Conheça todas as novidades apresentadas no Google I/O
A gigante Google confirmou hoje, durante o primeiro dia do Google I/O, várias “novidades” que tinham vindo a ser noticia nos últimos dias. Foi um evento com pouco suspense e o maior destaque vai sem dúvida para o Android M. Conheça agora todas as novidades apresentadas.
Android M
A chegada do Android M era uma novidade esperada para a I/O de hoje. A Google não deixou de cumprir e por isso lançou hoje a mais recente versão do Android.
Controlo das permissões das aplicações
O já falado controlo das permissões das aplicações vem já integrado com esta nova versão do Android e dará ao utilizador um controlo ainda maior sobre as as permissões definidas por aplicação.
Uma nova tecnologia para melhorar os consumos de energia foi também criada. O Dozer vai conseguir perceber a utilização do equipamento, ao nível físico e diminuir os consumos em momentos em que estes não estejam a ser usados.
O Android M Developer preview estará hoje disponível para o Nexus 5, 6, 9 e Player.
- Saber mais sobre o Android M
Android Pay
Os pagamentos digitais estão na moda e a Google integra, agora, no próximo Android M, um serviço nativo: o Google Pay. A Google aposta numa divulgação com frases fortes, onde a Segurança, Simplicidade e Escolha, são a bandeira deste serviço.
Este sistema de pagamento vem trazer a todos os dispositivos Android uma capacidade que somente a Samsung tinha, dentro do sistema operativo da Google.
- Saber mais sobre o Android Pay
Android Pay
A Google deu também a conhecer algumas actualizações para o Android Wear. Uma das novas funcionalidades em destaque é o “Always On” que permite ter uma determinada aplicação em modo "hibernado" (em preto e branco) mas activo do ponto de vista das notificações, garantindo assim uma gestão eficiente da bateria.
Segundo a Google actualmente existem mais de 4000 apps para Google Wear.
Google Now + ‘Now on Tap’
O Google Now vai ficar ainda mais "inteligente" com a nova função ‘Now on Tap’. Esta nova funcionalidade permitirá interagir com as aplicações do Android.
Por exemplo, quando o utilizador carregar no botão Home, o Google disponibilizará um conjunto de opções. para acções a realizar naquele momento. No caso de precisar de algo mais específico/detalhado, o utilizador pode dizer “Ok Google” a partir de qualquer aplicação. Por exemplo, se estiver a ouvir Twenty One Pilots no Spotify e questionar: “Ok Google, quem é cantor principal”...o utilizador terá uma resposta imediata.
Internet of Things
Tal como se esperava, a Google confirmou o seu novo sistema operativo para a Internet das coisas. Baptizado de Brillo, este sistema tem como base o Android e é direcionado para os mais diversos dispositivos inteligentes como é o caso dos termóstatos, lâmpadas, frigoríficos, etc.
- Saber mais sobre o Brillo
Google Photos
A Google anunciou oficialmente Google Photos . Além de permitir gratuitamente o alojamento de fotos e vídeo, este serviço oferece uma interface para gestão de todos os conteúdos e funcionalidades de partilha.
A “boa” novidade é que este serviço oferece espaço ilimitado (grátis) e o utilizador nem precisa de ter conta no Google+.
- Saber mais sobre o Google Photos
Google Maps Offline
A utilização do Google Maps em modo offline não é propriamente uma novidade, contudo, este não é um recurso que funciona de forma sólida, algo que irá mudar ainda este ano.
- Saber mais sobre o Google Maps Offline
Além das novidade referidas, a Google deu a conhecer também o Google Cardboard SDK que agora ganhou suporte para o iOS, o Cloud Test Lab, e referiu-se também ao projecto Loon onde os balões que vão "fornecer" Internet já estão a ser testados na nova Zelândia e têm capacidade para estar no ar durante cerca de 100 dias.
Este artigo tem mais de um ano
Android pra mim ta morto, essa politica de abandonarem os utilizadores a sua sorte sem actualizaçoes nao ta com nada. Vou experimentar o WP, android ja teve a sua oportunidade
Sim Carlos ja sabemos.
Está mudando para o SO errado se o seu problema é abandono dos utilizadores, no WP é “muito” pior.
ou então não, já que está em crescimento… but who cares, numbers are numbers right?!
Não é o abandono dos utilizadores, é abandonarem os utilizadores. Como se sabe e bem, muitos telemóveis Android não têm quaisquer atualizações depois de lançados.
Não digas asneiras, updates para que quando do Android 4.2 para 4.4 ´é tudo igual e tens as aplicações todas actualizadas basicamente , tens num android 4.2 a mesma experiência do 5.1….
Vocês estão sempre a dizer o mesmo que já chateia o disco riscado.
Vai lá comprar o teu WP ou APPLE que nos ficamos com android e contentes por ter liberdade
anda complicado perceberem que as actualizações dependem das marcas dos telefones e não da Google…mas siga a marinha com o seu novo WP
O complexo da inferioridade de alguns utilizadores de WP está cada vez pior. Epa fiquem lá com os vossos SO’s e deixem de chatear os outros
Eu tenho meu HTC one X com Android 4.2 exactamente igual ao meu Tablet Asus Tegra 4 com Android 4.4 e mesmo Launcher Asus Zen UI
And Who cares?! Launchers por todos os lados…
percebam de uma vez uma coisa. O android é um sistema livre. Não querem ser deixados ao abandono comprem nexus. Agora comprarem samsung e afim e depois vêm dizer que são deixados ao abandono isso não
Ora nem mais! Tenho um nexus 5 e tenho sempre os updates disponíveis. Aliás, vou já instalar o Android M Preview.
Primeiro, Android não é livre, não confundir termos, e tu devias perceber que cada dispositivo lançado com acesso à Play Store, é com autorização da Google em que aprovam o hardware, logo se os dispositivos não estão prontos para receber futuros updates, a Google é culpada que aprova esse hardware.
Tu percebes mesmo muito, então a culpa e dos equipamentos? A culpa e das marcas a google torna publico o OS, o resto não e nada com eles. Eu tenho tido sempre todos os updates mas isso sou eu que compro modelos que tem suporte de varias teams!
Novamente, se existem equipamentos que não têm atualizações, é porque a Google o permite. Qualquer marca pode lançar um sistema baseado em Android, mas para ter acesso à Play Store têm de ter aprovação da Google e ainda pagar à mesma, o problema é que a Google aceita tudo em nome dos lucros, no entanto se o Android tem má fama, a Google é tão culpada como os fabricantes.
lol o teu comentario faz tanto sentido como 3 elefantes manetas a jogar tenis…
Existem dois “sub tópicos” com Android Pay..quando deveria ser Android Pay e Google Wear 🙂
Nenhum Android Fan se pode queixar de falta de artigos sobre a Google I/O…
Só tu pareces estar incomodado.
A google não abandona os utilizadores. As marcas como Sony, Samsung, LG, ASUS, Bq, Wiki, entre outras não actualizam o seu software principalmente os modelos antigos. O objetivo é vender novos equipamentos (topo de gama e novo software). Quem possui um Nexus 5 como é o meu caso recebe o SO novo porque o Nexus pertence à google e mesmo assim tem um tempo de vida. No caso da Apple o ios8 não foi atualizado para o iphone4. Possivelmente o Nexus 5 não vai receber o Android N (2016). Relativamente ao Android M basicamente restringisse a novas funcionalidades. Em termos estéticos não existe grandes alterações.
Agora diz-me, tens um novo sistema operativo, que loucura. Qual vai ser a grande diferença se o teu telemóvel é um charuto de 300 euros? Vais conseguir ter 4g com, vais conseguir filmar a 4k? Que adianta dizer que tens um sistema operativo mais actualizado, se o teu próprio telemóvel não dá para mais.
Estas enganado, os nexus proporcionam uma excelente experiência, usar um smartphone não é só tirar fotos.
O Nexus 5 tem 4 G e filma a 4k através da app L camera. Não é quase 4k mas é quase!
E por um preço de 300€. As marcas lançam novidades no hardware mas só os flagships é que actualizam vão actualizando software. Os antigos modelos as marcas não actualizam porque não querem!
O mesmo paleio de sempre, a google que é a coitada, no wp também já ha várias marcas, e independente do que fores comprar tudo vai ter update, sim mas depois la vão com o paleio que o android é open source e eles não podem fazer nada…entao não era o open source o revolucionário? Sim revolucionário que fica desactualizado
A versão que é usada normalmente não é a Open Source.
“AOSP (Android Open-Source Project) is the project with the open-source parts of Android. It’s used as a base by anyone who wants to build or customize an Android ROM. Although new Android features are developed in secret inside Google, when a new Android version is released, all the code changes to the open-source parts get merged into AOSP soon afterwards. (“Soon” is a relative term: sometimes it’s not very soon at all.) Conversely, Google receives and incorporates changes submitted to AOSP (such as to fix bugs) from outside, but sometimes with a delay (because they have to create a release branch of the source long before the next release).
AOSP doesn’t include the closed-source components: mainly, that’s hardware drivers, and Google’s special apps that only ship with certified devices (Google Play, Google Now, etc).
AOKP is one particular custom-rom project. Like other custom ROMs, it’s based on AOSP, but adds extra features. The maintainers also need to find (possibly closed-source) drivers for all the hardware on a device in order to support that device.
Generally, most people use the term stock ROM to mean the manufacturer’s ROM that came with their device (possibly including any OTA updates). As t0mm13b points out, this ROM almost certainly wasn’t built from AOSP: the source will be based on AOSP (or Google’s internal sources, if the manufacturer is big enough to have access to them), but it will include any drivers for that device, as well as the manufacturer’s customizations such as Samsung’s TouchWiz or HTC’s Sense.”
Abc
Ou seja, este Google I/O foi uma Apple Keynote da Google. Muito bem…