Quantcast
PplWare Mobile

Software para Mac OS

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: João Coutinho


  1. Tiago Veloso says:

    macupdate.com e versiontracker.com também têm uma basta lista de software gratuito e pago para mac.

  2. Miguel Guerra says:

    Os meus parabéns ao Pplware e João Coutinho, por esta nova categoria de posts sobre Mac.
    Já encomendei o meu iMac de 24″, e esta informação é muito útil para mim e para os muitos utilizadores que estão a mudar para Mac.
    Felizmente o números de utilizadores do melhor SO do mundo está a crescer exponencialmente.
    Continuem 😉

  3. Marco says:

    Fiz a mudança no início de 2006 e só tenho pena de não ter mudado mais cedo.

  4. Pedro Ribeiro says:

    LINUX – A mesma coisa por menos 100% do valor LOLOLOLOL !! Mas até é bom que continuem a utilizar S.O’s fechados, é sinal que para nós, adeptos e utilizadores de linux (no qual me incluo), continuaremos a ter um sistema operativo que para além de fazer tudo e mais do que os outros, é gratuito e seguro… LOLADA… keep up the good work people 😛 !!

  5. r0cki says:

    @Pedro Ribeiro

    Não é so o OS… É também o design, e se algum dia quem “manda” no Linux montar computadores com o design fabuloso dos Macs diz-me qualquer coisa, ok? 🙂

  6. Leal says:

    Sinceramente eu não consigo ver como é que alguém consegue dizer que o sistema operativo mac é o melhor sistema do mundo…
    Eu tenho um mac boock e só posso dizer que aquilo é uma aberração de sistema operativo. (não quero ofender ninguém) pra mim aquilo é estúpido, insuficiente…
    A unica maneira que eu consigo trabalhar com ele é com o windows xp lá instalado.
    Se alguem estiver interessado eu vendo-o por 250 euros

  7. Antonio says:

    Citação posta anterior:
    “Eu tenho um mac boock e só posso dizer que aquilo é uma aberração de sistema operativo. (não quero ofender ninguém) pra mim aquilo é estúpido, insuficiente…
    A unica maneira que eu consigo trabalhar com ele é com o windows xp lá instalado.
    Se alguem estiver interessado eu vendo-o por 250 euros”

    1º Não percebes nada, mesmo nada, de sistemas operativos, senão não dizias isso; Eu tenho um iMac e prefiro o Mac OS X 10.5 Leopard, ao Vista do portátil.
    2º Se quizeres os tais 250 euros, eu compro-o a pronto!!!

  8. Pedro says:

    @Leal
    que estranho… um utilizador de mac que nem sabe escrever o nome do seu computador…

  9. Pedro says:

    Quando mudei para o Mac, o que mais gostei foi o sistema de instalação/desinstalação de programas: tudo dentro de um arquivo, arrastas para onde queres, apagas quando te apetece. Genial!

  10. paulf says:

    @ António

    De facto, tenho de concordar com o Leal e discordar da sua opinião…

    O Mac OS seja o X 10.5 Leopard ou Snow Leopard ou Tiger ou Kitty é tudo a mesma treta. Para além de ser sombrio todo aquele cinzento!! Baaaahh…

    É como o iTunes, quando comprei o iPod tive de instalar o iTunes para poder gerir os ficheiros de áudio e video no ipod. Mal apareceu outro programa que fizesse o mesmo mudei logo!! Eh eh e iTunes adeus!! nunca mais quero aquilo no meu pc. Ter sempre a mesma skin cinzenta cansa passado 3 anos de uso, já vomitava aquilo, tanto que só usava o itunes mesmo para gerir as músicas no ipod, porque como leitor de áudio por excelência usava outros. O itunes era um mal necessário, sem a menor dúvida!!!

    E deixo aqui o repto: quero ver quando a apple tiver 90% (ou até mais…) de quota no mercado dos SO’s e vão ver como é bom loooool
    Ainda tem mais vulnerabilidades do que o Vista…lembram-se daquele evento que houve (não me recordo agora do nome) em que o único SO que resistiu foi o Linux?? O primeiro a cair foi o Mac, o supremo Mac OS, boa tanga… lol

    Sim e paguem o design!! Abram os cordões à bolsa. Mas vocês estão a comprar um carro ou uma casa??? Tenham juízo! São chulados indecentemente…

  11. Antonio says:

    @Pedro

    É verdade Pedro. Há muita gente que vê um burro e diz que é um cavalo. Já experimentei vários sistemas operativos; desde win 95, 98, ME, 2000, XP, Vista, BeOS, Mandriva Linux, Suse Linux, Ubuntu, Mac OS X 10.2, 10.4, 10. 5, etc.
    De todas as minhas preferências e por ordem vai: Mac OS X 10.5 Leopard, Win XP e Ubuntu. Acho o Ubuntu superior ao Vista. O vista para mim, deve ser um dos piores SO da Microsoft, so comparável com o Win ME. De todos os windows que já usei, achei o 2000 o melhor de todos: leve, estável, e ainda corre todo o software actual.

  12. paulf says:

    @Pedro

    Realmente Pedro…Isso só mostra o nível básico a que chega um utilizador de mac. Por acaso custa muito carregar no ficheiro “uninstall” de um programa…ui!! É mesmo por essa vantagem que tu falas que eu vou comprar um mac e pagar 2 mil euros, ou mais até… Não têm mais o que fazer ao dinheiro… Olha, vê o exemplo do Mac Book Air loooool refiro esse pk é o mais flagrante. Então pagas 1800 euros pela versão mais barata e depois ainda tens de comprar a drive de DVD?? lol Eu também faço o portátil mais fino do mundo. Pego no meu Asus, tiro-lhe metade da bateria, tiro a drive de DVD, ponho-lhe um disco mais pequeno com menos de metade da capacidade, tiro-lhe metade das portas USB e outro tipo de entradas e saídas e voilá…que giro!!! fico sem computador!! depois ando com ele a trabalhar e levo uma mala de viagem atrás com o resto das componentes (2 baterias, mais um disco externo, mais o leitor dvd…). Porreiro, pá!
    Mais, c 2 portas usb, ligas o quê? o rato – 1, a pen – 2, mais…imagina que queres ligar o ipod, mais a impressora?? ooops, tenho de desligar a pen…
    Rídiculo.

  13. Antonio says:

    @paulf

    Tens razão em parte, no que dizes. Mas isto é como os telemóveis. Porque é que muita gente compra um topo de gama 3G ( ex: 400 euros), se depois só o utiliza para fazer e receber chamadas e SMS. Com os computadores e SO é a mesma coisa.

  14. paulf says:

    Querem outro exemplo da falibilidade da apple??

    O Mobile Me. A Apple só demonstrou não estar à altura quando se trata de lidar com grandes mercados.

    Outro erro da Apple e que eles teimam em corrigir, o iPhone 3G. Tentativa de colmatar a falha que foi a versão 1.0. Eu nem sei como equacionei comprar o iPhone 3G quando houve aquela febre de reservar, e até se pagava para reservar. Devia estar tolo…Ía caíndo na teia de marketing do vosso amigo Steve, mas não caí felizmente, ufa!!
    Mas quanto às reservas, é tão ridículo que até dá vontade de rir loooool reservam produtos que nem conhecem…isso é estupidez…e não falo dos defeitos do iPhone para um equipamento daquele preço que é para o post não parecer a muralha da China…

  15. Ninguem says:

    Gosto muito de ver estes ataques vindos de certeza de quem nunca experimentou o SO… (Experimentar não é ir a fnac e dar dois cliques…)
    Nunca vi nenhum utilizador Mac insatisfeito com o seu SO…

    @paulf: O macbook também só tem 2 portas USB… Ninguem até ao momento morreu… lol

  16. paulf says:

    @ António

    Pois é…É uma péssima compra para quem só utiliza o telemóvel para funcionalidades básicas, voz e SMS por exemplo.

    Mas penso que a discussão dos SO’s não deve atender a um caso concreto, por exemplo, atendendo à pessoa porque nesse caso claro que um SO vai ser mais adequado. Tem de ser uma análise em abstracto em vários campos. E o que é certo é que os utilizadores de mac, bem como os não utilizadores de mac, ainda não dispõem das situações, de factos que permitam avaliar os SO’s de uma forma justa, porque primeiro tinham de eliminar as variáveis, ou seja, se o Windows tem 90% do mercado, temos de eliminar essa variável, isto é, colocar Mac OS com 90% do mercado e experimentar durante 3/4 anos, mesmo assim ainda há outras variáveis…
    Sabem como reagiria o Mac OS com 90 % do mercado e vários anos (vamos dizer 15) à mercê de programadores que sabem ainda mais do que os programadores da Apple?? Hum…não sabem. Nem saberemos, julgo eu. Mas gostava de testar esse cenário.

  17. Antonio says:

    Não há sistemas operativos perfeitos. Há é uns melhores que outros. Para mim até à data o Mac OS X 10.5 Leopard é o melhor.

    Pessoalmente também considero o XP melhor que o Vista. Por isso existem tantas pessoas descontentes com o Vista.

  18. Pedro says:

    @paulf
    referi o caso das aplicações em primeiro lugar porque esse é o tema deste post e em segundo lugar porque no Mac OS é tão simples quanto isso: os ficheiros estão (praticamente) todos dentro do mesmo arquivo. se quiser desinstalar, normalmente só tenho de apagar o ficheiro.

    Usas o exemplo do Macbook Air, é como disse o António: uma questão de gostos. Eu pessoalmente também não gosto do Air, e por isso não o compraria.

    Já agora, comprei o meu Macbook por 1200 euros, (menos 400 que o anterior um LG) e não achei caro. Mas podes encontrá-los a partir de 800.

  19. Antonio says:

    @paulf

    Só para acrescentar: diariamente utilizo o XP no trabalho, com um programa que não existe para Mac (Autodesk AutoCAD). No entanto em casa, e para todas as outras tarefas utilizo o Leopard.

    Por isso, o facto de não existir um AutoCAD para Leopard, não o torna menos capaz, pois 90% do melhor software de PC existe para Mac.

  20. paulf says:

    @ Ninguém

    Pois aí é que te enganas. Já o experimentei o suficiente para perceber que não vale a pena… E sabes que mais? Eu vejo é Mac’s nas novelas e em filmes, para dar um ar cool… Depois tens quem? Os músicos, não entendo bem porquê mas esses também têm dinheiro e querem ser diferentes, cool, yeah!!!
    Depois tens os editores de vídeo e de imagem, mas sabes que mais? Continuo a ver mais pc’s do que macs um pouco por todo o lado, inclusive em áreas científicas, aí é que não dá hipótese. Tens de perceber que também se faz um PC muito muito potente, mas…e o preço??
    Conclusão: não são viáveis.

    E agora, uma pergunta para 5.000 euros: sabem porque é que a Apple se começou a dedicar a leitores de áudio e a telefones móveis (smartphone)??

    Quem oferece uma resposta?

  21. Antonio says:

    @paulf

    Não sou radical. Quanto à marca (Apple) há coisas boas e más, como no império Microsoft. Mas pronto, acho que devo encher os bolsos ao tio Steve em vez do tio Bill.

    Já agora: o melhor dinheiro que alguma vez apliquei num objecto, foi no meu iPod nano 4gb.

  22. paulf says:

    @ Pedro

    Tens razão, utilizo o exemplo do MAc Book Air porque é o mais flagrante. Mas o mesmo se pode dizer quanto ao resto.

    Quanto ao MacBook de 800 euros, gostava de saber as especificações desse computador mas vou pesquisar.

    Quanto aos utilizadores de Mac OS (pode-se incluir Linux nesta questão também) eu uso esta metáfora:

    imaginem que houve uma guerra a nível mundial, na qual várias bombas bioquímicas foram detonadas em várias partes do planeta contaminando tudo e todos, quem quer que estivesse exposto. Acontece que nessa altura estavam várias pessoas dentro de uma espécie de estufa que andava um pouco antes a ser testada para proteger de ataques bioquímicos…
    Essa pequena percentagem de pessoas sobrevive ao ataque. Contudo, começam várias pessoas a entrar para dentro da estufa para se salvarem e conseguem fazê-lo. O inimigo apercebe-se disso, então decide arranjar forma de atingir aquele maior número de pessoas que se refugiou na estufa. Desenvolve uma outra arma mortífera: a bomba nuclear… a estufa não tinha capacidade para deter as radiações a as pessoas são contaminadas.

    Esta metáfora, tecnicamente pouco correcta ao nível científico, pode ilustrar o que eventualmente acontecerá no dia em que o Mac OS domine, digamos, 40% do mercado.

  23. paulf says:

    @António

    Tem razão, cada marca tem coisas boas e más.

    E também tem razão quanto ao investimento no ipod. Não digo que tenha sido o melhor, mas que foi um dos melhores investimentos que fiz foi, o ipod video de 30 GB comprado um pouco antes do Natal de 2005, se não estou em erro.

  24. Antonio says:

    @paulf

    Então na tua metáfora foste contaminado com Windows!!! É pouco correcto afirmar, mas …

    Eu então fiquei todo contaminado!!! Com Windows, OS X, Linux, BeOS, etc.

  25. Gustavo Nunes says:

    Aconselho também o site http://www.tuaw.com que tem várias notícias, conselhos de softwares, dicas, etc.

    @Leal: Dou 260€

  26. Pedro Oliveira says:

    @paulf
    A sua ignorancia de OS X é tão grande quanto a minha em relação ao ciclo natural das batatas… Ou seja até agora sobre OS X só tenho visto bacoradas da sua parte… OS X não é mais do que Darwin, e para quem não sabe o Darwin é disponiblizado gratuitamente pela Apple, e corre em qualquer plataforma, X86, Sparc Whatever… Dúvidas disto confirme você mesmo http://www.apple.com/opensource/

    Mais o tão falhado OS X no concurso em que fala, em que este caiu primeiro, não foram exploradas falhas do Sistema Oeprativo em si, mas sim uma falha num driver de uma placa de rede Wifi Atheros, que nem sequer seria a placa de rede o próprio portátil, logo a teoria cai por terra… A falha não era possivel acontecer se não fosse injectada pelo driver…

    Mais Darwin derivada de muitas outras soluções OpenSource, FreeBSD é um exemplo, o 129€ pagos pela licensa do OS X Leopard, estão a pagar os frameworks desenvolvidos pela Apple, ou seja o framework do Aqua, e muitos mais…Caso não saiba ao comprar o OS X Leopard, além dos bundles de software que este trás tem todas as Aplicações necessárias para construir outras para a plataforma da Apple, ao contrário da MS em que para poder desenvolver algo para esta plataforma com ferramentas MS tenho de adquirir ferramentas, e mais uma vez pagar licenças proprietarias, por tudo e mais alguma coisa….

  27. Rikas says:

    Eu sou utilizador de Mac há cerca de um ano e, como todos os restantes estou muito feliz com a troca. Usava Windows ou Linux há mais de 10 anos e uso computador todos os dias na actividade profissional (sou Eng. Informático).

    E pronto, é o meu testemunho, de mais um utilizador satisfeito e rendido às evidências. Defender com unhas e dentes um ou outro sistema é parvo. Que usem o que quiserem! Há gostos pra tudo!

  28. Bruno says:

    Todos os posts neste blog sobre o mac têm que vir logo os windows-fanboys mandar postas de pescada. Enfim, 70% das pessoas que dizem mal dos macs nunca o testaram mais que uma semana.

  29. Marcel says:

    Poxa, pena que ninguém lembrou do Superdownloads. É um dos poucos sites que oferecem software para o Mac com descrição em português. Vale a pena dar uma conferida: http://superdownloads.uol.com.br/mac/

  30. Miguel says:

    @paulf
    Não entendes porque é que os músicos usam Mac?
    Porque não querem um ecrã azul com um erro fatal a meio de uma actuação ao vivo.
    Não entendes porque é que os profissionais de imagem usam Mac?
    Porque são os úncos monitores capazes de oferecer cores verdadeiras, além dos programas de edição de imagem (que consomem muitos recursos) serem infinitamente mais rápidos em Mac.

    Com essas afirmações, só demonstraste que só dizes mal da Apple por pura ignorância.

  31. Miguel says:

    Conheço muita gente que mudou de PC para Mac.

    Não conheço ninguém que tenha mudado de Mac para PC…

  32. Miguel says:

    @Leal
    Dava-te já 300€ a pronto sem o ver.

    Mas tu nem sabes escrever o nome do teu próprio computador…

    Vê se mesmo que é treta.

  33. zarauuu says:

    macupdate, excelente site

  34. Antonio says:

    Aplicações freeware:

    http://www.coolosxapps.net/
    Excelente site, actualizado diariamente.

    Outro, bastante interessante:
    http://www.123macmini.com/

  35. pedro says:

    @Miguel

    “Porque não querem um ecrã azul com um erro fatal a meio de uma actuação ao vivo.”

    Mas um Kernel Panic já pode ser, é mais bonito. É um “happening”, não?

    “Porque são os úncos monitores capazes de oferecer cores verdadeiras”

    Se alguém aqui no pplware quiser explicar porque é que esta explicação é uma bacorada…

    Com essas afirmações, só demonstraste que só dizes BEM da Apple por pura ignorância.

  36. azeiteiros says:

    “Miguel diz:
    21 de Agosto de 2008 às 9:57 pm

    Conheço muita gente que mudou de PC para Mac.

    Não conheço ninguém que tenha mudado de Mac para PC…”

    Isso só prova que para usar um “PC” é preciso um nivel mais elevado de inteligência que os utilizadores de “Mac” não conseguem atingir.

  37. João Coutinho says:

    Embora seja muito positiva a participação dos leitores no site, gostava de ver discussões saudáveis sobre os assuntos tratados nos post’s e não no geral. Já optei por não criticar outros OS. Gosto de Mac porque mudei e não estou nada arrependido, pois consigo com ele fazer o que preciso (e por vezes o que não pensava possível fazer).

    Irei fazer com que os utilizadores Mac possam ter um espaço de informação no pplware.com

  38. Pedro says:

    @João Coutinho
    Aproveita e melhora o teu post com as dicas de sítios que tem aparecido nos comentários. Pelo menos torna estes bits e bytes minimamente produtivos.

  39. Miguel says:

    @pedro
    Pelo que tu dizes, os profissionais de música e imagem são todos uns ignorantes e tu é que és o sábio…
    Não admites que possa ser o contrário?

    @azeiteiro
    Aahahahahahahhahahah
    És uma anedota!!! 🙂

  40. Miguel says:

    @Pedro
    O João Coutinho não precisa melhorar os posts.
    O que é preciso é não aparcer gente a tentar estragá-los.

  41. paulf says:

    @Miguel

    Então e que computador usas diz lá? Mac de certeza… lol

  42. Pedro says:

    @Miguel
    Estava a sugerir ao autor do post, já que o tema é software para mac e onde encontrá-lo a incluir também os links que foram aparecendo por aqui. É uma forma de melhorar o conteúdo original.

    Em relação aos “inconsoláveis”, estão no direito deles…
    … e gostos (bons ou maus) não se discutem.
    Só é pena que alguns não saibam o que é uma discussão adulta e saudável.

  43. Bruno says:

    Não percebo o porque de tanto ódio. Cada um usa o que quer e o que mais lhe convém, seja mac, windows ou linux, desde que se sinta confortável a faze-lo. Guerras do tipo “O meu SO é melhor que o teu” não levam estas discussões a lado nenhum e só demonstra a ignorância de muitos utilizadores ao falarem de matérias que desconhecem.

  44. Pedro Santos says:

    bem, já toda a gente se af

  45. fRaNk says:

    Não tenho queixas do mac, é o meu computador para uso pessoal, trabalho com o windows, autocad… Assim já só tenho que me preocupar com anti-tudo-e-mais-alguma-coisa no computador do trabalho, quando chego a casa posso relaxar e USAR. Sou adepto do open source e de linux, mas nunca me senti à vontade em nenhuma distro, uso o Leopard e estou bastante satisfeito com o sistema operativo, como fonte de software gratuito e opensource aconselho o FreeSMUG,.
    http://www.freesmug.org/

  46. r0cki says:

    É só rir quando aparece um post sobre a Apple no pplware… Enfim xD

  47. Leal says:

    Eu adquiri o meu mac book com uma troca a um cunhado por um pc com Windows, ele já deitava o mac pelos olhos.
    Eu não me dou com aquilo.
    Miguel, se quiseres dar então os 300 euros estas a vontade
    luiscmleal@hotmail.com

  48. leitor assíduo says:

    Aos 50 posts eu proponho um cessar fogo. O que dizem???? lol lol

  49. Miguel says:

    @paulf
    Uso PC há 18 anos.
    Mas já encomendei um iMac 24″.

  50. Andrea says:

    AAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!

    Ok…era então deste tipo de discussão de que tanto me falavam… De facto, há entradas interessantes, argumentos inteligentes, contra argumentos com factos, etc. . Mas minha gente… ataques pessoais e que se desviam do tema do post, sinceramente!

    PS: SIM! Sou utilizadora Mac 😉 e não atiro um valor para comprar o MacBook de não sei quem que o vendia por 250€, porque tenho um! LOOOL

    Parabéns pplware, não conhecia…e já adicionei aos meus Favoritos!

  51. paulf says:

    @ Bruno

    tu disseste:

    “Guerras do tipo “O meu SO é melhor que o teu” não levam estas discussões a lado nenhum e só demonstra a ignorância de muitos utilizadores ao falarem de matérias que desconhecem.”

    Pois bem, sabes quem começa sempre com esse tipo de pensamento??
    Os utilizadores de mac. Eu vivia no meu mundo pacífico em que não criticava nenhum SO porque simplesmente não tinha base para criticar, eu criticava o Windows porque era o único com o qual eu lidava. Até que apareceram os utilizadores de mac a moer o juízo tipo testemunhas de Jeová a dizer para mudar “Muda!! é muito melhor do que essa porcaria do windows! Ah, e o problema não é dos pc’s, é do windows que nós falamos mal!!”
    Ó que atitude pobrezinha, é a atitude preconizada pelo Steve Jobs sabes?? De arrogância para com as outras marcas, e de um gajo que roubou a Xerox……..são autênticos snobs, puramente snobs e querem ser diferentes só isso.

    @Miguel

    Deus queira que nunca venhas a ser gestor de qualquer empresa…vai tudo à falência… Comprar ou não comprar um Mac é uma questão de inteligência e eficiência de recursos. Quanto vai custar esse mac diz lá? Vais pagar os olhos da cara por ele… loooooooool Tu é que sabes, o dinheiro é teu… Ah existem macs agora a 1099 €. Pois existem, e passado 3 anos e tal estás a vendê-lo, simples! Tenho um colega meu que comprou um iMac nem 2 anos faz, instalou-lhe o Leopard, lancei a pergunta “e que tal se comporta o hardware?” resposta “ah…já se nota que puxa por ele” e estamos a falar de uma versão a seguir e não de um SO completamente novo. Então quando sair o snow leopard… Pra nem falar qdo sair o Mac OS X Puma ou Jaguar (lol)

    Impacto da Apple nos utilizadores: vais sofrer agora impacto vais, que n vais ver mais nada à frente para além dos produtos deles; a tua carteira vai levar um impacto também; as tuas opções vão sofrer também pk não tens mto por onde escolher em acessórios, mas tu é que sabes…

    Músicos e editores de imagem só usam Mac: eu disse isso sobre os músicos pk eles querem ser diferentes e com estilo e nao por causa do BSOD…Essa do ecrã azul tb já está tão batida e pelo que deves saber já não se passa como descreves.

    Para terminar, o que eu não gosto no mundo mac e nos utilizadores mac é que eles chateiam as pessoas tipo testemunha de Jeová e são eles que começam a falar mal dos pc’s e do windows…Atitude pobrezinha coitadinhos…quando os utilizadores de pc, pelo menos eu, só reagem, e já estou tão farto que andem aí a vangloriarem-se à frente de leigos k ficam pasmados com o design, mas já o resto loool é a sociedade que temos, vale mais a aparência não é?

    Ah…programas de edição de imagem? dá-me 2 mil euros ou 2500 euros e photohops, autocads (o k houver), corre lindamente num pc desses….Aí é que os utilizadores de mac demonstram ignorância…

    Vivam no vosso mundo que nós vivemos no nosso bem e felizes, agora, não andem para aí feitos testemunha de Jeová que já chateia, até porque se valesse mesmo a pena mudar o produto ganharia mercado naturalmente e não impingido…entendes??
    Eu acho que a guerra pode ser saudável se os utilizadores de mac não tomassem essa posição triste…eu, enquanto utilizador de pc de longa data e para a eternidade, reajo a situações que muita gente concorda comigo e pensa “Já chateiam!!!”

    Boa sorte com o iMac 24″ 😛

  52. paulf says:

    Peço desculpa pela extensão do comentário…

  53. Miguel says:

    Se eu comprei esse Mac,tenho as minhas razões para o ter feito. Ninguém me obrigou a comprá-lo.
    Se as tuas razões são difrentes das minhas, (muito provalvelmente porque damos usos diferentes aos computadores), eu respeito-as.

    Respeita também as de quem opta por comprar um Mac.

  54. paulf says:

    Eu respeito, nunca me meti com os utilizadores de Mac até eles o terem feito comigo. Porque a atitude é sempre a mesma…chatear, chatear, falar mal, ridularizar… mas pronto, eles é que sabem.

    Quanto às necessidades, o que cumpre um iMac que um pc desse preço não cumpre? 24″, com um disco de quê? 320 GB? 500GB? 750 no máximo? Por esse preço tenho de 1TB e compro outro de 1 TB para os colocar em RAID por exemplo.
    E os utilizadores de mac praticamente só usam o computador para trabalho e pouco mais…Não fazem borradas neles como o mundo inteiro trata o Windows nos pc’s. Experimenta usar um pc com windows só para trabalho, coisas sérias e vais ver, eu tenho exemplo disso e posso garantir que é assim que se passa, já o meu pc de casa sofre que nem um desgraçado, pk tudo o que encontro instalo nele…

  55. Miguel says:

    Eu uso um PC (emprego) só para trabalho, coisas sérias, e uso um PC em casa para tudo! Eu sei muito bem o que é um PC.
    Como já disse no post anterior, eu tenho as minhas razões, que são diferentes das tuas.
    E não vou voltar a dizer quais são as minhas razões, porque iria originar mais um monte de críticas.

    Fica bem com o teu PC, que eu fico bem com o meu (futuro) Mac. 🙂

  56. paulf says:

    Ok, tu lá sabes as tuas razões e não faço propaganda para não mudares para Mac.

    Sim fico bem com a minha liberdade e desejo que te dês bem com o Mac, como dizes ninguém volta atrás 😛

  57. Joao Coutinho says:

    @PaulF: A Apple e o Steve Jobs foram autorizados pela Xerox a desenvolver o GUI com base na plataforma desenvolvida por eles. Foi a Microsoft e o Bill Gates que em 1982, a quando do convite feito por Jobs para o desenvolvimento da primeira versão de sempre do actual Office, se apoderaram de muitos recursos do GUI que a APPLE tinha estado ao desenvolver, para desenvolver os Windows 1.0.

  58. Watcher says:

    Ena… a kilometragem de comentários que para aqui vai…
    O que eu acho é que cada um “come” do que gosta. Por acaso não tenho nenhum Mac mas pretendo ter (estou só à espera da próxima formada de notebooks). Acho que o sistema tem o seu potencial tal como qualquer outro tem os seus pontos fortes e também pontos fracos. A partir daí, cada um escolhe aquele que serve melhor os seus propósitos e/ou que gosta mais. Os PC’s são bons assim como são os Mac’s. O Linux dá para todos e todos também o deviam experimentar porque tem coisas muito interessantes, tem bastante potencial e a comidade open source que o torna uma opção disponibiliza muito software e ajuda. Não estou aqui a dizer que o Linux é o melhor, só que merece atenção.
    A resposta não é atacarmo-nos uns aos outros mas sim reconhecer que o sistema que gostamos/usamos tem as suas falhas também e, acima de tudo, respeitarmos as opções de cada um. Ninguém é obrigado a comprar um Mac mas no entanto, se quiser comprar um PC portatil (desktops à parte… eu nunca compraria um PC já montado nos dias de hoje, compros os componentes que quero e monto-o) sou obrigado a levar com o Windows e isso posso não querer. Acho que esse aspecto é que devia ser corrigido, sem com isto querer dizer que o Windows não presta.

  59. paulf says:

    @João Coutinho
    Aí está a vossa dificuldade em admitir que foram os outros que criaram as coisas. É absolutamente fascinante, pelo menos para mim, analisar como se comportam os fanboys da Apple (e não os utilizadores de mac em geral) quando veneram o Vosso Santificado Steve. Porque é que não admitem?

    No comentário diz: “A Apple e o Steve Jobs foram autorizados pela Xerox a desenvolver o GUI com base na plataforma desenvolvida por eles.” E isso quer dizer que a ideia original foi do Steve ou da Apple? Não. Foi da Xerox, e contra factos não há argumentos. Deixo aqui um texto que, como é óbvio, está sujeito a contestação por parte de quem o quiser fazer, aqui vai:

    “A grande inovação do Macintosh era o sistema MacOS 1.0 (desenvolvido a partir do sistema operacional do Lisa, mas otimizado para consumir muito menos memória). Era inteiramente baseado no uso da interface gráfica e mouse, o que o tornava mais fácil de ser operado.

    74 dias após o lançamento do Macintosh, 50.000 unidades haviam sido vendidas. A razão de tal sucesso deveu-se a:

    a. usar o sistema operacional baseado em interface gráfica de usuário – GUI (Graphic User Interface), o mais amigável criado até então, usando a simplicidade e a clareza dos ícones;
    b. utilizar o primeiro microprocessador de 32 bits para computadores pessoais, o chip Motorola 68000 e
    c. incorporar o mouse.

    É importante notar que NENHUMA dessas três inovações foi criada pela Apple. O processador era da Motorola, e o mouse foi inventado por Douglas Engelbart, na “Xerox Corporation”, em 1963, e a interface gráfica também foi desenvolvida no Centro de Pesquisas da Xerox, o PARC (“Palo Research Center”) em Palo Alto.”
    http://www2.ufpa.br/dicas/net1/int-h198.htm

    As maiúsculas no texto são minhas.
    Ora, será mentirosa a pessoa que escreveu isso nesse site?
    Não me parece…
    Porque não admitem que nem tudo o que a Apple apresenta foi a Apple que criou?
    Mais uma pergutna para 5mil euros: quem criou o tão vistoso efeito de cover flow presente no iTunes?
    Hipóteses:
    a) Apple
    b) outro
    c) outro
    Desafio-vos a responder

  60. fRaNk says:

    é incompreensivel, como um simples post sobre software, com tão poca informação tem tanto comentário, mas nenhum ao post.
    apenas tenho a dizer, que vocês utilizadores de pc’s, não têm posts suficientes com carradas de software para comentar no pplware?o que estão aqui a fazer?algum de vocês tem alguma razão para entrar num post com o titulo software para MAc OS? precisam de descarrregar software?este não funciona nos vossos sistemas operativos

  61. Miguel says:

    Título do post: “Software para Mac OS”

    Vamos lá voltar ao motivo principal deste post e, quem souber de mais algum site ou informação sobre software para Mac, que coloque aqui o respectivo endereço.
    Obrigado!

  62. aver says:

    @ fRaNk

    Bem visto. Mas tens de compreender, perder uma boa “flamewar” é um desperdício. LOL.

  63. paulf says:

    @fRaNk
    tenho todas as razões possíveis e imaginárias para entrar, ler e comentar este post. Porque me interesso pelas coisas é uma delas. E entrar num post deste tipo quer dizer alguma coisa? Pode querer dizer muita coisa, o que tu quiseres, não concordas?

    E não obrigado, não precisamos de software feito para Mac porque temos milhares e milhares de aplicações para PC. Ah ainda temos os jogos…pois é! lol Por isso, podes ir entreter-te com o Garage Band que é só o pior programa de fazer música de todos os tempos. O iTunes vai de arrasto com ele. Songbird é triliões de vezes melhor que o iTunes. Bom proveito com esses programas. E sabes porque digo isto? Porque tento chegar perto de todas as coisas para conhecer, por isso entro em todos os posts sobre o mundo Mac. Até recebo newsletters sobre mac’s acreditas?

    Olha e até vou deixar aqui o site: http://www.simplehelp.net/
    Não sei se já o referiram aqui ou se a maior parte já o conhece. Eu recebo a newsletter e podem subscrevê-la se estiverem interessados. Mas as dicas que eles enviam por email não são exclusivamente para Macs, já vi para Windows e Linux também…

  64. Pedro says:

    Bem, isto anda animado!

    “E não obrigado, não precisamos de software feito para Mac porque temos milhares e milhares de aplicações para PC. Ah ainda temos os jogos…pois é! lol Por isso, podes ir entreter-te com o Garage Band que é só o pior programa de fazer música de todos os tempos. O iTunes vai de arrasto com ele. Songbird é triliões de vezes melhor que o iTunes. Bom proveito com esses programas.”

    Só falta dizer “na-na-na-náaaa” e meter a língua de fora.

  65. paulf says:

    @ Pedro Olieira

    Peço desculpa por não ter respondido ao comentário, mas foi porque não reparei que comecei a ler os comentários mais abaixo.

    Fantástica aula sobre SO’s sim senhor, e digo já, se calhar sabe mais do que o que pensa sobre o ciclo natural das batatas… 😛

    Mas continua por explicar o fracasso que é a Apple e o Mac OS… Sabem que foi por isso que a Apple expandiu as áreas de negócio não sabem? Assim fica assegurada com os telefones e leitores, ou melhor, não fica dependente de apenas um tipo de mercado, um nicho.
    Eu próprio tenho o Mac OS instalado, tenho distribuições Linux como Ubuntu, Fedora, depois tenho o Solaris da Sun. E quer saber a melhor? Windows
    Sem Virtual PC, sem Boot Camp, sem tretas para fazer funcionar programas e mais programas, tenho jogos sem fim, uso e abuso do windows, mas cada um sabe de si.

  66. paulf says:

    @Pedro

    Não, não faço isso porque simplesmente nao sou assim. E não era meu hábito andar a moer a cabeça aos outros utilizadores nem a gabar o PC nem a evidenciar os contras do mundo Mac. Agora sim porque moem tanto o juízo, o que acaba por ter um efeito contraproducente, é que já nem quero saber dos produtos apple como queria há 3 anos atrás…o interesse perdeu-se muito.
    Até porque não gosto da atitude da Apple no mercado, muito show-off…mas nem pensar dizer milagres da Microsoft porque também comete os seus erros e por isso também é multada.

  67. Andrea says:

    @ paulf

    :S

    QUEM É QUE MÓI A CABEÇA A QUEM?!?

  68. azeiteiros says:

    @paulf

    Deixa as ovelhinhas em paz, elas só tomam atenção ao pastor (Steve Jobs).

    Este blog até já foi interessante, agora é mais publicidade á maçã que noticias, eu até os perdoava se fossem justos e divulgassem os podres da maçã mas isso já não lhes convém.

  69. r0cki says:

    Sugiro mais posts sobre a Apple e derivados da maçã… É só Haters… Parabéns a todos pelos comments extensos que nem me dei ao trabalho de ler. 🙂

  70. Há muito tempo que não via tanta ignorância junta como em muitos dos post’s anteriores. Sou utilizador Windows XP e Mac OS10.5 e sem sombra de dúvidas que o Mac é superior em tudo. Apenas continuo a utilizar Windows com o AutoCad pois ainda não arranjei tempo (diga-se €) para comprar o Vector Works, pois assim que isso acontecer, não me parece que volte a ligar o pc. Não é por uma questão de ódio, ou teimosia, é simplesmente porque o Mac é realmente melhor. Apenas quem tem experiência com os dois sistemas pode opinar em relação a eles, todos os outros falam na mais profunda ignorância. Quem não sabe que se cale, tal como eu não falo em Linux por nunca ter experimentado. Os defensores a todo o custo do Windows, se se sentem felizes, continuem com a vossa escolha, ninguém vos obriga a mudar, ou então esperem ter dinheiro para experimentar o Mac numa utilização a sério e depois divulguem a vossa opinião. Antes disso estejam calados pois com afirmações como as que se podem ler nas intervenções anteriores só provam que são uns autênticos idiotas, não por serem utilizadores Windows, mas simplesmente por falarem sem conhecimento de causa.

  71. azeiteiros says:

    Já que falaram em idiotas deixo aqui uma noticia daquelas que não aparecem no pplware, em http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1340053


    Polónia
    Falsas filas para promover o lançamento do iPhone
    22.08.2008 – 15h58 PUBLICO.PT
    A Polónia não é os EUA e o lançamento de um telemóvel tem de ser feito à medida. Foi o que os responsáveis da Orange, a operadora de telemóveis da France Telecom pensaram para promover o lançamento do iPhone na Polónia. Foi assim que nasceram as falsas filas de espera na noite passada junto às lojas da operadora.

    A Oragen, citada pela AFP, reconheceu que tinha pago a figurantes para formarem falsas filas na noite de quinta para sexta-feira. “Foi uma acção de marketing. Considerámos que era uma estratégia interessante”, afirmou à AFP Wojciech Jabczynski, porta-voz de Telekomunikacja Polska (TP), a subsidiária polaca da France Telecom, que recebeu 38 mil inscrições na sua página na Internet.

    O aparelho da Apple foi lançado à meia-noite, hora local, e à porta das lojas da Orange estavam sobretudo jovens. O objectivo, de acordo com a operadora, era captar a atenção de quem passava ao mesmo tempo que as pessoas nas filas (falsas) aproveitavam para “dar informações aos transeuntes sobre o iPhone”.

    Os responsáveis garantem que a ideia resultou, embora não divulguem números.”

    Como não há idiotas como na america parece que têm de recorrer a figurantes para enganar possiveis clientes, no minimo patético.

  72. paulf says:

    @Andrea

    lol 🙂
    Pois, agora sou eu… Mas tenho noção que fiquei assim por causa do que tenho ouvido nos últimos 2 anos…

  73. Parece que um barrete já assentou.

  74. paulf says:

    @ Sérgio Monteiro

    Em primeiro lugar, demonstra uma falha triste de personalidade ao começar aqui aos insultos tais como “idiota”, ignorante ainda vá lá porque não se trata de um insulto, agora idiota (embora não seja propriamente um insulto) com o sentido e contexto com que usou a palavra torna-se insulto.

    Típico de um utilizador de Mac fulo com o debate e derrotado pelas evidências eheh

  75. Andrea says:

    @ Sérgio Monteiro e paulf

    WWWHHOOOOAAAA!!!

    Não enfiei “barretes” em ninguém…só que esta discussão, desculpem-me a vulgaridade do estereótipo de género, parece coisa de GAJAAAAAAAAAS!!!

    LOL

    Alguém temm mais alguma coisa INTERESSANTE a acrescentar?!

  76. Andrea says:

    onde se lê “temm”, deverá ler-se “tem” =)

  77. paulf says:

    @Sérgio Monteiro

    Enfiou com muito gosto e ao menos reconheci isso…
    Porque eu sei que agora eu também ando a moer a cabeça às pessoas 😛

    @Andrea
    Porque é que parece discussão de gajas?! lol

  78. @paulf
    Aqui o derrotado és tu pois não sei se leste o meu post, mas eu falo com conhecimento de causa pois conheço e trabalho com os dois sistemas.

  79. paulf says:

    @ Sérgio Monteiro

    Sou eu? Será? A mim parece-me ser a Apple e o seu SO… Se tem tanto conhecimento, então poderá explicar-me o porquê da Apple com os seus computadores não vingar bem como com o seu SO. E não basta a teoria que diz que a Microsoft é que soube chegar ao maior número de utilizadores primeiro porque se não houvesse problemas ou razões para as empresas e pessoas aderirem aos macs então as pessoas aderiam… Eu nem com um mac a 999 € e com o boot camp e tudo o mais quero um mac…nem morto.

    Veja o exemplo do Firefox, isto no domínio dos browsers, que ganhou terrenon ao IE. Chegou quando já tudo utilizava o IE. Não andou a fazer vídeos do tipo chega um personagem e diz “Hi, i’m a Firefox!” e do outro lado outro “Hi, and i’m a IE!”
    Ridículo…lol
    É só essa atitude que eu não gosto…
    E o vídeo do iPhone? é a mesma atitude…fazem dele o supremo gadget!! e smartphone poderoso!! ai meu Deus…a Nokia até se ri deles. e comenta o sucesso do iphone dizendo que um aparelho que perspectiva vender não sei quantas vezes menos do que a Nokia vende não os preocupa…looooooool (os números estão no texto da notícia, se quiserem procuro-a, embora tenha saído há algumas semanas)

  80. Miguel says:

    “então poderá explicar-me o porquê da Apple com os seus computadores não vingar bem como com o seu SO”

    @paulf
    O exemplo que deste não é o mais feliz, senão vejamos:
    O Firefox é um exelente browser, mas 60% dos utlizadores ainda utilizam IE6, contra 19% dos utilizadores Firefox.

    Existem muitas publicações espectaculares sobre os mais variados temas, com conteúdos interessantíssimos, no entato é a revista “Maria” e o jornal “A Bola” que chegam ao maior número de pessoas.

  81. Miguel says:

    @todos “anti Mac”:
    A Apple não obriga ninguém a comprar os seus produtos. Compra quem quer.
    E quem compra, ao fazê-lo não está a prejudicar nenhum utilizador de PC.
    Não percebo o porquê de tanta revolta contra quem opta por outra solução diferente.

  82. paulf says:

    @ Miguel

    O meu exemplo é feliz porque realmente o Firefox ganhou terreno ao IE que dominava completamente o mercado dos browsers e não o ganhou a falar mal do IE…Eu não disse que o Firefox dominava o mercado ou que retirou a posiçao ao IE, eu disse que ganhou mercado…

    Quanto ao argumento das publicações, esse sim é um exemplo infeliz. Porque são assuntos completamente diferentes e tratam-se de aplicações completamente diferentes, uns são publicações, digamos, de índole científica, e outras são populares, não tem nada a ver. Os macs e os pc’s alcancam ambos o mesmo resultado. Já se lermos uma Maria alcançamos entretenimento, com uma científica alcançamos conhecimento. O mesmo é dizer quanto aos computadores, que com os PCs e Macs alcançamos praticamente tudo o que precisamos na vida (menor alcance nos Macs obviamente…) e com um supercomputador alcançamos o processamento de dados altamente complexos à velocidade da luz…sem ter de esperar o tempo que um pc normal demoraria…são conceitos totalmente distintos, sendo o PC e Mac a Maria e o sendo o supercomputador a revista científica…percebes a diferença de aptidões?

    Ninguém disse que quem compra Apple prejudica os pc’s. Na minha opinião pessoal, não gosto que os PCs sejam o bombo da festa e os Macs os perfeitinhos, mas no fim toda a gente usa PCs loool é um contrasenso maluco e isso é que me dá a volta ao miolo e dá-me raiva ver utilizadores de PCs a dizer que os Macs não falham e que não há vírus, quando isso acontece só me apetece chamar-lhes hipócritas na hora e dizer “então muda!!! e pára de chatear!!” e aos utilizadores de mac que me chateiam digo “eu estou feliz, tu estás feliz, eu não te chateio pois não??? então não me chateies a mim ok?” pronto, é só isso…

    Por exemplo, a problemática mais abordada entre leigos nas conversas de grupo é a dos vírus em mac e pc, e eu a isso respondo: para falares disso elimina as variáveis, tens base experimental sem eliminares as variáveis!?! Não tens base experimental para falar de vírus em mac e pc…elimina a variável “domínio de 90 e tal por cento do mercado” e aí sim tens base experimental…

  83. Miguel says:

    O Pc´s não são o “bombo da festa”. São bons computadores e o Windows é um sistema operativo que se encontra numa fase bastanta evoluída.
    Trabalho em casa com o XP, tenho uma ou outra razão para me queixar. O mesmo já não acontece no computador do meu emprego, que tem o Vista e até ao momento, ao contrário de muita gente, acho um bom SO.
    Tanto PC’s como Macs são muito bons.
    Acho que não deves ver os Macs da forma negativa, por causa das tais pessoas que te chateiam a cabeça.
    Quanto ao vírus, tens razão quando falas da variável 90% de mercado.
    Mas que neste momento, praticamente não existem vírus em Mac, isso é uma realidade. Eu sei que vais dizer que isso deixa de acontecer quando os Macs tiverem uma percentagem considerável no mercado. Mas enquanto isso não acontece, a realidade é essa.
    Os Macs também falham. Mas é sabido que os SO’s com base Unix, são bastante mais estáveis no seu desempenho. Isso até faz parte da matéria dos cursos de informática, não é inventado pelos “anti-PC”.

    “eu estou feliz, tu estás feliz, eu não te chateio pois não??? então não me chateies a mim ok?” pronto, é só isso…” – É isso mesmo. É bom que se fale todos os SO’, sem chatear a cabeça a ninguém.:) Se falarmos de uma forma saudável, sem ataques pessoais é sempre positivo para melhor conhecermos as várias alternativas de computadores.

  84. @paulf
    “e aos utilizadores de mac que me chateiam digo “eu estou feliz, tu estás feliz, eu não te chateio pois não??? então não me chateies a mim ok?” pronto, é só isso…”

    Se leres o meu post com atenção verás que digo exactamente o mesmo. Deixei o meu testemunho por utilizar os dois e por ter a minha opinião acerca do Windows XP e do Mac OS 10.5, agora o que eu não posso, é ficar calado quando leio post’s a dizer em traços gerais que os utilizadores Mac são isto ou aquilo porque compram computadores mais caros e porque o SO não vale nada, quando me parece que essas pessoas nunca utilizaram um Mac. Já o disse e continuo a afirmar que estas pessoas são uns autênticos idiotas.

  85. Miguel says:

    não dá para calar o paulf? que fanático.

  86. Nem Vale a Pena Comentar says:

    Sinceramente, não têm nada produtivo para fazer do que estarem a “matar-se” uns aos outros, isto era suposto ser um espaço para comentar o post e não uma guerra.Mas pronto não têm nada melhor que fazer….
    Já agora paulf, tens estado a escrever testamentos, não achas que o chato de que tanto tu falas não serás tu??Já estou a ver um comentário de 2 páginas a seguir…

    Fiquem bem!

  87. jpoa says:

    nop.

    curtinho =)

    Spectrum isso sim. O resto meninas dos GUI paneleiros… 😀

    Man, desde que faça o trabalho… experimentem as cenas e opinem qd pedido. Nao convertam ninguem, já chegam os helders ou elders ou whatever.

    Ha tanto OS e tanta plataforma. Ainda tenho aqui o CD do opensolaris para brincar ha uns dias e tudo…

  88. jpoa says:

    Ah, e pelo amor do cristo e de tudo…

    Linux *NÃO* (notem o ênfase no >não<) é um sistema operativo.

    É uma PLATAFORMA! Gentoo, Ubuntu, Debian e essas ceninhas são Sistemas Operativos.

    Carry on…

  89. Viva António,

    eu fico com esse mac por 250€ se ainda estiver interessado em vender.

    Cumprimentos.

  90. Skywalker_RJ says:

    Sinceramente, vocês me matam de rir. PC? Uma máquina com placa mãe de fabricante X, placa de vídeo de fabricante Y, memória falsificada de um Info Centro da vida, fala sério! Vírus!! Eu nunca soube o que é isso no meu Mac. Linux , conforme muito bem informa nosso amigo jpoa: Nunca foi sistema operacional!!! Pelo amor de Deus!!! O único que vejo aqui reclamando de Mac foi o cidadão chamado Leal, que com certeza nunca teve em mãos uma máquina decente com um sistema operacional de verdade! Quer saber, fica com o seu windows, você deve se sentir melhor mesmo. E se ainda estiver vendendo o seu MacBook (é assim que se escreve ok?), eu compro. Se tiver dois, eu compro os dois! Assim vc vai ter um dindin para comprar um Sony Vaio, e rodar o seu Windows Vista! Hahahahahahahahaha
    Um grande abraços aos amigos Macmaníacos!

  91. jpoa says:

    Calma que quando eu disse que nao era SO nao estava a desdenhar, eu uso linux e mac e sou muito feliz.

    Cada um com a sua combinação felizes e contentes. Agora que o pessoal que se entende com Mac e com uma versão de Linux decente não volta para Windows, ah isso nao volta…

  92. Skywalker_RJ says:

    Hahahaha isso mesmo meu amigo, falou bem.
    Não desdenharemos jamais o sistema operacional alheio!
    Mas que Mac OS é muito melhor, ahhhh disso ninguém (que usa) duvida!
    Um grande abraço.
    (E o MacBook comprou do nosso amigo hahahahahah)

  93. X-RDG says:

    Mac OS…. hmm.. não gosto muito, nem Linux. Windows para sempre! Especialmente agora com o Windows Seven, visto que o Vista foi uma “desilusão” – dizem a maioria das pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.