Estará perto o dia em que o seu smartphone vai conseguir fazer um raio-x
A inspiração parece ter partido da capacidade do Super-Homem de "ver" por entre paredes, por trás de portas, ou por dentro da pele. Investigadores estão a desenvolver um chip de imagem com capacidades "especiais" para dispositivos móveis. Uma espécie de raio-x, seguro para uso convencional.
Smartphones com "visão" de raio-x
Investigadores da Universidade do Texas em Dallas e da Universidade Nacional de Seul desenvolveram um chip de imagem inspirado na visão de raio-x do Super-Homem. Esta tecnologia poderá ser utilizada em dispositivos móveis para permitir a deteção de objetos dentro de embalagens ou atrás de paredes.
Os telemóveis equipados com o chip poderão ser utilizados para encontrar parafusos, vigas de madeira ou cabos por detrás das paredes, fendas em tubos ou contornos do conteúdo de envelopes e embalagens. A tecnologia também poderá ter aplicações médicas.
Os cientistas demonstraram pela primeira vez a tecnologia de imagem num estudo de 2022. O seu último artigo, publicado na edição impressa de março da IEEE Transactions on Terahertz Science and Technology, mostra como os investigadores resolveram um dos seus maiores desafios: tornar a tecnologia pequena o suficiente para dispositivos móveis portáteis e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade da imagem.
Esta tecnologia é como a visão de raio-x do Super-Homem. É claro que utilizamos sinais de 200 gigahertz a 400 gigahertz em vez de raios-x, que podem ser prejudiciais.
Afirmou Kenneth K. O, diretor do Centro de Excelência Analógica do Texas (TxACE) e da Cátedra Universitária Distinta da Texas Instruments na Escola de Engenharia e Ciências Informáticas Erik Jonsson.
A investigação foi apoiada pelo Programa de Investigação Tecnológica Fundamental da Texas Instruments (TI) em Microssistemas de Ondas Milimétricas e de Alta Frequência e pelo Programa de Extensão de Investigação Global da Samsung.
Foram necessários 15 anos de investigação que melhoraram o desempenho dos píxéis em 100 milhões de vezes, combinados com técnicas de processamento de sinais digitais, para tornar possível esta demonstração de imagens. Esta tecnologia revolucionária mostra a capacidade potencial da verdadeira imagem THz.
Disse Brian Ginsburg, diretor de RF/mmW e investigação de alta velocidade nos laboratórios Kilby da TI.
Tendo em conta as questões de privacidade, os investigadores conceberam a tecnologia para ser utilizada apenas a curta distância, a cerca de 2,5 cm de um objeto.
Por exemplo, se um ladrão tentasse digitalizar o conteúdo da mala de alguém, o ladrão teria de estar tão perto que a pessoa se aperceberia do que estava a fazer.
Referiu Kenneth K. O.
Esta tecnologia é segura para o ser humano?
A próxima iteração do chip gerador de imagens deverá ser capaz de captar imagens até 13 cm de distância e facilitar a visualização de objetos mais pequenos.
O gerador de imagens emite sinais de 300 GHz na banda de ondas milimétricas de frequências eletromagnéticas entre as micro-ondas e os infravermelhos, que o olho humano não consegue ver e é considerada segura para os seres humanos. Uma tecnologia semelhante, que utiliza micro-ondas, é utilizada em grandes máquinas de rastreio de passageiros estacionárias nos aeroportos.
Concebemos o chip sem lentes ou ótica para que pudesse caber num dispositivo móvel. Os pixeis, que criam imagens através da deteção de sinais refletidos por um objeto-alvo, têm a forma de um quadrado de 0,5 mm, aproximadamente o tamanho de um grão de areia.
Afirmou o Wooyeol Choi, professor assistente da Universidade Nacional de Seul.
Os avanços no sentido de miniaturizar o chip gerador de imagens para dispositivos móveis são o resultado de quase duas décadas de investigação do Dr. Kenneth K. O e da sua equipa de estudantes, investigadores e colaboradores através do TxACE da UT Dallas.
OnePlus 8 Pro X-Ray Vision Mode????
Não, a ideia é muito mais poderosa que apenas a transparência de alguns materiais.
Tenho um aparelho do leroy que comprei por 18 euros que detecta isso tudo. Nada de mais nem de novo.
Mas faz chamadas e tira fotografia? Não, então não faz tudo.
Mas para que raio serve um RX no telemóvel? Só de pensar que posso ativar sem querer quando tenho o telemóvel no bolso, até me arrepio. Lá se vai o abono de família.
Só porque pode, não quer dizer que sirva de alguma coisa. Já basta o outro telemóvel que dá para fritar ovos (e ainda assim pode ter utilidade). Se tivessem sistema de passar a ferro e limpar o pó nos telemóveis eu pensava nisso.
Ferramentas de trabalho para equipamentos móveis. Quem sabe se um smartphone não poderá ter uma tecnologia destas…
Acho uma situação demasiado específica para compensar fabricarem um tlm com RX. Só se for, por exemplo, nos telemóveis da CAT ou assim, mas já são bastante caros para as características relativamente modestas que têm. Ter uma coisa que faz tudo, acaba por fazer tudo mas só assim, assim.
É como ter smartphones com sensores de calor. Entre outras tecnologias. É uma questão de oferta. Mas, além dos smartphones, eles falam em dispositivos móveis. Podem ser ferramentas portáteis dedicadas.
Já agora podias indicar qual é o aparelho que compraste.
Obrigado.
Procura por detectores de estruturas. O meu é da standley e é dos mais básicos (serve para o que queria) mas tens vários dependendo do preço.
Preferia que fizessem com que medir tensão arterial e ECG fosse possivel em smartphones não SamSung: mudei de telemovel e por não ter SamSung, o SamSung Health Monitor agora é inútil