5 truques para poupar na escolha do pacote de telecomunicações
Apesar de só haver quatro operadoras em Portugal, a oferta de pacotes de telecomunicações pode tornar-se confusa para muitos utilizadores.
O segredo é fazer uma boa pesquisa da oferta, adaptada às suas reais necessidades. Mas existem truques para poupar e fazer boas escolhas e são alguns deles que hoje partilhamos.
Passo 1 – Comparar rima com poupar
A oferta de pacotes de telecomunicações é bastante variada e pode tornar-se confusa, para muitos consumidores. Há pacotes 3P, 4P, 5P, com uma série de combinações que pode tornar a escolha muito dispendiosa em termos de tempo.
Existem métodos online gratuitos que ajudam a fazer a comparação de todos esses serviços e é por eles que deve começar. Assim, aqui pode onde poderá comparar todos os pacotes de telecomunicações, de todas as operadoras, sem sair do sofá. Tudo numa questão de minutos, no ComparaJá.pt.
Passo 2 – São precisos tantos canais?
Dos 200 canais que tem o seu atual pacote TV Net Voz, quantos utiliza na verdade? Quantos mais canais subscrever, como é óbvio, mais vai pagar. Portanto, se não for pessoa de ver muita TV, mais vale optar por um serviço com menos oferta de Televisão.
Uma dica importante: quando for analisar a oferta das operadoras, tenha em atenção que podem não incluir – no valor da mensalidade – o custo de aluguer da box. Podem ainda, para o levar a aderir, incluir serviços extra como pack de canais, que depois serão incluídos na fatura final. Certifique-se que são canais que de facto quer e dos quais faz usufruto.
Passo 3 – O mesmo vale para a Internet
Se prefere utilizar a Internet, então pode fazer sentido adquirir um pacote com 200 Mbps de download ou, caso seja mesmo necessário, 1 Gbps (como já existe em algumas ofertas). Mas, por vezes, é preciso ter em atenção, a velocidade publicitada não é necessariamente a velocidade real, mas antes potencial.
Às vezes pode fazer sentido perceber qual é o router oferecido pela operadora e, se for o caso, tentar encontrar um melhor. É uma forma de potenciar a velocidade de ligação.
Passo 4 – E se o problema forem os dados móveis?
Aqui as operadoras tendem a beneficiar os utilizadores mais jovens, uma vez que há muitos tarifários para jovens com 25 anos ou menos que oferecem bastantes GB de dados móveis. Normalmente, são tarifários que até têm incluídos serviços como Spotify, Facebook ou WhatsApp, pelo que não gasta nada ao utilizá-los.
Passo 5 – Ainda se usa telefone fixo?
Agora que os tarifários de smartphone estão tão baratos, e até permitem chamadas grátis para fixos e móveis, parece algo da Idade Média ainda se ter telefone fixo. A verdade é que este ainda faz parte de muitos dos pacotes de telecomunicações. No entanto, já há ofertas que permitem dispensar o telefone. Mais uma vez, passa por saber o que se quer e o que escolher.
A NOS disponibiliza ainda uma funcionalidade, para quem tem telefone fixo, que permite usar o smartphone para aceder ao mesmo.
As dicas não ficam por aqui. Neste nosso artigo pode ficar a conhecer ainda outras formas de cortar na despesa mensal que tem com os seus serviços de telecomunicações.
Este artigo tem mais de um ano
Meter tlm e net fixa separado fica mais barato.
Principalmente se for so um tlm
Com a desculpa do vamos analisar o seu caso é mais uma bela forma de fornecer mail e telemóvel a mais uma empresa para nos dar “cabo” da cabeça.
+1
podes exercer o direito ao esquecimento a qualquer momento e acabaram-se de imediato as “dores de cabeça”
Isso, mai uma forma de recolherem informação sobre a vida das pessoas….
Quem ainda precisa destas coisas para saber que nos andam a roubar!!!???
Troquem de operadora de 2 em 2 anos, equipamentos novos, e uma mensalidade ou duas de borla
Mas que grande imagem. Assim sim, isto é uma notícia. 🙂
+1 🙂
O problema de meter um router diferente é que para quem tem um ont integrado no router da operadora, ao mudar de router tá sujeito a ficar sem sinal rf, caso não queira manter o router da operadora a fazer bridge. Até agora só encontrei ont separado da marca da televés, porque existe muito poucas alternativas. Ainda assim, vou comprar um e vou optar ppr depois meter um router da asus.
Caro Jajao, ou escreveu à pressa sem rever o texto ou alguma coisa falhou no percurso escolar…
“Aqui as operadoras tendem a beneficiar os utilizadores mais jovens, uma vez que há muitos tarifários para jovens com 25 anos ou menos que oferecem bastantes GB de dados móveis.”
Acho que hoje e dia a realidade já não é essa, esses tarifários pouco ou nada foram atualizados desde que foram lançados.
Comparação:
Tenho 10GB para gastar onde quiser, 3500min + 3500sms por 12,90€ na vodafone (desconte de 20€).
O Yorn oferece megas para aqui e para ali, mas é chato porque só se pode usar esse tráfego nas apps que eles querem e nada mais.
Conclusão:
Aqui à 3 anos atrás o Yorn era o melhor é verdade, mas como o tarifário pouco ou nada foi atualizado então hoje em dia compensa mais o RED porque aumentaram muito os gigas incluídos.
no meu caso não compensa pois preciso do saldo para ligar para a Angola. O Yorn permite-me isso. mas dava jeito mais gigas…
Não consegue ligar por Whatsapp ou Messenger? Se conseguir esqueça as chamadas tradicionais.
A poucos dos troquei de tarifário e realmente encontrei um a minha medida. Já não vejo canais de televisão… mas sim séries da Netflix, HBO, Hulu…. por isso preciso só de Internet tanto em casa como no telemóvel. E encontrei um tarificio com 30Gb no telemóvel. Mas só o consegui encontrar dps de mt procurar.
Queres partilhar?
O meu é o FibraID da Vodafone. Mas foram os únicos pacotes com 30Gb. Tem de ser confirmado online dps pode ser ativado online ou lá loja com os dados obtidos. A Meo tb tem o mesmo produto online.
Isso é só para quem tem fibra, não é uma oferta para todos.
Porque raio de carga de água é que tenho que ser “melgado” pelo telefone ou pelo email?
É muito dificil apresentar de imediato as soluções?
Os meus dados são meus e não servem para negócio dos outros.
Pois. É vergonhoso que um sítio como o pplware divulgue um serviço que, obscuramente, fornece os dados dos utilizadores a terceiros com o engodo da simulação de poupança.
Nos termos e condições pode ler-se “Ganhamos dinheiro através da cobrança de taxas e/ou comissões aos respetivos fornecedores por leads gerados.”
E mais: “Ao fornecer-nos os seus dados, está a apresentar uma proposta para adquirir o produto ou serviço à terceira parte associada baseada nos seus próprios termos e condições.”
Por que raio o pplware não torna claro (já que o ComparaJá.pt deixa isso para as letras que quase ninguém lê) que isto não é simplesmente um serviço de comparação de ofertas mas envolve também o fornecimento dos dados às operadoras para contacto aos potenciais clientes?
eu cá não fui contacado por operadoras, fui contactado pela própria empresa. disse que ainda analizar as ofertas e eles não me chataeram mais. mas gostei de saber que ofertas tinham, o problema é que so acabo fidelização em julho
28,89 euros, na vodafone c/200MB de download e box incluída. Pacote básico de canais.
9,80 euros, na WTF com 500minutos e muita NET, pois grande parte das APPs não consomem NET. Algumas promoções e bilhetes para o cinema ao longo do tempo.
Alguém tem mais barato, com as mesmas características ou parecidas?