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Automóveis bi-fuel estão imparáveis: ameaça ao mercado dos elétricos?

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Mário says:

    Para quem não pode comprar um elétrico sim, é uma excelente opção.

  2. Gabriel says:

    Tenho os 2 (Eléctrico e GPL) em termos económicos nada bate o eléctrico no dia a dia fica bem mais barato no entanto o GPL também fica bem mais barato que a gasolina e não problema nenhum em viagens longas.

    O GPL nunca vingou porque o tuga não gosta de novidade tudo o que é novidade não presta depressa apareceram vário boates
    “O carro perde força” totalmente falso no caso cá de casa até tem 100cv a GPL e a gasolina só tem 90
    “A “Bilha” do gas rebenta” esta é parecida aos eléctricos que ardem, tudo o que é novidade deve arder no entanto o que ardem mais são mesmo os a combustão com filtro de partículas que nada tem a ver com o GPL

    Portanto sim é uma excelente alternativa para quem quer poupar uns trocos ao final do mês e não quer dar tanto dinheiro por um eléctrico

    • says:

      Tive um carro a GPL e vários na família e amigos. Zero problemas. Só preconceitos e “vaidades”, porque ter um carro a GPL é “foleiro” como ouvi muitas vezes. No entanto, poupei umas valentes lecas com o meu carro. Um amigo meu teve um BMW a GPL que, depois de “vitaminado” devia ter perto de 300CV. O meu tinha uns meros 60cv e não perdeu nada com o GPL. Em menos de 40.000kms tinha o investimento feito (e registava os abastecimentos todos na altura).
      Há um grande mal em algumas instalações. Há quem ache que instalando um kit GPL num carro velho vai ter um sistema sem problemas. Não há milagres, os “podres” estão lá quer o carro anda a gasolina, quer ande a GPL. No entanto, um outro amigo meu tem um carro a GPL que já deve andar pelos 40 anos. Está como o aço.

    • Luis says:

      Mas quanto custou o eletrico a mais que o bi fuel? 12k a mais? quantos litros de GPL metes com 12k?

      • Vítor M. says:

        Essas contas têm de ser feitas, exatamente.

      • rui says:

        o valor a mais é relativo, tens é de ver quanto seria um eletrico equivalente ao bi fuel ou um bi fuel equivalente ao eletrico, se o bi fuel for um renault clio ou Dacia sandero (pelo comentario da potencia diria ser mecanica Renault) e o eletrico for um Tesla Model 3 obiamente que o eletrico foi mais caro, mas tambem é uma opção muito mais completa…

        • Luis says:

          Comparando o mesmo modelo (e nao há versao totalmente eletrica)
          Renault Captur Bi fuel mesma versao so muda o motor: 24300
          Full Hibrid: 28500
          difere 4200
          4200/0.85 (sem ir a low cost) = 4941 litros
          a assumir que se gasta 80 l mes = 61.76/12 = 5 anos e uns meses
          isto assumido que a eletrecidade e de borla (que nao e o caso) e que a versao totalemnte eltrica custava mais 4200, sendo que dois segmentos abaixo, o renault 5 totalmente eletrico comeca nos 33k, e so fazer a comparecao

    • Moscalenta says:

      Os carros com mala pequena ficam sem mala com o tanque de GPL instalado

      • Vítor M. says:

        Não. Atualmente os bi-fuel de fábrica trazem tudo devidamente montado e não perdem mala, como antigamente acontecia. Hoje é tudo certificado e nem dás conta que estás a olhar para um bi-fuel.

      • Gabriel says:

        Se comprares um carro novo isso já vem tudo acondicionado ficas com uma mal tal como se o carro fosse a gasolina, nos carros antigos isso acabou quando deixou de ser obrigatório andar com pneu suplente portanto hoje em dia tiras o pneus suplente e deposito do GPL vai para lá não perdes mala nenhuma.
        Outra coisa que mudou foi também aquela placa azul atrás já não é obrigatória em novas instalações agora é um mero autocolante no vidro

      • Chuck Norris says:

        Mesmo nos carros antigos o sistema que ja é instalado à mais de 15 anos é instalar o deposito no lugar do pneu suplente. O exemplo que das era nos anos 80/90 em que andavas com a botija de gás na mala do carro. Também ai é que os carros ganharam a fama de serem perigosos (e eram na altura). Agora a questão já não se põe.

  3. David Guerreiro says:

    Até ao dia que o governo resolva taxar forte e feio o GPL e fique tão caro quanto a gasolina.

    • Vitor Afonso says:

      @Davif Guerreiro Olha que o GPL já esteve bem mais barato. Uso GPL desde 2015 e ainda me lembro na altura em que andava à volta dos 50 cêntimos (ou menos) o litro…. Agora a média aqui pelos meus lados é de 88 cêntimos.

    • says:

      Não dês ideias…

    • Rui says:

      O GPL existe há anos e anos e também é taxado

    • Yamahia says:

      tal como o kWh

      • JL says:

        São mais taxados que o GPL.

      • Yamahia says:

        Só se for na TAR para pagar aos amigalhaços das renováveis.
        Como dizia o outro, não há bicas grátis.
        Mas ainda é pouco. A que é desperdicada na estrada devia levar um acréscimo de calor semelhante ao ISP .
        Assim por alto, por cada 20 kWh mais 4 eurinhos…

        • JL says:

          Então quem vai gastar a desperdiçada para pagar imposto ?

          Só vai fazer os combustíveis também aumentarem, lol.

          Quem tem solar vai ficar todo contente. Lol

          • GM says:

            Oh, se vai. Sobretudo se for trabalhador nocturno, durante o dia, enquanto descansa, aproveita para carregar o carro (se não residir no Oeste e tiver o céu nublado e com nevoeiro até às 12h). Então, e se trabalhar de dia, como faz? Ah, leva o carro a combustão, deixando o eléctrico a carregar. No dia seguinte, troca. Ou então tem 2 eléctricos, que são usados á vez. Enquanto um carrega, usa o outro.

          • JL says:

            Vende a energia que produz durante e compra de noite quando é mais barata. Isto se não tiver outra solução como baterias.

          • GM says:

            Portanto, vende a 5 ou 6 cêntimos, e compra a 10 ou 12 cêntimos o kWh. Ou então, para poupar, a juntar a tudo o que já adquiriu, ainda acrescenta mas 10000€ para conseguir armazenar20kWh. Bom negócio!

          • JL says:

            Ou mais, há operadores a comprarem a 80% do valor que lhes paga, ou seja, 20% de comissão.

            10 mil euros chega para comprar painéis e baterias para 40 kWh.

      • Gabriel says:

        O problema de taxar forte e feio o Kwh é sempre o mesmo o GPL e o petróleo tens de ir à bomba se não fores não andas, enquanto que o kw à milhares de formas de fazer electricidade em casa no dia que o kw for mais taxado é meter mais 3 painéis solares e 2 eólicas ainda por cima ao preço que eles estão em 2 meses tens o investimento coberto. E eu compro logo aí um terreno para fazer parque de estacionamento com uns painéis solares para a malta ir lá carregar o carro acaba-se logo as taxas do governo pagam-me a mim o kw em vez de à edp, nunca poderão comparar estes recursos são coisas completamente diferentes.

        • GM says:

          Milhares de formas de produzir electricidade em casa? Diz-me só 10, já fico satisfeito.

          • Gabriel says:

            Paineis Solares
            Aerogeradores
            Micro-Hidro Eletricidade
            Andar numa bicicleta estática
            Meter um macaco a rodar uma manivela

            Vá dou-te 5 em contrapartida tens exactamente 0 formas de fazer petróleo em casa

          • GM says:

            Para instalares painéis solares (fotovoltaicos) podes fazê-lo, sem licença e com com. prévia, até 30kWp de capacidade. Para instalares aerogeradores necessitas licença. Não esquecer que os ditos produzem ruído ambiente. Micro-hidro electricidade (?): por acaso tens uma barragem no quintal? Ou tens uma fonte no hall de entrada, com circulador de água e pretendes instalar um micro-gerador? E, como alimentas esse circulador? com a energia produzida no micro-gerador?. Bicicleta estática: quanta energia consegues produzir? onde vais armazenar? Em vez do macaco, sempre podes colocar um hamster na rodinha. Deve chegar para lidar uma lâmpada LED de 5W. Enfim, não inventes. A única solução potencialmente viável é o fotovoltaico, mas para tal necessitas de espaço e boa orientação. E acumulação (baterias), ou então estás a injectar a preço da chuva. Tchau.

          • Gabriel says:

            Tenho fotovoltaico e não preciso minimamente de uma bateria quando estiverem mais baratas ok mas agora não vale a pena, durante o dia gasto 0 e ainda exporto bastante à noite durante o verão com o que ganho na venda pago o que gasto à noite durante um inverno é que pago uma uva mijona.
            Aerogeradores ainda não tenho mas é para o futuro produzem dia e noite e são mais baratos que baterias e estão a rebentar no mercado.
            E já agora pediram-me possibilidades de gerar electricidade em casa eu dei algumas não disse se valiam a pena ou não

          • Yamahia says:

            “Andar numa bicicleta estática”
            Nada que já não me tivesse passado pela cabeça nas aulas de RPM.
            Aquela malta toda a dar ao canedo, no mínimo 30 marmanjos (e marmanjas), durante 1 hora dava para alimentar o ginásio inteiro. Como é que ainda ng se lembrou disto? lool

          • JL says:

            Ainda agora tive na FCUL e têm lá um projecto onde estão a carregar baterias com uma bicicleta estática.

          • GM says:

            JL: E escala???? Para carregar o TM, dá. Mas não te esqueças de comer o bife.

          • JL says:

            Óbvio que para um carro são festinhas.

          • Gabriel says:

            Será este o 1º comentário engraçado do Yamahia querem ver que o homem afinal tem sentido de humor

          • Yamahia says:

            Andas distraído @Gabriel .

      • Toni da Adega says:

        Em certos paises vai-se pagar pelos km percorridos, antes que comeces a fazer uma festa, também vai incluir ICE, isto em cima dos impostos já existentes.

        E o kWh podem taxar á vontade que quem investiu em paineis está na boa

    • Miguel+A. says:

      Não tem lógica nenhuma taxar o gpl, pq se o fizerem, toda a gente vai preferir andar a gasolina, pq o carro consome menos. Ninguém vai fazer isso

    • danny says:

      Isto é mesmo comentário de inveja. Só pode! já li isto por ai varias vezes, mas não consigo entender porque vão taxar forte e feio se tem menor impacto ambiental?

  4. Ricardo Fraga says:

    Na minha empresa temos ainda 8 unidades elétricas: 2 nissan leaf com 6 e 8 anos. 4 renault zoe com +4 anos e 2 dacia spring 2022. E vão todos ser substituídos por bifuel. autonomia para mim é tudo e um técnico parado á espera de recarregar o carro é dinheiro jogado fora. GPL Auto a 0,85€ com dedução em sede de iva? Esqueçam lá os eletricos.

  5. Tafc says:

    A farsa dos elétricos já acabou. As vendas estão a cair a pique pois já ninguém compra banha de cobra.

  6. Pedro says:

    A verdade é que carros de origem com GPL são muito poucos. Na minha compra do ano passado, quando troquei de carro, ainda procurei a GPL de origem, mas apenas encontrei os DACIA.

    Se outras marcas apostassem em vender de origem, eu seria um comprador.

    • GM says:

      Tens RENAULT Bifuel, CLIO e CAPTUR.

    • Miguel+A. says:

      Sou utilizador gpl há muitos anos, e fujo dos carros a gpl de fábrica. Ficas agarrado à marca na manutenção do gpl (a centralina do gpl é bloqueada), e não é melhor do que os especialistas que trabalham exclusivamente com gpl. Não há como comprar um carro que se gosta ( verificando primeiro a compatibilidade) e depois converter por quem se tem confiança.

      • GM says:

        O meu CLIO só foi ao concessionário durante o período de garantia. Após isso, vai fazer as revisões na oficina tradicional. Até no período de garantia podes fazer as manutenções nas oficinas tradicionais, sem legalmente perderes a garantia. A marca pode sempre alegar isto ou aquilo.

      • Gabriel says:

        Fora da garantia podes ir a um instalador fazer a manutenção o meu clio foi comprado na renault e as manutenções agora são feitas no Pedro Marto

        • Miguel A. says:

          Manutenção. Se tiveres problemas no sistema GPL, provavelmente o instalador não consegue mexer por causa do bloqueio da centralina de GPL. Além disso, só a Renault e Dacia é que estão a apostar no GPL de fábrica. O que não é carro que queira. Acho que é simples de perceber… Eu sei que pode estar muito satisfeito, mas eu já tenho GPL ainda antes da Dacia vender em Portugal. E sim, fiz teste drive na Dacia e Renault. Foi coisa que não gostei de conduzir, e não sou o único com essa opinião. Ainda por cima, sabendo que há marcas que não retiram a garantia a carros novos quando se instala GPL, como a Toyota, podendo andar com híbrido a gpl, como muitos andam aí. Sim, eu sei do Pedro Marto. Excelente profissional, eu tambem estou muito bem servido.

    • Chuck Norris says:

      Não tens de origem mas podes instalar à posteriori. Qual é o drama?

  7. Aves says:

    Pelos vistos, os “bi eletrico-fuel” (os híbridos plug-in) são geralmente comprados por quem tem dificuldade em obter o carregamento elétrico das baterias, ou não quer ter esse trabalho.
    É isso que explica a discrepância entre o consumo de combustível em laboratório, e o consumo real – em litros por 100km, em média:
    – Carro a gasolina/elétrico: em laboratório 1,94 L, real 6,92 L (3,5 vezes mais)
    – Veículo a gasóleo/elétrico: em laboratório 1,62 L, real 8,21 L (5,1 vezes mais). O consumo é até superior a um carro apenas a gasóleo, que é de 6,65 L
    Obviamente, se o consumo de combustível dos híbridos plug-in é muito superior ao esperado, as emissões de CO2 também são. Isso justifica que não haja apoios à compra de híbridos plug-in
    https ://www.jn.pt/5717338693/a-falsa-promessa-dos-hibridos-plug-in/

    • Nuno says:

      6,92L??? Aos 100km??? Tenho um hibrido plugin que faz abaixo de 6L/100Km se não carregar a bateria. Se carregar faz bem menos, dependendo da distância percorrida até carregar de novo…
      O meu diesel (arteon sb) fazia consumos sempre abaixo de 6…
      Que carros são estes do exemplo?

      • Aves says:

        São consumos médios. Desde janeiro/2023 as marcas têm que reportar os dados dos dispositivos OBFCM (On Board Fuel Consumption Monitoring), comparando-os com os correspondentes dados oficiais fornecidos na homologação do veículo (WLTP). Este é o primeiro relatório.
        Mas no caso dos híbrido plug-in, a questão principal não é se consome 6 ou 7 L/ 100 Km. A questão é que se esperava, com a informação de “laboratório”, que o consumo nos a gasolina fosse 1,62 L/100 Km – e, na prática, é 3,5x mais.
        https ://auto.sapo.pt/noticias/667aca93db01c898dcbf58a7/consumo-real-dos-carros-e-20-superior-ao-oficial-denuncia-ue-problema-agrava-se-nos-suv-e-veiculos-de-luxo

        • Nuno says:

          Acho que ou não entendes o que significa esses 1,62L/100km ou então não leste a notícia do link que aqui metes…
          O meu híbrido plugin faz consumos de 0 se andar 20km, 30km ou 50km. Faz consumos de 1 se andar 70km e faz consumos de 5,4 se andar 400km…
          Óbvio que quanto mais ando sem carregar mais sobe o consumo.
          Os 1,62 é para o andamento médio diário usado nos cálculos e não pode ser extrapolado para um consumo genérico já que a componente elétrica tem 100% de influência até aos primeiros 50km mas a sua influência vai diminuindo à medida que se aumenta a distância percorrida sem carregar.
          De qualquer forma, a notícia fala em consumos 20% superiores e tu falas em consumos 250% superiores… Um destes valores tem mais de uma ordem de grandeza de diferença!
          Ou será que estavas mesmo a achar que um híbrido plugin ia fazer consumos de 1,62L/100km nem que fosse a fazer viagens de 1000km de cada vez?

          • Yamahia says:

            @Nuno, o @Aves está certo.
            Tu até podes ser um bom samaritano mas não podes tomar a árvore pela floresta.
            A maior parte da malta que comprou PHEV não os carrega com electricidade. Apenas o fez para ter acesso aos subsídios. E nestas circunstâncias consomem bastante mais que o seu equivalente puro a combustão.
            Qd essa constatação chegou à comissão com dados fornecidos pelo sw dos próprios carros, vários países semtiram-se livres para abolir os benefícios aos PHEV.

          • Nuno says:

            Não, não consomem… O meu PHEV, uma simples skoda octavia, faz consumos a rondar os 6L/100km tal como escrevi acima…
            Fui de férias sem ter onde carregar e com cerca de 1000km fiz consumos de 5,8L/100km e a bateria estava a 1% antes de ter 30km de AE… Quanto consome um skoda octavia a gasolina ou a diesel puro?

            E continuo a aguardar para saber se percebem o que significa o consumo de 1,62L/100km que não é mais do que o consumo do carro em modo híbrido durante a duração da bateria…
            Se não o querem carregar em casa podem pedir o consumo wltp após a bateria esgotar que é um dos testes feitos, e convenientemente não publicitados pelas marcas…

  8. freakonaleash says:

    Mais rapidamente compro outro Sandero Bi-fuel novo que um elétrico usado!

  9. Não dou says:

    Ninguém fala que o GPL é mais barato, mas gasta mais litros, a soma é quase nula, ou seja, a diferença é pouca. Além disso o deposito é de 30 L, que obriga a constantes reabastecimentos.
    A verdadeira razão de se venderem tantos Dacia está na relação preço/conforto/fiabilidade/tecnologia. Agora qualquer carro novo trás uma série de tecnologias que só vinham em topos de gama: travagem automática de emergência, eCall, Cruise, etc.

    • Gabriel says:

      Gasta um pouco mais mas o preço é metade a economia é bastante grande até

    • GM says:

      O depósito de 30L dá para cerca de 400km. O gastar mais, é cerca de 15 a 20%. O preço, é cerca de 50% do preço/L da gasolina. Como diria o outro, é só fazer as contas. Associado à poupança directa, é menos poluente que a gasolina e gasóleo, e menos agressivo para a mecânica do motor.

    • JL says:

      Cheguei a equacionar um gpl há uns anos, o problema é que tinha de abastecer dia sim, dia não, o tempo que despendia é muito superior a um abastecimento de combustíveis liquido, fora o facto que existem poucos postos e são muito frequentados, ou seja, é bem pior que ter um elétrico.

      • freakonaleash says:

        Há bem mais postos atualmente e na minha experiência demoro praticamente o mesmo de quando meto gasolina. A zona litoral norte está, a meu ver, bem servida de postos!

        • Yamahia says:

          Por aqui litoral centro-sul tb.
          Há dias aqui numa Prio antes do Túnel do Grilo, só autocarros da FlexiBus eram às dezenas. Mas não deve ser GPL, aposto que eram GNC. Se a fila fosse para o GPL desgraçado de quem tivesse que abastecer.
          Fiquei curioso com tamanho afluxo. Infelizmente é raro parar naquela bomba gostava de perceber melhor o alcance da coisa!

          • Gabriel says:

            O posto dos autocarros é ao lado do GPL nessa bomba, essa bomba é um pandemónio GPL nem vale a pena vão lá os ubers todos deixei de ir lá por causa disso

          • Yamahia says:

            Então é Ubers e FlexiBus tudo ao molho looolool
            Por acaso parei pq precisava qq coisa na loja, já nem me lembro o quê. Para entrar foi um caso sério. Realmente…de fugir!

        • JL says:

          Na minha só existe uma, e fica a cerca de 15 KMS, e com bastante afluência.

  10. João Gomes says:

    Boa noite a todos.

    Já sou proprietário de carros a GPL à 11 anos e deixo aqui o meu contributo.

    ROI da transformação só se consegue reduzir se efetuar muitos kilometros (o que é o meu caso)

    Acessibilidade a carregamentos nunca sofri desse problema durante todos estes anos não tenho perto de casa mas bastam 10 kms e consigo abastecer (caso não consiga tenho sempre gasolina no depósito para o que for necessário, consigo na soma GPL + gasolina fazer 1100 kms sem parar

    Manutenções as normais de desgaste do carro a gasolina e 40 € cada 15000kms no filtro do GPL (inclui revisão da centraluna GPL)

    Conforto melhorado pois o GPL ainda reduz mais o ruído do motor (já me faz confusão conduzir um diesel e andei já em vários elétricos e só notei a força do carro em termos de ruído não achei assim tão fantástico)

    Segurança nunca tive nem fugas nem relatos de problemas com GPL apesar dos mitos que existem sobre esta tecnologia e de serem condicionados em muitas situações os acessos embora já exista o dístico verde quem tem o azul tem que efetuar nova inspecção B, novo averbamento no DUA e outras questões cujo resultado final ronda em 300 € de despesas. Viva Portugal

    Performances nem vou alongar muito mas é sabido que o GPL é 3x menos explosivo que a gasolina logo em termos práticos é fácil perceber a perda de cerca de 20% na aceleração mas quando se compra ou transforma um para GPL devem ponderar também carros acima de 1.8 cilindrada e acima de 120 CV de potência e ai garanto que não irão notar praticamente nenhuma diferença se quiserem a resposta da gasolina terão de ter noção que o carro irá responder mas irá gastar mais GPL como é evidente

    Velocidades de “cruzeiro” e ponta estão lá

    Espero ter ajudado nesta vossa troca de opiniões

    João Gomes
    Opel Vectra caravan 1.8 140cv
    BMW X5 3.0i 240cv

    Bem hajam

    • JL says:

      Bom relato, deixo apenas uma pergunta, qual os consumos tanto em GPL como a gasolina ?

      • João Gomes says:

        Bom dia,

        Opel Vectra passou de 8 para 9 lts

        BMW passou de 14 para 16 Lts (atenção que este carro é um capricho não é carro do dia a dia) felizmente com o que poupei com o primeiro já me permitiu e incentivou a ter esse capricho

  11. PTO says:

    Cá para casa veio um Dacia Sandero Stepway Bi-Fuel, novinho em folha, no ano passado.
    A meter GPL a 0,85€/lt, tem sido uma boa poupança em relação ao carro anterior que gastava 7,5lt/100 de gasolina.

    • JL says:

      Então quer dizer que agora gasta 9 litros GPL ?

      • Nuno says:

        O sandero a gpl dificilmente passa dos 7L/100km… Só se andarmos a conduzir à sapateiro… Uma condução normal sem grandes preocupações faz 7.
        O mesmo tipo de condução a gasolina faz 6. Na realidade será pouco menos de 6 a gasolina e pouco mais de 7 a gpl mas a levar os putos à escola, ir trabalhar e andar pela cidade às compras, etc não passa dos 7 a gpl.

  12. Zero says:

    O problema está no mito do carro eléctrico que não dá problemas e não tem custos de manutenção. Faz lembrar o reclame do detergente fary que uma gota lavava X pratos é rapidamente se concluiu que a ser verdade numa família de 4 pessoas uma garrafa de faro ia durar 40 anos se a família lavar a louca do pequeno almoço almoço e jantar todos os dias durante esses 40 anos. Logicamente isso não acontece se assim fosse um carro eléctrico que dure 10 anos as empresas vendem um carro por cada cliente de 10 em 10 anos e isso seria o caos do mercado. Para isso já anda o zum zum que as marcas vão obrigar os carros a ir a oficina de X em X meses para actualizar os softwares ou cobrar uma renda fixa mensal para terem sempre os carros funcionais e actualizados de forma a poderem compensar o prejuízo das manutenções que são feitas.

    Além do mais se o mercado virar 40% eléctrico os governos acabam com as isenções nos iuc e a electricidade nos carregamentos vai ter um preço superior para compensar a quebra nos milhões em impostos que sustentam os governos.

    Além disso ainda ninguém conseguiu garantir que vai existir fontes de energia renováveis para produzir a energia eléctrica necessária para tanto carro eléctrico abastecer, ou então vão fazer como os barcos verdes da transição que são carregados com geradores diesel que consomem mais gasóleo para carregar os barcos que os anteriores barcos a diesel consumiam. Estas são as verdades que não dizem. Felizmente as marcas de automóveis já perceberam isso e também já perceberam que o mundo fica mais pokuido de ano para anos mesmo com o aumento dos carros eléctricos?

    Esta é a explicação que ninguém consegue, quer, e tenta esconder ao mundo.

    Com o aumento dos carros eléctricos o que continuamos a assistir é o mundo cada ano que passa a atingir a meta carbónica do ano cada vez mais cedo e não mais tarde como defendem os puristas de que o eléctrico não pokui.

    Pois um eléctrico é u mesmo que contratar uma pessoa por 8 anos lhe pagar o ordenado correspondente a esses 8 anos mas a pessoa morre ao fim de 4 anos. Vai ter de contratar outra pessoa para o lugar desta mas entretanto já perdeu o valor do trabalho de 4 anos chama se prejuízo.

    Se um carro eléctrico precisa de 6 a 8 anos para compensar a pegada carbónica então todos os carros que são abatidos fruto de acidente são prejuízos para o ambiente e mais grave prejuízos graves, um carro a combustão se não anda não polui mas o eléctrico não andando já poluiu.

    Podem criticar a vontade eu já estou vacinado contra a hipocrisia que reina no mundo de hoje . Não temos novas gerações mais bem formadas mas sim novas gerações mais bem formatadas….

    • JL says:

      Eu nem o vou criticar, porque ao assumir que vai ser criticado é porque sabe à partida que está errado. Portanto nem vale a pena se darmos ao trabalho de rever esses pontos.

    • Nuno says:

      Hipocrisia é o que há mais por aí…
      É como a malta que jura a pés juntos que no seu EV faz consumos de pouco mais de 10kWh/100km e faz 100km por 1€ e depois entramos no carro e o consumo da última viagem de 80km foi de 21kWh/100km e descubro que pagam o kWh a 19,95€ na EDP e vêm com a tanga do costume “mas nas calmas dá para gastar menos”…
      Lol

    • Yamahia says:

      “Não temos novas gerações mais bem formadas mas sim novas gerações mais bem formatadas….”
      Esta merece ser emoldurada.

      • JL says:

        Ena, estão a falar de vocês então ? Estão tão formatados que não aceitam nada que lhes seja fora do vosso conceito !!

        • ElectrorelvaS says:

          Falando por mim não é uma questão de conceito, é mesmo de €€€.

          Quanto ao formatados, bem que se lê nestas paragens o quantr oas pessoas estão “formatadas” ao que interessa a certas “elites”…

          • JL says:

            Se é de dinheiro não entendo então porque tem um a combustão, quando já se sabe que ficam mais caros.

          • Nuno says:

            Não, não ficam… Principalmente para quem use os carros a sério…
            Mas todos sabemos que te aparece dinheiro na conta bancária a cada km que fazes…

          • JL says:

            Exato, para quem use os carros a sério, até ficam dados.

            Aparece na conta bancária sim, senão não trabalhava, a diferença é que não sai tanto para queimar.

          • Nuno says:

            Principalmente para quem gasta 140€ para ir do porto ao Algarve…
            Ou para quem faz viagens longas de AE a médias de 100km/h para não gastar mais que um diesel…

          • Yamahia says:

            “Principalmente para quem gasta 140€ para ir do porto ao Algarve…” O último q vi com alguma isenção gastou o dobro do que gastaria se fosse a gasóleo, já considerando o carregamento em casa:
            https://youtu.be/Y9kdy-3MJiE?si=_JeNpR7aA6bQz6pP

          • JL says:

            Ninguém tem culpa que se esqueçam dos carros carregados, experimentem deixar os carros abastecidos e parados na bomba durante 1 hora.

          • Yamahia says:

            Se a mangueira ficasse presa ao carro, que remédio. Mais um handicap da ME, os carregadores por x’s querem roubar os cabos aos Clientes e recusam devolve-los looolooolool

          • Nuno says:

            Não tem nada a ver com isso.
            No Facebook o que não falta são grupos de malta dos EVs e a cada dia lá vem alguém que carregou fora de casa e levou uma taulada que até dói…
            E depois vem os fanáticos como tu dizer que tem de ter 15 cartões, e contratos com x, y e z, e tem de pagar subscrições para isto ou aquilo, etc…
            Convenhamos que carregar um EV fora de casa exige muitíssimo mais que atestar um ice…
            Qualquer ice atesta da mesma maneira… Nos EV há as potências prometidas, as potências verdadeiras, o tempo, o kwh, o ceme, a tensão, o raio que o parta… Enfim.
            Perdem 2h a planear a viagem mais 2h a meio do caminho em carregamentos e depois fazem 2000km ao mesmo preço de um diesel com o conta de terem demorado horas a carregar e andar a 100 na AE

          • JL says:

            Tem, porque senão é impossível chegar a esses valores, ou então metem zoe’ s e leafs a carregar em ionity.

            Fanáticos? Não entendi, então você também é, já que consulta os mesmos grupos, comenta os mesmos grupos, simplesmente tem a opinião oposta, portanto também é fanático.

          • JL says:

            Se a mangueira ficar presa no carro é uma avaria, normalmente do posto, logo não faz sentido ser cobrado, mas espero que deixem aqui provas disso.

          • JL says:

            Já me lembro desse vídeo, o próprio assumiu o erro, mas pronto, já sabemos que todos os maus exemplos servem de argumento para os fanáticos.

          • Nuno says:

            Aqui fica o texto de um utilizador de hoje…
            “Com o intuito de ajudar alguém que seja mais novato nestas andanças ou queira fazer comparações faço aqui um resumo de uma viagem Porto – Lloret de mar – Porto num VW ID.4 77Kw com jante 21, 4 pessoas e mala cheia

            Gastei total de 167.67€
            2315 Km
            Média 16.9kw/h aos 100 km
            Total 391,235 Kw
            Média por Kw 0.43€
            Tempo em carregamentos: 7h18m
            Tempo carregamentos tirando refeições : 3h20m
            ( isto é porque nas horas de refeições parei em postos mais lentos 50kW e deixei ir até 100%) sempre deixando mais postos livres para o caso de alguém querer carregar no mesmo sítio

            Preço aos 100km = 7,11€
            Gasóleo aos dias de hoje teria de fazer média aproximadamente de 4.7 L/100km

            Quem pretender mais informações de tempo exato de cada carregamento sítios onde parei e preços pode enviar mp que tenho um histórico mais detalhado.

            PS: O custo total podia ser bastante reduzido se opta-se apenas por postos ionity pois tenho ionity pass, mas preferi privilegiar parar onde me apeteceu em vez de estar dependente só de uma rede.”

          • JL says:

            Então mas era 140 do Porto ao Algarve, agora numa viagem 4.5 maior já só gasta mais 27 euros ?

          • Nuno says:

            Como podes ver, é o que há. Não te esqueças que porto Algarve porto é em Portugal.
            Mas deixo aqui o testemunho. Foi porto-Algarve-Porto com 300km lá em baixo ou seja 1350km por 140€…

            “Pertenço a este grupo há já algum tempo mas infelizmente muita coisa do que aqui escrevem eu não percebo nada no que se relaciona a preços e taxas e siglas OPC, CEME. Tenho um carro eléctrico desde Maio e ando pouco mas carrego em casa a pagar ao condomínio porque ainda não temos ligação a casa, mas vamos ter. Fiz em junho uma viagem ao Algarve, desde o Porto onde vivo para Cabanas sem ter onde carregar lá. A bateria é de 69Kw e o carro veio com um pacote oferta da EDP sensivelmente, dizem eles que dá para 15000Km. Mesmo assim haveria taxas a pagar. Felizmente comprei o carro através de empresa e não pago o iva. Mas mesmo assim fiquei estupefacta quando recebi as contas. No Algarve fiz bastantes km porque tive de ir duas vezes ao aeroporto. Cerca de 300. Mostro aqui as facturas para que quem sabe me possa ajudar na próxima viagem que tenciono fazer em setembro novamente.”

          • Yamahia says:

            “Se a mangueira ficar presa no carro é uma avaria, normalmente do posto, logo não faz sentido ser cobrado, mas espero que deixem aqui provas disso.”
            Não deveria ser cobrado, mas é cobrado.
            O que não falta são relatos de utilizadores no portal da queixa que além de secarem 3horas à espera de uma solução que nunca apareceu ou pq nao atendiam ou pq os tecnicos já vinham e nc chegaram. Chatearam-se, vieram-se embora sem o cabo, ficarem sem o cabo para carregar n’outro sitio, nunca lhe foi devolvido o cabo e pagaram o tempo de uso até ao momento em que finalmente a assistencia tecnica se dignou a libertar o cabo.

          • JL says:

            Portanto também não foi só Porto Algarve.

          • JL says:

            Só é cobrado se não reclamarem, já aconteceu isso com um carro de empresa e só cobraram os kwh carregados.

          • JL says:

            Então mostre lá esses relatos.

          • Nuno says:

            @JL
            Vê os kms, vê o custo, e depois diz-me como é que isto é melhor que um diesel que fazia a viagem toda sem parar uma única vez para atestar…
            Ou estamos a assumir finalmente que carregar um EV fora de casa fica mais caro que andar a diesel e não compensa?

          • JL says:

            E quantas viagens é que esse carro faz igual a essa durante 1 ano ?

            Que eu saiba as pessoas não usam só os automóveis quando vão de férias.

          • Nuno says:

            Tens de perguntar ao dono do carro mas pelos comentários nunca mais faz nenhuma…
            E não, não se usam só carros. Eu quando vou de férias normalmente vou de barco até ao autocarro…

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