Recorde em transmissão de dados: 319 terabits por segundo
Acha que a sua internet é rápida? Quantos Gbps tem de download e upload? Se tiver 1 Gbps de download já tem uma “super internet”, mas vai ficar surpreendido com o feito alcançado no Japão.
De acordo com informações recentes, o recorde da internet mais rápida do mundo foi batido! Já imaginou fazer um download a 319 terabits por segundo?
Multiplexagem e amplificadores óticos para atingir 319 terabits por segundo
De acordo com um documento apresentado na Conferência Internacional sobre Comunicações de Fibra Ótica em junho de 2021, o Japão conseguiu atingir uma taxa de transmissão de dados de 319 terabits por segundo (Tb/s) num cabo de fibras óticas com mais de 1.864 milhas de comprimento (cerca de 3km de distância).
A fibra ótica de quatro núcleos usada tinha um diâmetro de 0,125 mm. A elevadíssima velocidade foi alcançada através da combinação da tecnologia de multiplexagem por divisão de comprimento de onda (WDM) e amplificadores óticos.
A multiplexagem por divisão de comprimento de onda é uma técnica de modulação geralmente utilizado em redes de fibra ótica que permite que, numa mesma comunicação, sejam utilizados sinais óticos com diferentes frequências.
Não será um eufemismo dizer que a velocidade de transferência de dados é absolutamente insana quando sabemos que recorde anterior estabelecido em 2020 era de 178 Tb/s, e o recorde anterior antes disso era de 44,2 Tb/s. A título de comparação, a internet da NASA tem uma largura de banda de 400 Gb/s, que é "minúscula" em comparação com a apresentada pelos engenheiros japoneses.
Este tipo de tecnologia é sem dúvida uma excelente opção para comunicações entre centro de dados e não só. Os investigadores consideram que o seu potencial pode mesmo chegar ao público em geral se o seu custo for suficientemente baixo e a tecnologia for compacta para poder ser usada comercialmente. O futuro promete!
Este artigo tem mais de um ano
Filmes a 16k para serem vistos numa parede ecrã , here we come!
Ui,daqui lá !! 🙂
Agora é só ver as editoras a arrancar os cabelos ^^
Tinha que ser no Japão.Incrível. 🙂
WOOOOW, apesar de achar que acima de 200/100 no consumo normal já é mais para consumidores hardcore apesar de a minha ser 500/100 da nos em ftth
Atenção,penso que numa província do Canadá já se comercializa 2 Gb/s de velocidade por download.Acho que já tinha referido isto há um tempo aqui no Pplware.Paga-se é principescamente por isso.
Comercializa para consumidores normais,quero eu dizer.
Pedro Pinto,eu vi-o na “live” que fez com o Doutor Luís Serra no Facebook.Como sempre esteve muito bem e está desculpado por não me publicar estes 2 anteriores comentários que aqui fiz há quase 5 horas.Não faz mal. 🙂
Muito bem (y) Espero que tenhas gostado.
Gostei.Preferia que estivéssemos noutro tempo para vê-lo em “lives” com pessoas ligadas às TIC para ver se aprendia mais coisas.Quem dera que esta pandemia passe.
aqui tens 1gb e não é assim tão caro e no canada o máximo que encontrei foi 1.5 mas não é oferecida, claro que ganham mais do que nós mas..
Isso não é nada. 😀
Na suécia tinhas 10gbps por 35€/mês
2gb? so na frança ja tem 10gb
As frações de distância identificam-se por vírgulas e não por pontos. O que está indicado no “artigo” é 1864 milhas, que corresponderá por certo, a muito mais que 3 kms.
Caso optem pelo ponto com separador das casas decimais, então devem ser coerentes ao longo de todo o texto pois no parágrafo seguinte já utilizam a vírgula para indicar outra fração de distância
As 1864 milhas estão certas, o problema foi quem converteu isso em KM.
Aliás basta ver o titulo na própria página da OFC para confirmar que estamos a falar de 3000 Kms “319 Tb/s Transmission Over 3001 km With S, C and L Band Signals Over >120nm Bandwidth in 125 μm Wide 4-Core Fiber “.
Ena pá, realmente resultados impressionantes!
Eu imagino se esta mesma velocidade estivesse disponível, por exemplo, num cabo submarino… Seria simplesmente ideal, sem congestionamento (na teoria claro), e com mais que capacidade para todos.
E parabéns PplWare por mais um artigo bestial!
Já estou a ver o “filme”: clic… Clic… Clic… Mas isto não faz o download?! Clic… Clic… Sem espaço no disco! wtf?!
Tens solução: https://news.microsoft.com/innovation-stories/ignite-project-silica-superman/
Por aqui com fibra de 500/100 que na prática é 520/120. E chega e sobra, vindo de ADSL, isto para mim é uma loucura. Nem imagino uma net de terabits…
nah minha ignorancia: há discos (ssd) com essa velocidade de transmissão? :\
SSD é bem provável que não.
Talvez daqui a uns anos talvez tenhas nvme com boas velocidade, mas nunca para 319 terabits por segundo 😀
Penso que isto seja primeiramente para ligações backbone entre operadores/datacenters ou ligações intercontinentais. Não vai ter uso para clientes residênciais assim tão cedo eheh