Reeleita, Ursula von der Leyen vai alterar a política automóvel para permitir e-fuels
A União Europeia (UE) caminha para a proibição da venda de carros com motor de combustão, numa medida prevista para 2035. Reeleita presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen revelou que o objetivo se mantém neste novo mandato, mas que a política automóvel será alterada para permitir os e-fuels, ou combustíveis sintéticos.
No dia 18 de julho, o Parlamento Europeu aprovou, por voto secreto, a reeleição de Ursula von der Leyen para a presidência da Comissão Europeia. Com 401 votos a favor, a alemã ultrapassou os 360 votos de que precisava.
Após a reeleição, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou aos jornalistas que o objetivo de acabar com as vendas de automóveis com emissões de CO2 se mantém. Conforme reivindicado, a executiva revelou que vai introduzir uma alteração específica na política automóvel, por forma a permitir os e-fuels.
Ao longo dos próximos cinco anos, a UE deverá lutar pelos seus objetivos climáticos, especialmente em matéria automóvel, ao mesmo tempo que enfrenta a ameaça de um confronto comercial com a China e o possível regresso de Donald Trump à Casa Branca.
Antes da votação, Ursula von der Leyen prometeu manter as ambições climáticas da UE, reforçar a competitividade e fortalecer as indústrias de defesa. A antiga ministra da Defesa alemã disse que iria lançar um "Clean Industrial Deal" nos seus primeiros 100 dias, no sentido de impulsionar a indústria europeia.
Além disso, prometeu que irá preparar o caminho para uma redução de 90% das emissões até 2040.
Leia também:
Que remédio. O gás barato da Rússia, apesar de ainda ser vendido em força para a Europa (Itália é o principal cliente do gás russo), já não chega nas quantidades desejadas pois os EUA fizeram o favor de destruir o NS I e II. Com o Ocidente já dono de cerca de 30% da Ucrânia por causa das terras raras, a Europa é que paga a fatura e os corruptos dos ucranianos com a vida.
A EU queria deitar a unha ao Dombass…é muito muito Litio!!!
O Litio é altamente toxico, e na EU ninguém o pode extrair pois ninguém tem a necessaria tecnologia para pelo menos reciclar 80%(A Russia tem, 95% mas não a vende..).
Logo a poluição gigantesca que iria criar naquela zona, não seria um problema, e a gente que iam sufrer disso…não era tema sequer pois são Russos..
A Alemanha tinha um plano bem delineado, mas o tiro está a sair pela Culatra, inclusivé a todos nós que nem sequer temos nada a ver com a febre do Litio.
A Alemanha tem litio(muito menos que no Dombass claro), o problema é que a tecnologia que existe no ocidente para extracção…só permite reciclar 30%, e a Russia que possui tech para reciclar 95%(Criada pela Rosatom), não a vende a terceiros.
Os Ucranianos como povo, são uma grande vitima, pos são raptados para morrer na frente de batalha…maioria são Russos, é uma tristeza…sempre que a Alemanha tem uma coligação, provoca morte em massa,…sempre!!!
Quando comparamos as capacidades de reciclagem de baterias de lítio da Rússia, Europa e EUA, a Europa atualmente lidera em termos de infraestrutura e capacidade, seguida de perto pelos EUA, com a Rússia ficando atrás.
Europa
A Europa tem expandido significativamente sua capacidade de reciclagem de baterias de lítio. Até o final de 2023, espera-se que a Europa tenha uma capacidade de reciclagem de 160.000 toneladas por ano (tpy), com expansões futuras visando alcançar 400.000 tpy até 2025. Os principais players incluem Northvolt, SungEel HighTech e EcoBat, com inúmeras instalações espalhadas pelo continente. A Europa também está desenvolvendo grandes hubs capazes de reciclagem em grande escala, como o projeto conjunto da Glencore e Li-Cycle na Itália, que visa se tornar uma importante fonte de lítio, níquel e cobalto reciclados [oai_citation:1,Europe expands recycling of lithium-ion batteries: Focus on capacity development, demand analysis and market players – Fraunhofer ISI](https://www.isi.fraunhofer.de/en/blog/themen/batterie-update/recycling-lithium-ionen-batterien-europa-kapazitaeten-bedarf-akteure-markt-analyse.html) [oai_citation:2,Glencore and Li-Cycle announce joint study to develop a European recycling hub, repurposing an existing Glencore metallurgical facility to be the largest source of recycled battery grade lithium as well as recycled nickel and cobalt in Europe](https://www.glencore.com/media-and-insights/news/glencore-and-li-cycle-announce-joint-study-to-develop-a-european-recycling-hub).
EUA
Os EUA estão aumentando rapidamente seus esforços de reciclagem de baterias de lítio, impulsionados em grande parte por resíduos de fabricação de gigafábricas, em vez de baterias em fim de vida, devido à adoção relativamente recente de EVs. Empresas como Li-Cycle, American Battery Technology Company e Redwood Materials estão expandindo suas capacidades. A Li-Cycle, sozinha, espera processar até 81.000 tpy em suas instalações na América do Norte, com projetos significativos em andamento em estados como Nova York e Nevada [oai_citation:3,US dives into lithium battery recycling: 2023 preview – Fastmarkets](https://www.fastmarkets.com/insights/us-dives-into-lithium-battery-recycling/) [oai_citation:4,A big North American EV battery recycler just launched in Europe | Electrek](https://electrek.co/2023/08/01/ev-battery-recycler-europe-li-cycle/).
Rússia
As informações sobre a capacidade de reciclagem de baterias de lítio da Rússia são menos proeminentes. Embora existam iniciativas em andamento, elas não correspondem atualmente à escala vista na Europa ou nos EUA. A maior parte do foco na Rússia tem sido na extração primária e processamento de lítio, em vez de operações de reciclagem em grande escala.
Em conclusão, a Europa lidera na capacidade de reciclagem de baterias de lítio com expansões significativas em andamento, os EUA estão rapidamente alcançando com investimentos substanciais e novas instalações, enquanto a capacidade da Rússia permanece comparativamente limitada.
A Rosatom tem avançado significativamente na sua tecnologia e capacidade para a produção e reciclagem de baterias de iões de lítio, posicionando-se como um player importante neste campo. No entanto, ainda não está mais avançada do que os seus concorrentes europeus e norte-americanos.
Avanços Tecnológicos
A Rosatom, através da sua subsidiária TVEL e da empresa integradora RENERA, tem desenvolvido capacidades na tecnologia de baterias de iões de lítio. Eles estabeleceram uma unidade piloto para a fabricação de hidróxido de lítio de qualidade para baterias na Fábrica de Eletrólise Química de Angarsk, que visa reduzir o desperdício e o consumo de energia em comparação com métodos convencionais [oai_citation:1,Russian Approach to Lithium](https://rosatomnewsletter.com/2023/03/02/russian-approach-to-lithium/) [oai_citation:2,Rosatom to Enter Li-Ion Tech Market](https://rosatomnewsletter.com/2021/04/29/rosatom-to-enter-li-ion-tech-market/). Além disso, a Rosatom fez parceria com a Enertech International, uma fabricante sul-coreana, para aumentar as suas capacidades tecnológicas e expandir a produção [oai_citation:3,Russia: Rosatom is planning to build a battery plant – electrive.com](https://www.electrive.com/2021/03/10/russia-rosatom-is-planning-to-build-a-battery-plant/) [oai_citation:4,Rosatom to build a plant in Kaliningrad region for production of lithium-ion cells and energy storage systems](https://rosatom-europe.com/press-centre/news/rosatom-to-build-a-plant-in-kaliningrad-region-for-production-of-lithium-ion-cells-and-energy-storag/).
Expansão da Capacidade
A Rosatom está a construir uma fábrica na região de Kaliningrado com uma capacidade de produção inicial de 0,6 GWh por ano, planeada para expandir para 2 GWh até 2030. Esta instalação produzirá células de iões de lítio para veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia, contribuindo para os objetivos de mercado doméstico e internacional da Rússia [oai_citation:5,Rosatom to build a plant in Kaliningrad region for production of lithium-ion cells and energy storage systems](https://rosatom-europe.com/press-centre/news/rosatom-to-build-a-plant-in-kaliningrad-region-for-production-of-lithium-ion-cells-and-energy-storag/) [oai_citation:6,Rosatom will build a lithium-ion storage batteries plant in Russia – Eurasia Network](https://eurasianetwork.eu/2021/04/18/rosatom-will-build-a-lithium-ion-storage-batteries-plant-in-russia/).
Comparação com a Europa e América do Norte
Apesar destes desenvolvimentos, a Europa e a América do Norte têm operações de maior escala e mais avançadas. Empresas europeias como a Northvolt e a Umicore, bem como empresas norte-americanas como a Redwood Materials e a Li-Cycle, lideram em tecnologia e capacidade de reciclagem. Estas empresas utilizam processos hidrometalúrgicos e pirometalúrgicos de ponta para alcançar altas taxas de recuperação de lítio e outros metais valiosos de baterias usadas. A Europa também se beneficia de quadros regulamentares rigorosos que impulsionam a inovação e a expansão da capacidade [oai_citation:7,Glencore and Li-Cycle announce joint study to develop a European recycling hub, repurposing an existing Glencore metallurgical facility to be the largest source of recycled battery grade lithium as well as recycled nickel and cobalt in Europe](https://www.glencore.com/media-and-insights/news/glencore-and-li-cycle-announce-joint-study-to-develop-a-european-recycling-hub) [oai_citation:8,China Leads the Way on Battery Recycling, Followed by Europe and US | Technology Networks](https://www.technologynetworks.com/applied-sciences/news/china-leads-the-way-on-battery-recycling-followed-by-europe-and-us-381858) [oai_citation:9,How innovation will jumpstart lithium battery recycling | World Economic Forum](https://www.weforum.org/agenda/2024/06/jumpstarting-lithium-battery-recycling-investing-innovation/) [oai_citation:10,Battery recycling: 10 Breakthrough Technologies 2023 | MIT Technology Review](https://www.technologyreview.com/2023/01/09/1064886/battery-recycling-10-breakthrough-technologies-2023/).
Em conclusão, embora a Rosatom esteja fazendo progressos significativos na tecnologia e capacidade de baterias de iões de lítio, ainda não está tão avançada quanto os seus concorrentes europeus e norte-americanos. Os investimentos e parcerias em andamento são passos cruciais para melhorar a sua posição no mercado global.
O lítio da terra não é tóxico, já que não existe lírio puro no planeta. Se assim fosse os peixes no mar não existiam, é onde se encontra a maior quantidade de lítio do planeta, na água do mar.
Tanto pode que Portugal produz lítio há muitas décadas, não entendo onde foi inventar isso, até em Espanha se extrai lítio.
Até a Tesla na Alemanha tem tecnologia para reciclar a 98%, precisam do lítio para quê?
E barato! Nas margens do Reno estão a ser descobertos poços de e-fuel todos os dias! Nem se percebe como é que se está tão dependente do petróleo quando se pode usar o e-fuel! Viva a Alemanha, viva o PPE, viva a Presidente da Comissão Europeia … e vivam os trouxas que acreditam nisso 😉
Ainda bem, assim mais depressa passa tudo a eléctrico.
Tudo treta, os veículos não vão ser banidos coisa nenhuma, não tem como a população em geral passar para elétricos.
Se não tem como passar para eléctricos, menos tem para efuels.
Dou-lhe os meus parabens , já vi que gosta de emoções fortes e com bastante adrenalina .
Tocar e usar usar um veiculo electrico sem medo sabendo que a qualquer momento se tiver uma passagem a terra por qualquer razão junta as maozinhas e pezinhos no segundo.
Eu não o faço já sei o que é a electricade por ter ficado agarrado e ver as faícas a sair da mão não me ofereço para essas experiencias.
? Não entendi, então também não anda com carros a gasolina e gasóleo ? É que também não funcionam sem electricidade.
Desde que Ursula von der Leyen ganhe uns milhões tá tudo bem. Ainda estou á espera que exponham aqui os negócios de milhares de milhões que ela tem com a empresa metalúrgica Russa da qual é “sócia honorária” e que “estranhamente” não é sujeita a sanções.
Já todos sabam o que vai acontecer. 2035 vai passar para 2050.
Com isso vão aumentando as taxas de carbono, os IUC, e mais alguns.
Estas enganado! Os elétricos, vão começar a pagar impostos. O e-fuel é uma excelente alternativa, porque o mercado não quer elétricos (basta ver os números com atenção e ser idóneo…).
Então e efuel não paga impostos ?
Tanto quer que as vendas continuam a aumentar.
E quer efuel ? Então mostre lá as vendas ?
Sim, ser idóneo, basta ver os números e ver que querem, desde que mais baratos.
Duvido. Mais baratos só servem para ir ao pão desde que não estejam muito mais ou muito menos q 23⁰ e na passe dos 40 e nao tenha q andar no pára arranca.
Tanto servem que vendem. E não precisam de ficar na garagem e ir tirar carvão.
Boa piada ahah
Nada como um bom litro de e fuel a 15 euros antes de impostos.
@JL o o espelho do sonho molhado do KKKelektro, os outros q paguem a crise q nós somos zeroemissions.
Sonho não, realidade, sonho vive você a defender tecnologias que nem sequer usa.
Crise ? Há alguma crise ? O mundo, pelo menos para nós europeus nunca esteve melhor.
Leia buracos na estrada! Falta de sinalização e marcações invisíveis ou inexistentes!
Onde ? Haver buracos é crise ?
Então não? Já fez a viagem para perceber?
Depois siga para a Andaluzia e confira as diferenças.
Em Espanha não há carros nas estradas, como pode haver buracos ?
Quem é que está a afirmar que aquela estrada tem buracos?
Não fui eu.
Primeiro é publicitar os eléctricos, incentivar o abate aos combustão ou de preferência acabar com eles.
Depois fazem um motor a combustão XPTO, que queima combustível efuel muito melhor que os atuais e viva o incentivo ao consumo desenfreado em prole do ambiente
Os carros a combustão actuais podem usar e-fuels.
Podem, se estiverem dispostos a pagar por eles.
Já que são tão bons porque não usa ?
Ainda não chegou o momento!
Mas já são vendidos combustíveis net zero em diversas bombas na Ibéria!
Nem 1, são biocombustíveis, que se net zero não têm nada.
Têm pois.
Biocombustíveis.
Eu combustíveis são neutros em carbono.
* biocombustíveis
Que nesse caso nem são neutros, pelo menos considerados pela UE, e são biocombustíveis, que ao que parece vão ficar de fora.
Tb não. Na verdade vão ser opção. É uma questão de tempo.
Até agora ninguém disse que iam ser.
Espere pela pancada:
…a Alemanha veio opor-se à medida e quer que sejam permitidos veículos movidos a biocombustíveis. …”
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/ue-cede-a-alemanha-e-admiter-motor-de-combustao-apos-2035-desde-que-a-biocombustiveis
Exato, foi o que disse.
Era preciso uma grande alteração de leis existências para os biocombustiveis verem essa luz ao fundo do tunel, já que há vários anos que foi proibida a sua produção com recurso a culturas exclusivamente para o efeito.
Portanto o que vai ver é o uso de biocombustiveis incorporados, tal como existe hoje, até porque em lado nenhum os combustivels fosseis vão acabar em 2035, eles vão continuar, para os carros existentes.
A questão é que vai ser possível fabricar carros a combustão após 2035 não só para funcionarem com combustíveis sintéticos mas também com biocombustíveis.
Não é dito isso em lado nenhum. Alias, essa é a grande questão, se os biocombustíveis vão ser aceites ou não.
Já estão a ser aceites. E a ideia é ,paulatinamente , ir incrementa ano a ano cd vez mais percentagem ao combustível até q em 2035 os combustíveis vendidos estejam perto da net zero, mesmo para os carros mais antigos.
São aceites agora, não para depois de 2035 para carros novos, está é a questão do artigo.
A notícia fala especificamente em carros a biocombustíveis poderem ser fabricados após 2035!
Essa notícia do jornal fala que a Alemanha se opôs, não diz que é uma medida da UE, e esta do pplware nem nosso fala, até porque desde sempre a UE não tinha qualquer ambição de os incluir nos novos motores apos 2035.
Pois podem, mas com os equivalentes a petróleo 10 vezes mais baratos quem os vai usar? O grande negócio vai ser traficar gasolina e vendê-la como se fosse e fuel.
E os que o compram ficam todos contentes porque compraram gasolina à metade do preço do efuel. Loooool
*baixar
O carro não vai poder andar com gasolina e/ou gasóleo. Assim como os Diesel hoje não arrancam com o depósito de AdBlue vazio.
óbvio que o preço litro do efuel vai muito.
Vai baixar ? É como a gasolina, cada vez há mais e cada vez está mais barata. Loooollll
Vai baixar pois, quando a energia eléctrica baixar.
O q se passa com os preço a q os combustíveis são vendidos nada tem a ver com o preço dos combustíveis.
Tendo que tem, que aumenta conforme a fonte de energia.
Nesses vai ser igual, ou também vai rezar para que não tenham impostos ?
Eu no reo para que os combustíveis não tenho impostos, pelo contrário. Eu rezo é para que se faça justiça e os elétricos gordos paguem o dobro por quilómetro por percorrido,só e apenas isso. Acho que é justo!
Mas têm de pagar o dobro porquê? Só porque você quer ?
Porque sou mais pesados duhh
Mas pesam o dobro ?
Não precisa pesar o dobro para destruir o quádruplo. Significa que um aumento de 30% no peso do carro pode resultar num desgaste muito maior do que 30% nas vias. Estudos mostram que o desgaste das estradas pode aumentar até quatro vezes com um aumento de peso de apenas 10%.
Mas desgasta como ? Puxam mais ? Porque têm pneus mais largos e maiores ?