Quantcast
PplWare Mobile

Domótica com o Arduino e iPhone

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Jnav says:

    Uma info adicional, há que garantir que o relé não ultrapassa os 40ma de consumo de corrente do output do arduino e ainda mais importante, deve-se colocar sempre um diodo invertido em paralelo com a bobine do relé, visto que as tensões invertidas que se geram quando “desliga” o relé são suficientemente grandes para queimar o output do arduino.

    • Sérgio J says:

      Tens razão que se deve usar um diodo de freeweeling para a corrente armazenada na bobine possa circular no momento em que é desligada. Mas o relê nunca deve ser alimentado directamente do micro, seja em source ou em sink. Deve-se usar sempre um transistor para que a corrente que atraca a bobine não passe pelo micro.

    • Luís Silva says:

      Existem shields para o arduino que “implementam” a ligação de um (ou vários relés). Penso que essa alternativa é mais segura que a que aqui é apresentada. Caso contrário eu acrescentaria mais qualquer coisa a este circuito.

    • Daniel Costa says:

      Estás certo, mas o artigo foi feito com o que se tinha à mão para comprovar, e como um user disse, o melhor mesmo é o uso dos transitores ou mosfets 🙂

  2. Diogo says:

    É a primeira vez que vejo o rele ligado directamente ao arduino.

    Mas o recomendado é usar um transistor npn 2n3904, bc337, para ligar e desligar o arduino.

    Convem tambem colocar o diodo.

    Atenção que 40ma não é por porta do arduino, mas sim no total de todas portas.

  3. O Silva says:

    Algumas correcções:
    – Máximo de Intensidade por pino de I/0 – 40mA
    – Máximo de Intensidade na entrada do microcontrolador – 200mA

    O transístor que foi sendo sugerido, é interessante, puro e mais chato de montar por um principiante.
    Deixo aqui um outra sugestão: ULN2003 ou ULN2803 ou outro equivalente.
    Sim eu sei que tem transístores lá dentro, mas já possui pelo menos 7, assim como os díodos de freeweeling e além disso não precisam de colocar resistências de base no transístor…é só ligar e já está.

  4. Jnav says:

    Concordo, um relé nunca deve ser comandado directamente do pino do arduino, ate porque normalmente os relés pequenos de 5v normalmente necessitam mais do que 40ma para atracar. É sempre perigoso rondar o maximo de corrente do pino. Para quem quiser uma solucao simples sem que precise alterar o esquema apresentado, passará por utilizar um relé de estado sólido, com o contra de ficar mais caro.

  5. Ricardo says:

    Grupo de partilha de duvidas e debate de projectos Arduino:

    https://www.facebook.com/groups/arduinoportugal/

  6. Nossa realmente usar um rele diretamente é bem suicídio, ideal um transistor, sendo acionado pela porta do Arduíno com um resistor em serie e em paralelo ao rele um diodo para não criar uma carga zumbi ali e causar picos.

    Simples assim:

    http://www.arduinors.net/blog/wp-content/uploads/2008/11/npn_driver.gif

  7. António Rui Santos says:

    Já compraram material neste site? loja de electrónica
    http: //www.electrofun.pt ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.