Quantcast
PplWare Mobile

Como evitar a mudança para o Facebook Messenger

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Sérgio J says:

    O facebook messenger é uma app de comunicações, tal como o whatsup, viber, skype, etc… Se permite fazer chamadas, mandar mensagens, fotos, etc, é normal precisar de aceder a essas permissões. Pode-se discutir a questão das SMS, mas na versão android eles poderão estar a pensar fazer uma integração ainda maior.

    Nunca percebi o celeuma com o messenger. As pessoas também não tem que usar uma app específica para o whatsup ou para o skype?

    Há já muitos meses que aqui me debato por causa do whatsup. As pessoas dizem que é por ser mais rápido, mas depois quando tem a alternativa mais rápida dizem que não querem ter duas apps.

    A pergunta que eu faço é: se não querem instalar apps para que raio querem um smartphone. Significa que para muitas outras coisas também são reticentes a instalar apps.

    • Ricardo Santos says:

      Pelo menos, para mim, que ja tenho um smartphone com algum tempo (Single Core e 512MB), chateia-me um bocado instalar uma outra app, so porque sim, quando conseguia sem qualquer problema aceder as mensagens pela app do facebook.

      • Sergio J says:

        um dia vais entender que é um conceito completamente diferente. Eu quase não uso o facebook. Sim vou lá às vezes, mas o mensenger serve para mensagens. Se houver alguem que me manda uma mensagem eu respondo. Se precisar de mandar uma mensagem não tenho de estar a entrar no facebook. São coisas bem separadas.

        • Nuno says:

          Ou então não.
          o comentário acima faz sentido.

          mas até posso perguntar outra coisa.

          Se achas que faz sentido separar invés de unificar, se calhar também és do grupo de pessoa que tem uma maquina fotográfica, uma calculadora, um telefone básico, um radio, um leitor mp3, etc.

          cada 1 com as suas crenças =)

          • Sergio J says:

            sim tenho uma app calculadora, outra para máquina fotografica, outra para telefone, uma para musica, etc.. As apps all in one prometem fazer tudo e depois não fazem nada.

            E sim eu sei que não me perguntaste exactamente isso. mas perceberás que te respondi na mesma.

            Pergunto-te se estás a fazer qq coisa e recebes uma mensagem, faz algum sentido ir ao facebook? Respondes exatamente como se fosse a um sms ou a uma mensagem no whatsup.

        • Luis Silva says:

          Também concordo, aliás já tenho a app no meu lumia 635 e dá-me muito jeito, não uso o facebook do lumia, só em muitos raros casos, e até tirei as opções de ntificaçao do facebook, porque não preciso elas, or esto deixei estar, estou contente com aplicação 🙂
          aliás sód epois já de ter a app o facebook do lumia recebeu actualização para face sem mensagens, apenas tem num cantinho o simbolo do messenger.

      • Nelson says:

        Quer dizer, e porque ainda há pessoas com telemóveis tão obsoletos (single core e 512MB seria mais que suficiente para usar isto, se fosse WP ou iOS), a maioria que tem telemóveis pelo menos dual core, e 1GB de RAM, ficam mal.

        Além disso, o teu telemóvel só corre uma aplicação de cada vez, qual é o problema? A App não corre bem com esse telemóvel?

        • pa lol says:

          Este possivelmente é o meu primeiro comentario no pplware, mas, és incrivel, ao tempo q leio o pplware e tas sempre a dar-lhe, Nelson a martelar no android, deve fazer-te uma comichao do caraças pra estares sempre a batalhar.

          • Vítor M. says:

            O Nelson deve é gostar mesmo de Android 😀 nem eu que gosto tanto do Mundo Apple tenho paciência para descascar tanto no Android, até porque vejo no Android um excelente sistema operativo e cada vez mais o motor de um segmento em forte expansão 🙂 mas ele lá tem aquela ideia!!!

        • Tito G. says:

          Nelson deves ser provavelmente daqueles que diz que continua a ser uma incrível experiência usar um iPhone 4. Eu até há pouco ouvia um que tinha um iPhone 3G mas continuava a dizer que aquilo era fantástico e que não era lento. Santa paciência para estas iSheep. Dos maiores roubos que eu vejo actualmente no mundo dos smartphones é o iPhone 4s, 399€ por hardware obsoleto mas só porque tem uma maçã…

      • Tito G. says:

        Um single core com 512mb de RAM… O problema está no teu tel e não na separação das apps. Com esse hardware isso já faz parte dos telefones essenciais e não dos smartphones. 🙂

    • Nelson says:

      +10000

      A App está muito bem desenhada, do género, é a melhor App que já vi para smartphone, muito bem feita, muito completa.

      Se não querem ter duas app’s, fine… instalem o messenger, para que é que querem a app do facebook depois? Pode-se ir pelo browser…

      Quanto ás permissões, que raio de permissão é tão má? As outras app’s com a mesma funcionalidade, também não têm permissões idênticas?

  2. OneX says:

    estas todo cego , mais um enganado pela nova ordem mundial
    acordem para a vida e para o mundo real, é pura espionagem e invasão de privacidada

    • Satai Kappa says:

      Nossa… vamos todos correr com as mão pro alto e a gritar. Deves ser cá um paranóico do caraças.

    • Ricardo Ramos says:

      Hahahaha!!! Não tens smartphone?? Não usas a net??? Pensas que ninguém sabe o que fazes!!! hahahaha…

      Tu és daqueles que tem um anti-virus no PC ou Smartphone e pensa que está seguro… Lol

      Tu é que tens que acordar para a vida!!!

  3. Raul Simplício says:

    Definições – Aplicações – Facebook – Apagar Cache e Dados.
    Puff, nunca mais me bloqueou as mensagens e continuo a usá-las na aplicação do Facebook como sempre. Nunca instalei o Facebook Messenger.

  4. Ricardo Almeida says:

    Realmente não é nada prático, mas se tivermos em conta que serve de certa forma para combater apps como Whatsapp, tem a sua lógica.

    Mal por mal, pelo menos meteram a opção de, se tivermos a app do facebook aberta, podermos clicar no topo do ecrã para trocar rapidamente para a app “principal”.

  5. José CArlos says:

    Buuuuu…que medo! Essas permissões todas…é estranho!!!
    Mas tb é verdade que se não fossem essas permissões não poderia utilizar determinadas funções, como as referidas acima! Será que estas coisas são mesmo assim?! Para aceder a partes do Smartphone e a dispositivos externos logo na instalação tem de ser dada autorização?!
    Ora se eu não quero a aplicação, logo não a instalo! E uso o FaceBook directamente no navegador!
    Ter as duas é benéfico, responder aos contactos na aplicação e utilizar o resto das ferramentas disponíveis é muito mais fácil e rápido que no browser e deixamos de perder tempo com a visualização de posts que não interessam!
    Sem falar na redução da quantia de dados de download só por não abrir o FaceBook.

    • Mike says:

      “Para aceder a partes do Smartphone e a dispositivos externos logo na instalação tem de ser dada autorização?!”

      Ora claro. Nos sistemas operativos modernos existe algo chamado “sandbox”, que força as aplicações a correrem isoladas do resto do sistema. A única forma de elas poderem comunicar com outras aplicações ou com dados da máquina, é se o utilizador as autorizar a tal, e mesmo aí, acedem não diretamente, mas através do sistema operativo da máquina, que controla o que é acedido e como.

  6. One_Nuno says:

    No meu movel não há lugar para a app do facebook, desde que começei a utilizar o cyanogenmod passei a dar atenção ás permissões das apps e a desactivar as que não me interessavam nas opções de privacidade que o CM11 inclui. Desactivei todas, notem todas as permissões da aplicação do facebook. Qual o meu espanto quando vi que mesmo com o wi-fi desligado e com a ligação de dados desactivada, a app do facebook enviou (upload) 64mb durante o primeiro dia!! isto com o wi-fi e os dados desligados e ainda as permissões desactivadas, como é possivel?? 64mb de dados não sei para onde nem porque.. fiz um comentário acerca do sucedido na pagina da aplicação na playstore e o mesmo foi prontamente eliminado, voltei a colocar o comentário , 5 minutos depois novamente eliminado. porquê iriam eles eliminar um comentário que apenas pedia esclarecimento acerca dessa situação?? alguma coisa andam a esconder.

    Desde então nao existe app do facebook a correr no meu movel nem dos meus familiares mais próximos. Somos utilizadores do facebook mas apenas no pc e com muitos cuidados.

  7. Romeu says:

    Instalei a app há uns dias e já desinstalei. “Come” demasiada bateria. Terá de ser pelo browser, quando utilizar.
    Cumps

  8. Alex says:

    Eu não entendo o alarido que andam a fazer por causa disto, acho muito melhor essa separação.
    Eu já a muito tempo que uso as duas, pois mantenho a app de mensagens sempre activa, e a app principal só a uso quando preciso de ir ver lá alguma coisa.
    E a appp de mensagens esta muito melhor que a outra,
    E já agora usem o Greenify pois ajuda muito a manter as coisas bem comportadas.

  9. Alexandre Badalo says:

    houve uma altura que levava a vida no facebook, mas como cada vez esta pior tenho vindo a sair daquele inferno!! so uso mesmo para fazer login em alguns sites, de resto… nada

    No smartphone, o facebook nao e o meu forte, para mim smartphone que é smartphone é para jogos

  10. Luis Silva says:

    eu uso a app messenger e essim até em dá jeito, já que nem vou ao face no smartphone…..cada um tem aquilo que gosta, e gostos nãos e discutem 🙂

  11. António says:

    Eu acho que o Messenger é bastante bom. A aplicação do facebook é que é bastante má.
    Eu tenho o messenger instalado e não tenho a aplicação do facebook.

  12. Miguel says:

    eh pá eu não fiz nada, e continuo a usar as mensagens normalmente como se nada tivesse acontecido. não tenho app de mensagens nenhuma

  13. Sousa R says:

    Como programador para dispositivos móveis posso responder o seguinte:
    Aceder a um recurso através do software, seja ele: camara, sms, contactos, etc… implica editar um ficheiro de propriedades no qual indicamos quais são esses recursos.

    Ora, se o Facebook na sua app “Messenger” utiliza todos os recursos sobre os quais pede permissões acho que não nos deviamos preocupar tanto com filmes do James Bond.

  14. Sheldon says:

    Pra quem tem jailbreak existe um tweak chamado fbnoneedmessenger……

  15. nfu says:

    Já agora, para quem quer atalhos diretos no telemóvel para várias partes do facebook, guarde os atalhos seguintes com nomes descritivos:

    Facebook ordenado pelos posts “Mais recentes”
    https://m.facebook.com/home.php?sk=h_chr

    Facebook ordenado pelos posts “Histórias Principais”
    https://m.facebook.com/home.php?sk=h_nor

    Facebook Messenger
    https://m.facebook.com/messages/

  16. Paulo Barradas says:

    Uso um nexus s lentinho mas funcional e deixei mesmo de usar facebook nele depois disto. De qualquer maneira estava a ficar agarrado demasiado as redes sociais e aos tempos que passava agarrado ao telemóvel. Com isto passei a dar mais valor a vida real, vejo pessoas que são escravas das rede sociais e só vão aos locais para tirar fotos para o socialize e não curtem o local.

  17. Carlos silva says:

    No meu iPhone 4 com ios 7.1.2 está sempre a aparecer aquela mensagem de ligação ao iTunes !! Alguém sabe com resolver ou será um bug ?

  18. João Rodrigues says:

    Acho uma paranóia isso de terem “medo” que acedam aos dados no Messenger…
    O Facebook já faz isso há anos e alguém se queixa? Queixa, mas continuam a usar.
    Existe um remédio para isto: saiam das redes. Resolvem logo o problema.
    Atadinhos de um raio. Queixam por isto, queixam-se por aquilo…
    Não querem que roubem dados/espiem, desinstalem tudo, vendam o telemóvel e fiquem dentro de casa o resto da vida -.-

  19. Renato Paupério says:

    No meu uso diário já utilizo as duas aplicações há muito tempo.
    As duas aplicações acabam por ser produtivas para mim e ainda me ajudam a poupar no meu plano de dados, pois sempre que recebo uma mensagem não sou obrigado a carregar o feed para as poder ler.
    Claro que é mais uma aplicação a correr, mas o background do IOS lida bem com este tipo de problema, algo que nos equipamentos android (principalmente os de baixa gama) já demonstram mais dificuldades e talvez ai eu compreenda o descontentamento, pois já possui um deste.

    Quanto à questão da privacidade no meu caso pessoal pouco me importa, quem tem facebook já dá informações demasiadas para que alguém já saiba bastante sobre nós e é uma opção de cada um ter ou não ter.

  20. Outra dica says:

    Eu ja nao deixo o facebook actualizar ha imenso tempo, e consigo enviar mensagens normalmente apartir de lá, nao sei se será considerada dica, ou existe a possibilidade de instalar uma apk mais antiga, mas tambem o meu uso ao facebook é muito limitado

  21. luis says:

    Instalem o firefox para android e vejam a barbaridade de permissões….

  22. PHRF says:

    Foi um assunto que já discuti por diversas vezes.
    O Facebook para mim é das apps correntes que consome mais recursos num sistema Android o outro é o Skype.
    Agora digam-me, se temos uma App dp Facebook a consumir p.e. 40Mb de RAM, sabendo que as notificações das mensagens até chegam através das duas, faz algum sentido usar mais uma app cheia de renhococós – sim porque as pessoas acham piada a todas as paneleirices engraçadas e depois dizem que é muita bom. É bem sabido que o Messenger é um “Battery Drain” do pioriu e lá consome mais uns 30Mb… É espectacular não é. Não existem assim Android’s tão antigos só com 512Mb de RAM e duas Apps com a mesma finalidade e que no meu ponto de vista o Messenger não acrescenta nada de extraordinário, é redundante e foi uma decisão completamente estúpida. Recebo as mensagens no app do Facebook normal, se quiser responder usa-se a versão mobile no browser e desenrasca mas não cumpre tanto. Para dizer a verdade até me deu vontade de desinstalar as duas com esta decisão.

  23. mk.kanu says:

    Evitar?? como assim? Eu agora evito é instalar o Facebook app, já foi pastar, so uso o messenger.
    IMHO a unica coisa de jeito que o fbook fez até hoje.
    Leve, muito util e sem lixo / publicidade.

    E não é pela ram porque tenho 2Gb

  24. João Simões says:

    FaceBook??? Isso é para ir às gajas… mas com cuidado para as namoradas não se aperceberem! 🙂
    A partir do momento que um smartphone liga à net, seja por wifi seja por dados móveis a privacidade deixa de existir, tenha conta do facebook associada, viber, skype, google, etc… Infelizmente há muito boa gente com más intenções e pode usar a nossa informação para más intenções, mas se formos a pensar assim deixaremos de ser sociaveis e seremos homens das cavernas sem contacto com o exterior. Hoje em dia quem não se der bem com novas tecnologias será um verdadeiro analfabeto. De qualquer forma é importante estar ciente de que a moderação nunca fez mal e deve estar sempre presente em todas as atitudes que tomamos. Devemos ir mas com cuidado …

  25. ronivaldo says:

    Eu nao quero estalar o menssegem do face pois nao tem a privacidade que eu preciso as mnssagem caem quando conecta na rede de dados e isso não e conviniente pra mim !

    Grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.