Dica: Como saber rapidamente que RAM e armazenamento o seu Android tem
Cada vez mais os utilizadores prestam atenção às especificações dos seus smartphones Android. Deixam de comprar em função do preço, o mais baixo, mas escolhem propostas com hardware equilibrado e com RAM e armazenamento elevado.
Claro que ao fim de algum tempo esta informação acaba por ser esquecida, mesmo sendo relevante e igualmente importante. O Android tem, no entanto, uma forma simples e rápida de ter acesso a estes dados. Está tudo bem visível, só tem de saber onde consultar.
Informação importante no Android
Mais do que informações complicadas como a quantidade de RAM ocupada ou onde estão os ficheiros de maior dimensão no armazenamento, há outros dados importantes. O Android tem toda esta informação bem presente e acessível de forma bem simples e rápida.
A forma de ter acesso a estes dados, RAM e armazenamento, está presente numa área pouca acedida, mas a que todos podem conseguir ler e obter a informação que consideram ser necessária.
RAM e armazenamento disponível
Para isso devem abrir as Definições do Android, acedendo para isso ao ícone que bem certamente conhecem deste sistema operativo. Dentro desta opção precisam de aceder à opção presente, chamada Sobre o telefone.
Aí dentro vão ter acesso a todas as informações mais privadas do Android e do hardware presente. Para encontrarem a informação que procuram devem descer até cerca de meio deste painel de informação estará arrumada de forma estática e junto da restante.
Dados estão presentes e acessíveis a todos
Devem descer na lista e encontrar as entradas RAM e Armazenamento do telefone. A informação aí presente é, portanto, a que querem obter. No caso do armazenamento, além do valor total, têm ainda a informação do armazenamento que está ocupado.
É desta forma simples e rápida que conseguem ter acesso a esta informação essencial. Está tudo presente no Android e igualmente sem a necessidade de recorrer a qualquer app ou outro atalho para conseguir chegar aos dados pretendidos.
Este artigo tem mais de um ano
Sem dúvida que um consumidor interessado e informado acaba normalmente por fazer uma escolha que serve os propósitos pessoais. Não obstante, julgo que a esmagadora maioria das aquisições segue a lógica da moda e da vaidade e do “mais caro é que é melhor”. Por outro lado, muitos consumidores, que não optam por contratos ou por pagamentos a prestações, adquirem dispositivos em preço promocional que rapidamente se convetem em autênticos pisa-papéis. Pessoalmente tomo as minhas decisões com base em múltiplos fatores, entre os quais e com maior importância a provável vida útil da bateria e, em função disso, o tempo que decorrerá até as carecterísticas técnicas se tornarão insuficientes ou obsoletas. Por exemplo: Neste momento ainda não compraria um dispositivo com capacidade em operar na rede 5G umsa vez que até a rede estar adquadamente implenentada e em pleno funcionamento ainda irão decorrer pelo menos 3 ou 4 anos. Mas como eu disse, os dois principais factores que influenciam a decisão no momento da compra ainda são o suposto preço irresitível de um equipamento em fim de linha e a factor moda e novidade que levam a que as pessoas gastem mais do que seria necessário.