Domótica com o Arduino e iPhone
Por Daniel Costa para o pplware.com
Depois de termos avançado um pouco na apresentação de temas simples mas muito interessantes no capítulo Arduino, com um óptimo feedback, ao qual se juntaram muitos visitantes no grupo Arduino @ Pplware no Facebook, vamos deixar um novo motivo de aquisição de um sistema Arduino.
Hoje vamos falar sobre o controlo através da Internet do Arduino, que pode ser útil para quem se quer iniciar na domótica.
O processo de construção deste projecto é simples e vão necessitar de algum material, nada que não encontrem numa loja da especialidade e não é preciso procurar muito.
Material necessário para o projecto:
- 1x Arduino mega/uno
- 1x Relé 5v DC
- 1x ethernet shield w5100
- Cabo ethernet
- iPhone (também podem usar um com android mas terá de utilizar outro software)
Após preencherem estes requisitos logísticos, será necessário descarregar o software iDK que está disponível na App Store:
Obs: existe software semelhante para Android fácil de encontrar, procurando na Play Store por Arduino control ethernet.
Depois terão de encaixar o ethernet shield no Arduino e conectar o cabo ethernet do router à ethernet shield.
No iPhone: Na barra setup, irá aparecer o IP e a porta que a utilizar, neste caso usei o IP 192.168.1.2 (têm de ser um disponível do router, o Zon hub 2), o último algarismo é à vossa escolha até 10 desde que mais nenhum equipamento esteja a ser usado nesse IP, podem confirmar quais estão disponíveis e a ser usados na vossa página de configuração do router. A porta escolhida foi a 80, o iPhone tem de estar conectado ao router via WiFi, que neste caso usou o IP 192.168.1.2.
No Arduino: Terão de enviar um código para o Arduino que está disponível no link a baixo junto com o manual. Neste caso, usei o IDK.ino que está na pasta idk ethernet shield, e depois de abrir o código no software do Arduino, terão logo isto no princípio do código:
byte mac[] = {0×90, 0xA2, 0xDA, 0x0D, 0×42, 0×33}; IPAddress ip(192,168,1,6); |
Aqui terão de alterar o MACadress e meter igual ao router. Este é um exemplo de como devem introduzir um MACadress/Gateway ID 38a3fr0e2456: byte mac[] = {0×38, 0xA3, 0xFR, 0x0E, 0×24, 0×56};
Para alterar o IP, que terá que estar disponível e ser igual ao do setup no iPhone como foi mensionado anteriormente: IPAddress ip(192,168,1,3);
Descarregue daqui os códigos e manuais
Depois de ter feito todos estes procedimentos deverá enviar o código para o Arduino e tentar conectar com o iPhone. Caso dê erro, confirme de novo os passos anteriores, pois poderá ter sido algo que não conseguiu introduzir correctamente.
Para testar, usei um relé de 5v no pino 8 e verifiquei que este ligava através da ordem no iPhone, que por sua vez ia ligar um contador de 24v DC.
Atenção: Nos passos seguintes tenham cuidado com os procedimentos e cautela na utilização da electricidade, um passo mal pensado poderá danificar o equipamento ou sofrer um pequeno choque eléctrico. Não nos responsabilizamos por eventuais danos.
Estas são as ligações necessárias para continuar o projecto:
Estas são as "provas" do sucesso no resultado, deixamos as seguintes imagens com a respectiva ordem:
Mesmo tendo usado um simples contador, podem usar num aparelho doméstico que funciona a 230v, pois a generalidade de relés suporta 230v até 6-10A por contacto, podendo aplicar a vossa domótica ao vosso gosto.
Foi mais um exemplo do poder de um Arduino. Querem mais? Desafiem-nos, haveremos de vos mostrar o que podem fazer com esta tecnologia e plataforma. Há um mundo infinito de opções!
Este artigo tem mais de um ano
Uma info adicional, há que garantir que o relé não ultrapassa os 40ma de consumo de corrente do output do arduino e ainda mais importante, deve-se colocar sempre um diodo invertido em paralelo com a bobine do relé, visto que as tensões invertidas que se geram quando “desliga” o relé são suficientemente grandes para queimar o output do arduino.
Tens razão que se deve usar um diodo de freeweeling para a corrente armazenada na bobine possa circular no momento em que é desligada. Mas o relê nunca deve ser alimentado directamente do micro, seja em source ou em sink. Deve-se usar sempre um transistor para que a corrente que atraca a bobine não passe pelo micro.
+1
Ora nem mais.
O micro deve ser apenas o controlador e não a fonte de alimentação.
+2
Nem mais.
Na maior parte das bobinas, ligado da maneira do artigo (tem tr.) nem funciona…
*sem
Existem shields para o arduino que “implementam” a ligação de um (ou vários relés). Penso que essa alternativa é mais segura que a que aqui é apresentada. Caso contrário eu acrescentaria mais qualquer coisa a este circuito.
Estás certo, mas o artigo foi feito com o que se tinha à mão para comprovar, e como um user disse, o melhor mesmo é o uso dos transitores ou mosfets 🙂
É a primeira vez que vejo o rele ligado directamente ao arduino.
Mas o recomendado é usar um transistor npn 2n3904, bc337, para ligar e desligar o arduino.
Convem tambem colocar o diodo.
Atenção que 40ma não é por porta do arduino, mas sim no total de todas portas.
Algumas correcções:
– Máximo de Intensidade por pino de I/0 – 40mA
– Máximo de Intensidade na entrada do microcontrolador – 200mA
O transístor que foi sendo sugerido, é interessante, puro e mais chato de montar por um principiante.
Deixo aqui um outra sugestão: ULN2003 ou ULN2803 ou outro equivalente.
Sim eu sei que tem transístores lá dentro, mas já possui pelo menos 7, assim como os díodos de freeweeling e além disso não precisam de colocar resistências de base no transístor…é só ligar e já está.
Concordo, um relé nunca deve ser comandado directamente do pino do arduino, ate porque normalmente os relés pequenos de 5v normalmente necessitam mais do que 40ma para atracar. É sempre perigoso rondar o maximo de corrente do pino. Para quem quiser uma solucao simples sem que precise alterar o esquema apresentado, passará por utilizar um relé de estado sólido, com o contra de ficar mais caro.
Grupo de partilha de duvidas e debate de projectos Arduino:
https://www.facebook.com/groups/arduinoportugal/
Nossa realmente usar um rele diretamente é bem suicídio, ideal um transistor, sendo acionado pela porta do Arduíno com um resistor em serie e em paralelo ao rele um diodo para não criar uma carga zumbi ali e causar picos.
Simples assim:
http://www.arduinors.net/blog/wp-content/uploads/2008/11/npn_driver.gif
Já compraram material neste site? loja de electrónica
http: //www.electrofun.pt ?