A bateria do seu Android não dura um dia? Teste estas dicas
Um dos problemas da maioria dos utilizadores de smartphones prende-se com a autonomia destes dispositivos. Há ainda muitos que se recordam dos telemóveis que duravam uma semana ou mais sem serem ligados ao carregador, mas, de uma forma geral, esse tempo já lá vai... Agora, se um smartphone se aguentar um dia inteiro já é muito bom, mas nem todos o conseguem atingir, muito por culpa da utilização "esbanjadora" do utilizador.
Mas é possível contrariar esse consumo com pequenas (ou até mais drásticas) alterações.
Conselhos básicos
Comecemos pelas acções mais triviais e que se podem adaptar, na verdade, a qualquer smartphone, de qualquer marca e sistema operativo.
1. Diminua o brilho do ecrã ou coloque-o em modo de ajuste automático
O ecrã dos smartphones é sempre o que mais energia consome. Para o comprovar poderá aceder a Definições, seguido de Bateria, e verá que o ecrã deverá ser o componente de hardware com maior consumo. Como tal, para reduzir o impacto do ecrã no consumo de bateria, o ideal é que mantenha o brilho de preferência sempre a baixo dos 50%. Depois, apenas nos casos mais extremos, como utilização sob a luz solar intensa, aumente o brilho.
Este parâmetro pode ser definido em quase todos os Android puxando a barra de notificações para baixo até que surjam os atalhos e irá surgir a barra de ajuste do brilho do ecrã. Em Definições > Ecrã poderá ainda explorar algumas opções, nomeadamente, activar o ajuste automático da luminosidade, o que também é uma boa opção de poupança, ou reduzir o tempo de suspensão após inactividade, normalmente, 30 segundos é o ideal, mas há equipamentos que permitem mesmo reduzir para 15 segundos.
2. Desactivar Wi-Fi e Dados móveis
Apesar de um consumo que pode até ser considerado residual, estes vão utilizando sempre alguma bateria, principalmente, e no caso do Wi-Fi, que o Android está sempre a tentar encontrar a melhor rede para se ligar. Se não vai utilizar a Internet, então o melhor mesmo é manter tanto o Wi-Fi como os dados móveis desactivados.
Para os desactivar, na maioria dos Android bastará aceder aos atalhos da barra de notificações e clicar sobre eles, ou então poderá aceder uma vez mais às definições e no separador Redes sem fios e aí terá acesso à gestão de vários tipos de redes. Ainda neste contexto, se não utilizar o Bluetooth com frequência, poderá verificar se ele também está desligado.
Leia ainda: Torne o seu Android num equipamento mais seguro
3. Desligar o sistema de localização
A Google quer saber tudo sobre o seu utilizador e está constantemente a consultar a sua localização. Mas não é só a Google, existem muitas aplicações que também têm necessidade ou puro interesse em sabê-lo. A localização pode ser também desactivada através dos atalhos da barra de notificações ou então nas Definições.
O mais interessante é que nas Definições pode perceber quais as aplicações que estão a aceder à sua localização e provavelmente até irá descobrir algumas que não queria que estivessem. É só desactivar a localização para essa aplicação ou, quem sabe, desinstalá-la.
4. Feche as aplicações em segundo plano
Existem muitas aplicações que funcionam em segundo plano, ou seja, não são desactivadas quando as pára de utilizar, ficando a consumir recursos, muitas vezes desnecessários. Assim, deverá aceder ao menu das aplicações recentes (cujo acesso pode variar de Android para Android) e fechar as aplicações com alguma frequência. Além disso, aplicações como o Facebook que são conhecidas como devoradoras de bateria podem ser optimizadas de forma a que não consumam recursos também em segundo plano, mesmo sem estarem abertas, nomeadamente, desactivando notificações.
Tome medidas mais drásticas
1. Active a Poupança de energia inteligente em suspensão
...Ou mesmo o modo de Poupança de bateria geral.
De uma forma geral, os Android já permitem, de forma nativa, activar modos de poupança de energia. Algumas interfaces de utilizador como a MIUI da Xiaomi, a Emotion UI da Huawei ou mesmo a TouchWiz UI da Samsung, têm até sistemas de poupança de bateria muito avançados que de uma forma simples o ajudam com todas as dicas anteriores de uma só vez.
No Android em geral, tendo por base um Android Marshmallow, deverá ir às Definições, seguido de Bateria. Em bateria poderá optar por activar a Poupança de energia inteligente em suspensão, que surge logo no início da definição ou então, poderá, em casos mais extremos, activar o modo de Poupança de Bateria mais geral, que irá reduzir o desempenho do smartphone, limitando a vibração, desligando a sincronização das aplicações, desactivando a localização, entre outras.
2. Aplicações de gestão de bateria
Neste rol de dicas de poupança, no mundo do Android é impossível não incluir algumas boas aplicações que o irão ajudar, não só a poupar bateria mais também a melhorar o desempenho do smartphone em geral.
Uma da apps mais interessantes e completas é a Greenify, que já aqui demos a conhecer em pormenor, mas existem outras que poderá valer a pena explorar, como estas que aqui falamos.
3. Alteração de ROM
Um dos grandes problemas dos smartphones Android em geral é a demora ou mesmo a falta de actualizações do sistema por parte dos fabricantes. Ora, com a evolução das aplicações, o Android tende a tornar-se mais lento, sem conseguir lidar bem com novos recursos das aplicações e, consequentemente, a bateria é consumida demasiadamente rápido.
Uma das grandes mudanças a fazer ao Android poderá passar pela alteração da ROM, para uma ROM personalizada, tal como as que aqui apresentamos.
Para perceber melhor o impacto da alteração da ROM do Android, contactámos a RomRepair, empresa que se dedica à reparação e actualização de ROMs. A explicação, de uma forma simples, passa pela optimização do sistema ao hardware do smartphone, proporcionando uma utilização segura, melhorando o desempenho e oferecendo mais funcionalidades, factores que, consequentemente, trarão mais autonomia ao smartphone.
São milhares os smartphones Android disponíveis no marcado e, naturalmente, não existem ROMs disponíveis para todos. Geralmente, os mais populares são aqueles com maior suporte da comunidade e, portanto, terão uma ROM com desenvolvimento mais refinado, tendo mais garantias na melhoria do desempenho e autonomia do smartphone.
Coloque em prática estas dicas e conte-nos depois os resultados!
Este artigo tem mais de um ano
Desligar as aplicações em segundo plano não poupa bateria, porque ao reiniciar essas aplicações obrigam a um maior gasto de processamento pelo Soc e armazenamento.
O ideal seria usar o Greenify.
Depende das aplicações. Como é óbvio, não é eficiente nem prático estar a fechar completamente as aplicações mais utilizadas no smartphone.
ou o greenify para todas as outras marcas.
ou o feature da miui que podemos desligar início automático em todas as apps que temos, e quando limpamos a RAM, fecha-se mesmo as apps recentemente abertas.
Depois que eu comprei o meu Nexus 6p eu não tive mais problemas com bateria.
Olha eu tenho um 6p e pelas 16h da tarde tem sempre de levar uma carga.
Desativar aquele logo do nespresso… (NFC :P)
Tenho o i6, e a bateria dura 1 dia com uso intensivo, 2 com uso moderado.
Tenho um Moto E, a bateria dura mais de uma semana com uso normal/moderado.
Prefiro o i6 sem duvida, mas isto para dizer que depende dos dispositivos, e mais, das mãos de cada um.
Status social só para quem não o tem já!!!
Colocar o em brilho automático consome bastante bateria. O melhor mesmo é o modo manual e baixar para cerca de 40 %.
Queres dizer que o sensor de luminosidade consome mais energia que o brilho do ecrã quando está mais forte do que devia?
Tal como temos a afinação manual, também com brilho automático é possível afinar e escolher se queremos um brilho automático mais ou menos brilhante.
O brilho automático, quando bem usado, é um excelente recurso, prático e funcional, e DEVE ser usado para poupar bateria.
O meu tem um ano e nem mesmo assim me chega ao final do dia ainda uso o modo de avião quando estou no trabalho mas não chega. O modo de poupança de energia sim funciona bem mas tem algumas desvantagens :/
porra… o meu é um Wiko android da idade do calhau, e aguenta 2 dias….
Aqui geralmente o SmartPhone BQ só dura 1 semana.
bom dia joao podes me ajudar por favor meu telefone e BQ U LITE a bateria nao dura mais de 8 horas por dia.
obrigado
e meu dura o que tem a durar
Na Xiaomi a interface MIUI é muito boa na gestão da bateria.No meu caso, com um Xiaomi Redmi Note 3 PRO, com root, se desactivar do arranque o Facebook e o Messenger, só com isso consigo 3 dias de utilização intensiva,chamadas,internet,email,consultas de agenda, etc, sem carregar a bateria, 3 DIAS…não estou a “reinar”.A Interface MIUI 8 fecha automáticamente apps em segundo plano que não estejam a ser utilizadas, se eu as quiser tenho que as configurar no arranque.O FB é o pior glutão de bateria.
Tenho um Nokia XPeria é dura 1 semana uso moderado
Nokia Xperia? Não será SONY Xperia?
Ando com problemas no meu S7 edge, apesar que agora melhorou. Hoje ainda tenha 48% de bateria.
O problema no meu S7 Edge é o consumo de noite ou umas 8/9horas em que devia entrar em deep sleep mas tem uns “acordanços” pelo meio, isto leva a que consuma nesse período uns 15%. vinha habituado ao S5 Neo que consumia uns 4/5% nesse período (ainda o tenho a uso). Mas no S7 Edge o uso habitual (muito uso no meu caso) a bateria mostra-se mais robusta durando mais. Tudo isto com Greenify a matar umas apps que teimam em ficar a correr .
Eu tenho um Sony E4 e a bateria nem um dia dura
Como eu ando por zonas que não têm 4g, a melhor medida que encontrei, para além de várias aqui mencionadas, foi usar só 3g quando ando por fora.
@Powerverde
E como deves imaginar o 3g consome mais que o 4g.
s7 edge dura 2 dias usar 4g todo dia e bluetooth. as vezes ate chateia chegar ao 3 dia com 20 % a noite pra dormir convem por em modo ultra economico..nem gasta. E ja tenho o tlmvl desde março..n se pode dizer que ainda é por ser novo. Surpreendeu me mto este samsung. nota 10 cada x mais rapido com as actualizacoes
para quem tem android 6:
desliguem a permissão de localização da playstore e da google app.
desliguem também o scanning de redes wifi para efeitos de localização.
desde de que fiz isto que consigo ter 6 horas de ecran ( para mim é um dia e meio de utilização) e mantenho o wifi e gps e dados constantemente ligados
Apps:
Doze e Naptime
O Naptime atua sobre o Doze nativo que está presente de raiz no android 5, 6 e 7, tornando este mais eficaz. Além de salientar, que é desenvolvido por um Tuga expert nestas coisas. Experimentem.
A minha bateria do Samsung Galaxy Core Prime durava pouco mais que um dia.
Com a app ZDBox, resolvi o problema.
Feche as aplicações em segundo plano
Facil dizer impossível fazer com o sistema de origem que não tem um gestor de tarefas decente, isto pq o Android é extremamente teimoso, se parar uma App ela simplesmente reinicia e ainda vai gastar mais memória e bateria. Fora os processos completamente desnecessários a correr que são ocultados pelo próprio sistema
Quando o próprio Android em si mesmo está feito para nos irritar lol
A opção é procurar aparelhos que tenham boa bateria. Por exemplo, o Gsmart Elite.
Nao me batam porque vou perguntar por Iphone :D.
Tenho um iphone 6 e as 15 já esta a pedir bateria. 9 da manha 15. Sempre dados ligados e aplicações de chat. Alguém tem sugestões para aumentar a duracao.
Sim solução comprar um redmi note pro, sim tinha um mas a camara deixava muito a desejar mas efetivamente durava um dia.
Abraço
César, temos aqui algumas dicas que pode aplicar ao iPhone:
https://pplware.sapo.pt/truques-dicas/aumentar-vida-da-bateria-do-iphone-ios-10/
Vejo aqui comentários de durar 1 semana etc….. Não é assim que se vê o consumo do Tlm mas…… Experimentem ver o slot que dura. Isto é o ecrã ligado. Nos galaxy s6 e s7. Manutenção do dispositivo, bateria, utilização da bateria, ecrã é ai podem ver quanto dura o Tlm de uso com o ecrã ligado
No meu caso com modo intensivo, jogos, mais, internet etc… 4h a 4.30h de ecrã ligado
O meu Huawei g700 u10, assim que inicia 1 processo/serviço/componente que aparece na lista de consumo de bateria, acaba logo com a mesma em menos de 1 hora. Chama-se mdnsd, alguém sabe como este mdnsd é iniciado? Nota: não tenho firefox e já cheguei ao ponto de matar todos os serviços e processos, e o mdnsd continua lá a consumir bateria, ao ponto do tlm por si só fazer vários restarts. Alguém faz ideia de como resolver este tema do mdnsd? Obrigada Ppl.
já fiz tudo isso e n adiantou. n tem jeito. o android come bateria mesmo.
E apps para aviso de carregamento concluído, para não estar demasiado tempo ligado, é bom para manter a vida útil da bateria, muitas das aplicações aqui e no vosso outro artigo não falam disso, o que é que recomendam?