Router Fiber Gateway MEO: Configurar serviço no-ip
Quer aceder ao seu computador/equipamento da sua rede interna, a partir da Internet, mas este não tem um endereço público? É verdade que pode sempre usar o endereço público associado ao router, mas sabia que este muda de X em X tempo?
Como solução para este problema podemos usar o serviço no-ip entre outros. Hoje ensinamos como podem configurar o serviço no-ip no novo Router Fiber Gateway MEO.
O no-ip é um serviço que permite traduzir o endereço IP dinâmico do seu router, computador ou outro equipamento, (por exemplo: 81.112.159.76) por um “nome” do tipo pplware.ddns.net. Este serviço tem uma versão gratuita, que permite ter associados três nomes. Vamos aprender como usar.
Como funciona este serviço?
Vamos considerar que tem um Raspberry PI, ligado à rede wifi lá de casa e este tem o endereço privado 192.168.1.10, estando assim só alcançável na rede privada. No entanto, como gateway, ele tem associado o endereço privado do router (ex. 192.168.1.254) que o permite “sair” para a Internet através do endereço público que está também associado ao router. É este endereço público que vamos usar para alcançar o nosso equipamento a partir do exterior (de referir que é igualmente possível atribuir um endereço público directamente a um dispositivo – saber mais aqui).
Assim, com o serviço no-ip podemos “mapear” o endereço público para um nome (ex. pplware.ddns.net).
Como usar o serviço no-ip?
Para usar o serviço no-ip, basta aceder a https://www.noip.com/e criar uma conta de acesso. Depois de ter acesso ao Dashboard do serviço.
Para poder criar uma entrada, basta indicar um nome no campo hostname e escolher o domínio. Para este tutorial escolhemos o domínio ddns.net. É também possível escolher o tipo de registo.
Tipos de registos:
- A – Address: Associação de um nome a um endereço (mapeamento directo)
- AAAA – Address IPv6; Associação de um nome a um endereço IPv6
- CNAME – (Canonical NAME); um alias (nome alternativo) para um host;
- SRV – (SeRVice); permite definir serviços disponíveis num domínio
- TXT – Definição de informação textual sobre o domínio
Ao criar uma entrada, o serviço associa de imediato o endereço público da nossa máquina. Esse parâmetro pode ser alterado, carregando em Modify.
Como configurar no Router Fiber Gateway MEO?
O DNS dinâmico (DDNS ou Dynamic DNS) é um método de atualizar automaticamente um servidor de nomes no Domain Name System (DNS). Com DDNS ativado, a configuração dos nomes de host configurados, endereços ou outras informações, são atualizadas sempre que houver alguma alteração.
A configuração do serviço no-ip no Router Fiber Gateway MEO é realizada na funcionalidade DNS dinâmico. O DNS dinâmico pode ser usado de forma a indicar um hostname fixo (por exemplo, host.no-ip.com) para o endereço IP público (ou de rede remota) atribuído pelo ISP (em geral, um endereço IP dinâmico).
Desta forma os servidores localizados na rede local podem também ser acedidos por meio desse hostname em vez do endereço IP atribuído pelo ISP.
Essa configuração é realizada em Serviços>DNS Dinâmico, depois carregamos em Configurar. Dentro dessa interface devemos preencher:
- Nome Utilizador:<nome do utilizador utilizado para aceder ao serviço no-ip.org)
- Password:<respectiva password>
- Serviço:Neste exemplo indicamos No-IP mas há mais serviço
- host: Neste campo indicamos o hostname que escolhemos (ex. host.no-ip.org)
E está feito! Após a configuração deverá receber ver uma mensagem na própria interface que indica que os parâmetros introduzidos estão correctos.
Com esta funcionalidade activa, deixa de ser necessário instalar qualquer software no PC para que o endereço IP público associado ao serviço esteja sempre actualizado.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Boas tardes, é o fun dns? Alguém sabe como é? Já tentei e nunca consegui
FUN DNS?
Pedro, seria muito bom, também dar a conhecer o serviço “DYNIP” disponivel na área de cliente da MEO!
Ainda que só funciona para o contrato da MEO, é mais simples, e está sempre a funcionar.
Já remonta aos tempos da Sapo, mas não requer nada de complexo ou contas extra 🙂
Ups dyn dns
Bom artigo, Parabéns.
Estou satisfeito com este router, no entanto, “remexer” nas suas entranhas está dificil…eheh
Já agora podiam poder o mesmo artigo para o Smart Router da Vodafone?
Obrigado
Para poderes fazer isso ir a:
configuração avançada -> Aplicações de rede -> Função DNS dinâmico
Depois é criar uma nova configuração e escolher entre 9 serviços disponiveis. Entre no-ip, dyndns, etc..
BridgeMode está disponivel?
Bridge ainda naooo.
Pelo que um técnico deu a entender, espera sentado
A Meo/ sapo Oferece o serviço de ip dinâmico para os clientes de forma gratuita.
basta configurar o mesmo na area de cliente.
Alguém sabe como desactivar a rede parasita “MEO-WiFi” nestes modelos? Na configuração normal não temos essa opção, acesso SU ou ROOT não encontrei para este router. Na pagina de gestão do cliente a rede hotspot está inactivo, os assistentes “técnicos” fazem-se desentendidos, aparentemente somos obrigados a alimentar esta rede pirata….
Tens de ir à página de cliente e rezar para que desativem, senão tens de ligar para lá perder um dia, porque pode aparecer desativado para eles e a rede meo WiFi continuar ativa, que foi o meu caso andaram e andaram a tentar perceber porque não desligava e lá dizia desligado, até que lá conseguiram desligar.
Pois, ainda ontem ligou um jovem tecnico da meo a tentar remotamente desligar o tal MEO WiFi, passados uns 20 min sempre em linha ao tlm lá disse que não conseguia porque era um software recente e estavam com alguns problemas…
o teu problema é exactamente o mesmo que o meu, por isso se te calhar o meu ele já sabe como o fazer. esqueci de dizer que já tinha escrito no livro reclamações online foi aí que ligaram para resolver o problema.
PS: tive de desligar o router da tomada para provar que era o meu que estava a transmitir.
Pois nao encontras root, e esse é o maior óbice. Anda tudo “doido”.
É importante adicionarem o modo Bridge, deveria ser obrigatório. O Cliente não pode utilizar outro router, tem de proceder a configurações para tal (sim eu sei, que é possível usar um 2º router, no entanto é necessário fazer configurações)
Com o modo Bridge, tudo se tornava mais fácil. Pelo que sei, isso irá ser brevemente introduzido, mas quem não tem este fiber gateway fica a ver návios de um certo modo, e sim SEI QUE TAMBÉM É POSSÍVEL utilizar um 2º router no Technicolor V2 e V3.
No entanto, facilitavam mesmo mas mesmo muito com o modo bridge!
Uma alternativa para os que não conhecem (requer algum conhecimento básico / intermédio)
http://asus-portugal.com/isp-config/
http://www.tp-linkportugal.pt/
Reclamem e mandem queixa para a provedoria por causa do modo bridge, pode ser que façam eles mexer ainda mais os cordelinhos e façam um update!
Compras um Switch com gestão onde possas inserir vlans em trunk. Ligas a ONT ao switch, 1 porta para o FiberGateway, outra para o router onde queres gerir o acesso à Internet. Não percebo porque precisam que o router faça bridge isso é ridículo.
Boas
Penso que não te apercebeste mas neste equipamento o ONT e o router é o mesmo. O cabo ótico entra diretamente o equipamento que distribui para as 4 saidas etherte gigabit.
É necessário abrir alguma porta nos acessos do router para habilitar o remote desktop? É que nem através do ip estou a conseguir aceder remotamente.
É sim,
tens de abrir o porto qualquer acima de 1023 e redirecionar para o IP da máquina para o porto 3389.
Atenção que o PC precisa de ter password (é posivel não ter se alterares uma politica no editor de politicas) e tens que ir a Este PC -> Propriedades -> alterar definições remotas e habilitar
Só tem 3 fornecedores, TZO, DynDNS.org, e no-ip.com?
E quem tem outros fornecedores como por exemplo quem tem uma NAS Synology, não dará para acrescentar?
Pois como adiciono o próprio DNS da MEO se não aparece na lista do router ?
Olá tenho um WDMYCLOUD (cloud privada) pretenderia aceder remotamente, contudo não estou a conseguir, nem através do DYNIP (sapo) nem através da configuração que fiz via no-ip. Julgo que o problema está nas portas. Poderão ajudar-me nesse sentido. Uso mac.
Cumprimentos