Dica Chrome: Liberte o seu Chrome depois do “azar” acontecer
Nos últimos tempos no browser da Google têm surgido situações que colocam em causa a segurança dos utilizadores, dos seus dados e do que vêem quando navegam na Internet.
Este problema está associado a extensões maliciosas, que iniciaram a sua disponibilização como sendo de seguras e de confiança, mas que acabaram nas mãos de programadores mal intencionados.
Os utilizadores podem proteger-se destas situações com algumas medidas de segurança básicas, mas a Google disponibiliza uma forma simples de resolver estes problemas de forma imediata.
Existem vária formas de nos protegermos contra essas extensões maliciosas. A maioria delas não é directa e requer que periodicamente se efectue uma auditoria às extensões instaladas, usando para esse efeito outras extensões.
Já vos trouxemos duas extensões criadas para esse fim. As extensões Shield For Chrome e Extension Defender tratam desse problema, recorrendo a um repositório público onde são registadas as extensões problemáticas e que não devem ser usadas.
Mas este não é o único problema e por vezes o Chrome fica com um comportamento que identificamos como sendo anormal e que por isso não o podemos usar.
Nesses casos resta-nos apenas usar uma funcionalidade que está disponível no browser da Google e que nos irá ajudar de forma definitiva.
A Google incorporou recentemente no Chrome uma forma de repor as definições do browser, eliminando os dados de navegação, cookies e outros dados guardados. Para além disso coloca o browser com o motor de pesquisa por omissão, desactiva todas as extensões e repõem a página inicial.
Com esta remoção de dados o Chrome fica como estava da primeira vez que foi executado num computador, ficando livre de qualquer problema.
A forma de aceder a esta função é muito simples, estando a mesma dentro das configurações do Chrome. Comecem por aceder a essas configurações procurando no menu do Chrome pela opção Definições.
Uma vez dentro das definições, que serão mostradas num novo separador, devem descer a página até ao final e aí procurar pelo link Mostrar definições avançadas.
Uma vez que tenham o acesso a essas definições avançadas, devem voltar a descer a página até ao seu final, procurando aí o botão Repor as definições do navegador
Será aqui que vão accionar o mecanismo de remoção dos dados que estão no vosso browser, desactivando ao mesmo tempo as extensões e colocando-o com as definições de origem.
Após carregarem no botão para repor das definições, será mostrada uma caixa de confirmação. Devem concordar com o processo para que o mesmo seja avançado.
Nessa mesma zona vão poder seleccionar se pretendem partilhar os dados com a Google e ver que dados estão a ser enviados.
Lembrem-se que todos os dados que estão no vosso browser vão ser eliminados, não havendo forma de os recuperar, caso não estejam a fazer sincronização dos mesmos com a vossa conta Google.
De imediato o Chrome fica completamente limpo e com a configuração de origem, resolvendo os problemas que estavam presentes.
Mas a Google tem estado atenta a estes problemas e anunciou que para muito breve a versão Windows do seu browser vai passar a detectar estas situações de alterações anormais de configuração e passará a propor ao utilizador realizar uma reposição das configurações, de modo a que o Chrome fique livre de potenciais problemas.
Esta solução pode ser um pouco drástica, mas garante que qualquer problema que tenha surgido no Chrome seja eliminado de forma completa e imediata.
Depois de fazer esta alteração, podem lentamente e com todo o cuidado necessário volta a activar apenas os que consideram fidedignos e que vos garantam que não causam instabilidade ao browser.
Este artigo tem mais de um ano
Uma maneira de não perder dados guardados no browser é chegar à pasta de instalação das extensões do chrome (Appdata) e eliminar a pasta da extensão. Assunto arrumado!
Ironia, apagas a pasta APPDATA do Google Chrome é o mesmo que fazer reset ao browser, e se tiveres uma conta associada ao Chrome não perdes nada, ele faz sync outra vez e recupera as configs e dados.
Eu não disse apagar a pasta, disse “chegar à pasta de instalação de extensões”. Se a apagares ela não será novamente iniciada…
O meu está a pedir para fazer reset, será por ter extensões de fora da Chrome Store? Talvez seja só para tirar as extensões e depois não a poder voltar a instalar novamente. Alguém que o Chrome tenha pedido para fazer reset que tenha extensões de fora da Chrome Store? Depois conseguiram instalar outra vez?
Eu removi meu chrome, utilizei ele desde que ganhei o windows 8.1, e ele sempre enviava relatorios de uso sem meu consentimento, mesmo desativando na instalação, e dentro nas opçoes avançadas.
Utilizem IE11. Acabam-se os roubos de dados e a degradação da performance geral. Para os q ainda acham o IE mau, instalem Firefox. Porque mesmo na versão base do chrome os vossos dados vão todos direitinhos para a Google.
IE11 de todos é o que tem pior performance com flash, o que não falta são queixas, e a Microsoft ainda nada fez.
Logo o IE11 ta fora de questão.
Sério? flash? ainda se usa disso?
O único problema do Chrome é que não dá para escolher a pasta de instalação desejada, mesmo assim, sempre dá para mover a pasta para outro sitio criando um atalho.
http://portableapps.com/apps/internet/google_chrome_portable
do you know what i mean?
Mas as extensoes, apenas ficam desactivadas por default,podendo ser reactivadas ) ou o reset apaga-as ? penso que sera a 1a opçao…