Moto Tag: Motorola lança o localizador rival do AirTag da Apple
Apesar de não ter sido a Apple a iniciar este mercado, a verdade é que a empresa americana apareceu depois, mas fez melhor com os AirTags. O resultado está bem patente: as etiquetas Bluetooth estão na moda. A Samsung apresentou recentemente a sua SmarTag 2, vários fabricantes chineses estão a aderir com propostas particularmente baratas para competir com os melhores. A Motorola lançou o seu produto, o Moto Tag.
A Motorola juntou-se ao movimento com o seu Moto Tag, o seu primeiro localizador Bluetooth. É compatível com a rede Google Find My Device, bem como com UWB2 para uma localização ainda mais precisa.
Este é o aspeto do primeiro dispositivo de localização de objetos Motorola:
Tal como outras etiquetas Bluetooth, com um design bastante compacto, o Moto Tag destina-se a ser utilizada em qualquer tipo de objeto. Em qualquer dispositivo, funciona no âmbito do Find My Device, para que possamos localizar os nossos objetos através da rede Google.
No caso de termos um dispositivo de última geração com Ultra Wide Band 2, poderemos determinar a localização exata do nosso dispositivo. Da mesma forma, o Moto Tag tem um botão bastante curioso: um para encontrar o nosso telemóvel.
A Motorola deu especial ênfase à segurança do Moto Tag. Os dados de localização do utilizador são encriptados de ponta a ponta. Também podemos fazer uma pesquisa manual para verificar se há alguma tag a seguir-nos e é compatível com os alertas de localização do iOS e do Android (embora não funcione com a aplicação Encontrar da Apple).
O emparelhamento utiliza o protocolo Fast Pair, o mesmo protocolo utilizado pelos melhores auscultadores Bluetooth no Android. Basta tirá-las da caixa, aproximá-las do seu telemóvel com Bluetooth e premir um botão.
Tal como outras etiquetas Bluetooth, o Moto Tag utiliza uma pilha CR2032 que promete durar um ano. Tem um design IP67, sendo compatível com a imersão em água doce até 1 metro durante 30 minutos.
Preço e disponibilidade
O Moto Tag estará brevemente disponível na Europa, já a partir do dia 2 de agosto (possivelmente também em Portugal), a um preço de venda recomendado de 39,99 euros por unidade, e 139,99 euros para um pack de quatro unidades.
boa. quanto mais competição e oferta neste espaço, melhor
Para quem quiser aproveitar o desconto de 20% direto com a possibilidade de portes grátis das tags da Chipolo deixo a ligação
https://chipolo.net/en/
Uma pergunta de alguém pouco familiarizado….qual a distância de alcance do sinal ? Por ex, é possível colocar como um rastreador de carro, como um geo-localizador, caso meu carro seja furtado e assim, eu poder localizar ele ? Já pensei em comprar um desses, com 4G e gostaria de saber se funcionam da mesma forma ou se cada um, tem suas especificações e limitações.
O alcance é muito pouco.
Eles não sabem onde estão, pelo contrário o que acontece é que quando um telefone de uma pessoa qualquer está perto da “tag”, eles comunicam por BLE e enviam a localização para os servidores da google/Apple.
Se te roubarem o carro, e seguirem com o carro por estradas movimentadas, ocasionalmente vai cruzar-se com um telemóvel compatível, actualizando a localização da tag.
Agora se o carro depois virar para o meio de nenhures numa floresta e o ladrão não tiver um telemóvel compativel(ou função activada), vais perder lhe o rasto.
Fora que o ladrão até pode detectar a tag com facilidade.
Já os aparelhos que mencionaste com 4g esses comunicam diretamente para ti com GPS interno, portanto mais facilmente encontras o carro.
E também são mais difíceis de localizar/bloquear (mas não muito para quem sabe)
rjSampaio, agradecidíssmo pelas explicações. Era exatamente o que eu precisava saber para definir a compra. Não havia me atentado para esse problema da comunicação com outros aparelhos e o que isso poderia gerar. Realmente, muito obrigado e que mais pessoas como você, nos fóruns de discussão seja regra…e não excessão.
Comprei dezenas dessas Tags no AliExpress, em formato cartão, em concha, e espalhei por tudo o que é chaves, mochila, e desmontei uma e até dentro de alguns dispositivos electrónicos, coloquei dentro.
Funcionam perfeitamente, para Tags por menos de 5€… e compatíveis com a rede Find My da Apple!
Dentro do meu carro tenho umas 5 Tags, por tanto tem que o desmontar todo, da mesma forma que eu o desmontei, quando aproveitei para fazer alguns upgrades.
A unica limitação é a bateria (embora tenha colocado baterias novas de qualidade, nas Tags dentro do carro e dos dispositivos eletronicos), e claro…. Se forem para o meio do mato, perdem o efeito!
Mas é a melhor arma contra os ladrões! Em malas no aeroporto já me salvaram 2x, uma delas, teve que ir a policia a um armazém de distribuição, onde a mala estava lá “perdida”. O estafeta esqueceu-se de por a mala na carrinha para distribuição disseram eles…
Ainda não consegui encontrar utilidade para um dispositivo destes na minha vida. Não vejo nenhum cenário em que ele me seja útil.
Olha eu já vi utilidade quando não sabia onde estavam as chaves aqui em casa, e abri a app Encontrar no meu iPhone e ele indicou-me os metros exatos onde estavam as chaves e desta forma em apenas 20 segundos encontrei as chaves