Dica: Como controlar o CPU que o Windows Defender pode usar no Windows 10
O Windows Defender conquistou já um lugar de direito no Windows 10. Esta solução de segurança da Microsoft está cada vez melhor e garante a proteção dos utilizadores, dos seus dados e de todas as suas navegações na Internet.
Claro que, como qualquer outro antivírus, o Windows Defender pode ter tendência para consumir mais recursos do que o esperado. Este pode ser controlado e é simples de definir o CPU máximo que pode usar no Windows 10.
Recursos que pode controlar no Windows 10
Por muito que se pense o contrário, é essencial ter um antivírus no Windows 10, ou em qualquer outro sistema. Este garante a proteção do utilizador, ao mesmo tempo que mantém os dados seguros e longe de olhares alheios de qualquer atacante malicioso.
No Windows 10, a grande maioria opta pela solução que está presente e integrada com o sistema. Falamos do Windows Defender, que está preparado para todas estas situações, ainda que isso custe recursos do sistema, que podem ser essenciais.
Saber que CPU pode consumir com a segurança
O CPU, um dos elementos essenciais de um PC, pode ser controlado no Windows Defender. Para saberem o valor máximo que este pode atingir durante a sua execução, só precisam de executar o comando abaixo numa PowerShell com permissões de administrador.
Get-MpPreference | select ScanAvgCPULoadFactor
O valor apresentado no resultado do comando é o que procuram. Claro que este valor pode ser alterado, para o que o utilizador pretender. Se necessitar de retirar acesso ao CPU ou se precisar de dar mais, essa mudança será feita. Basta definir o valor num novo comando
Definir como o Windows Defender faz estes consumos
Basta definir o valor num novo comando, com a escolha a ter de ficar entre os 5 e os 100. Caso coloquem 0, este controlo do CPU não será realizado, ficando o CPU a consumir o máximo que lhe for permitido em sistema. O exemplo coloca o valor em 80%.
Set-MpPreference -ScanAvgCPULoadFactor 80
Ajustem esse valor para dar o melhor desempenho ao Windows 10. O valor padrão é 50, mas podem permitir consumos maiores ou menores, dependendo dos recursos disponíveis e do que o utilizador quer dar ao seu sistema e ao Windows Defender.
Este artigo tem mais de um ano
Obrigado! Vou aplicar num portátil antigo que tenho.
Também tenho aqui um Zx spectrum e um portátil com MSdos 6.2 onde vou instalar o Defender…
Um EeePC com W10 😀
2 GB de RAM e um SSD 240 GB. Funciona bem!
Prefiro usar o Avast como antivirus e deixar o Windows Defender tal como o Windows Update desativados.
Não! Espera…
Hahahahahaha!
Cá temos mais um que ao atualizar o computador após um tempo já irá reclamar internet afora dizendo que o computador corrompeu, que o sistema é ruim e por aí vai. Triste.
Preferes ter um Fornecedor de Antivírus a Roubar dados e a Enviar para Google etc, não recomendado nem o AVG, o melhor antivírus Gratis é o Microsoft Defender sem duvida, agora pagos depende Norton ou o Kaspersky são muito bons!
Defender a enviar dados para a Google??? Tens mais disso para fumar???
Windows Update desativado…. brilhante!!!!
Não ficou claro. Qual valor deve ser colocado para que o defender use menos recurso, deixando os demais aplicativos com mais recurso?
quanto menor o valor menos processamento ira consumir mas ira demorar mais no escaneamento
Mas que bagunça…meu Deus!
Quanto mais mexem na “merd..” mais mal cheira!
O trabalho que o Defender faz é suficiente, para a maioria dos utilizadores.
Quem anda por onde não deve… é que tem de ter “mais uns quantos de Antivírus, Malwares, Fuckwares, etc..”
Cuidem-se!
Olhem o que “co..n..virus” também vos pode entrar no PC…
deixo desativado com o
DefenderControl.
http://www.sordum.org
Não incomoda mais!!!!