Como proteger o vosso computador do malware que o ataca
Na primeira parte deste tema foram dados a conhecer os vários tipos de malware mais comuns, o seu modo de operação e também eventuais danos que poderiam causar.
Agora é a vez de abordar, de uma forma geral, a temática da proteção. Vamos conhecer as principais ferramentas que podem usar para se proteger.
Verdade será dizer que o cuidado parte, em primeiro lugar, do utilizador, mas para isso terá que ser sensibilizado. Ter cuidado com os sites que visita, fontes de download e instalação de programas desconhecidos são boas práticas para uma boa segurança.
Além disso, é essencial ter um antivírus que ofereça proteção em tempo real, que esteja devidamente atualizado (diariamente), tal como o sistema operativo, isto porque as atualizações vêm corrigir eventuais falhas/problemas existentes e, assim, evitar que o computador esteja ainda mais desprotegido.
Outra ação a fazer será limpar os cookies do browser regularmente e também os ficheiros temporários que ficam no computador onde poderão optar por um software de terceiros ou utilizar a limpeza do disco do vosso sistema operativo.
Hoje em dia existem imensas soluções disponíveis no mercado para ajudar na proteção dos nossos equipamentos. Dizer que um antivírus é 100% seguro está errado.
Diariamente, os mal-intencionados, procuram desenvolver soluções que se aproveitem das falhas de segurança existentes, tal como os desenvolvedores de aplicações de proteção procuram lançar soluções e atualizações que façam frente a esta situação. É caso para dizer, “Um dia da caça, outro do caçador”.
No que diz respeito a antivírus, proteção em tempo real, a lista é bastante vasta (AV-COMPARATIVE):
Em cada um dos links têm a possibilidade de analisar qual é o antivírus que melhor segurança vos proporciona, com base em testes, sabendo que, o que é hoje o melhor e mais seguro, amanhã pode não ser.
Em termos de software específico para malware, estes são apenas alguns que poderão ter em conta:
- Emsisoft Anti-Malware
- Malwarebytes
- Adwcleaner
- Spybot
- SuperAntiSpyware
- TrendMicro Anti-Ransomware
- EMCO Malware Destroyer
- IObit Malware Fighter
Este foi um artigo sobre uma temática bastante importante no campo da segurança dos nossos computadores. Deixem nos comentários eventuais dicas/sugestões de proteção.
Este artigo tem mais de um ano
A sério? Quem é o louco que recomenda o iobit fight malware? Aquilo mão detecta nada é só mais um programa PUP
E vindo de quem vem.. Iobit advenced cleaner é outro programa para se fugir é mau e inseguro promete coisas que não são verdade
Cuidado com o iobit prefiram antes o malwarebytes ou hitman pro
O iobit malware fighter é aquele programa que ocupa apenas memória e nada faz.. Óbvio que detecta os mais simples mas não foge da realidade
Enfim não sei quem é que recomenda esse programa a alguém (expert) não deve ser
90% das escolhas de anti malware aqui colocadas, são em si, malware…..
O Microsoft Windows Defender nos testes de Março tem boas classificações , neste momento uso o novo Windows Defender juntamente com o iobit Advanced SystemCare Ultimate 10 este ultimo é um excelente programa de protecção, sem grandes níveis de stress e boa protecção,
A maior protecção és mesmo tu. que te vale teres um bom antivirus e depois andar nos sites de torrents a levar com a bicharada toda!!!
E não pesa o computador?
Eu sou de opinião que neste momento o sistema operacional faz o trabalho de casa.
Programas anti-virus são demasiado pesados para os computadores a nível de recursos usados para a protecção que oferecem. Qualquer browser actual (safari não entra nestas contas… porque nem devia ser considerado browser) já possui um sistema que identifica os sites que tentam correr operações suspeitas. Por isso, o anti-virus acaba por ser um peso desnecessário.
A melhor é mesmo terem cuidado por onde navegam. Mesmo usando a navegação anónima, usem um browser com um adblocker activo e não se ponham a carregar nos prémios todos que o facebook “oferece”. Actualmente a maioria das coisas são ataques dirigidos. Só mesmo se vos quiserem retirar informação é que vão ser sujeito a algo mais avançado. De resto, as operações são para obtenção de dados… coisa que funciona muito mais eficazmente num daqueles inquéritos de qualquer rede social.
Também utilizo o Defender e não tenho tido problemas. Como o artigo refere, a melhor protecção está no utilizador e nos seus hábitos.
Não há nenhum antivírus que bata o kaspersky e o bitdefender,o resto é pura conversa da treta…Até porque são os únicos com proteção nativa contra ransonware no momento.
Daí da lista a única ferramenta que presta é o malwarebytes,o qual é um bom software “tira teimas”…
É só irem ao avtest e ao avcomparatives e verem por vós próprios as classificações de uns e outros.
Não entendo porque raio confiam nesse Windows Defender que é uma autêntica anedota…
Eu uso o Mcafee enterprise no windows 10 e nao tenho tido problemas
lol instalar uma aplicação é a melhor protecção, esperava mais um pouco deste artigo.
Existe tanto que se pode fazer para nos protegermos de malware…
Atendendo aos comportamentos da maioria dos utilizadores, esta é mesmo a melhor solução.
Na maioria dos casos, e mesmo depois de repetidos alertas e avisos, os erros são cometidos e os problemas acontecem.
Assim, é mesmo a melhor solução ter uma aplicação a tratar de toda a proteção.
Repara que se assim não fosse os antivírus não existiam.
Os antivírus também devem muitas contas a Deus 🙂
Mas sim, concordo contigo.
Claro que a melhor proteção é o user., mas um bom antivirus sempre ajuda nos descuidos de cada utilizador.
E quem vier com tretas que com Linux ou Mac Os nao tem destes problemas, entao sao mais noobs que os que disto nada entendem.
“Diariamente, os mal-intencionados, procuram desenvolver soluções que se aproveitem das falhas de segurança existentes”….”É caso para dizer, “Um dia da caça, outro do caçador”.”
Lugares comuns, mas verdadeiros e a ter em conta.
“Verdade será dizer que o cuidado parte, em primeiro lugar, do utilizador”, concordo, mas assim como um automobilista nao anda sozinho nas estradas, eu igualmente nao ando sozinho na rede. Como me proteger de entidades que gerem essa mesma rede ?
Se quem gere a rede é “mafioso”, como pode um user comum, com o seus parcos meios, e conhecimentos, obstaculizar a que seja “atacado”, ainda que mantenha um padrão de comportamento, dito “seguro” ?
Se as noticias revelam que a NSA, empresas, hackers, e outros mais, ESPIAM os utilizadores, COLECTAM os seus dados, com intenções, mais ou menos ILEGAIS, que posso eu fazer contra isso ?
Nao é “paranóia” da minha pate, se vir “perigo” em todas as “esquinas”, pois os factos, assustam mesmo. Este fenómeno de falta de segurança, é REAL, e se o Guardador do Rebanho, faz parte da matilha, ….
“Espanha e Brasil planejam cabo de fibra óptica submarino até 2019”
h..p://br.reuters.com/article/internetNews/idBRKBN17R01N-OBRIN
“Os governos do Brasil e da Espanha…ressaltando esforços para desviar as comunicações para fora da América do Norte….Europa ao Brasil deve ajudar a melhorar a segurança e a privacidade dos dados, por redirecionar as chamadas e navegação pela internet para longe do alcance dos EUA.”
Enquanto nós PORTUGUESES, andamos entretidos a jogar Pokemom e a dedilhar smartphones novos, alguém se preocupa com o OBVIO. O pais “irmao”, o tal da carne “estragada”, manda Futebolistas e cantores, mas no que toca a SEGURANÇA, escolhe ESPANHA. Boa malha.
Nada como usar uma conta de utilizador limitada(e deixar a de administrador só para instalar software fidedigno + updates). Um pouco de bom senso + Sandboxie para apps mais duvidosas e está feito.
+1
Já existem métodos de hacking em ambientes sandbox.. Pois é..
deve haver uma razão pela qual não foi “linkado” o linux ……
Sandbox
Eu só utilizo a ufw no mint e o clamav e até agora não tenho tido problemas, costumo analisar os logs e o trafego e até agora não tenho tido chatices…
A minha sobrinha também adora a sandbox!! Mas mesmo assim prefere os baloiços…
Eu cá uso o Xtum, que está linkado ao GPU do XLM do processador, e faz zap aos derivadores do antivirus. Resolvido!
Quem quer segurança a sério não confia num antivirus tradicional, mas tira partido de uma solução de default-deny que funciona por whitelisting em vez dos AV que funcionam por blacklist. Experimentem o Voodoshield e testem vocês mesmos, vejam a diferença.
Lol.. Há quem precise do computador para efectivamente trabalhar, nem que seja um bocadinho..
No meu notebook uso o Avast Premier, AdvancedSystemcare 10 Pro, Ccleaner, JetClean e agora baixei o Malwarebytes Anti-Malware Premium e o Iobit Malware Fighter 5.1 Free. Esses dois últimos que trabalham em tempo real poderá ter conflito?
Agradeço quem puder informar!
Posta no Malwaretips.com a tua config completa para ser vista por especialistas.
Isso já parece uma salada mista!