O Google Docs pode substituir o Word da Microsoft? Claro que sim…(4)
Se há uns anos o Office da Microsoft dominava as suites de produtividade, hoje são vários os concorrentes de qualidade que podem fazer frente. No entanto, a questão que se coloca é se plataformas como o Google Docs podem de facto substituir a plataforma da Microsoft.
Conheça nesta artigo como pode facilmente partilhar um documento com outro contacto, podendo ele proceder de imediato à sua edição/correção.
No último artigo mostrámos as funcionalidades do modo de Edição, Sugestão e a opção de visualizar o documento final. Tal como referido, hoje vamos conhecer como funciona a partilha de documentos entre utilizadores. Com esta funcionalidade, deixa de ser necessário enviar documentos por e-mail ou partilhar através de um dispositivo de armazenamento, facilitando assim o tratamento de um documento. Chama-se a isto, funções "Colaborativas".
Partilhar um documento é tão simples como carregar no botão Partilhar.
Em seguida indiquem qual o e-mail da pessoa com quem pretendem partilhar o documento e definam também qual o tipo de permissões (Se pode editar, comentar ou simplesmente ver).
Sempre que o outro utilizador abrir o documento, teremos essa indicação na parte superior direita.
Uma das funcionalidades recentes é a possibilidade de aceder a um Painel de controlo de atividade, onde podemos ver com quem temos partilhado o documento, data/hora da última visualização, Definições de privacidade, etc.
Outra das funcionalidades interessantes é o chat, que simplifica a comunicação entre os detentores do documento. O chat irá aparecer na zona lateral direita da interface do Google Docs.
E foi esta as nossa sugestão para hoje. Se tiverem dicas e sugestões deixem nos nossos comentários que teremos todo o gosto em as explorar.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Eu por acaso quase só uso o Google Docs, quer seja para substituir o Word ou o Excel.
Mas o processador de texto do docs tem uma falha enorme (pelo menos para mim) que é não permitir alterar a orientação do texto numa célula de uma tabela 🙁
Eles apresentam uma solução manhosa de caixas de textos mas não é nada prático.
Interessante, mas podiam ter deixado a indicação de que também se pode partilhar apenas pelo link, é mais simples (embora não seja tão seguro).
O Google Docs pode substituir o Word da Microsoft? Claro que sim…Não é, é a mesma coisa.
Produtos diferentes para utilizações um pouco diferentes, certo?
Aqui na empresa trocaram o Office pelo Google Docs e não posso negar que foi a melhor escolha, sem gastos!
WPS Office também é uma ótima alternativa, porém não open source.
Meu sonho é ver a Microsoft perder espaço pra outra empresas com alternativas bem melhores.
Ninguém merece monopólio e cartel.
E o que é que está a acontecer à Google?
O que é que ganhas com isso? Se não queres usar o Office não uses. Não sejas é ditador e não querer que quem quer usar use.
Quero que haja mais opções competentes o suficiente pra tirar esse estigma de “só Office serve”, “as outras opção são lixo genéricas”.
Precisa-se de mais opções.
Se tu curtes um cartel, um monopólio, tá com pé na ditadura.
+1
Teve uma pesquisa que dizia que usuários incapazes de utilizar alternativas ao produtos padrão não são usuários inteligente o suficiente.
Concordo plenamente, fico abismado ao ver cursos de design gráfico ensinando “photoshop” como se fosse a única opção. Aí o usuário não consegue sair da zona de conforto e não aprende outros programas.
Fico muito feliz em ver pessoas esforçadas e intelectualmente inteligentes a procurar e experimentar versões de softwares fora do status quo, fora do que é mainstream, fora do que todo mundo usa.
Novos ares sempre são bem vindos.
Seu cérebro agradece.
+100
Bom comentario Luis, concordo consigo, ainda nao consegui compreender porque existem tantas coisas gratuitas e boas mas a maioria prefer sempre aquela que é paga, quando na maioria dos casos as gratuitas chegam para se fazer tudo o que é de basico.
Disseste tudo com o teu comentário com o “fazer tudo o que é básico”. Por isso mesmo é que neste caso se prefere a ferramenta paga: quer-se fazer muito mais do que apenas o básico.
Como se não fosse possível fazer algo complexo com algo que é grátis.
Tás por fora amigo, melhor estudar mais.
Dá pra fazer tudo com as outras opções é que as pessoas são preguiçosas de mais pra aprender e preferem dizer que não tem como fazer, sendo que há toneladas de opções e INCLUSIVE PAGAS E MAIS EM CONTA QUE O OFFICE DA M$
+100
Prefiro libreoffice
Estas de parabéns
Quero ver substituir o OneNote… Pro meu uso, melhor ferramenta….
Usa o Evernote ( tem versão free) ou Keep
Qualquer suite pode substituir o Office da Microsoft. E mesma coisa? Não. suite da Microsoft continua ser melhor.