Piloto automático da Tesla confunde carris do comboio com estradas e condutor confia
A tecnologia de condução autónoma ou assistida, ainda tem um bom pedaço de caminho a percorrer. Apesar disso, os exemplos que vemos atualmente mostram já um bom nível de desenvolvimento. Não quer dizer que não haja falhas, como este Tesla que confundiu os carris do comboio com uma estrada. O condutor demorou até dar conta que estava a ir por "caminhos apertados"!
Condutor nem deu conta
Aqui não há dúvida, a culpa é inteiramente do condutor. A Tesla e as outras marcas automóveis alertam constantemente para a necessidade do condutor manter a atenção na estrada.
Na semana passada, um condutor da Tesla na Califórnia aprendeu da forma mais difícil a não confiar demasiado no sistema Autopilot da empresa, após a tecnologia ter conduzido o seu carro diretamente para uma linha de comboio, confundindo-a com a estrada.
O incidente ocorreu em Woodland, na Califórnia, uma pequena cidade a 15 quilómetros de Sacramento. Numa publicação no Facebook, o Departamento de Polícia de Woodland avisou os condutores de Tesla para se manterem "vigilantes enquanto utilizam a funcionalidade Autopilot da Tesla".
A culpa não é do Tesla, os condutores confiam demasiado
Já se registaram mais de 200 acidentes e 29 mortes envolvendo o Autopilot da Tesla, mas os proprietários de Tesla continuam a utilizá-lo sem os devidos cuidados.
Este é mais um caso, pouco tempo depois de outro que também envolveu uma linha férrea. Conforme foi notícia, um Tesla, também nos EUA, que utilizava o sistema de condução autónoma completa, um Model 3 com as atualizações de software em dia.
O carro em excesso de velocidade e com o Autopilot ativo, aproximou-se demasiado de um comboio, antes de o condutor recuperar o controlo e embater no braço da passagem de nível. O condutor disse que tinha evitado um acidente semelhante no início do ano.
Muito estranho isso até pq a condução autônoma não se guia somente pelos sensores e câmaras mas tb pelo GPS… Estranho o sistema não ter feito analise a isso para evitar esse trajeto…
Correto, não faz sentido ter virado ai, a nao ser que tenha aparecido um obstáculo na passagem de nivel
A tesla já devia ter desligado isto em todos os veículos e limitar o seu uso apenas para estacionamento (Para quem não sabe estacionar/conduzir)
+1, Não faz sentido incluir uma função no veículo que se promove como “Self-Driving” e depois precisar do condutor todo o tempo!
Se a pessoa vai sentada no banco do condutor e tem de estar atenta para auxiliar, mais vale pegar no volante, para facilitar já existe o cruise control, parking assist e direção assistida, por outro lado o Autopilot é só banha da cobra.
Faz sentido, apenas é Beta e tem os devidos avisos, tens o autopilot e o FSD, são coisas diferentes e com intuito diferente.
Porque raio haviam de chamar algo diferente só porque o produto ainda não está totalmente pronto, uma casa que ainda não tenha as paredes não deixa de ser uma casa, apenas não podes tirar o mesmo partido dela e ter outros cuidados.
Se é beta não devia estar disponível ao público, pelo menos sem a marca se responsabilizar. Também não compras uma casa sem paredes para ir habitá-la sem estar concluída.
Certamente aqui o colega Elektro não sabe os conceitos de piloto automático nos aviões…
É que o princípio é exatamente o mesmo, os pilotos ativam o Piloto Automático mas são obrigados a estarem atentos a eventuais perigos! Se fossemos por essa logica, nunha existiriam aviões com piloto automático…
Por acaso do pouco que percebo de aeronáutica sei que o Airbus leva o sistema como última palavra de decisão em caso de incerteza, enquanto a Boeing leva a decisão do condutor como última palavra na mesma situação.
Para não falar que existe uma quantidade de variáveis muito superior no céu que não existem em terra.
A única coisa que está mal é a forma como a Tesla vende o FSD ou Autopilot. Era mais fácil anunciarem que se trata apenas de um sistema de cruise control que faz mais umas coisitas.
* Mas isso era admitir que o FSD / Autopilot não traz nada de novo.
Ou seja, a IA do veículo (partindo do principio que a tem) não pode ser culpabilizada pela forma como a condução é efetuada mas “alguém” a programou. Para mim tanto tem culpa o sistema como a pessoa que “supostamente” deveria conduzir. A não ser que fosse alguém que nem carta de condução tem e confia na máquina que o transporta…
Kitt só existiu um. Mania de clonar tudo e mais alguma coisa… 😀 😀 😀
Ou as estradas no EUA são muita más ou as suspensões da Tesla são fantásticas, ir em cima da linha férrea e não sentir caramba esta pessoa não deve de saber bem o que anda a fazer na estrada.
Mais um problema da Tesla. Já começa a ser problemas a mais para um VE cujo preço é alto demais.
É fazer o que fazem com todos os carros “caros demais”… seguir em frente e não os comprar. Afinal não é obrigatório 🙂
Preço alto? Diz-me um carro a combustão que seja do mesmo tamanho, já nem digo, desempenho do Model 3 ou y mais barato… Novo obviamente.
é que tem tudo a ver, tudo, não se percebe logo que são iguais?
continuem dar-lhe na condução autónoma, força nisso
Claro que eles vão força nisso. Basta aparecer na tv e dizer que é moda e depois mostrar umas estatísticas muito bem selecionadas e/ou dados muito distorcidos e o povinho adere. Problema maior é que as pessoas nao sabem admitir os erros. E depois ‘ser electrico’ é como ser de um certo clube de futebol ou partido politico
É como por cá (PT). Foi notícia uns TVDE de descerem as escadarias, outros a entrar no metro de superfície no porto (e sem ser TVDE,), outros parecidos. Todos “movidos” a condutor humano. é sempre o humano o culpado. a tecnologia é para ajudar.
Mas na américa é assim. Lembrem do óculos de realidade aumenta, em que várias pessoas andavam com “isso” na rua e “era por lá” que viviam! Não me parece fazer sentido. Mas é apenas mais uma opinião
Há por aqui muitas linhas de metro que é fácil te enganares metro de superfície claro, dos outros é mais complicado, agora linha do comboio acho que não há desculpa
“O condutor disse que tinha evitado um acidente semelhante no início do ano.” Se já tinha tido um problema semelhante e voltou a confiar?…..
Esse condutor é q deve ter problemas sérios ahaha
Por algum motivo o preço do pacote de “full self-driving”, mesmo ainda não sendo nem full nem sequer self-driving, custa o dobro nos EUA do que na Europa: marketing enganador que é permitido nos EUA (e com isso vai a par com um preço superior também); papalvos de culto que comem tudo o que aquela marca lhes diz (embora venha a dizer que full self-driving estará pronto “next year” há uma década (e na verdade nem sequer consegue sair dum parque de estacionamento como deve de ser).
Ao menos os outros fabricantes publicitam o que que a Tesla chama de “fsd” correctamente: é cruise control, com lane assist e lane keeping e mais nada.
o nome é FSD porque esse é o objetivo do produto quando finalizado, já agora onde é que o preço do FSD nos EUA é o dobro? basta ires ao site deles ver e lá é 8.000$ e cá está a 7.500€
Agora, era 15 mil dólares há bem pouco tempo (foi 12 mil até setembro de 2022, e em setembro de 2022 aumentaram para 15 mil até pelo menos dezembro do ano passado, última vez que tinha visto).
Pesquisando na net é possível ver que esses 8 mil foi alteração em finais de Abril deste ano (de 12 mil – sim, porque entretanto a Tesla havia revertido o aumento para 15 mil – para os 8 mil que referes agora), por altura da call com os investidores. Enquanto que sempre foi por volta de 7500 euros na Europa.
E só para adiantar argumentos, caso alguem esteja a pensar fazer o argumento seguinte, eu contra-argumento já, ora aqui vai:
– “Ah, mas isso é porque nos EUA eles permitem mais funcionalidades de fsd lá do que cá enquanto não está homolgado”… irrelevante, estamos a falar de one-time fee em que em teoria oferecem a mesma coisa quando estiver totalmente disponível, paga-se uma vez e em teoria a Tesla não pode tirar (o que sabemos ser tanga, podem sempre desactivar funcionalidades, mas vamos assumir que é vitalício no sentido de vitalício enquanto o carro anda). Ora, pondo isto só se pode assumir uma de duas coisas: a Tesla faz/fez (e fará… novamente) os clientes Americanos passar por parvos, ao pagarem mais (históricamente o dobro do que cobravam aos clientes Europeus); ou a Tesla sabia bem que nunca iria lançar o fsd em tempo útil de vida dos carros e daí nem se dar ao trabalho de colocar preços idênticos para funcionalidades que não dá, justificando o custo maior nos EUA com o acesso beta mais envolvente ao pouco que disponibilizam lá.
Seja de que forma for, a Tesla sai com uma imagem de “scummy” que faz favor…
Já não é o 1⁰ caso. O Autopilot tem uma tara qq pelos comboios.
Estas noticias têm sempre comentários espetaculares.
O FSD é vendido mas é bem explicito que está em Beta. Isto é como a malta que faz pre-orders de jogos ainda em beta e depois queixam-se de bugs..
Dito isso, e até pelo artigo citado pelo PPLWare – em que se fala de acidentes causados por AP/FSD, é importante salientar que grande maioria dos acidentes (senão todos) poderiam ser evitados por um condutor atento. No caso deste em especifico – como é que um condutor atento não nota que está numa linha de comboio? Não estamos a falar de uma linha de metro de cidade que se confunde quase com a estrada..
Ainda mais giro é ver que o próprio carro está cheio de alertas, avisando sempre quando:
– não se está com as mãos no volante a fazer alguma resistência
– quando a camara interior detecta que se está a olhar para o boneco.
No entanto o que vemos é malta que compra pesos para colocar no volante para “enganar” o carro. e coloca uma fita a tapar a camara interior. Depois queixam-se que há azares.
Da minha experiencia, muitos dos acidentes e problemas que acontecem estão relaccionados com o que está, neste caso, entre o volante e o banco.
Se calhar não devia estar nos veículos . Se não funciona bem, dizer “é um piloto automático mas precisa ter atenção “ não vai evitar acidentes . Mais um caso de beta testers que o fazem por conta e risco e põem em risco os outros. A Tesla por outro lado, safa-se com o seu disclaimer mas vai recolhendo dados para ir melhorando o sistema
Nem daqui a 30 anos o FSD consegue ser melhor que um aselha a conduzir. O Musk promete mas o sistema continua em estado Alpha.
Realmente a culpa não é da Tesla, mas sim do condutor, por ser burro e acreditar em banha da cobra, e das autoridades que permitem que se vendam carros com estes sistemas.
Regresso ao Futuro III.V
AHAHAH
ahahahahahah, agora os Teslas tb pensam que são comboios 🙂 🙂 🙂
Sempre na vanguarda, esta Tesla 🙂