USB Disk Ejector 1.1.2
Provavelmente já lhe passou pela cabeça perguntar para que serve aquele comando junto ao relógio que lhe lembra que tem um dispositivo USB ligado a uma porta... mas será que o consulta e usa o "Remover hardware com segurança?
Em termos muito genéricos serve para desligar a ligação, evitando a perda de dados ainda em trânsito, salvaguardando ambos os lados! Quando não executamos este procedimento podemos danificar irremediavelmente o dispositivo USB. Quantos de nós não lhe aconteceu já "perder", por exemplo, uma pendrive USB?
Muitas vezes nem damos conta que somos nós o agente potenciador destes "acidentes". Ok, confesso que tantos cliques para desligar a pen é uma chatice. Por isso decidi colocar nas máquinas esta pequena ferramenta portátil, que reúne numa janela todos os dispositivos USB e com um só clique permite desligar os dados para a porta, deixando em segurança sua remoção.
USB Disk Ejector tem essa vantagem mesmo, a rapidez de remoção sem qualquer possibilidade de acidente. Inicialmente esta ferramenta foi desenhada para apenas desligar pendrives USB, mas com a evolução desta forma de conexão, logo esta abrangeu todos os dispositivos USB.
Esta poderá estar armazenada na própria pendrive USB, ou pode mesmo ser usada uma linha de comando, de forma não gráfica que executa várias opções:
- Ejecta a drive de onde está a correr a aplicação
- Ejecta a drive que for especificada com a devida letra
- Ejecta a drive especificando o nome da drive
- Ejecta a drive apenas indicando parte do nome desta
Acima de tudo, esta aplicação faz sentido se tivermos várias conexões nas diversas portas USB, assim só com um clique desligamos o dispositivo que queremos remover.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista Download: USB Disk Ejector 1.1.2 [466.75KB] Homepage: USB Disk Ejector
Este artigo tem mais de um ano
Para o caso do vista há uma mini-aplicação para a sidebar que faz isso 🙂 mto util.
So têm que pesquisar na galeria por “Remove Drive Safely”.
Cumps
Podia ter deixado o link 😛
http://gallery.live.com/liveItemDetail.aspx?li=e17817f6-42e4-4b7e-a95a-fe4f076c9170&bt=1&pl=1
clik com o botão esquerdo do rato no “Remover hardware com segurança” e já está 🙂
O windows tem grandes bugs nestas coisas. Por várias vezes quer-se tirar “de forma segura” uma pen ou disco externo e ele diz que está a ser usado, quando na realidade não está. Ou melhor, está, mas é por causa de um bug do explorer. Eu nunca ligo a essas coisas, acabo de utilizar um disco externo, saco-o fora directo, e está feito.
Fazes bem Morbus!
Pode ser que aprendas com algum disco externo de 500GB ou assim…
O bruno é que tem razão: qual software manhoso, qual linha de comandos?
Botão esquerdo do rato no icon e é só seleccionar a drive que queremos desligar. Muitos cliques, assim?
É necessário ter este cuidado porque o Windows pode estar a “escrever atrasado”. Ou seja, nós mandamos gravar um ficheiro no dispositivo USB e, embora o Windows nos apresente como se já o tivesse gravado lá, fisicamente ainda não está lá gravado. Depois, para termos a certeza que está tudo bem, o melhor é mesmo informar o Windows que iremos desligar.
@ Sérgio
Que é que um disco externo de 500GB tem de diferente de uma pen comum?
@Morbus
O preço… LOOL
… botão esquerdo do rato e “remover com segurança” o dispositivo USB que se selecciona.
É o que eu faço com o Vista. Acontece que há poucos dias, outro participante, também com o Vista, dizia que, depois disso, quando recebia o aviso “já pode remover o dispositivo com segurança”, quando removia a pen USB todas as portas USB falhavam. Usando o USB Disk Ejector já não tinha problemas.
https://pplware.sapo.pt/2008/08/19/microsoft-vai-apresentar-pormenores-do-windows-7/#comment-147274
Sabe-se lá quando, por gosto ou por necessidade, não precisamos de um programa aparentemente simples como este.
Na verdade, o windows “monta” e “desmonta” as drives automaticamente, pois quando se grava algo numa pen, este SO escreve automaticamente. Eu removo “à bruta” no windows e nunca tive problemas. Basta ter o cuidado de ver se não estamos a escrever lá.
Já no linux, a conversa é diferente. Achando eu uma falha deste SO (pois é trabalhoso andar sempre a montar e desmontar…), este espera para fazer as alterações todas numa só altura. A verdade é que se arrancarmos a pen da porta usb sem a desmontar-mos, todas as alterações que lá fizemos perdem-se.
Viva as pens!
Eu como técnico de informática se tivesse que utilizar estas aplicações todas as vezes que uso uma pen bem que nunca mais acabava o meu trabalho. Sempre retirei as pens sem essas “burocracias” e nunca fiquei sem dados.
Abraços
Eu como técnico de informática se tivesse que utilizar estas aplicações todas as vezes que uso uma pen bem que nunca mais acabava o meu trabalho. Sempre retirei as pens sem essas “burocracias” e nunca fiquei sem dados.
Meus amigos não se consumam com essas coisas.
Abraços
Tambem sou técnico de informática e raramente mando desligar a pen, retirando-a, simplesmente do local.
Agora ler o post do colega técnico deixa-me a pensar…….
“Meus amigos não se consumam com essas coisas.”
Claro, meus amigos, não se consumam com mandar encerrar o windows, desliguem apenas a tomada, depois venham ter comigo para vos cobrar 85 euros para formatar o disco AHAHAHAHAH
Bom tema.
Ando com um problemazito que gostava de resolver.
Por ter perdido uma pen com alguns dados importantes que passei a remover sempre como deve ser.
Só que há pouco tempo mudei o modem ADSL para um SpeedTouch 330 e passei a ter um problema.
Até aqui o método que usava para remover era clique esquerdo do rato no icon “Safely Remove Hardware”, aparecendo a lista de dispositivos e clicava no que queria remover. Só que com este modem sempre que clico lá com o botão esquerdo a ligação vai a baixo, e nem preciso de remover nada.
Agora tenho de fazer sempre, clique direito “Safely …”, escolher o dispositivo, stop..etc
Alguém sabe como resolver isto?
desculpem o testamento.
Abraço
Sabiam que existe uma opção no windows que desliga a escrita atrasada… e que portanto deixa de ser necessário ejectar as pens e outros dispositivos de armazenamento?
Não percebo porque se diz no artigo que são precisos tantos cliques para desligar um dispositivo USB. Bastam 2 cliques… Primeiro com o botão esquerdo do rato e depois é só seleccionar o o dispositivo a desligar…
Rafa
Sabia, no XP. No Vista, tal como no XP, indo por
Computador > dispositivo USB > Propriedades > Hardware > Seleccionar dispositivo > Propriedades > Políticas, encontro a opção Optimizar para remoção rápida … mas não permite pôr lá o “visto” (ou seja, o “visto” está em Optimizar para desempenho). Deve ter um truque qualquer para mudar a opção, mas não sei qual é.
No XP põe-se o “visto” em Optimizar para remoção rápida e já não precisa do Remover com segurança.
Porque que fala tudo no botao esquerdo do rato e fazer o tal removimento em seguranca?! botao direito do rato e ai fazem a mesmo coisa com a penas dois cliques, um no simblo da pen outro para remover 😉
Ricardo
Para obteres as duas primeiras imagens que ilustram o post vais pelo botão direito (são mais cliques). Indo pelo botão esquerdo são menos, como penso que querias dizer 😉
Sim era isso que queria dizer desculpem se me expressei mal. 😉