Como usar o Claude 3.5 Sonnet, o concorrente mais forte do ChatGPT e do Gemini
O Claude 3.5 Sonnet da Anthropic, uma pequena empresa de IA fundada por antigos funcionários da OpenAI, está agora disponível para todos através de um chatbot que, em alguns casos, é ainda melhor do que o ChatGPT e o Gemini. Descubra hoje como começar a usá-lo.
O Claude 3.5 Sonnet é totalmente gratuito e, ao contrário de outros modelos, não há lista de espera para o experimentar.
O processo de acesso ao Claude 3.5 Sonnet tem, no entanto, algumas complicações em comparação com, por exemplo, o acesso ao Gemini, uma vez que é necessário criar uma conta introduzindo dados pessoais. Levou-me apenas alguns minutos e vale a pena considerar que o modelo é capaz de escrever código e dar respostas mais precisas do que qualquer outro.
De facto, tal como confirmado pela Anthropic, o Claude 3.5 Sonnet superou o GPT-4o, o Gemini 1.5 Pro e o Llama 3 400B (IA da Meta) em nove testes de referência gerais, que são utilizados para medir as capacidades de cada modelo.
Como começar a usar o Claude 3.5 Sonnet
O Claude 3.5 Sonnet, em particular, está disponível no site da Claude para utilizadores pré-registados. A empresa também tem uma aplicação iOS que foi recentemente atualizada para incluir o novo modelo.
Assim, para aceder ao chatbot, basta ir a claude.ai e iniciar sessão utilizando um dos métodos disponíveis: utilizando uma conta Google ou criando a sua própria conta na plataforma e introduzindo dados como o seu número de telefone e data de nascimento, para receber um código de confirmação no seu smartphone.
Se preferir, também o pode fazer através da aplicação disponível para iOS. O processo para iniciar sessão e aceder ao Claude 3.5 Sonnet é o mesmo que na Web, pelo que também terá de criar uma conta no chatbot, caso ainda não o tenha feito.
Uma vez concluído o processo de criação da conta, poderá aceder diretamente ao chatbot e fazer qualquer tipo de pergunta ou inserir qualquer prompt. É possível saber que se trata do Claude 3.5 Sonnet porque o número da versão é apresentado logo abaixo da caixa de texto.
Leia também:
Claude Pro: 22€/mês, que é o preço do GPT Plus (OpenAI), Gemini Advanced (Google), e Copilot Pro (Microsoft, que pode vir integrado noutra assinatura).
As versões gratuitas são o chamariz para as versões pagas, que, ainda assim, são cada vez melhores.
Quando foi formada a Anthropic? Em 2021, com pessoal da OpenAI, antes da recente confusão.
E quem são os acionistas da Anthropic? “A Anthropic [em 2023] arrecadou US$ 7 mil milhões, principalmente da Amazon e do Google — grandes empresas de tecnologia que, como a Microsoft e a Meta, estão a correr para garantir o domínio sobre o mundo da IA”, escreveu a Time a 30/05/2024.
https://time.com/6983420/anthropic-structure-openai-incentives/
A Amazon, parece estar afastada da corrida da IA, ou depois do Alexa esperava-se mais, mas, pelo menos indiretamente, anda por lá.
E aplicação para Android, tem?
Não. Recomendo POE AI, onde tens acesso a vários modelos, incluído o novo claude, e mais outros tantos, produção de imagem etc. Tens direito a uns créditos gratuitos para testar.
Perguntando qual é a temperatura da agua na Costa da Caparica a resposta é:
“Para obter a temperatura exata na Costa da Caparica consulte.
1. Um website ou aplicação metereológica confiável
2. O serviço metereológico oficial de Portugal (IPMA)
3. Uma estação metereológica local.”
Mau era por-se a inventar.
Perguntando qual é o URL do IPMA indica-o corretamente. Mas acrescenta: “Lembre-se que eu não posso aceder diretamente a websites ou verificar informações online”
Perguntando se a versão Claude Pro pode aceder a informação online responde que também não tem acesso à internet.
Ou seja, está como o ChatGPT há uns meses atrás que, agora ,até a versão gratuita tem acesso à internet.
Ou seja, atualmente, o Claude 3.5 não é um forte concorrente do ChatGPT ou do Gemini. Mas estas coisas mudam rapidamente. É para ir acompanhando.
Não chega aos calcanhares do ChatGPT
Espetáculo, mais uma ferramenta para nos ajudar no nossos dias-a-dia