Esta cidade sem carros vai impor limites de velocidade às bicicletas elétricas
Pela Europa, já muitas cidades adotaram a bicicleta, sendo esta o meio de transporte de eleição de um largo leque de cidadãos, que opta por nem ter ou por deixar o carro em casa. Esta cidade americana já não tem carros, mas decidiu que vai impor limite de velocidade às e-bikes.
A Ilha Mackinac, entre a península superior e inferior do Michigan, é conhecida como uma das poucas cidades sem carros nos Estados Unidos. Esta não conta com carro particulares, sendo que os únicos veículos motorizados que circulam na ilha pertencem a serviços governamentais, como carros da polícia e ambulâncias.
Pela ausência de carros, as bicicletas elétricas são uma das poucas alternativas motorizadas disponíveis na ilha. Classificadas a nível federal como bicicletas e não como veículos motorizados, segundo o Electrek, as e-bikes têm um motor de assistência elétrica de 750 watts ou menos, e podem atingir velocidades até 32 ou 45 km/h, dependendo da classificação.
Além de as bicicletas elétricas terem de ser licenciadas localmente, a ilha já limita a utilização às e-bikes da Classe 1, que estão limitadas a 32 km/h.
Estado americano vai limitar velocidade das bicicletas elétricas
Agora, uma nova lei limitará a velocidade das bicicletas elétricas a apenas 25 km/h, com a zona comercial da ilha a impor um limite ainda mais rigoroso de apenas 16 km/h. Esta decisão surge, na sequência da aprovação do projeto de lei 682 do Senado, esta semana, pela governadora Gretchen Whitmer.
Falei com os responsáveis da ilha de Mackinac e elaborei termos agradáveis antes de apresentar formalmente a legislação no início deste ano. Esta foi uma atualização importante que teve apoio bipartidário até chegar à mesa do governador.
Disse John Damoose, senador estadual que apresentou o projeto de lei, numa declaração.
Este projeto de lei foi apoiado pelo Mackinac Island Convention and Visitors Bureau, juntamente com políticos locais.
Por sua vez, Ed McBroom, senador estatal, bem como outros, receiam que seja difícil aplicar a nova lei, uma vez que muitas bicicletas elétricas nem sequer chegam aos utilizadores com velocímetros, dificultando a perceção do ciclista relativamente à sua velocidade.
Mackinac Island – população 595 habitantes.
Modo de deslocação: cavalo ou bicicleta
Livre de carros (e motas) quando um grupo de condutores de carruagens solicitou ao conselho da aldeia que proibisse as “perigosas carruagens sem cavalos” que assustavam os seus cavalos. Os líderes da aldeia promulgaram a proibição a 6 de julho de 1898 e a Ilha Mackinac está livre de carros desde então!
Um exemplo para as nossas cidades e arredores, embora sejam um pouco maiores.
Aqui esta o papagaio MOR
O teu nome não era Alves?
Um exemplo para as nossas cidades??
Já viste nas nossas cidades carruagens ou cavalos? O pessoal anda a cultivar dentro das cidades? Já viste que aquilo é apenas uma pequena ilha?nem uma subida deves encontrar.
E depois aquilo foi decidido por meia duzia e se calhar sem necessidade alguma.
Deviam proibir veículos quer permitam ir mais rápido que um humano pode correr . Não é natural.
Também não é natural comeres abacate fresco que três dias antes estava noutro país do outro lado do oceano.. no entanto aqui estamos.
Sim, deviam começar por fazer isso em Lisboa e no Porto.
Para mim era tudo a andar de Burro, alguns até já nem precisavam porque já têm 4 patas.
Deviam proibir as pessoas sairem de casa
Covid automóvel 🙂
A distancia maxima que é possivel percorrer entre 2 pontos extremos da ilha são 6km.
Do Aeroporto ao centro da cidade 3km.
Com estas distancias carro para que?
Também não é tanto assim. Os veículos de emergência são motorizados. Em 2005 houve até um desastre rodoviário – a porta aberta de um veículo dos bombeiros danificou a porta aberta de uma ambulância.
https://www.mackinacisland.org/blog/history-of-cars-er-horseless-carriages-on-mackinac-island/
Restrições, proibições, limites….mas é sempre pelo vosso bem, embora a liberdade vá desaparecendo de dia para dia.
Interessante era reflectires por que é que cada vez existe mais medidas de controlo, proibições, limitações impostas…
A resposta é simples, devido a continuar a existir muitos que não sabem até onde pode ir a sua liberdade para realizar alguma coisa sem acabar em desastre para si e os que o rodeiam, quando começa a ser algo frequente, a única forma de travar essas ocorrências é isso que não gostas…
Velha máxima por causa de uns pagam todos…
Grande verdade. Mas a malta não quer saber mesmo…
Awake, a liberdade de um humano “sem restrições” iria dar cabo do mundo num ápice. está nos nossos genes. “a liberdade que vai desaparecendo” não é a nossa realidade. olha para outros lados e vais ver.
Sempre mas não foi sempre assim, mas agora é urgente mudar pra a vida continuar
As liberdades dos sem vergonhas do lobby automóvel servem só para prejudicar os outros utentes da via pública. Podem acabar com elas já.
Exacto
Este é um local virado para o turismo, nada mais do que isso. Não serve de exemplo para nada.
E ja agora pensem no destino que vao dar baterias usadas, as próximas gerações agradecem e eu também
Uma bateria de e bike pesa 2 kgs, não 500 kgs como a de um carro. Depois, é o possível substituir os elementos mais estafados e usá-los para power banks de telemóvel, por exemplo.
Depende da bateria do carro… e para além disso existem carros a combustão que pesam mais que carros elétricos.