Por João Pinto (Especialista em Microsoft Office) para o PPLWARE.COM Função SOMARPRODUTO()
Ora vivam caros leitores. Mais um Domingo e mais uma artigo da rubrica “Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo….no Pplware”. Lembramos que esta é uma rubrica “aberta” a todos os leitores que pretendam contribuir. Para tal devem enviar-nos um e-mail com a dica que pretendem ver publicada. Caso tenham também alguma dúvida ou problema a resolver no Excel, deixem essa informação nos comentários para que a comunidade Pplware ajude a resolver.
Imaginemos que temos a seguinte tabela de dados:
Desta tabela queremos somar a quantidade de produtos comprados pelo João Silva. Poderemos fazê-lo usando várias funções do Excel. A mais simples é a SOMA.SE() que, neste caso, seria assim:
Esta função tem como argumentos o intervalo de procura, o critério a procurar e o intervalo a somar.
O Excel tem outra função, que pode ser usada, para obter o mesmo resultado, que é a função SOMARPRODUTO(). Usando esta função, a nossa fórmula seria assim:
Esta função funciona por matrizes, isto é, por intervalos de células, que têm todos que ter o mesmo tamanho, isto é, se especificarmos na primeira matriz o intervalo A2:A13, na segunda temos que usar o mesmo intervalo ou a fórmula irá dar um erro (não poderíamos colocar, por exemplo A2:A10). Na primeira matriz temos o intervalo de procura, o qual tem que ser igual ao critério de procura (neste caso à célula A15) e a segunda matriz é o intervalo de soma. Esta função faz exactamente o mesmo que a SOMA.SE mas utilizando uma técnica diferente.
Agora vamos imaginar que queremos somar as quantidades compradas pelo João Silva mas especificar que queremos só as quantidades referentes ao mês de Janeiro. Aqui já temos uma soma com mais do que um critério. Já não podemos utilizar a função SOMA.SE mas teríamos que usar a função SOMA.SE.S(), da seguinte forma:
Os argumentos da função SOMA.SE.S são diferentes. Primeiro argumento é o intervalo da soma, nesta caso será a coluna de Qtd. Depois podemos especificar quantos intervalos de critérios e critérios que queiramos. O intervalo de critério é a coluna aonde vamos procurar o critério. Neste caso, vamos especificar dois intervalos de critérios e dois critérios: vamos procurar na coluna Nome pelo nome colocado na célula A15 (João Silva) e vamos procurar na coluna Mês pelo mês colocado na célula A16 (Janeiro).
Poderemos obter o mesmo resultado utilizando a função SOMARPRODUTO, desta forma:
A diferença desta fórmula SOMARPRODUTO para a apresentada anteriormente, é que colocamos mais uma matriz para procurar na coluna B, pelo mês de Janeiro.
Estas são algumas formas básicas de somar com critérios. Existem ainda outras formas de o fazer que serão abordadas em futuros artigos.
Outros artigos
- [1] Operações básica: SOMA, MÉDIA, MÁXIMO, MINIMO
- [2] Actualização da formula de acordo com a linha e coluna
- [3] Referências fixas
- [4] Utilização de formulas e valores em várias folhas
- [5] Destacar facilmente valores em Excel
- [6] Dividir uma String (frase) em partes
- [7] Função VLOOKUP (PROCV em Português)
- [8] Converter formulas em números
- [9] Criar listas de números aleatórios
- [10] Funções lógicas do Excel: SE(), E(), OU()
- [11] Adicionar totais a um gráfico de colunas empilhadas
- [12] Formatar comentários
- [13] Funções Financeiras (Funções PGTO() e TAXA())
- [14] função DIA.DA.SEMANA e a função TEXTO
- [15] Esconder informação na hora de imprimir
- [16] Listas Personalizadas
- [17] Preencher células em branco
- [18] Mover, copiar ou colar os dados na sua folha de Excel
- [19] Criar modelos de gráficos personalizados
- [20] Adicionar dados a um gráfico
- [21] Funcionalidades “escondidas” do Excel
- [22] Definir Nomes para as células