Dica: Como usar a nova interface do WhatsApp para libertar espaço no seu Android
Em constante mudança, o WhatsApp apresenta sempre novidades na sua interface. Procuram encontrar a melhor forma do utilizador usar e gerir a sua informação.
A mais recente novidade veio mudar a forma como é gerido o espaço ocupado pelas imagens e vídeos recebidos no WhatsApp. Ficou mais simples de usar, mas principalmente com mais informação e mais simples de encontrar os ficheiros grandes.
Depois de meses de testes, alguns deles públicos, o WhatsApp revelou finalmente a nova interface para gerir os ficheiros recebidos. Temos agora uma nova forma de mostrar a ocupação e os ficheiros grandes e os mais reencaminhados.
Aceder a esta nova interface
Para aceder a esta nova área e avaliar o que ela oferece devem aceder às Definições do WhatsApp. Aí dentro, das várias opções presentes, devem escolher Armazenamento e dados. Esta tem apenas 2 opções, devendo ser escolhida a primeira, chamada Gerir armazenamento.
É aqui que temos as novidades. À cabeça, temos logo a ocupação de espaço feita pelo WhatsApp no armazenamento do smartphone, bem como os restantes ficheiros e o espaço livre. Há depois a identificação dos ficheiros reencaminhados demasiadamente e os maiores do que 5 MB.
Libertar espaço no Android
Para libertar espaço, só precisam de escolher uma destas duas áreas. A apresentação será feita com base no tamanho e espaço ocupado, podendo ser, no entanto, ser alterada para uma organização por data. O passo seguinte é escolher os ficheiros a serem eliminados.
Para os apagar de vez só precisam de carregar no caixote do lixo presente em cima. Isso fará surgir um alerta para confirmar o eliminar dos ficheiros. Basta escolher a opção Apagar e estes são removidos de forma permanente.
WhatsApp dá acesso à informação
Se o processo anterior elimina ficheiros de forma geral, existe a possibilidade de avaliar os que cada contacto enviou. Para isso, e na nova interface, existe também a lista dos contactos, organizada por espaço ocupado.
Após escolherem o contacto que querem limpar, deve seguir o processo que foi explicado antes. Só precisam de escolher os ficheiros que querem eliminar e depois carregar no caixote do lixo presente no topo. Será mostrada a mesma notificação para avançarem.
É desta forma simples que conseguem usar a nova interface do WhatsApp para gerir e libertar os ficheiros presentes. Tudo aponta para que seja uma melhoria importante, ao dar mais informação ao utilizador e, principalmente, um maior controlo sobre o que pode ser realizado.
Este artigo tem mais de um ano
Bom seria instalar o WhatsApp num cartão SD tal com o o Telegram permite. Assim sendo (se não estiver errado) evitava encher a memória interna do telemovel com ficheiros e usava antes o cartão SD como armazém…
Na minha humilde opinião cartão SD é coisa do passado, importante para telefones antigos que tinham 8Gb ou menos de espaço interno. Hoje em dia não se vende celular com menos de 64Gb, o que é suficiente pra grande maioria das pessoas, exceto alguns profissionais, como da fotografia, que realmente precisam de bastante espaço de armazenamento.
Talvez seja coisa do passado mas nem toda a gente tem telemóveis xpto. O meu tem memoria interna de 16GB (BQ Aquaris E5) mas ao fim de 2/3 anos de uso com umas quantas fotos e vídeos ficou com a memoria de armazenamento cheia. Daí que prefiro usar um cartão SD para guardar as fotos e vídeos e algumas apps. 😉
https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/analise-bq-aquaris-e5-um-novo-dual-sim-no-mercado/
Abraço