Carro mais vendido na Europa em 2024: Tesla perde relevância e Dacia domina o mercado
No ano passado, o Tesla Model Y tomou a Europa de assalto, tornando-se o automóvel mais vendido em todo o continente. Avançando para o primeiro semestre de 2024, o Model Y caiu na hierarquia, ficando atrás de uma série de veículos mais pequenos, como a Dacia, e que têm vendido de forma firme ano após ano.
Qual o carro mais vendido na Europa em 2024?
Os dados de vendas da União Europeia e do Reino Unido revelam que durante o período de janeiro a junho, o Dacia Sandero foi o veículo novo mais vendido, com 143.596 exemplares registados. O Sandero está há muito tempo entre os carros mais populares da Europa, em parte porque os preços são muito baixos face à concorrência, o que o torna extremamente acessível.
Na vice-liderança ficou o VW Golf. Conseguiu 126.993 unidades vendidas no primeiro semestre de 2024, posicionando-se à frente do Renault Clio, que está no terceiro lugar, com 114.623 unidades registadas. A seguir de perto o pequeno hatchback francês está o VW T-Roc, o SUV mais vendido na Europa, com 111.381 novos registos este ano.
O Peugeot 208 caiu na lista para o quinto lugar, apesar de ter conquistado a coroa das vendas em 2022, à frente do Dacia Sandero e do VW T-Roc. No primeiro semestre deste ano, foram registados 107.097 exemplares em toda a Europa.
Marca/Modelo | Unidades |
1. Dacia Sandero | 143.596 |
2. VW Golf | 126.993 |
3. Renault Clio | 114.623 |
4. VW T-Roc | 111.381 |
5. Peugeot 208 | 107.097 |
6. Skoda Octavia | 102.945 |
7. Citroën C3 | 102.304 |
8. Tesla Model Y | 101.181 |
9. Toyota Yaris Cross | 99.694 |
10. Toyota Yaris | 93.576 |
Posicionado atrás do 208 estava outro veículo do Grupo VW, o Skoda Octavia, que movimentou 102.945 unidades de janeiro a junho. Isto colocou-o logo à frente do Citroën C3 com 102.304 vendas, um número suficiente para garantir a 7.ª posição.
Tesla perde relevância e Dacia domina o mercado
Depois temos o Tesla Model Y em oitavo lugar, algo que não se esperava. Este ano foram registados 101.181 novos Model Y na Europa e no Reino Unido. Embora tenha diminuído relativamente ao ano passado, continua a ser o EV mais vendido no mercado, com resultados de vendas impressionantes, considerando que é muito mais caro do que outros veículos da lista.
Posicionado atrás do Model Y da Tesla estava o Toyota Yaris Cross com 99.694 novos registos. Posiciona-se logo à frente do Toyota Yaris hatchback, ambos modelos próximos, que registou vendas acumuladas de 93.576 unidades.
É este o cenário que encontramos agora na Europa, com a Tesla e o Model Y a perder destaque e com a Dacia a recuperar terreno com o seu Sandero.
“Great news!”
Oh no! Anyway…
😀
Indicação que houve perda de compra. Tesla afundou, tal como a Toyota que andou sempre nos primeiros lugares, bastou um ano…..
Já ninguém quer Teslas. O consumidor abriu os olhos.
Então quer dizer que NINGUÉM QUER TOYOTA’S, já que ficou abaixo.
O carro mais caro no top10 estar no top10 já é absolutamente inacreditável todos os outros são generalistas muito mais baratos
A Tesla é marca branca. Pelo menos a maioria são brancos.
É como a Dacia marca branca no Top 1
Mais acessível , crises económicas , etc etc
Más notícias para os donos dos carros a pilhas!
Mas que forretas e sem cuidado pelo ambiente, preferem gastar 15.000€ num Dacia que 40 a 50.000€ num carro “amigo” do ambiente! Quem diria.
Eu não estava nada à espera disto!
E agora que fazem os donos de carros eléctricos quando quiserem trocar de carro? Fazem uma doação a uma instituição de caridade?
Quem aposta só em carros eléctricos vai passar por muitos maus momentos!!!!! E rezem para que a energia não volte a disparar (não basta o valor da energia, o grosso da energia eléctrica é gerado por reatores nucleares e centrais a gás……….)
Não está ali nenhum carro a pilhas, e a marca que os tem está em último.
Já agora porque haviam de trocar ? Já que são os clientes mais fiéis às marcas.
+1
Amigo reze para que não haja guerra no médio oriente porque eu tenho painéis solares e carro elétrico… Não leva boleia pois não dou…
É mesmo. Quando a energia disparou de preço andava tudo aflito que não conseguir encher o depósito de gasolina ou gasóleo.
E, por acaso, ainda esta semana foi noticiado que já mais de metade na energia elétrica produzida na UE é de fontes renováveis. Não fossem as energia renováveis, quanto estaríamos a pagar pelo KW/h agora? E quanto estaríamos a pagar (ainda mais) em termos ambientais?
E não, não tenho carro elétrico nem estou a pensar trocar de carro num futuro próximo, mas há que ter mente aberta e não ser Velho do Restelo.
Eu nunca andei aflito, o meu Toyota era atestado sempre que fosse preciso e antes de sequer chegar à reserva. Isso de generalizar corre sempre mal.
@Zé, deixa de papar “grups”, as “energias verdes” estão muiiiiiiito, mas muito mais caras que as tradicionais:
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbFf8rhrb3zRASQW5w?e=IxAiM9
E quem acaba por pagar o sonho molhado somos todos nós, seja de forma directa ou indirecta.
Quanto à produção, é ires consulado o mapa abaixo:
https://app.electricitymaps.com/map
Notar que a maior macha verde no centro da Europa é energia nuclear que de verde não tem nada.
Então e os subsídios nos combustíveis ? Não contam ?
https ://www.publico.pt/2024/05/21/politica/noticia/uniao-europeia-gasta-359-mil-milhoes-ano-subsidios-combustiveis-fosseis-2091239
Nem vou abrir. Subsídios a fósseis na UE é só para produção de elelectricidade.
Para combustíveis rodoviários, é o oposto, taxam pela medida grande. Em regra sempre mais do dobro do custo e todas as outras despesas. associadas aos mesmos. Aliás, tirando o tabaco, não estou a ver nada com tanta carga fiscal em cima, nem o cognac!
Sim, subsideos esses também usados na produção e distribuição de combustíveis.
A eletricidade também tem taxas e impostos e não são nada baixos.
https://multimedia.expresso.pt/059_taxas_preco_eletricidade/
Taxa de acesso às redes? Isso está bem expresso no filme do report da TVI mais acima. Não há bicas grátis.
Mesmo assim ainda está baixo atendendo ao que estamos a pagar aos produtores do solar, 0,35 o kWh.
A pancada maior ainda deve estar para chegar.
E sabe porque a aumentaram ?
A alguns produtores, isso está a acabar, eram os contratos bonificados que entretanto acabam.
Sim, vai ficar pior, pelo menos quando avançarem para soluções que gastam muito mais como você gosta.
Muito mais caras? Eu desde que coloquei painéis solares de mais caro não tem nada tem de muitoooo mais barato
E já recuperaste o investimento, @Gabriel?
Há muito tempo e não foram precisos muitos anos
No meu caso em 4 anos tinha o investimento mais que pago e não tenho bateria porque se tivesse já era auto suficiente
nossa, isso anda mal, a maria nao deixa e’?
Uma guerra a preparar-se para acontecer no medio oriente de onde vem um grande percentagem do pertroleo e por consequencia combustivel, e tu preocupado com as pilhas.
A bem dizer, Dacia Sandero é que domina mercado, mas a VW é que mais vende (Golf + T-Roc), seguida da Toyota, olhando apenas para o Top10
Continua a ser muito difícil fazer melhor do que a Toyota.
Não podemos tirar grandes conclusões apenas destes dados.
Por um lado, podemos dizer que o mais vendido foi um carro “barato” e que haverá falta de poder de compra. Mas também podemos pensar se não será por as pessoas darem menos valor ao carro, comprar algo mais acessível porque “chega bem” e pensarem que não há necessidade de gastar tanto dinheiro num carro, libertando fundos para outras coisas.
Já não é só a questão do mais barato (embora o preço seja o fator dominante).
O mercado, com incidência no empresarial, está a reposicionar a sua procura. Há um crescimento do bi-fuel, dos híbridos, ocupando o espaço deixado pelo diesel. Estou expectante quanto à curva de crescimento dos elétricos. Já a vi com mais vigor. A Tesla está a sentir os efeitos normais de uma marca que já tem concorrência com tanta ou mais tecnologia, com preços até melhores. O conceito parece-me gasto e agora os próprios empresários que apostaram no carro estão já a trocar 4 anos depois. E pelo que tenho conversado com alguns… a aposta já não será de novo na Tesla.
Contudo, fica a ressalva, a marca continua a ter um bom número de fiéis clientes e isso continua a pressionar o próprio mercado. Eles são responsáveis pelo que hoje temos de impulso dos elétricos na Europa.
O mercado empresarial está cada vez mais virado para renting, aluguer operacional e outras soluções “a prazo” normalmente com prazos de 3 a 5 anos. Ao fim desse tempo, vem outro.
Dado relevante é a Toyota continuar perdida. Uma empresa icónica no nosso país e que sempre esteve nos lugares da frente, tem andado um pouco às aranhas nos últimos anos.
A Toyota perdida? Foi a marca que ficou em 2º lugar de vandas na Europa em 2023 e a que ficou em 1º lugar de vendas a nível mundial, com quase mais 4 milhões de unidades vendidas que a marca que ficou em 2º lugar. Se isso é andar perdida, vou ali e venho já.
Na Europa a Toyota ficou em primeiro no ano passado, a Tesla só obteve o primeiro lugar do módulo mais vendido.
Pelo andar da carruagem, este ano vai para o meio da tabela, apenas em 1 ano.
No meu caso é mais o “chega bem” tenho um seat a diesel do ano 2000, com 400K km, mas agora tenho que o trocar e estou a pensar num carro o mais barato possível, provavelmente usado, para fazer 30km por dia chega e sobra, se precisar de fazer uma viagem maior… alugo. Não estou para empatar muito dinheiro em ferrugem.
Tens o perfil ideal para teres um VE, o problema é o preço 🙂
És como eu, comprar carro é um “mal” necessário vamos tentar perder o mínimo dinheiro possível e utilizar o carro até ao limite.
B@rão Vermelho: O problema não é o preço de compra do carro. Nós em Portugal é que temos pouco dinheiro.
Por acaso tenho dinheiro para comprar um carro a pronto até 30k, não mais porque também quero comprar um apartamento, mas na verdade não estou disposto a gastar esse dinheiro em carros, na verdade para as minhas necessidades não estou disposto a gastar mais que 10k, vou optar por um carro simples usado, muita mecânica e pouca electrónica, assim eu mesmo posso fazer a manutenção.
Eu neste momento não estou a pensar muito trocar de carro, mas já fiz o exercício mental e, se fosse o caso de ir para novo, talvez fosse o AMI (OK, não é um carro) ou o Dacia Spring. Se um Dacia Spring durar 10 anos com as baterias a 70/80%, não preciso de mais e poupo umas lecas em combustível.
Um dos grandes senãos do AMI é mesmo não poder circular em AE, o que nem sempre é fácil pois em vários locais do país espetaram com ICs e AEs em cima de troços das estradas nacionais.
Mas para já, estou servido e espero ter carro sem grandes problemas para mais 10 anos. A mim pessoalmente não faz confusão nenhuma, mas não deixa de ser um dado triste quando o tuga pensa ter o mesmo carro mais de 20 anos. Para mim é um mal necessário e qualquer dia até arranjo a vida para a não ter carro. Não vivo numa cidade grande, mas se vivesse, certamente que não tinha. É mesmo o mal aqui de tudo ficar a 5/10 kms de casa e transportes públicos serem fraquinhos, mas também não estou à espera de ter autocarro para meia dúzia de pessoas. Mas também dá para ir de bicicleta 😀
Perde relevância mas continua a ser o unico carro acima de 40mil € que está no top 10 todos os outros são bem mais baratos
Quem diria que um produto mais barato vende mais…
“Na vice-liderança ficou o VW Golf. Conseguiu 126.993 unidades”
Um modelo com praticamente meio século de mercado, cuja última versão já data de há 5 anos. Tb não deixa de ser impressionante
E depois da falcatrua das emissões que enganaram meio mundo eu foi o último que comprei VW nunca mais
É estranho, ao contrário dos seus antecessores que inundavam logoa as estradas, o MK8 é um carro que mal se vê! Já os T-Roc é ás paletes.
Eu só não sei é como é que as vendas não cairam ainda mais na Europa… ao preço que os carros estão é só ridículo que ainda se vendam carros, novos ou usados! Já os EUA estão com o mesmo problema… só que lá os stands estão mesmo com problemas sérios de carros novos sem venda… e já há layoffs, tudo isto porque segundo eles o preço dos carros tem que descer 30 a 40%. Por cá achamos normal um simples Honda Jazz custar a partir de 29mil Eur. ou um Yaris começar nos 23mil Eur. Ainda sou do tempo em que com esse valor se comprava um carro de segmento C ou D… e os ordenados não subiram assim tanto!
+1
Até estou admirado a Dacia quando criou o modelo a “pilhas” não ter usado o “Sandero” como modelo base mas preferiu criar um Mini Stepway…
Não o acho feio, mas nunca estive sentado num nem olhei bem para a coisa. Daquilo que vi, podia ter um pouco mais de autonomia, mas não sei se há modelos com autonomias diferentes. Mas podiam ser mais arrojados no design. Dou como exemplo o AMI, ou Smart Fortwo que, para o mal ou para o bem, saíram do “conforto” de desenhar um carro aborrecido.
O Spring até é um carrito engraçado mas estou como você, nunca entrei num Dacia seja ele qual for mas pronto. O AMI vejo imensos…
Dacia > Tesla
É o mais vendido, porque quase todos nos carros mais baratos dos TVDE são Dacia.
E só 10 Teslas foram vendidos a particulares em PT. É como tudo…
Portanto a mesma percentagem que vendem a combustão para particulares, nada de novo.
Nop, combustão novos a particulares foram 60%.
É incrivel ser a Dacia a subir à liderança quando as opinioes negativas e a falta de assistencia tecnica sobre os carros está patente não apenas nas redes sociais, basta ver os grupos Dacia no Facebook bem como nos partais de queixa e reclamação. Tenho um Jogger com 30 mil km 1 ano e depois de 32 dias a espera, trocaram, turbo, arcondicionado, motor de arranque e caixa de velocidades. Mas não terminou aí, estou à espera que os engenheiros da marca venham fazer uma avaliação tecnica ao carro. Quando é uma hia pergunta. Duvida mande um email e lhe conto a saga toda registada minunciosamete. Meu proximo passo é a Justiça (se é que existe em Portugal)
Fora as queixas que existem sobre o barulho do turbo e a dacia não tem solução para ele.
Já estão a trocar os turbos dos carros por uma nova versão sem o problema