PplWare Mobile

Vodafone Smart Router – Ligue um disco e partilhe na sua rede

Vítor M.

Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

Deixe um comentário

30 Comentários em "Vodafone Smart Router – Ligue um disco e partilhe na sua rede"

avatar
  Subscreva  
Notify of
claudio oliveira
Visitante
claudio oliveira

Boas tardes;

como posso ter acesso ao disco a partir de outra rede. E possível ? Se sim queria saber como.

ZeTolas
Visitante
ZeTolas

Pois isso é que era serviço!!!

Guilherme
Visitante
Guilherme

Não é fácil. Envolve saber o IP público (que normalmente não é sempre o mesmo) ou usar um Dynamic DNS client. Depois é preciso abrir portas (menos segurança) ou criar uma VPN caseira.

Há que ler bastante sober o assunto.

Luis Henriques
Visitante
Luis Henriques

O sistema de ficheiros ainda está limitado a FAT32, como nos antigos routers que a vodafone usava?

John Doe
Visitante
John Doe

Se tivesses lido… “Obs: O sistema de ficheiros do disco externo ou pen USB terá de ser fat32, qualquer outro formato o router não o reconhecerá”

JorgeO
Visitante
JorgeO

Informação errada. Tenho esse mesmo router e posso confirmar que lê NTFS e FAT32, e mais que isso lê discos iniciados em GPT, que permitem partições muito maiores em NTFS. Só consegui testar com um disco de 500 Gb, mas iniciado em GPT e formatado em NTFS, reconhece sem qualquer problema, com velocidades de escrita na ordem dos 15 MB/s (acho que é B, e não b…).

JorgeO
Visitante
JorgeO

Não, também dá NTFS, e também discos iniciados em GPT, não só em MBR. Mas o router tem alguns problemas com certos discos… O meu WDRed de 6 TB nem sequer reconhece.

Pedro Pinto
Admin

Pois, o fiável é mesmo Fat32

MLopes
Visitante
MLopes

mas em fat32 há limite no tamanho dos ficheiros. em exfat (ainda tem a vantagem de ser compatível como macos e windows diretamente) também não é fiável? ou nem sequer funciona?

JorgeO
Visitante
JorgeO

Nao sei… Mas formata em NTFS e testa. Do pouco que testei pareceu-me fiável e rápido.

JorgeO
Visitante
JorgeO

Para um futuro tutorial do pplware para configurar impressoras neste router em PC’s Windows, digo que é muito mais trabalhoso… Até agradecia que testassem, para confirmar que não é problema da minha rede/router/impressora. Adicionem a impressora através do Samba, como está descrito, e dá para a encontrar e adicionar no PC. Mas de seguida tentem imprimir qualquer coisa. Eu não conseguir de forma nenhuma, em vários PC’s diferentes.
Só seguindo este vídeo é que conseguir por a impressora a funcionar, e tem funcionado 5 estrelas.
https://www.youtube.com/watch?v=p-tWZWEjQFw

Paulo Vieira
Visitante
Paulo Vieira

Testei a funcionalidade, mas uma coisa que me intriga é que no meu PC, no explorador de ficheiros aparece um item que diz “localizações de rede”, por ai consigo aceder a todo o conteúdo do disco partilhado, de nada serve a definição de partilhas com permissões, como é ensinado em cima. alguém já testou o e concluiu o mesmo que eu?

JorgeO
Visitante
JorgeO

Na página Configuração Avançada/Aplicações de Rede/Partilha de ficheiros e impressoras, tens as opções Activar autenticação de impressora e armazenamento, e activar autenticação activados?
Se não estiverem, é por isso que consegue ver o disco todo. O problema é que depois de activares, é um bocado mais difícil configurar a partilha no PC…

JorgeO
Visitante
JorgeO

Ou melhor, estava-me a tentar lembrar da dificuldade que tive na altura, e já me lembro: na pasta que estás a partilhar na pen, a pasta “raiz”, não uses letras com acentos, ou ç. Senão ela dá-te sempre erro. Por exemplo, em vez de chamares à pasta Público, chama antes Publico. Senão vai-te dar erro a montar a pasta. Já informei a Vodafone acerca destas limitações no firmware. Se resolveram…? Não sei, mas aposto que não.

Paulo Vieira
Visitante
Paulo Vieira

acho que resolvi o problema de estar todo o disco visível, para que não apareça todo o disco em “localizações de rede” no explorador de ficheiros, deve proceder a uma alteração no router. Escolher a seguinte opção em Configurações avançadas —> Aplicações de redes —> Partilha multimédia DLNA (desactivar esta opção).

JorgeO
Visitante
JorgeO

Ah, acho que já percebi o que querias dizer. Mas nesse caso, só deviam aparecer os ficheiros multimedia, certo? Só filmes, musicas, fotos, etc.

Paulo Vieira
Visitante
Paulo Vieira

Sim, realmente só aprecem os ficheiros multimédia. Por lapso meu pensei estar tudo à vista.
Mesmo assim não queria ter à vista algo que estava a restringir acesso através da criação de users, por isso resolvi desactivar a opção que referi.

Aj
Visitante

Queria lançar um desafio ao pplware. Uma análise a routers de marca branca que existem no gearbest e que possam ser ligados ao HUB da nós. Andei a ver mas não percebo nada daquilo. E não devo ser o único.

MLopes
Visitante
MLopes

isso era muito bem visto!

Arlindo Pereira
Visitante
Arlindo Pereira

Precisava de um router barato que suportasse VPN e que tivesse uma excelente velocidade wireless e que fosse compatível com o HUB da NOS.

lol
Visitante

Eu também precisava de muita coisa 🙂

Joao Costa
Visitante
Joao Costa

Este disco partilhado depois é acessivel pela televisao? Seja via menus da box na tv seja via uma samsung smart tv por exemplo ?

Rui
Visitante

Não me aparece a gateway_share no file explorer. alguém pode dar uma dica?

mr_mufy
Visitante
mr_mufy

tens que procurar o disco pela rede, porque ele vai ser adicionado assim.
Depois podes colocar como um mapa de rede e ja fica disponivel,

So tenho pena que esta funcao não funcione como mediaServer com as subtitles…
A minha tv nao la as subtitles. raios.

Rui
Visitante

A questão é que não está a aparecer o gateway share… será que tenho que activar alguma opção no PC?

João Simões
Visitante
João Simões

Depois de fazer os passos no IP do router e de ativar a partilha, como consigo encontrar o disco e iniciar sessão com as credenciais que escolhi no windows 10? Obrigado.

João Pedro Aguiar Ferreira
Visitante
João Pedro Aguiar Ferreira

Eu não conseguia depois aceder ao disco, porque não encontrava ” gateway_share” no explorador.
Resolvei da seguinte forma. no explorador coloquei o endereço:
\\192.168.1.1
e logo apareceu a pagina para colocar o nome e a password.