Dica: É possível ter o Menu Iniciar mais tradicional no Windows 11! Saiba como
Com o Windows 11 já em utilização num leque alargado de utilizadores, este sistema começa a ser descoberto. Este é um processo natural e que permite à Microsoft dar a conhecer a sua proposta junto da comunidade.
Com muitas mudanças na interface, a Microsoft aposta muito no Windows 11. Mesmo com todas essas alterações, há ainda a capacidade de ter alguns elementos do "antigo" Windows de volta. Assim, o Menu Iniciar pode voltar ao que era, veja como.
O Menu Iniciar tem sido alvo de experiências um pouco estranhas por parte da Microsoft ao longo dos anos. Este é um elemento de base do Windows e que todos os utilizadores se habituaram a contar ter presente e com uma identificação única.
Com o Windows 11, a Microsoft volta a tentar inovar e mudar este elemento do sistema. Está agora no centro da barra de tarefas, o que muitos consideram pouco prático. Felizmente, a Microsoft manteve a possibilidade de ter de volta o que é o normal.
Para ter o Menu Iniciar de volta à posição original, só precisam de abrir as Definições e depois escolher a opção Personalização. Aqui dentro, devem escolher, perto do final, a opção chamada Barra de Tarefas.
Na área que foi aberta, devem agora descer para o final das opções da zona central e procurar a área Taskbar Behaviors. Esta estará fechada, devendo ser aberta para se aceder às opções presentes. Alterem agora a opção Taskbar Alignment para o valor Left.
De imediato vão ver o Menu Iniciar a mudar de localização, passando da nova posição, que, na verdade, é a tradicional e a que os utilizadores se habituaram a ter presente desde os tempos mais antigos do Windows.
Como podem ver na imagem abaixo, a alteração é grande e não se limita a mudar a posição. A nível estético o Windows 11 não vai alterar nada, mas torna-se mais útil e menos provável de se tornar obstrutivo.
Está agora arrumado na posição mais tradicional e mais conhecida dos utilizadores, que podem depois fazer a transferência para a nova posição. Este poderá ser um processo temporário e que ajuda os utilizadores.
Assim fica claro que mesmo com toda a mudança que trouxe ao Windows 11 a Microsoft tem ainda a sua tradição presente. Os utilizadores podem assim voltar ao que se habituaram e que é o normal.
Este artigo tem mais de um ano
Quando tiver o Windows 11, é logo à primeira configuração que vou fazer, colocar o menu Iniciar no seu devido lugar!
O quê que é o devido lugar? lol
Não mudas os móveis de casa de sitio de vez em quando?
Farei o mesmo, amigo
+1
farei o mesmo e vou faZER O POSSIVEL PARA FICAR IGUAL AO W7 E XP, TO NERVOSINHO HJ.
MENINAS , HJ É DIA DE GEMER E ENGOLIR, FAÇAM FILA, KNIGHT TA ZUADO HJ
Há coisas que são tradicionais e que assim se devem manter. Uma delas é a posição, do menu iniciar.
Sinceramente não entendo o que a Microsoft fez! O Menu Iniciar é um ponto usado com demasiada frequência para se tornar um alvo móvel no interface. É das coisas mais básicas em termos de design de interface, colocar este tipo de elementos num ponto fixo de acesso rápido, capaz de criar memória muscular.
Eu por norma uso a tecla windows, bem mais rápido.
Mas nem toda a gente o faz, e o problema do interface gráfico é independente do uso do teclado.
Pois, jogas o rato para a esquina, clicas e acertaste.
No centro demora mais…
Simples, touchscreen.
O princípio é o mesmo no Touchscreen, alvos móveis reduzem memória muscular. Se um icon específico tem funções recorrentes e importantes, mantê-lo na mesma posição facilita a fluidez de uso.
Não se tiver num canto.
O que dizes não é faz sentido, estar num canto do ecrã dum tablet não aumenta em nada o tempo de resposta, aliás estar num dos cantos inferiores do ecrã possibilita usar o polegar da mão que segura o aparelho…
Exacto, tens toques acidentais e tens de largar os polegares que tipicamente servem para apoio.
Zé Fonseca A., olha para um telemóvel e depois tenta voltar aqui para dizer isso sem te rires – uma parte importante do interface está pensada para usar o polegar de forma rápida. Quanto a toques acidentais, já há muito tempo que existem algoritmos para avaliar.
Monitores de grande dimensão. Não é o teu caso, não percebes.
A lógica aplica-se qualquer que seja o tamanho do monitor. Lê o que o Miguel disse e percebes melhor a vantagem.
Não necessariamente.
Se não necessariamente serás então capaz o contrário?
Os cantos do ecrã são zonas que não requerem grande precisão para serem alcançados pelo cursor
The apple move. No OSX, está (e sempre esteve) centrado. Se em vez de andarem a inventar com o UI e mudarem o que está bem quieto resolvessem coisas como estragar drivers de hardware que está bem instalado com os updates de bosta deles ou deixar o pc/servidor sem arrancar… Ainda esta semana os updates deixaram um servidor de um cliente meu encravado.
O Dock no Mac não é a mesma coisa que o Menu Iniciar
Então não é o que tens equivalente? É de onde lanças/trocas os teus programas e de onde geres o que tens aberto. Tirando um pormenor ou outro, o start menu/taskbar e a dock cumprem as mesmas funções.
Segundo a apple:
https://support.apple.com/en-gb/guide/imac/apd4b7fb731f/mac
que faz a mesma coisa que o da microsoft, segundo a própria:
https://support.microsoft.com/en-us/windows/how-to-use-the-taskbar-in-windows-10-0657a50f-0cc7-dbfd-ae6b-05020b195b07
https://support.microsoft.com/en-us/windows/open-the-start-menu-4ed57ad7-ed1f-3cc9-c9e4-f329822f5aeb
Mas se quiseres explicar o que é que fazem de tão radicalmente diferente um do outro, somos todos ouvidos.
O Menu Iniciar é apenas um dos elementos que se encontra na Taskbar. Pensava que não era preciso dizer o óbvio, já que era bastante claro que me estava a referir ao posicionamento do Menu Iniciar, dada a frequência com que se tenta aceder a este elemento para as mais diversas funções!
Quanto à Dock, não tem nada que faça as funções do Menu Iniciar – no Mac essas funções estão dispersas por alguns menus na barra de Menus no topo do ecrã, pontos fixos de acesso.
A Taskbar do Windows também engloba outras funções que não existem na Dock – mais uma vez o equivalente no Mac encontra-se na barra de menus em pontos fixos. Não deixa de ter piada que a área de notificação do Taskbar manteve-se num ponto fixo no outro canto, de modo que poderiam ter feito o mesmo com o Menu Iniciar e resolviam a questão!
Já algum tempo que não tento, mas recordo que o Windows o “Menu” propriamente a “Barra” permitia rodar no ecrã, cheguei a ter o Menu no Topo à esquerda mas quanto ao centro é uma imitação à Apple, só não é igual porque a barra é contínua caso contrário……
Tudo o que disseram anteriormente é vdd, mas dá ideia que querem dar um ar de “MacOS” , mas gostos não se discutem!
Foi a primeira coisa que me ocorreu quando vi o novo menu. Eu sou macOS team + iOS e iPad OS mas o novo windows no geral parece-me muito bem!
Eu por acaso gosto e acho muito prática a nova localização e organização.
Além de mais bonita também.
Como eu não uso quase o menu iniciar, acho esta interface mais prática, tipo mac osx – uma interface que acho muito evoluída, e que se a Microsoft copiou o fez para melhor.
Eu uso tanto mac como windows, e como uso muito a linha de comandos e spotlight/search nos sistemas operativos, acho muito bem conseguido este novo modelo.
Mas são opiniões, já que eu não ando sempre a andar no menu iniciar…
+1
Eu prefiro como está agora também. Estéticamente é mais agradável
Já testei uma taskbar centrada no Linux (openSUSE+KDE Plasma) e NÃO Obrigado!
1-janelas sem nomes (só icon) é um verdadeiro pesadelo para quem se quer mexer rapidamente em termos de trabalho
2-menu centrado varia a posição consoante a quantidade de janelas abertas, ou seja: quanto mais janelas abertas, mais a esquerda fica. é “psicologicamente” horrível não ter um ponto exacto de referencia onde está um menu tão importante.
Já tinha testado isto numa simulação (tb em KDE) do ambiente de macOS e é igualmente um problema.
Os únicos que, em termos de menu, ainda tem alguma logica e acertaram na sua colocação foi os do GNOME… mas, mais uma vez, o menu tem uma localização fixa num canto especifico, como o Plasma…
isto lembra-me a velha máxima:
If it ain’t broken… DON’T FIX IT!
Ora cá está uma boa noticia, mas melhor que esta e algo que duvide volte a aparecer era a possibilidade do menu clássico algo simples e sem floreados.
Vais sempre conseguir fazer isso, mais não seja de forma não oficial.
http://www.classicshell.net/
Basicamente, o menu iniciar na sua melhor forma. Grátis, pratico e sem extra fluff. E se quiseres um look moderno tem skins para combinar o melhor dos 2 mundos. A preta é muito fixe.
Fiz isso e ainda crei um botão iniciar que imita o do Windows 11.
Muito giro.
Mas abrir várias páginas da NET com o mesmo ícone, não dá para alterar…. palhaçada.
Esta é a versão final do sistema ?
A Microsoft, podia ter essa opção, mas só que como predefinição e de fábrica mantinha-se à esquerda, e para quem quisesse podia depois metee no centro nas configurações…
+1
Também dá para colocar mais pequeno e maior. Por enquanto é preciso alterar um valor atraves do regedit. Mas se permitem é porque vem ai forma user friendly de o fazer
Grande serie it crowd
Funcionalidade bem quê. Eu no Windows 10 centro os atalhos da barra iniciar ao criar uma pasta vazia com a barra desbloqueada, arrasto a pasta para o lado esquerdo dentro da própria barra (próximo do botão iniciar), ajustar os limites para posicionar os atalhos a gosto, e bloquear a barra outra vez.
Desde que a aberração que a Microsoft fez com o Windows 8 não se repita nunca mais, ela pode botar o Menu aonde ela quiser _só não o remova mais do sistema!
Isto já não é um menu, é mais uma barra de atalhos.
Apesar de não contar mais com o dsign de “lista” _havendo somente ícones_ continua sendo bom e velho Menu Iniciar, e, nada como aquela tela inial bizarra do 8.
O menu tipo lista será sempre mais prático, principalmente quando existem agrupamentos / pastas dentro do mesmo.
Pelo menos ficou melhor sem aquelas live tiles que ninguém fazia questão de ter, que, na verdade, só veio a ter uma estética digna na versão 20H1, quando removeram aquelas cores sólidas do Windows 8.
Já o menu, deixou de ser menu. Agora é uma barra de atalhos, que de nada server, visto que a tendência é para os mesmos ficarem fixados, na barra de tarefas. As recomendações desta barra de atalhos, também não entendo. Espero que as mesmas dêem para remover. A Microsoft ainda não percebeu que isto não é util, nos PC’s. Um menu será sempre, necessário num SO, para PC’s, porque a pesquisa ajuda, mas não é o ideal.
Desculpe-me, mas já usou o novo interface?? é que esta lá dentro o que precisa! apenas arrumado no topo!
O menu completo poucas pessoas usam, pois quem é produtivo ou tem atalhos ou se organiza de outra maneira.
Paulo Silva, ainda não usei, mas para mim, um menu será sempre, um menu tipo lista. Os atalhos que usamos com mais frequência, não necessitam ficar, no menu. Basta colocarem os atalhos, na barra de tarefas, que são mais rápidos de aceder. Pelo que vi o menu do Windows 10 é melhor que este. Como é que este novo menu lida com os agrupamentos / pastas?
Aconselho a experimentar de mente aberta, e vai ver que é mais produtivo.
Tem lá o menu completo, mas e preciso dar dois clicks de rato para o ativar.
Embora penso que vai ter alguma opção para o configurar direto.
Mas como eu utilizo é mais prático assim. que o digam os que usam o mac osx.
Experimente e vai ver que é prático.
Para ser sincero, até o que não me ajuda mesmo, e já é assim no windows 10, é o facto do menu iniciar não mostrar tudo de uma vez, o que te obriga a perder tempo a fazer scroll no menu para encontrares o que queres.
Pior, mesmo que uses a opção “full screen” do start menu AINDA tens que fazer scroll para ver tudo. Conseguiram gastar mais espaço do que antes e fazer menos com ele.
O menu iniciar do windows 7/classic shell aproveita mais e melhor o ecrã, usa colunas bem dimensionadas para te mostrar o conteúdo todo ao mesmo tempo. Não é mais confuso porque continua a ser ordenado alfabeticamente.
Menos clicks, mais rápido para encontrar o que quero. É a minha maior queixa.
O 11 mostra o conteúdo/programas todo de uma vez ou é preciso andar a fazer scroll? Não me refiro aos “atalhos” que ficam pinned, (quando quiser atalhos não é para o menu iniciar que vão) refiro-me às “all apps”. Se isto não mudou, então eles podem por o eyecandy todo que eles quiserem e moverem as coisas para onde eles quiserem, continua uma mer€%a porque não é prático.
Sem testar é fácil dizer mal.