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Ainda não tem a sua Chave Móvel Digital? Saiba como pedir e usar

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Nuno says:

    Se aderir à CMD, o login antigo nos diferentes serviços por nome de utilizador e password deixa de funcionar?

    • João Paulo Moreira de Sousa says:

      Teoricamente não, não deveria sobrepor

    • Maria says:

      Pode usar os dois. A chave móvel digital entra na parte autenticação. Gov. Poe o ñ de telemóvel e o pin, recebe uma mensagem no telemóvel, coloca os 6 dígitos q recebeu e entra em todas as aplicações do estado. Saude, finanças, s. Social, portal e leilões, etc

      • Helena Fernandes says:

        Olá Maria!! Eu ja tenho a chave movel temporaria mas nao consigo entrar!!! Pede-me sempre um leitor de cartoes!!! Já nao sei mais como fazer??
        Obrigada desde ja a quem tentar ajudar

        • Maria da Luz says:

          a CHAVE MÓVEL temporária tem validade 24 horas, depois cancela. SE ainda não passou essas 24 horas, basta entrar num dos sites do estado, tipo finanças, seg. social, saude, colocar o nº telemóvel, pin temporário e é ai que escolhe a pass defenitiva.

  2. paulo rodrigues says:

    Não, poderá continuar a usar o método usr/passw…

  3. Xello says:

    Interessante é que na semana passada enviei e-mail pois eu tenho os códigos e pin’s que me foram dados aquando recebi o CC e eles não funcionaram. Ainda não obtive resposta. (tentei fazer login com o nº telemóvel associado pois não tenho leitor de cartões)

  4. LCB says:

    A concentração dos modos de autenticação de várias entidades é útil, mas perigosa; se uma terceira entidade mal intencionada obtiver a mesma, a pessoa fica exposta a um sem número de possíveis danos. Por outro lado, manter diversos modos de autenticação para a mesma entidade cria, por si também, mais vulnerabilidades que as desejadas. Se o CMD existe e está disponível para um utilizador, não faz sentido manter outra forma. É a velha dicotomia da utilidade versus segurança em meios eletrónicos.

  5. Carlos Almeida says:

    Boas, qual PIN?

  6. Carlos Almeida says:

    Obrigado

  7. Joao PTT says:

    Seria mais interessante as empresas utilizarem algo como o FIDO U2F ou mesmo o FIDO2 do que esta coisa da chave móvel digital quando surgem repetidamente notícias de que existem vulnerabilidades em coisas do estado e que aparentemente não existe quem contactar que entenda imediatamente o problema e force a sua resolução imediata sem aceitar desculpas para manter serviços vulneráveis.

    • Guinick says:

      Na verdade com estas todas tecnologias estamos todos vulneravei…. Infelizmente sempre tem alguém do “contra” a tecnologia esta ai para ser aproveitada da forma que cada um souber utilizar….

  8. Vasco Meireles says:

    Lá vai a Chave Móvel Digital a substituír o cartão de cidadão porque alguém acha que sim. O cidadão deve ter a hipótese de utilizar o mecanismo seguro que lhe for mais conveniente. nem sequer permitem a utilização do cartão de cidadão no site da EDP apesar de ser possível!

  9. joaquim antonio horta batista says:

    A baralhada habitual… Talvez os doutorados, quem sabe?

  10. Manuel Jose Guerreiro says:

    espero que seja confirmado

  11. Miguel Moreno says:

    Posso com está APP deixar a carta em casa quando conduzo? Dito de outra forma, os cartões virtuais tem força legal?

  12. Josina says:

    E para as pessoas que vivem na Europa mas fora de Portugal? Como aceder á plataforma ?

  13. Ana Gomes says:

    Como cancelar a chave móvel digital? Sff

    • Luís Miguel Sequeira says:

      Basta criar uma nova 🙂

      Quando se faz isso, o sistema detecta que já existe uma anterior, registada em seu nome, e pergunta se a quer cancelar e emitir uma nova.

  14. Teresa Ferro says:

    Vivo no Reino Unido como obter a chave digital

    • Antonio freire says:

      Tb estou interessado.. ja passei fisicamente pela loja do cidadao e nunca recebi o sms para o meu numero ingles

    • Luís Miguel Sequeira says:

      Desde que tenha o Cartão de Cidadão consigo, é precisamente da mesma forma que todos os restantes cidadãos, residentes em Portugal ou não 🙂

  15. Alexandra Rato says:

    A minha mãe tem Bilhete de Identidade vitalício e não tem chave móvel digital. Preciso de marcar uma consulta através da internet no centro de saúde, porque é mais rápido. Já tentei pedir a chave, diz que não reúne as condições necessárias. Como posso fazer?
    Obrigada

  16. Guinick says:

    Na verdade com estas todas tecnologias estamos todos vulneravei…. Infelizmente sempre tem alguém do “contra” a tecnologia esta ai para ser aproveitada da forma que cada um souber utilizar….

    • Luís Miguel Sequeira says:

      Na verdade, com todas estas tecnologias estamos todos muito menos vulneráveis — pelo menos, no que concerne aos processos de confirmação de identidade (qualquer pessoa consegue, com sorte e um pouco de talento, falsificar uma assinatura com uma caneta; mas uma assinatura digital?… é impossível).

      Podemos, isso sim, é estar vulneráveis a outros tipos de fraudes, claro — como por exemplo o tipo do restaurante que nos pede o cartão de débito e o código para fazer o pagamento na máquina sem que nos precisemos de incomodar em levantar-nos do nosso lugar… e que depois faz uma cópia básica do cartão com uma maquineta primitiva que tem escondida por baixo do balcão 🙂

      Pois, estamos todos sujeitos a estas «armadilhas». Mas dantes também tínhamos de lidar com notas falsas, cheques «carecas», e todo o resto de «vulnerabilidades»…

  17. Antonio freire says:

    Tb estou interessado.. ja passei fisicamente pela loja do cidadao e nunca recebi o sms para o meu numero ingles

    • Luís Miguel Sequeira says:

      Acho que se trata de uma «novidade» que nem sempre funcionava, mas passaram-se uns anitos desde o seu comentário, pelo que agora deve estar tudo a funcionar de certeza 🙂

  18. Eulália Galvão says:

    Como posso obter a Chave Móvel para uma Empresa? Tentei fazer o pedido através do Site das Finanças, mas não consegui… (é a primeira vez).
    Desde já o meu obrigada

    • Luís Miguel Sequeira says:

      Nem sabia que as empresas podiam ter Chave Móvel Digital!… sempre pensei que fosse só para particulares. Realmente, no autenticacao.gov.pt não dão qualquer informação a respeito de pessoas colectivas, só singulares.

      Eu nunca me preocupava com esses pormenores porque eram os meus revisores de conta oficiais que tinham também os códigos de acesso da empresa no Portal das Finanças e que tratavam de tudo em meu nome 🙂 (eu tb tinha códigos de acesso, claro, mas não era via chave móvel digital, mas sim login/password)

  19. João Cavalheiro says:

    Bons Dias Eng. Pedro Pinto,
    Gostaria de poder partilhar desta e já tentei através do telemóvel, mas não tive êxito no registo, bem como na obtenção da chave móvel digital.
    Desculpe mas acho que a informação do site apesar de informar o cidadão dos passos a dar, não é muito explicita, no que respeita aos PIN pedidos para colocar. A que Pin se refere quando se coloca a opção telemóvel?
    Gostaria se possível que fizesse o favor de descrever os passos a dar no que respeita ao registo em suporte informático, telemóvel bem como na solicitação da chave móvel digital.
    Obrigado pela sua colaboração pois agradeço o favor se possível de me enviar um mail com os passos a dar e talvez publicar para que sirva de esclarecimento aos demais cidadãos.

  20. Ana Nunes says:

    Bom dia, já tenho a CMD e a app, mas não me permite aceder aos dados da carta de condução. Sabem-me dizer se há alguma falha no sistema??

  21. Nuno Ribeiro says:

    Boas a todos. Tenho 50 anos , não gosto destas modernices ( ja fui vítima roubo informático e o meu banco nada fez ) sou um autêntico céptico a estas apps . Gosto da minha protecção de dados da minha privacidade e estas apps não sabemos que tratamentos lhes dão. .provavelmente cairá em grandes empresas que compram estas bases de dados ? ! Mas respeito aqueles que gostam destas “modernices” . Eu estou fora.

  22. Americo ferreira da silva says:

    eu pedi a minha chave móvel mas tive que formatar o cartão e apaguei tudo
    como faço para pedir nova chave?

  23. Sandro Pereira says:

    Apelo ao voto num projeto do govtech onde é necessário a CMD, se já a tem click neste link:
    https://govtech.gov.pt/r/ee2df708-b76a-413f-917f-6c54e9875010
    e vote com as moedas virtuais govtech que só servem para este propósito, no projeto #228 que estará a dar um passo gigante para resposta atempada nas missões de socorro pelos veículos prioritários.
    Obrigado a todos que dispõe um pouco de tempo livre para conseguir mais tempo quando mais irá precisar…

  24. José says:

    Boas,
    Por experiência própria, e por não encontrar em lado nenhum esta informação importante” não é possível obter a chave móvel digital se o cartão de cidadão estiver caducado. Não faz sentido pelo seguinte, se o cartão de cidadão pode ser renovado num espaço do cidadão, até 30 dias da data de caducidade, só é possível renovar o C.C. se já tiver a chave móvel digital antes da data da caducidade. Entre outras ….

  25. Satierf says:

    Boa tarde Engº Pedro Pinto. Venho pedir um esclarecimento sobre a “chave móvel digital”. Minha mulher não tem CC, tem o BI com validade vitalícia. Já tentei conseguir o registo, mas não se consegue, informam que ela não reúne as condições exigidas. Se ela for à Loja do Cidadão com o BI e mais os documentos (NIF., Cartão de Utente e de Benef. da SS) ela irá conseguir? Se me faz o favor e se possível, informe-me quais as condições exigidas para o efeito . Muito agradecido. João Freitas

  26. Carmen Fernandes says:

    Estou a fazer o pedido da chaves móvel, de algumas pessoas e muitas delas da sempre o seguinte erro ” Não estão reunidas as condições necessárias para a criação da sua CMD” isso é defeito do site ou será que falta elementos na pessoa?
    Obrigada

    • Larah says:

      Para casos em que não consiga fazer esta ativação online, precisa ir a uma localizalção do espaço cidadão mais próximo de ti. No meu caso, como pertenço a União Europeia mas não sou propriamente Portuguesa, precisei ir presencialmente e apresentar o Passaporte, NIF, segurança social e utente. Eles fazem o imput das informações manualmente no sistema.

  27. Fernando says:

    Boa tarde como posso pedir Chave Móvel móvel obrigado

  28. Paulo Ferreira says:

    A CMD é complicada e não é nada prática.
    No portal da Saúde podia aceder a área da saúde das minhas filhas menores, com Username e password.
    O Username era o número de utente, logo podia aceder a várias áreas de saúde de pessoas por quem sou responsável: 2 filhas menores, a mãe de 82 anos que não sabe ler , o sogro que não tinha telemóvel…
    Agora que para entrar, pedem logo o nº de telemóvel ao invés de o número de utente. Nem na minha área da saúde posso entrar, pois vou sempre ter à área do meu sogro que já faleceu.

    • Luís Miguel Sequeira says:

      A única coisa complicada na Chave Móvel Digital é registá-la correctamente pela primeira vez 🙂 Depois disso, tudo é extremamente fácil.
      Quanto ao Portal da Saúde, fui confirmar, porque geralmente entro com os meus dados guardados no browser, e queria confirmar se ainda o podia fazer (de resto, uso a app no telemóvel quando vou buscar receitas à farmácia!). Não tive absolutamente problema nenhum em entrar com o meu n.º de utente e/ou o da minha mulher. É uma das três possibilidades que são apresentadas logo à entrada. Isto, bem entendido, num browser num laptop — não no browser do telemóvel, que aí não experimentei.
      Quanto a essa estranhíssima associação do n.º de utente ao do seu sogro, isso já me parece que ou é «erro do utilizador» (tem a certeza que está a usar mesmo o seu n.º de utente e não o do seu sogro por engano?) ou eventualmente «erro do sistema», mas seria *muito* estranho que assim fosse. Uma pergunta estúpida — então e quando quer aviar receitas, como é que faz? É que se estas vierem com o número do seu sogro e na farmácia lhe pedirem o cartão de cidadão para confirmar… não vai conseguir aviar nenhuma receita!
      Há aí uma confusão qualquer a resolver.
      Seja como for, isso nada tem a ver com a Chave Móvel Digital 🙂

  29. Alfredo Luciano Finotto says:

    Eu intentei pedir chave no sito das finanças como explicado, no final não tenho a chave digital porque sou cidadão italiano residente em Portugal desde 23 janeiro 2017, e ainda não pode ter o cartão de cidadão né aplicar on-line para receber-a. A que serve toda está papelada si depois tenho que ir Ao balcão da loja do cidadão por fazer-a. Antigamente estive registrado no portal SNS e Sns my carteira e podia ver as receitas sem papel, depois que do entroduzida a CMD o meu acesso foi denegado e agora se quero ver as minhas informações tenho que registrarem na loja. Acho que é tudo complicado

    • Luís Miguel Sequeira says:

      Entretanto passaram-se vários anos, e se o Alfredo continua a residir em Portugal, já teve tempo para pedir a nacionalidade portuguesa (sem abdicar da italiana, claro está), o que lhe deve resolver essas situações todas 🙂
      Não é possível pedir a Chave Móvel Digital, que está associada ao Cartão de Cidadão, se não se for cidadão! Parece-me óbvio…
      Seja como for, como já comentei acima, se tiver um número de utente do SNS pode continuar a usá-lo para fazer login no portal, não é preciso a Chave Móvel Digital para isso. O mesmo também se aplica ao Portal das Finanças, que pode ser acedido com o Número de Identificação Fiscal, sem ser necessária a Chave Móvel Digital.
      Por isso, não é tão complicado como parece! 🙂

    • Luís Miguel Sequeira says:

      Peço desculpa pela informação desactualizada, afinal de contas já é possível obter a Chave Digital Móvel com um documento identificativo de outro país:

      A Chave Móvel Digital associa um número de telemóvel ao documento de identificação de uma pessoa. Se tiver cidadania portuguesa, associa ao Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade. No caso de uma pessoa estrangeira, associa ao passaporte, título ou cartão de residência.

      Fonte: https://www.autenticacao.gov.pt/web/guest/a-chave-movel-digital

  30. jose says:

    A CMD permite assinar documentos PDF por exemplo?

  31. Pravin Gaire says:

    Ola boa tarde ,
    Posso saber porque e que esta indicado mesmo mensagem ‘Não estão reunidas as condições necessárias para a criação da sua CMD’ frequentemente……

  32. Mauricio says:

    Também estou com o mesmo problema, mas não existe em lugar nenhum quais são as tais “Condições necessárias para a criação da sua CMD”.

    • Luís Miguel Sequeira says:

      Pois, realmente era bom que houvesse um link para essa informação! Melhor ainda seria que o sistema, de entre as várias “condições necessárias”, dissesse *qual* delas é que não está reunida.

      Por exemplo — e pode-se ver bem aqui nestes comentários! — uma das condições para obter a Chave Digital Móvel é ter um Cartão de Cidadão português que esteja ainda no prazo de validade. Isto talvez não seja assim muito óbvio, mas tenho quase a certeza absoluta que é o caso!
      Antigamente também era preciso um telemóvel com um n.º registado num dos operadores portugueses, mas essa restrição já foi eliminada (para finalmente permitir que portadores do Cartão de Cidadão português possam associar a CMD a um telemóvel que esteja na rede do país onde residirem).

  33. Jose Moreira says:

    Também estou com o mesmo problema, mas não existe em lugar nenhum quais são as tais “Condições necessárias para a criação da sua CMD”.

  34. Angela Martins says:

    Boa tarde, vivo em Espanha e tenho o mesmo problema, tenho que mudar a direçao fiscal e nao posso, pedi a CMD e nao consigo! É bem chato que para mudar uma direçäo tenha que ter tantas voltas!

  35. luis lampreia says:

    nao consigo colocar a carta conduçao , alguem me ajuda

    • Luís Miguel Sequeira says:

      Onde quer colocar a carta de condução?! É que a Chave Móvel Digital está associada ao Cartão de Cidadão, não à carta de condução…

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