Dica – Como ter uma mensagem no terminal Linux
Como já referi em muitos artigos disponíveis na categoria Linux, o terminal Linux é para mim a grande mais valia das distribuições GNU/Linux uma vez que a partir dele podemos controlar, localmente e remotamente, todo o sistema. Nesse sentido, decidimos criar a rubrica “Comandos Linux para totós” (ver aqui), para ajudar todos os utilizadores a entrarem no mundo do “terminal preto” e hoje deixamos aqui uma pequena dica para a personalização do mesmo.
Vamos aprender a disponibilizar uma mensagem (ou imagem baseada em caracteres) no terminal Linux.
Quando entramos num terminal Linux é-nos normalmente apresentada uma mensagem informativa, normalmente designada de MOTD (Message of the Day). Esta mensagem difere de distribuição para distribuição e sendo que normalmente apresenta informação sobre a nossa distribuição, versão do kernel, indicação sobre o terminal virtual (tty) onde estamos (de referir que podemos comutar entre terminais usando os atalhos Ctrl-Alt-F2 até Ctrl-Alt-F6), etc.
Segue um exemplo da MOTD do CentOS 6.2
Como apresentar uma mensagem personalizada?
No caso do CentOS, o ficheiro que é usado para personalizar a MOTD é o /etc/motd. Para tal, devemos editar o ficheiro e inserir a nossa mensagem personalizada.
Nota: Os utilizadores do Ubuntu podem personalizar a MOTD no ficheiro /etc/motd.tail
Depois de gravada a mensagem, voltamos ao terminal e saímos do mesmo executando o comando exit. Para testarmos se a mensagem é apresentado, voltamos a entrar no terminal, introduzimos as credenciais de entrada e podemos verificar que a mensagem criada é agora apresentada.
Para quem pretender personalizar o terminal do Linux com uma mensagem personalizada aqui está a solução. De referir que há várias aplicações que permitem criar imagens com base em caracteres do alfabeto como é o caso do Textaizer Pro (ver aqui).
Este artigo tem mais de um ano
usamos nos servidores do http://tymr.com
tambem se pode fazer algo do genero na consola utilizando o .bashrc na Home folder.
Basta fazer:
echo texto_a_aparecer
ou, se for um texto grande pode-se guardar o texto num ficheiro e usar:
cat caminho_para_o_ficheiro
Interessante, uma dica para Linux e a indicação de uma aplicação para Windows, tsc tsc tsc…
Minha singela contribuição rápida:
:~$ sudo apt-get install figlet
FIGlet – display large characters made up of ordinary screen characters
uso:~$ figlet -f _font_ meutexto
ex.:~$ figlet -f smslant PPLWare
fontes: big lean shadow smslant block mini slant standard bubble ivrit mnemonic small term digital smscript banner script smshadow
http://www.figlet.org/
FIGlet não se compara ao Textaizer Pro mas é bem legal pra fazer uns textos simples no terminal do Linux.
=D
@Campachi ,
Com os meus cumprimentos , excelente dica , a consola preta como o Pedro Pinto escreve é de facto uma ferramenta extremamente poderosa a tua dica foi fantástica , já aprendi hoje mais qualquer coisinha .
Aceita os meus sinceros cumprimentos
Serva
@serva,
Eu agradeço e Já que vc gostou dessa dica, fica aqui outra. Em um momento de ociosidade seu, faça:
:~$ sudo apt-get install sl
:~$ sl -la
;-D
A MOTD já conhecia há bastante tempo. Também há sistemas que permitem uma coisa identica ANTES do pedido de login, já não me lembro é como…
/etc/issue e /etc/issue.net
Dentro do mesmo assunto, se existir o ficheiro .hushlogin na raiz da conta do utilizador (touch ~/.hushlogin), deixa-se de receber o conteúdo do /etc/motd a cada login.
Bom dia ,
fantástico , agora já tenho um comboio para ajudar as exportações Portuguesas .
Cumprimentos
Serva