Dica: Como criar uma penUSB com o OS X Mavericks
A Apple está a poucos dias do lançamento do OS X Mavericks. A data de 22 de Outubro de 2013 será, muito provavelmente, a data de lançamento do novo sistema operativo da Apple. Como apresentamos aqui, há muitas e boas novidades nesta nova versão.
Depois de conhecermos em mais detalhe o OS X Mavericks, testamos uma ferramenta que vem incluida no novo sistema operativo da Apple. A ferramenta de nome createinstallmedia foi inserida com o objectivo de permitir a criação simples de um disco de instalação. Hoje vamos mostrar como podem usar esta ferramenta.
A actualização do sistema actual será igual ao que a Apple já nos habituou. Basta ir à Mac App Store, comprar o Mavericks e descarregar. Depois o sistema faz o resto. Contudo, no caso de não termos uma ligação "suficientemente boa" ou porque simplesmente pretendemos efecutar uma instalação "offline" , então podemos recorrer a uma Pen USB (com 8 GB no minimo), com o sistema, para proceder à instalação.
Como já mostramos anteriormente, tanto no OS X Lion como no OS X Mountain Lion, o processo era através da gravação da imagem obtida na aplicação descarregada da App Store, mais concretamente o ficheiro InstallESD.dmg.
Contudo, no OS X 10.9, é curioso, nas versões beta, pois o método também apontava para o que já conhecíamos, até que a versão GM trouxe um utilitário "escondido" dentro do pacote instalador, é o tal ficheiro createinstallmedia.
Poderia ser mais simples, cada passo exigido, na utilização deste utilitário, mas a Apple complicou um pouco.
Antes de mais, verifique se o seu Mac é compatível com esta actualização clique aqui.
Como criar uma penUSB com o OS X Mavericks
Passo 1
Abra o Utilitário de disco e formate a sua Pen USB com o formato "Mac OS Expandido (com Journaling)" e atribua um nome, por exemplo Mavericks.
Passo 2
Certifique-se que o instalador do Mavericks está no seu disco, veja se está na pasta Aplicações. Se não estiver lá, coloque-o lá.
De seguida abra o Terminal e escreva o seguinte comando, sim é grande mas é necessário:
sudo /Applications/Install\ OS\ X\ Mavericks.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/Mavericks --applicationpath /Applications/Install\ OS\ X\ Mavericks.app --nointeraction
OBS: O processo é demorado... tenha paciência.
4 Passo
Depois da espera, vai ver que o que o terminal voltará à Prompt querendo com isto dizer que está pronto para usar a Pen USB com o Mac oS X 10.9 Mavericks.
Em seguida inicie o Mac em modo Safe Boot, sou seja, ao ligar o Mac esteja atento...logo que ouça o sinal sonoro pressione a tecla Shift, e mantenha a mesma pressionada por alguns segundos...verá o símbolo da maçã e o indicador de progresso do boot.
Verá que o Safe Boot irá realizar algumas acções de monitorização no sistema de arranque. Depois, já em modo segurança, irá ter acesso a algumas parametrizações como escolher a drive para fazer o Boot e instalar o OS X Mavericks.
E pronto, espere até que o sistema esteja completamente instalado. Terá, claro, todas as opções que o boot do Mac permite.
Este artigo tem mais de um ano
Ou então faz-se o mesmo gratuitamente com o Linux (com uma distro de qualidade como Ubuntu ou Mint que em nada perdem em relação ao OS da Apple e já pouco perdem em relação ao Windows), sem precisar de uma pen maior do que 2 GB, de forma intuitiva com uma ferramenta em modo gráfico (em vez de comandos em texto na consola) e num processo rápido, em que não é preciso paciência.
lol?
Pois, mas eu gosto mesmo é deste.
Ainda bem que há vários.
E paciência tenho muita.
Pagar ou não pagar é decisão de quem pode pagar.
Ora nem mais. Cada um sabe de si!!!
Este gajo é mesmo hardcore “uma ferramenta em modo gráfico”…
Claramente não conheces o OSX… nunca deves ter utilizado um Mac na vida…
Claro que nunca usou por isso é que diz as barbaridades que diz.
Eu tenho triple boot no meu MBP (Windows 7 + Ubuntu 12.04 + OSX ML) e raramente dou boot ao winodws ou ao ubuntu…
Não é que eu não goste de Linux, é um UNIX como os outros.
Na minha opinião, o Linux é um excelente sistema operativo (por baixo)… depois com uma péssima GUI, com muitos bugs com certo hardware, e um certo “não queremos saber” por parte de aplicações closed-source que uso.
O OSX é o melhor de dois mundos: por debaixo é como o Linux, mais coisa, menos coisa, por cima é o SO mais polido á face da terra.
Maça Boy Linux é apenas um Kernel usado por vários dispositivos… O OSX não passa de um UNIX com um DE diferente assim como o GNU/Linux é outro derivado do UNIX… A nível de hardware hoje um MAC não passam de um PC… Mas neste mundo tem doidos para tudo xD
Abraços.
Nelson, enganei-me não era para responder ao teu post. Era para responder ao “CastigadorDaParvoice”
O que eu queria dizer é que sim, uso muito OSX no meu MBP e mal dou boot aos outros dois… OSX é um excelente sistema operativo, cheio de excelente ferramentas nativas.
Sei muito bem o que é o Linux, e hoje é oficialmente considerado um Sistema Operativo, fruto do projeto LSB.
E o OSX não passa de um UNIX com um… DE, um motor gráfico, motor de composição, renderização de texto, calibração gráfica embebida, etc… diferente, e que por acaso, é o melhor do Mundo.
Além disso, o MacOSX pode-se considerar um UNIX, já que é 100% POSIX-compatível, Linux, não.
A nível de hardware, um Mac não passa de um PC? O Mac alguma vez foi uma máquina de Lavar Roupa? Sim, utilizam a plataforma Intel, e isso quer dizer o quê?
Compreendo que gostes da tua máquina ruídosa, com teclado de membranas, e que de vez em quando funciona, mas já ninguém está desesperada por um computador, as necessidades evoluem.
Dica para o passo 2:
Vão ao Terminal e escrevam (sem aspas):
“sudo ”
Agora arrastem a APP que fizeram download para o Terminal (deverá aparecer o seu caminho).
” –volume ”
Agora arrastem a Pen do desktop ou do Finder para o Terminal
” –nointeraction”
E dêm enter.
Lá está: drag&drop completo em todo o sistema, coisa que não existe nem no Linux, nem no Windows…
* em vez de ” –volume “:
“/Contents/Resources/createinstallmedia –volume “
Boa!
Pra que arrastar se da pra mandar o caminho do nautilus direto pro terminal com um click de botão?
O OSX esta uns 20 anos atrasado mesmo.
Tu é que estarias uns 20 anos atrasado, se não tivesses ainda 11…
http://d.pr/i/so42
há mais do que uma maneira para inserir o percurso do ficheiro no terminal. Uma delas é “drag&drop”, outra é copiar e colar, e para quem é mais versado arranja um script para inserir directamente no terminal a partir do Finder/Desktop.
A vantagem do “drag&drop” é que podes fazer isso com qualquer icon do ficheiro ou pasta a partir de qualquer aplicação
Se instalar o OS X Mavericks vou ter problemas com o win 8.1 instalado em bootcamp?
Não, se fizeres uma instalação normal, ele não tocará no bootcamp.
Se me permitem, eu só reforçaria a ideia que o nome dado ao volume da pen deve ser exatamente o mesmo que está, depois, na linha de comando.
Exactamente. Obrigado pelo reforço da ideia. É importante ou dá erro.
As aplicações actuais terão compatibilidade ou nem por isso? à semelhança do mountain lion tive que esperar o 1º update para a suite da adobe voltar a funcionar a 100%.
Não sei de versões anteriores, mas CS6 e CC funcionam perfeiiiiiitamenteeee….
Aliás, não vi problemas de compatibilidade com nada.
Quando passei para o ML, tive um problema com o flash pois n me reconhecia a lista das minhas fontes instaladas. Um problema menor, mas deu dor de cabeça quando abri trabalhos onde ja tinha utilizado certas fontes e as mesmas não eram assumidas.
Acontece…
Também já tive problemas de compatibilidade com o software da minha calculadora, mas foram resolvidas a meio das betas…
Quem usa o Mac como ferramenta de trabalho deve ser prudente. Em vez de ir correr a instalar o Mavericks, basta aguardar uns dias/semanas até que saiam todos os updates dos programas.
Atenção a uma coisa que eu fiz ainda nos primeiros developer releases. A instalação desta forma se formatarem o disco ele não cria o Recovery HD (necessário para o find my mac funcionar) Depois voltei a fazer uma instalação por “cima” e ja me criou essa partição.
Cria,cria, que eu fiz isso, e tem recovery HD com mavericks.
O maça boy continua a não saber o que é LINUX xD vou te informar de novo e abre esses olhos e lê Linux é apenas um KERNEL o SO que te referes a um derivado de UNIN é o GNU/Linux.
Como podes dizer que minha maquina é ruidosa ” nem nos teus sonos vais ter uma igual a minha xD”… o MAC é a mesma porcaria um INTEL com gráficas da NVIDIA ou AMD/Radion etc.. a mesma coisa de um PC como o outro qual quer.
E lamento te informar os MACs também não são nem nunca serão os melhores do mundo talvez para ti sim tens que defender o que pagastes e deve ser frustrante ver um outro amigo com um PC mais barato fazer coisas que tu não vais poder fazer.
Para terminar Maça Boy o MAC OSX foi dos 1º a falha em segurança só precisaram de 10 segundos xD depois foi o Windows e o Ubuntu a rodar em um notebook da SONY não conseguiram entrar na maquina.
Abraços
É o que dá meter o mesmo nome a duas “entidades”! Há o kernel e o SO, ambos se chamam Linux. Há quem goste de chamar GNU/Linux ao SO mas o nome original dado pelo criador é Linux, e é essa a designação comum como plataforma (um kernel não faz uma plataforma)
GNU/Linux é uma denominação, está certo para muitas distro’s, como ubuntu e debian.
Linux está certo para outras distro’s, como o red hat e suse, acho eu. É um sistema operativo, podes ir ver à Wikipédia.
Existe agora o Linux Standard Base, que define o Linux, como sistema operativo, e todas as especificações, que incluem o gestor de pacotes rpm (daí debian e derivados não poderem ser LSB)
A designação GNU/Linux aplica-se a todos os SO Linux, é uma designação alternativa usada por quem defende que se deve dar mais crédito aos criadores das componentes GNU que aparecem em todos os SO Linux.
Mas que besteira está falando??? Red Hat não é GNU/linux??? Nossa, sou usuário de mac, gosto muito do sistema,mas o GNU/Linux não deve em nada. A liberdade é dada. Linux pelo certo não é um SO, apenas um kernel, sem o projeto GNU ferramenta alguma estaria disponível.
Se debian não é LSB por que apt é cobrado em provas como LPI ??
http://www.gnu.org/software/software.html
Me diz que nenhum desses softwares vem como padrão em uma distro red hat like??
O LSB visa padronizar as distros, para mantermos uma estrutura comum. E como você é capaz de dizer que o Linux não é POSIX?? Essa foi a maior das besteiras.
Até mesmo seu MAC utiliza o tar que um software GNU!!!
Oh coitado, percebes mesmo da cena, está-se a ver…
TEMOS UM ENGENHEIRO AQUI! Amigo mexe num mac durante duas semanas, e depois vai para o windows…depois vem falar cmg!
É optimo ver uma noticia sobre o MacOS e haver sempre uma guerra.
Eu uso os dois (MacOS e o Ubuntu) e depois de muitos anos com ambos concluo que…. são uma m3rd4!!! Todos os sistemas operativos tem falhas graves que comprometem a produtividade. No meu caso particular, sou um investigador e faço bastante calculo numérico, consigo ver problemas em todos os SO.
Solução? Não há! Para minimizar o problema temos que ter várias máquinas com diferentes sistemas operativos.
Não há um melhor, mas cada um tem as suas vantagens e desvantagens.
Podes sempre tentar, na tua pesquisa, fazer um melhor.
Sempre tive vontade de testar este sistema operacional. Tenho um notebook um pouco defasado….vocês entendedores, acham que consigo instalar neste notebook:
http://www.samsung.com/br/support/model/NP-RV415-AD1BR-techspecs
cumps
os SO’s da Apple legalmente so funcionam em computadores da Apple
Para instalar em outros computadores, terá de ser feito um hackintosh (http://www.hackintosh.com/) e não é garantido que funcione perfeitamente bem.
Bom dia, Tenho um Macbook e estou prestes a instalar o MAvericks alaguem sabe dizer se ao fazer este upgrade ele perde os dados ou apenas actualiza? ha alguma coisa em que se tenha de ter em atenção?
Cumps
Não perde os dados, apenas atualiza.
Apesar de não poder fazer nada de mal aos teus dados, convém teres um backup pronto, caso a instalação do SO dê para o torto por algum motivo.
Obrigado Nelson : D
Olá a todos, precisava de uma ajuda se puderem, entendi o artigo, mas quem quer fazer um format ao sistema (porque o meu imac é de 2010 e já anda lento), qual a melhor opção para instalar o novo Mavericks, sem perder nada (fotos, filmes, documentos, etc)?
Nunca utilizei o time machine, será um aboa opção, passar tudo para um disco e depois instalar o Mavericks por uma pen e correr o timemachine depois?
Ando um pouco perdido precisava de ajuda?
Obrigado e todos e parabens pelo excelente blog…
Miguel Marta
De fato a melhor solução é criar uma cópia de segurança com o TimeMachine e instalar o OS X de raiz. O TM é uma excelente ferramenta de back-up e não sabe o que perde por não a estar a usar.
Exacto, Time Machine sempre!
Ninguém liga a backups até ao dia…
O MAC OS não faz isso nativamente através do Disk Utility ?
O meu resultado foi este:
Failed to start erase of disk due to error (-9999, 0).
A error occurred erasing the disk.
Realmente não percebo porque a própria Apple não arranja uma forma de ser feita uma instalação limpa sem dar este tipo de voltas. Desde que existem estas versões online tenho feito as actualizacoes mas passado pouco tempo o sistema torna-se lento e a solução sempre passa por um “clean install”. A Apple deveria ter uma solução nativa para dar a volta a isto.
Como eu Faço para baixar o Mac OS X
so esqueceram de avisar que para funcionar o nome do pendrive tem que ser exatamente o que esta na linha de comando, se o nome na linha de comando for ˜Mavericks˜ e o como esta escrito o nome atribuído a o pendrive tem que ter o nome de ˜Mavericks˜
Fiz tudo isso de um modo bem mais facil que esse do post.
o meu utilitário de disco não aparece formatar com mac os expandido com (journaling) o que devo fazer espero resposta
Obrigado. Grande dica.
Comprei recentemente um MacBook Pro Retina e queria criar um disco para o caso de dar para o torto… Excelente tutorial, funciona às mil maravilhas… Á primeira tentativa!! 🙂 Falta só acabar de fazer o backup com o Time “Machine”
Danke!!
fiz a maior besteira do mundo tentando fazer uma tal instalação limpa porem quando chega a hora de digitar no terminal sempre aparece como se sudo ou qualquer outro comando não exista e pronto……