Vamos Programar? – Introdução à Programação #4
Uma breve história sobre C
O mundo está constantemente a evoluir: desde o mais pequeno inseto à espécie Humana. Evolução, mudança, futuro - são das palavras que mais são ouvidas atualmente.
A tecnologia tem revolucionado o mundo das mais diversas formas. Se quer entrar no mundo da tecnologia e deixar a sua marca, pode começar aqui.
Hoje trazemos aos nossos leitores, a si, uma pequena grande história sobre a linguagem de programação C que começará a ser utilizada em breve.
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Antes de continuar, deve conhecer a história da linguagem de programação que começará a ser utilizada em breve (dentro de uma ou duas semanas). Apesar de, inicialmente, apenas abordarmos C, poderemos falar de outras também.
C - Uma pequena grande história
Os anos de 1969 a 1973 foram de extremo entusiasmo dentro da AT&T Bell Labs porque foi quando a linguagem de programação C começou a ser desenvolvida.
O principal desenvolvedor desta linguagem foi Dennis Ritchie que descreveu o ano de 1972 como o mais produtivo e criativo. Este foi o ano em que mais avanços foram criados na linguagem.
A linguagem desenvolvida por Ritchie chama-se C porque esta linguagem baseou-se imenso numa outra linguagem de programação chamada B. Muitas das características de C foram baseadas em B.
Numa fase inicial, esta linguagem de programação, C, tinha como principal finalidade o desenvolvimento do Unix, que já havia sido escrito em Assembly - uma outra linguagem de programação.
A versão mais recente de C é C11 e foi lançada a dezembro de 2011. Esta linguagem foi uma das influências de muitas das linguagens de programação que atualmente são muito utilizadas.
Dentro de muitas, C influenciou AWK, BitC, C++, C#, C Shell, D, Euphoria, Go, Java, JavaScript, Limbo, Logic Basic, Objective-C, Perl e PHP. Isto não significa que estas linguagens não tenham sido influenciadas por outras.
Características da linguagem
Todas as linguagens de programação contam com diversas características. Como abordámos anteriormente, os paradigmas de programação são muito importantes e influenciam a forma como devemos escrever.
Sendo assim, C é uma linguagem de programação, em relação aos paradigmas, estruturada, imperativa e procedimental. Outras características desta linguagem são o facto de ser compilada, padronizada pela ISO e de propósito geral.
Uma linguagem de programação compilada é aquela que passa pelo processo de compilação ou seja, o seu código fonte é diretamente transformado na linguagem da máquina por via de um compilador.
Porque iremos utilizar C?
Na comunidade de programadores/desenvolvedores existem sempre muitas opiniões: todas diferentes e distintas. Porém, não quer dizer que sejam inválidas.
Nós iremos começar por abordar C porque é uma linguagem "mãe", que influenciou muitas outras. Aprendendo a linguagem C, fica preparado para se iniciar com muitas outras linguagens de programação pois tem uma sintaxe muito utilizada e, além disso, sabe a lógica.
Estes primeiros artigos não têm permitido muita interatividade entre si, leitor, e nós mas, brevemente, isso irá mudar. Quando começarmos a colocar código-fonte C, iremos colocar também exercícios para que desafie a sua mente.
Mais uma vez, gostávamos de saber a sua opinião. Caso tenha alguma dúvida, pode sempre utilizar os comentários para colocar a questão. Caso o faça, pedimos que utilize a keyword [DUVIDA] no início do seu comentários.
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Henrique Dias |
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Este artigo tem mais de um ano
#include <stdio.h
int main(){
printf("Grande iniciativa do pplware");
}
erro de compilação
ahahah falta o >
Falta-te fechar a declaração da lib e devolver um valor quando a Main termina.
é só uma brincadeira. Sim falta fechar a declaração da lib, mas não preciso de devolver valor nenhum
Por acaso precisa do ‘return 0;’ no final, como referido anteriormente.
Não necessitarias de devolver se tivesses declarado a função como void. Como a declaraste com um tipo de retorno int, tens que devolver um inteiro no fim da execução.
Em C, por norma, quando uma função executa correctamente devolve 0, se houver um erro devolve -1. No entanto, podes definir mais valores conforme te der jeito. Por exemplo podes devolver 10 se a função acabar a execução num estado, ou 20 se acabar em outro. Isto aplica-se tanto à main como a todas as outras funções.
Foca só os seguintes exemplos:
void main()
{
printf(“isto está certo!”);
}
/**/
int main()
{
printf(“isto não”);
}
/**/
int main()
{
printf(“mas isto está”);
return 0;
}
Loading… 😉 continuem com bom trabalho. abraço 🙂
Obrigado 🙂
Vídeo não disponível…
Faz refresh sff 🙂
qual o melhor compilador?
podes usar o Borland++ que agora é da empresa Embarcadero.
Ou se preferires o Visual Studio que usa uma syntaxe um pouco diferente mas que tabém funciona.
ou em linux usas linhas de comandos com o gcc 🙂
Se fosse realmente o Nelson provavelmente falava em objective-c 🙂
Não acredito que vou dizer isto mas aqui vai … Nelson e em Mac?
gcc ou g++ eu sei.
Sim o g++ compila c porque c++ é retro-compativel com c.
Não acredito que vou dizer isto mas aqui vai … Nelson e em Mac?
gcc ou g++ eu sei.
Sim o g++ compila c porque c++ é retro-compativel com c, i.e., podemos escrever código em c dentro de c++ mas o contrário não se aplica.
Depende do fim da tua aplicação.
Compiladores diferentes são feitos com propósitos diferentes.
Por exemplo, o compilador do Visual Studio é diferente do gcc e há coisas que são válidas para um e que não são válidas para outro.
O gcc é amplamente utilizado, assim como o Borland e o Visual Studio. No entanto, tenho a noção de que o gcc é o mais popular e o mais utilizado. Pelo menos é o meu compilador de eleição para diversas plataformas.
Para utilizares o gcc num ambiente Unix/Linux podes perfeitamente utilizar na linha de comandos, depois de teres os pacotes instalados na tua máquina. Para utilizares o gcc no Windows podes recorrer ao Bloodshed Dev C++ (http://www.bloodshed.net/devcpp.html), ou então podes emular um ambiente Unix através do CygWin (https://www.cygwin.com, que pode ser bastante complicado para principaintes, mas que te dá uma linha de comandos semelhante aos ambientes Unix. Também podes utilizar o MiniGW (http://www.mingw.org), mas nisso nunca me aventurei muito.
Para a semana iremos falar disso tal como dos IDE. =D
Se a C chama-se C por ter sido baseada na B então a B chama-se B por ter sido baseada na A?!!? 😉
Se não então porque é que se chamam B? Se sim então porque é que a outra se chama A?
Não, B não tem esse nome por se influenciar numa “A” =P Chama-se B porque foi construída de forma a simplificar BCPL. Pode ler mais aqui.
Obrigado pela explicação Henrique, é que já não é a 1ª vez que leio que C é baseado em B, mas depois sem mais explicação fica sempre no ar o porquê disso acontecer e a B vem de onde? Assim já está explicado 😉
Venha a continuação 🙂
Eheh =D
+1
C e universall …. devem saber C ” int main ” returene um int ….
“”Não necessitarias de devolver se tivesses declarado a função como void. Como a declaraste com um tipo de retorno int, tens que devolver um inteiro no fim da execução.
Em C, por norma, quando uma função executa correctamente devolve 0, se houver um erro devolve -1. No entanto, podes definir mais valores conforme te der jeito. Por exemplo podes devolver 10 se a função acabar a execução num estado, ou 20 se acabar em outro. Isto aplica-se tanto à main como a todas as outras funções.”””
100% de acordo.
(erre codes) ….. – 1 –
desite ensina o pple a usra o visual studio + vs 2013.. in windows 8.0 ou ++++ .
ou asm …. pq e mais util .
quem se importa com um erre code ………
HA tools for it. and i dont care ……. <— falta de formaçao mas ……….