eu defendo que se crie um limite a isso. Existem Países que caiem nesse domínio, outros com verdadeiras explosões demográficas! A Terra não estica…
Foi o dia da visita dum violinista nos vossos escritórios? Credo que drama. Até parece que 20km de profundidade e alguma impedimento para a raça humana. Mais uns anitos e já temos equipamento para extrair essa água.
O ser humano vive num planeta que é coberto em 70% por água. Apesar de toda essa abundância, não é possível abastecer de água potável zonas desérticas no interior dos continentes de forma regular e sustentada, não por questões de engenharia mas sim devido aos custos inerentes, e vocês querem que se faça algo ainda mais difícil num planeta distante.
Ó historiador, se a tecnologia o permite. Se o conhecimento o permite. Se os recursos ao dispor o permitem. O dinheiro (custo) não passa de uma ilusão. Acorda para a realidade.
E no entanto tantos projetos que poderiam melhorar as condições de vida da humanidade tecnicamente possíveis não passam do planeamento à execução devido aos custos elevados ( e alguns interesses).
Na economia global em que vivemos o dinheiro é que dita tudo, para o bem e para o mal.
Marte era a Terra há 3 mil milhões de anos e os seus habitantes foram alertados para o clima e não ligaram, ficou assim e alguns salvaram-se numa nave e chegaram à Terra na altura dos dinossauros e extinguiram os dinossauros com os asteroides que eram naves camufladas. Mais tarde ou mais cedo a Terra ficará como Marte e deve ser precisamente na altura em que Marte já é habitável outra vez.
Ciclo da Vida!!!
Hummm um fã dos filmes do Alien Nostromo 🙂
Sem Aliens. Se meter os Aliens depois tenho de meter o Predador e depois o Arnold e viagens no tempo.
Então os gajos tinham naves e mais essas coisas todas e demoraram tanto tempo a inventar uma roda e a descobrir o fogo… e os dinossauros extinguiram-se há cerca de 165MA e há 3000MA nem a terra tinha sequer condições para ter vida, se existiu uma civilização inteligente há 3000MA em Marte, eles olhavam para a terra como nós olhamos agora para Vénus que é um mundo completamente inabitável, era assim o nosso planeta.
Tens razão, eu vi o filme, se quiseres saber tudo lê o livro LOL
Verdade, e quando chegaram aqui a aterragem correu mau sobrevivendo apenas dois.
As medições num único local não generalizam para todo o planeta, a profundidade não é toda igual, têm de ser feitos mais estudos.
O planeta não tem campo magnético, por óbvio é sem condições – para humanos. Mas para robôs pode vir a calhar.
O sonho pode ter acabado para vocês. Quanto para mim, alimento o sonho e faço de tudo para brevemente habitar o PLANETA-H4, que vocês chamam indevidamente de MARTE DEUS DA GUERRA.
Obviamente, não com esta minha composição corpórea, em torno de 70% ÁGUA…
O musk anda a fazer os lançamentos das starship para ? Ir até à lua ?
O Túnel em las Vegas , planeta Terra concordo , mas foi apenas porque ?
O musk pode ser um sociopata, mas se pegar nos seus teslas todos fizer uma nave espacial ainda se chegava a Marte antes do Natal e depois pegava naqueles teslas todos e furava o planeta até chegar à tal água. Depois podia era partir o planeta ao meio e com isso condenar o planeta Terra que iria levar com metade do planeta Marte daqui a 100 anos. LOL
O Musk até que sabe alguma coisa
Nas se comparado fosse
Ao descendente do genial D. Nuno:
Decerto jamais passaria
De um simples aluno.
Onde ler-se Nas: gentileza considerar Mas.
Claro que Marte é uma desilusão àgua… Se fosse vinho…
Sábio mesmo foi Salomão irmão
Que ao invés de ter vivido fazendo guerras:
Viveu nos meios das pernas.
Também apreciava bons vinhos.
Saló! Foi o cara!
Mandem pralá o Eng.º Tibúrcio que ele usa a mega-broca para pefurar até encontrar a água!