PplWare Mobile

Japão bate novo recorde de velocidade de fibra ótica

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. SANDOKAN 1513 says:

    “-de forma prática, esta velocidade poderia permitir a transmissão de até 10 milhões de canais em resolução 8K por segundo.” Isto sim.Isto é que é trabalhar.Que feito. 🙂

  2. C. M. says:

    (desculpem a ignorância)…e 1 petabyte em notação cientifica é ?

  3. João Filipe says:

    “A tecnologia consiste num sistema de fibras óticas quad-core, ou seja, garante o triplo da frequência” Não será o quadruplo da frequência? Se actualmente se utiliza um core e eles usaram um quad-core (4), será 4x.

  4. Fábio says:

    Obrigado, é sempre bom saber

  5. J.S. V. says:

    Mais um notável feito da engenharia, área de actividade cientifica históricamente ligada ás grandes descobertas feitas essencialmente nos ultimos 3 séculos , veja-se a descoberta pa pilha eléctrica por A.Volta (1800), do telegrafo por Samuel Morse (1837) – o 1º sistema de comunicação , em 1876 A. Graham Bell inventa o telefone – a base actual das comunicaçoes de voz – o telefone. No final do Séc. XIX, Marconi a Telegrafia sem Fios e em 1915 é feita a primeira ligação telefónica transatlantica e em 1962 a primeira chamada telefónica internacional via satélite, através do satélite Telstar. John Bird foi o iniciador do sistema de TELEVISÃO e em 1929 a BBC e a Marconi iniciam uma série de transmissões Televisivas. Hertz em 1888 mostra que as ondas electromagnéticas se podem propagar em espaço livre. Uma das mais notáveis descobertas foi o principio da Indução electromagnética, em 1840, por Michael Faraday que veio permitir o desenvolvimento das máquinas eléctricas ( motores que accionam comboios, elevadores, centros de produção de energia, etc, etc) , Marconi e o russo Popov estiveram associados á descoberta da antena. Muito mais haveria a dizer. A maioria deste nome foram engenheiros, área profissional bastante humilhada e desqualificada pelo actual regime, que julga que um engenheiro se forma em passo de corrida e sem um visaõ generalizada e aprofundada da ciência e da matemática. Ainda há uns anos atrás este curso tinha duração de 6 anos. Porque razão nso países desenvolvidos da UE ( Alemanha, França, Holanda, Suiça, Suécia, etc) e cada vez menor a procura dos jovens por cursos de engenharia?? Um dos motivos são os baixos salários e outro é o decadente status social outrora elevado. Preferem cursos regulados pela Directiva Europeia, como medicina, arquitectura, direito, letras,etc,etc. Onde é que estes países recrutam jovens engenheiros? Em países como Portugal, Grécia, Turquia, Sérvia a até Espanha, onde se formam anualmente cerca de centenas de milhar de licenciados e por isso as multinacionais os procuram cá com salários baixos, mas com uma formação especializada adquirida em 3 anos faltando-lhe uma formação mais abrangente e aprofundada que a reforma Bolonha retirou. Basta ver o que se passa no REINO Unido onde ser engenheiro é tido pela sociedade como um reparador de electrodomésticos ou de automóveis.

  6. Carlos Luma says:

    Na realidade a velocidade foi de 1 pentabit por segundo e não de 1 pentabyte por segundo. Normalmente medimos a taxa de comunicação em bit por segundo visto ser uma comunicação em série, p. ex. temos em nossas casas em fibra 100 a 500 Mbps (500 megabit por segundo). 1 Tbps terá seria 100 x os 100 Mbps e 1 Pbps 100.000 x mais. Como um byte são oito bit seria oito vezes mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.