Elon Musk reabre batalha contra a OpenAI e alega que foi manipulado
Após desistir de um processo semelhante em fevereiro, Elon Musk reabriu, agora, a batalha legal contra a OpenAI e os seus cofundadores.
Em fevereiro, conforme reportámos, Elon Musk processou a OpenAI, acusando a empresa-mãe do ChatGPT de abandonar a sua missão original sem fins lucrativos, vendendo algumas das suas tecnologias de Inteligência Artificial (IA) mais avançadas a clientes privados.
Entretanto, em junho, e sem explicação aparente, desistiu do processo, depois de a OpenAI ter publicado, no seu site oficial, e-mails antigos do empresário relativamente à criação da empresa de IA.
Nesses, Musk parecia reconhecer a necessidade de a empresa ganhar dinheiro para financiar os recursos de computação necessários para alimentar as suas ambições de IA. Estas alegações contrastam com as que constavam no processo e diziam que a OpenAI estava erroneamente a procurar lucro.
Na altura do primeiro processo, aquando de uma tentativa de contacto pela CNN, a OpenAI ridicularizou as reivindicações de Elon Musk, chamando-as "incoerentes" e "frívolas", e argumentando que o caso deveria ser encerrado.
Agora, num novo processo contra a OpenAI, Sam Altman e o cofundador Gregory Brockman, Elon Musk defende o mesmo argumento de há uns meses. Enquanto o primeiro processo foi apresentado no tribunal estadual da Califórnia, o novo foi apresentado no tribunal federal do norte da Califórnia e tem quase o dobro do tamanho, segundo a CNN.
Além disso, contrariamente ao processo original, o novo inclui alegações de que a OpenAI está envolvida em atividades de extorsão.
Elon Musk volta a processar OpenAI
A nova ação judicial alega que Elon Musk foi "traído por Altman e pelos seus cúmplices" e que "a perfídia e o engano são de proporções shakespearianas".
O processo, que ganha forma ao longo de 83 páginas, afirma que a parceria da OpenAI com a Microsoft "inverteu a narrativa" da missão original da empresa:
Em parceria com a Microsoft, Altman estabeleceu uma rede opaca de afiliadas da OpenAI com fins lucrativos, envolveu-se em auto-negociação desenfreada, apreendeu o Conselho da OpenAI, Inc. e drenou sistematicamente a organização sem fins lucrativos da sua valiosa tecnologia e pessoal.
Além disto, o novo processo afirma que Altman e Brockman "manipularam" Musk para cofundar a OpenAI.
O caso de Elon Musk contra Sam Altman e a OpenAI é uma história exemplar de altruísmo versus ganância. Altman, em conjunto com outros arguidos, persuadiu e enganou Musk intencionalmente, aproveitando-se da preocupação humanitária de Musk sobre os perigos existenciais impostos pela IA.
A ação judicial procura, portanto, além de outras coisas, "uma determinação judicial de que a licença da OpenAI, Inc. para a Microsoft é nula e sem efeito".
O manipulador, a dizer que foi manipulado.
o gajo não gostou. É simplesmente uma besta!
Diz o post que:
– Em fevereiro, Musk processou a OpenAI, acusando a empresa-mãe do ChatGPT de abandonar a sua missão original sem fins lucrativos.
– E que, em junho, e sem explicação aparente, desistiu do processo.
Musk suscitou um incidente de recusa de juiz designado para o julgamento, sem júri. O juiz retirou-se e, na véspera de ser designado um novo juiz, Musk desistiu do julgamento. Agora processa a OpenAI, noutro tribunal, mas acusação é praticamente a mesma. No anterior processo, Musk alegou que “Altman assumiu a missão original da OpenAI de criar uma empresa sem fins lucrativos que compartilhava amplamente sua tecnologia com o público e, em vez disso, fechou os seus modelos e fez acordos de investimento com a Microsoft que a transformaram em uma entidade em grande parte com fins lucrativos atualmente avaliada em cerca de US$ 80 mil milhões”. Altman alegou que tal acordo de fundadores não existia e publicou mails de Musk a apoiar a criação de uma empresa com fins lucrativos.
Uma entidade sem fins lucrativos não podia pagar os ordenados, milionários, dos engenheiros de IA.
Como aquilo está a dar um lucro brutal, sente-se enganado, enquanto poderia ter afirmado que fez um má jogada…
“Oh amigo, está tudo a trincar um pau de louro enquanto estou a comer camarão… sinto-me enganado…”
Exatamente, ficou ressabiado, por culpa própria e agora anda a ver se saca “uns trocos”
“Fui basicamente enganado para assinar documentos para um dos meus filhos mais velhos, Xavier. Isso foi antes de eu ter qualquer entendimento do que estava acontecendo. A covid-19 estava acontecendo, então houve muita confusão e me disseram que Xavier poderia cometer suicídio.
Elon Musk, em entrevista
“Musk está perdido numa moca de cetamina, desesperado por atenção e validação por parte de um exército de incels [comunidade online de homens jovens, geralmente brancos e heterossexuais, normalmente associados a opiniões hostis em relação a mulheres e homens sexualmente activos] degenerados, que rapidamente lha oferecem”.
Vivian (antes Xavier), numa entrevista
Dizer numa entrevista que a filha estava morta é de um pai com uma consciência incrível. Parece que ainda vive no século XIX e acha que a filha sobre uma doença do virus woke.
Este Musk é completamente desequilibrado, alguém o interne rapidamente.
Ele já la devia estar há anos e o resto dos americanos também.
Para alguém que se diz gênio parecer ser enganado muitas vezes!
O Musk deve ser bi.polar. Cada dia diz uma coisa diferente.