Quantcast
PplWare Mobile

Dica: Como criar uma penUSB com o OS X Mavericks

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. CastigadorDaParvoice says:

    Ou então faz-se o mesmo gratuitamente com o Linux (com uma distro de qualidade como Ubuntu ou Mint que em nada perdem em relação ao OS da Apple e já pouco perdem em relação ao Windows), sem precisar de uma pen maior do que 2 GB, de forma intuitiva com uma ferramenta em modo gráfico (em vez de comandos em texto na consola) e num processo rápido, em que não é preciso paciência.

    • parabéns says:

      Pois, mas eu gosto mesmo é deste.
      Ainda bem que há vários.
      E paciência tenho muita.
      Pagar ou não pagar é decisão de quem pode pagar.

    • Nelson says:

      Este gajo é mesmo hardcore “uma ferramenta em modo gráfico”…

      Claramente não conheces o OSX… nunca deves ter utilizado um Mac na vida…

      • D says:

        Claro que nunca usou por isso é que diz as barbaridades que diz.

        Eu tenho triple boot no meu MBP (Windows 7 + Ubuntu 12.04 + OSX ML) e raramente dou boot ao winodws ou ao ubuntu…

        • Nelson says:

          Não é que eu não goste de Linux, é um UNIX como os outros.

          Na minha opinião, o Linux é um excelente sistema operativo (por baixo)… depois com uma péssima GUI, com muitos bugs com certo hardware, e um certo “não queremos saber” por parte de aplicações closed-source que uso.

          O OSX é o melhor de dois mundos: por debaixo é como o Linux, mais coisa, menos coisa, por cima é o SO mais polido á face da terra.

          • David S. says:

            Maça Boy Linux é apenas um Kernel usado por vários dispositivos… O OSX não passa de um UNIX com um DE diferente assim como o GNU/Linux é outro derivado do UNIX… A nível de hardware hoje um MAC não passam de um PC… Mas neste mundo tem doidos para tudo xD

            Abraços.

          • D says:

            Nelson, enganei-me não era para responder ao teu post. Era para responder ao “CastigadorDaParvoice”

            O que eu queria dizer é que sim, uso muito OSX no meu MBP e mal dou boot aos outros dois… OSX é um excelente sistema operativo, cheio de excelente ferramentas nativas.

          • Nelson says:

            Sei muito bem o que é o Linux, e hoje é oficialmente considerado um Sistema Operativo, fruto do projeto LSB.

            E o OSX não passa de um UNIX com um… DE, um motor gráfico, motor de composição, renderização de texto, calibração gráfica embebida, etc… diferente, e que por acaso, é o melhor do Mundo.

            Além disso, o MacOSX pode-se considerar um UNIX, já que é 100% POSIX-compatível, Linux, não.

            A nível de hardware, um Mac não passa de um PC? O Mac alguma vez foi uma máquina de Lavar Roupa? Sim, utilizam a plataforma Intel, e isso quer dizer o quê?

            Compreendo que gostes da tua máquina ruídosa, com teclado de membranas, e que de vez em quando funciona, mas já ninguém está desesperada por um computador, as necessidades evoluem.

  2. Nelson says:

    Dica para o passo 2:

    Vão ao Terminal e escrevam (sem aspas):

    “sudo ”
    Agora arrastem a APP que fizeram download para o Terminal (deverá aparecer o seu caminho).

    ” –volume ”

    Agora arrastem a Pen do desktop ou do Finder para o Terminal

    ” –nointeraction”

    E dêm enter.

    Lá está: drag&drop completo em todo o sistema, coisa que não existe nem no Linux, nem no Windows…

  3. Pedro says:

    Se instalar o OS X Mavericks vou ter problemas com o win 8.1 instalado em bootcamp?

  4. Se me permitem, eu só reforçaria a ideia que o nome dado ao volume da pen deve ser exatamente o mesmo que está, depois, na linha de comando.

  5. Ricardo says:

    As aplicações actuais terão compatibilidade ou nem por isso? à semelhança do mountain lion tive que esperar o 1º update para a suite da adobe voltar a funcionar a 100%.

    • Nelson says:

      Não sei de versões anteriores, mas CS6 e CC funcionam perfeiiiiiitamenteeee….

      Aliás, não vi problemas de compatibilidade com nada.

      • Ricardo says:

        Quando passei para o ML, tive um problema com o flash pois n me reconhecia a lista das minhas fontes instaladas. Um problema menor, mas deu dor de cabeça quando abri trabalhos onde ja tinha utilizado certas fontes e as mesmas não eram assumidas.

    • Infor says:

      Quem usa o Mac como ferramenta de trabalho deve ser prudente. Em vez de ir correr a instalar o Mavericks, basta aguardar uns dias/semanas até que saiam todos os updates dos programas.

  6. Gonçalo says:

    Atenção a uma coisa que eu fiz ainda nos primeiros developer releases. A instalação desta forma se formatarem o disco ele não cria o Recovery HD (necessário para o find my mac funcionar) Depois voltei a fazer uma instalação por “cima” e ja me criou essa partição.

  7. David S. says:

    O maça boy continua a não saber o que é LINUX xD vou te informar de novo e abre esses olhos e lê Linux é apenas um KERNEL o SO que te referes a um derivado de UNIN é o GNU/Linux.
    Como podes dizer que minha maquina é ruidosa ” nem nos teus sonos vais ter uma igual a minha xD”… o MAC é a mesma porcaria um INTEL com gráficas da NVIDIA ou AMD/Radion etc.. a mesma coisa de um PC como o outro qual quer.
    E lamento te informar os MACs também não são nem nunca serão os melhores do mundo talvez para ti sim tens que defender o que pagastes e deve ser frustrante ver um outro amigo com um PC mais barato fazer coisas que tu não vais poder fazer.
    Para terminar Maça Boy o MAC OSX foi dos 1º a falha em segurança só precisaram de 10 segundos xD depois foi o Windows e o Ubuntu a rodar em um notebook da SONY não conseguiram entrar na maquina.

    Abraços

    • Nunes says:

      É o que dá meter o mesmo nome a duas “entidades”! Há o kernel e o SO, ambos se chamam Linux. Há quem goste de chamar GNU/Linux ao SO mas o nome original dado pelo criador é Linux, e é essa a designação comum como plataforma (um kernel não faz uma plataforma)

      • Nelson says:

        GNU/Linux é uma denominação, está certo para muitas distro’s, como ubuntu e debian.

        Linux está certo para outras distro’s, como o red hat e suse, acho eu. É um sistema operativo, podes ir ver à Wikipédia.

        Existe agora o Linux Standard Base, que define o Linux, como sistema operativo, e todas as especificações, que incluem o gestor de pacotes rpm (daí debian e derivados não poderem ser LSB)

    • Nelson says:

      Oh coitado, percebes mesmo da cena, está-se a ver…

    • Cenas says:

      TEMOS UM ENGENHEIRO AQUI! Amigo mexe num mac durante duas semanas, e depois vai para o windows…depois vem falar cmg!

  8. Nuno de Sousa says:

    É optimo ver uma noticia sobre o MacOS e haver sempre uma guerra.
    Eu uso os dois (MacOS e o Ubuntu) e depois de muitos anos com ambos concluo que…. são uma m3rd4!!! Todos os sistemas operativos tem falhas graves que comprometem a produtividade. No meu caso particular, sou um investigador e faço bastante calculo numérico, consigo ver problemas em todos os SO.
    Solução? Não há! Para minimizar o problema temos que ter várias máquinas com diferentes sistemas operativos.
    Não há um melhor, mas cada um tem as suas vantagens e desvantagens.

  9. Vinicius Augusto says:

    Sempre tive vontade de testar este sistema operacional. Tenho um notebook um pouco defasado….vocês entendedores, acham que consigo instalar neste notebook:
    http://www.samsung.com/br/support/model/NP-RV415-AD1BR-techspecs

    cumps

  10. PãoCuManteiga says:

    Bom dia, Tenho um Macbook e estou prestes a instalar o MAvericks alaguem sabe dizer se ao fazer este upgrade ele perde os dados ou apenas actualiza? ha alguma coisa em que se tenha de ter em atenção?

    Cumps

  11. Nelson says:

    Não perde os dados, apenas atualiza.

    Apesar de não poder fazer nada de mal aos teus dados, convém teres um backup pronto, caso a instalação do SO dê para o torto por algum motivo.

  12. miguel marta says:

    Olá a todos, precisava de uma ajuda se puderem, entendi o artigo, mas quem quer fazer um format ao sistema (porque o meu imac é de 2010 e já anda lento), qual a melhor opção para instalar o novo Mavericks, sem perder nada (fotos, filmes, documentos, etc)?

    Nunca utilizei o time machine, será um aboa opção, passar tudo para um disco e depois instalar o Mavericks por uma pen e correr o timemachine depois?

    Ando um pouco perdido precisava de ajuda?

    Obrigado e todos e parabens pelo excelente blog…

    Miguel Marta

  13. André Correia says:

    O MAC OS não faz isso nativamente através do Disk Utility ?

  14. Tiago Cepa says:

    O meu resultado foi este:

    Failed to start erase of disk due to error (-9999, 0).
    A error occurred erasing the disk.

  15. Zefra says:

    Realmente não percebo porque a própria Apple não arranja uma forma de ser feita uma instalação limpa sem dar este tipo de voltas. Desde que existem estas versões online tenho feito as actualizacoes mas passado pouco tempo o sistema torna-se lento e a solução sempre passa por um “clean install”. A Apple deveria ter uma solução nativa para dar a volta a isto.

  16. Marcos says:

    Como eu Faço para baixar o Mac OS X

  17. Tiago says:

    so esqueceram de avisar que para funcionar o nome do pendrive tem que ser exatamente o que esta na linha de comando, se o nome na linha de comando for ˜Mavericks˜ e o como esta escrito o nome atribuído a o pendrive tem que ter o nome de ˜Mavericks˜

  18. Marco says:

    Fiz tudo isso de um modo bem mais facil que esse do post.

  19. o meu utilitário de disco não aparece formatar com mac os expandido com (journaling) o que devo fazer espero resposta

  20. Santos says:

    Obrigado. Grande dica.

  21. RicardoFreitas says:

    Comprei recentemente um MacBook Pro Retina e queria criar um disco para o caso de dar para o torto… Excelente tutorial, funciona às mil maravilhas… Á primeira tentativa!! 🙂 Falta só acabar de fazer o backup com o Time “Machine”

    Danke!!

  22. pedro junior says:

    fiz a maior besteira do mundo tentando fazer uma tal instalação limpa porem quando chega a hora de digitar no terminal sempre aparece como se sudo ou qualquer outro comando não exista e pronto……

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.