Como activar a Doca e a barra de menus escurecida no Yosemite
A chegada do OSX Yosemite veio trazer, para os utilizadores do Mac, um conjunto de novidades. No entanto muitas delas acabam por passar despercebidas e, de certa forma, podem ter alguma utilidade para os utilizadores.
São pequenas funções/opções que apenas o utilizador mais atento vai conseguir descobrir, mas que vão fazer toda a diferença em momentos chave.
Uma dessas opções é o Dark Mode que nos permite ter a doca e barra de menus escurecida. Hoje ensinamos como tal funcionalidade pode ser activada.
O Dark Mode permite aos utilizadores terem a barra de menus e a doca adaptada a ambientes de menor luminosidade, garantindo que conseguem ver de melhor forma e mais rapidamente as diferentes opções presentes.
Esta novidade surgiu com a chegada do OSX Yosemite e não vem activa por omissão, devendo cada utilizador torná-la funcional sempre que o pretenda, adaptando assim o OSX aos seus desejos.
Uma das críticas que te surgido, e que para já não têm solução oferecida pela Apple, é a possibilidade de o Dark Mode ser activado mediante as condições de luz.
Mas mesmo com estas características próprias, o Dark Mode é extremamente útil sempre que precisarem de ajustar o sistema operativo a condições de menor luminosidade.
Para activarem o Dark Mode no OSX Yosemite apenas precisam de aceder às Definições do sistema e aí procurarem o ícone Geral, que está em primeiro lugar da lista.
Dentro da configuração Geral vão encontrar várias opções presentes, todas elas associadas à forma como o OSX se apresenta. Devem procurar pela opção "Usar Dock e barra de menus escurecidas".
O activar desta opção torna a barra de menos e a doca de aplicações mais opaca e com uma cor negra, tornando-se mais agradável e usar em situações de menor luminosidade. Para reverterem para as cores normais apenas precisam de remover essa opção.
Como podem ver na imagem abaixo, a utilização do Dark Mode altera de sobremaneira a apresentação de alguns elementos do OSX, tornando-o mais ajustado a uma utilização nocturna ou com pouca luz.
Apesar de apenas incidir sobre a doca e a barra de menus, consegue de imediato alterar a luminosidade e o contraste que o ecrã transmite aos olhos do utilizador.
Esta pequena dica pode ser usada em qualquer altura, sempre que sentirem necessidade de adaptar o vosso ambiente de trabalho Mac a condições particulares de luz, ajustando-a para que se ajuste e que os vossos olhos se adaptem.
São estes pequenos pormenores que revelam que o OSX é um sistema operativo que aposta em dar aos seus utilizadores as funções e todas as opções que estes precisam.
Se querem que o Dark Mode passe a ser activado de forma automática vejam a aplicação Lights out, que consegue activar e desactivar este modo a horas precisas e bem definidas pelo utilizador.
Este artigo tem mais de um ano
Eu não percebo como é que isto torna a utilização do Yosemite mais agradável em ambientes menos iluminados, quando esta opção apenas escurece a barra de menus e o dock. Tudo o resto, incluindo as janelas, mantêm-se inalterados.
Eu presumo que esta opção foi criada pela Apple apenas para quem queira mudar a estética do SO. Se a intenção era realmente tornar o SO mais agradável em ambientes mal iluminados, isto faria da Apple uns incompetentes.
Tb nunca tinha ouvido falar que a Apple tivesse desenvolvido isto por causo da luz ambiente. Isto é apenas uma alternativa para quem prefira ter algo que crie menos distracções, especialmente em trabalho com fotografia e video
O problema da internet é quando se dá aso à”imaginação” em detrimento do conhecimento…
O principio de rege o ser mais agradavel em sistemas pouco iluminados é o mesmo do do flux ( https://pplware.sapo.pt/windows/software/f-lux-poupe-os-olhos-enquanto-trabalha/ )
Sendo que o programa diminui mais os tons azuis, mas a verdade é que as cores claras ferem mais os olhos!
Se leres a descrição dada pela Apple, verificas que a intenção para ter desenvolvido isto não tem nada a ver com luz ambiente. O Dark Mode existe para quem quer que a barra de menus e a Dock criem menos distracções ou interfiram na visualização de cores em programas de fotografia e video. A Apple chegar a falar especificamente em trabalho profissional em fotografia e video.
O Ubuntu bebe muito no OS X e agora, vice versa!… 😉 É o caso por exemplo da “procura”, agora maior e ao meio…
Se queres encontrar alguma fonte de inspiração para o visual actual do Spotlight, não é no Ubuntu que encontras, mas em programas já com alguns anos no Mac, como o Alfred ou o LaunchBar mais antigo que o Unity do Ubuntu – aliás o LaunchBar já tem mais anos que o próprio Ubuntu. É até a pesquisa no Ubuntu que tem várias semelhanças no interface com a primeira versão do Spotlight.